• Nenhum resultado encontrado

DECRETO N DE 2 DE MARÇO DE 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DECRETO N DE 2 DE MARÇO DE 2012"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

DECRETO N° 35178 DE 2 DE MARÇO DE 2012

Institui o Comitê de Gestão de Gente, o Grupo de Líderes Cariocas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o Curso para Gestores, a Certificação Profissional em Gestão Pública e cria as Gratificações de Encargos Especiais a

título de bonificações e outras

providências.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO o disposto no Decreto nº 35.177, de 2 de março de 2012, que restabelece a Fundação João Goulart tendo como foco de sua atuação os servidores líderes da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro;

CONSIDERANDO que a valorização do Servidor Líder reforça a meritocracia e a gestão por resultados eleitas por esta Administração como vetores de desenvolvimento do serviço público,

DECRETA:

CAPÍTULO I

COMITÊ DE GESTÃO DE GENTE

Art. 1º Fica instituído o Comitê de Gestão de Gente – COGG, no âmbito do Gabinete da Secretaria Municipal da Casa Civil, voltado para o aprimoramento da Gestão de Gente dos Quadros de Pessoal da Administração Pública Municipal, cujos objetivos são:

I - Zelar para que a Prefeitura tenha sempre líderes disponíveis em quantidade e qualidade suficientes para prestar serviços eficientes e eficazes para os cidadãos.

(2)

II - Direcionar a preparação de líderes com as competências necessárias para planejar e executar os projetos e rotinas necessários para o desenvolvimento da Cidade do Rio de Janeiro.

III - Perenizar a Cultura de Excelência na gestão da PCRJ, através da atração e desenvolvimento de servidores de alto potencial.

IV - Aprofundar a meritocracia através do estabelecimento de políticas de remuneração e desenvolvimento profissional condizentes com os resultados alcançados e o potencial de cada servidor.

Parágrafo único. Tais objetivos deverão ser executados pela Fundação João Goulart – FJG.

Art. 2º Para atingir seus objetivos, compete ao Comitê de Gestão de Gente:

I - aprovar as diretrizes e políticas de Gestão de Gente no âmbito da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e direcionar e acompanhar sua execução;

II - acompanhar o desenvolvimento profissional e funcional dos líderes da Prefeitura; III- analisar e recomendar ao Prefeito lotações estratégicas para os cargos de liderança da gestão;

IV- aprovar e acompanhar programas especiais de desenvolvimento de lideranças; Art. 3º O COGG será composto pelos seguintes membros:

I - Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, na qualidade de Presidente; II - Secretário Municipal da Casa Civil, como Vice-Presidente;

III - 1 (um) representante dos órgãos da Administração Direta e/ou das entidades da Administração Indireta, designado pelo Prefeito;

IV- Presidente da Fundação João Goulart, como Secretário Executivo.

§ 1º Caberá ao Prefeito designar suplentes, caso assim o deseje, em eventuais ausências e impedimentos dos membros regulares.

§ 2º O Secretário Executivo, por determinação do Prefeito, convidará a participar das sessões do COGG, de acordo com a natureza dos assuntos em pauta, os Secretários Municipais e especialistas nas áreas objeto de discussão que não integrem sua composição permanente.

§ 3º Caberá aos Secretários Municipais e demais titulares das entidades que compõem a Administração Indireta Municipal complementar a ação do COGG, prestando-lhe todo

(3)

o auxílio que for necessário e dando cumprimento às deliberações aprovadas pelo Comitê.

§ 4º Não haverá pagamento de jeton, bônus ou qualquer tipo de gratificação pela participação no Comitê de Gestão de Gente, tampouco pelo exercício das demais funções a ele correlatas.

Art. 4º O CoGG reunir-se-á semestralmente, e extraordinariamente, sempre que convocado.

Art. 5º Compete ao Secretário Executivo do COGG:

I – enviar aos respectivos membros a pauta das reuniões e o material de discussão; II – coordenar os trabalhos;

II – redigir as atas das reuniões;

III – coordenar, dar publicidade e acompanhar a execução das deliberações.

Art. 6° As decisões do CoGG serão tomadas por maior ia simples e sob a forma de deliberação.

Parágrafo único. Em caso de empate, o voto de qualidade caberá ao Presidente.

CAPÍTULO II LÍDERES CARIOCAS

Art. 7º Fica criado o Grupo de Líderes da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – Líderes Cariocas, sob a gestão da Fundação João Goulart – FJG, com os seguintes objetivos:

I - Melhorar a atratividade e a retenção de profissionais de alto potencial e resultado para os quadros da Prefeitura.

II - Dar visibilidade e dinamismo ao desenvolvimento profissional dos líderes do Município.

III - Aprimorar a formação de seus integrantes.

Art. 8º O Grupo de Líderes será composto por servidores municipais, obedecendo aos seguintes critérios:

I - As vagas serão ocupadas por servidores com vínculo efetivo ou celetista da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, exceto os indicados conforme inciso IV do art.

(4)

II - Só poderão integrar o Grupo de Líderes Cariocas servidores portadores de diploma de nível Superior.

III - O número máximo de vagas do grupo será de 200 (duzentos).

IV - Anualmente, o Comitê de Gestão de Gente informará o número de vagas disponíveis para ingresso no Grupo de Líderes Cariocas. Para o primeiro processo seletivo há 200 (duzentas) vagas. No caso de haver desligamentos entre os processos seletivos que reduzam o número de integrantes a menos de 100 (cem), o processo seletivo seguinte deverá obrigatoriamente contemplar, no mínimo, o número de vagas necessário para restabelecer o patamar de 100 (cem) integrantes.

V - Todos os integrantes deverão ser aprovados em todas as etapas de processo de seleção específico para ingresso no Grupo de Líderes.

Art. 9º O processo de inscrição para o primeiro processo seletivo para os Líderes Cariocas seguirá as normas estipuladas abaixo:

I - Os servidores com vínculo efetivo ou celetista deverão efetuar sua inscrição para o processo de seleção para o Grupo de Líderes através da internet, no endereço eletrônico http://www.liderescariocas.rio.rj.gov.br constante no site da Prefeitura durante o período de inscrições.

II - O servidor deve estar, no momento da inscrição, nomeado em cargo comissionado / emprego de confiança com simbologia igual ou correspondente ao DAS 06 ou superior ou ter permanecido, durante os últimos dez anos, em cargos comissionados / emprego de confiança, com os seguintes critérios:

a) simbologia: DAS 06 ou superior.

b) período: 2 (dois) anos consecutivos ou interpolados.

III - O número de vagas disponíveis para inscrições pela internet para o processo de seleção dos servidores será de até 900 (novecentas) vagas.

IV - A Secretaria Municipal da Casa Civil, após consulta com os Titulares das Pastas e Presidentes de Empresas, Fundações e Autarquias, poderá indicar para participar do processo de seleção até 200 (duzentos) servidores, dos quais 50% independem do disposto no inciso I do art. 8º e 100% independem do disposto no inciso II do art. 9º, na primeira fase.

V - Caso o número máximo de vagas para os indicados referidos no item IV não seja preenchido em qualquer das etapas, a diferença entre o número máximo de vagas e o

(5)

número efetivamente preenchido por indicados será preenchida por servidores regularmente inscritos no processo de seleção de acordo com o resultado dos testes de avaliação.

VI - Servidores com titulação de Mestre ou Doutor stricto sensu estão isentos do critério citado no inciso II deste artigo.

VII - O servidor aprovado em todos os testes terá sua candidatura submetida ao Comitê de Gestão de Gente para avaliação final.

VIII - Os servidores aprovados no processo de seleção para o Grupo de Líderes deverão entregar a documentação comprobatória de titulação na gerência de recursos humanos do Órgão em que estiver lotado, no prazo e período determinado no ato regulamentador próprio, a ser editado posteriormente.

Art. 10. O primeiro processo de seleção dos Líderes Cariocas será composto pelas seguintes etapas:

Primeira Etapa:

1.1 Formação de dois bancos: o primeiro de servidores que realizaram a inscrição através do Sistema Líderes Cariocas e o segundo composto por servidores indicados pela Secretaria Municipal da Casa Civil, conforme os critérios estipulados no art. 9º deste Decreto.

1.2 A classificação dos inscritos será em função da pontuação obtida pela soma dos pontos do cargo mais alto que o servidor tenha exercido pelo período mínimo de seis meses nos últimos 10 anos e das titulações que o servidor possua, conforme tabelas abaixo: Simbologia Pontos DAS 10A 30 DAS 10B 25 DAS 09 20 DAS 08 15 DAS 07 10 DAS 06 5

(6)

Formação Acadêmica Pontos

PhD/Doutorado stricto sensu 30 Mestrado

stricto sensu 20 Graduação 10 Pós-Graduação 5

1.3 O critério de desempate, caso o número de inscritos ultrapasse o limite de vagas estipulados nos itens III e IV, obedecerá a seguinte ordem:

a. Maior tempo em cargos comissionados com simbologia DAS 06 ou superior. b. Data/hora de inscrição mais antiga.

Segunda Etapa:

2.1 Esta etapa será constituída por um teste de potencial voltado para o desenvolvimento profissional do servidor.

2.2 A classificação dos candidatos nesta etapa será dada pelo resultado alcançado pelos servidores no referido teste, garantida a presença de pelo menos 90% de servidores efetivos ou celetistas na lista de aprovados nesta fase.

Terceira Etapa:

3.1 O critério utilizado para esta etapa será uma Avaliação de Competências, realizada pela chefia imediata do servidor, de acordo com critérios e metodologia a ser divulgada pela Fundação João Goulart. Esta etapa classificará até 200 candidatos de acordo com o resultado das avaliações.

3.2 Caso a chefia imediata do candidato também esteja participando como candidato neste processo seletivo, a avaliação deste candidato será preenchida pelo superior mediato.

3.3 Fica garantida a presença de pelo menos 90% de servidores efetivos ou celetistas na lista de aprovados nesta fase.

(7)

Quarta Etapa:

4.1 Validação pelo Comitê de Gestão de Gente dos servidores aprovados em todas as etapas anteriores da seleção dos Líderes Cariocas.

4.2 Fica garantida a presença de pelo menos 90% de servidores efetivos ou celetistas na lista de aprovados nesta fase

Art. 11. Os servidores que não forem classificados nas etapas do processo de seleção terão direito a conhecer os resultados dos seus testes, após a validação do Comitê de Gestão de Gente, em data e local a ser divulgada posteriormente.

Art. 12. Após o primeiro ano, os critérios para a inscrição para o processo de seleção e as etapas do mesmo serão definidas e divulgadas pela Fundação João Goulart.

Art. 13. Caberá ao servidor integrante dos Líderes Cariocas:

I - Participar dos cursos, palestras, reuniões e projetos que forem indicados pela Fundação João Goulart.

II - Ministrar cursos, palestras e workshops de temas indicados pela Fundação João Goulart, de acordo com sua experiência e conhecimento prévios.

CAPÍTULO IV

REGRAS DIFERENCIADAS DE GRATIFICAÇÃO

Art. 14. Cumulativo ao que é definido pelos Acordos de Resultado e Contratos de Gestão pactuados entre a Prefeitura e seus diversos Órgãos, Fundações, Autarquias e Empresas Municipais, fica assegurado aos servidores integrantes dos Líderes Cariocas o direito a uma gratificação por encargos especiais a título de bonificação extra por atingimento de Metas Individuais conforme regras abaixo:

I - O valor da premiação será de até 2 (duas) vezes o valor da remuneração percebida pelo servidor-beneficiário a título de décimo terceiro salário do ano anterior do pagamento;

II - As metas serão previamente definidas pelo titular do órgão, fundação, autarquia ou empresa municipal no qual o Líder Carioca estiver lotado, em conjunto com a Fundação João Goulart e o próprio Líder Carioca em questão;

(8)

Autarquia em que esteja lotado sejam atingidas de acordo com as regras estabelecidas pelo Acordo de Resultados ou Contrato de Gestão celebrado com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Caso o órgão de origem não faça jus à nenhuma recompensa por ter tido um desempenho abaixo do mínimo requerido, o integrante dos Líderes Cariocas também não receberá nenhuma recompensa seja ela do Acordo de Resultados / Contrato de Gestão ou das Metas Individuais dos Líderes Cariocas;

IV - O atingimento de menos de 70% das metas individuais também não dá direito à gratificação;

V - 25% do total possível da premiação (0,5 salário) serão pagos caso 70% das metas individuais sejam atingidas;

VI - Os 75% restantes da premiação possível (1,5 salários) serão pagos mediante o cumprimento de mais de 70% das metas, de forma linearmente proporcional ao percentual de cumprimento da meta individual que exceder 70% do estabelecido, até o máximo de 100%.

Art. 15. Fica autorizado o pagamento da gratificação por encargos especiais dos Líderes Cariocas a serem pagos pela Fundação João Goulart aos servidores integrantes do grupo de Líderes Cariocas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro durante o período em que o integrar.

Parágrafo único. A Fundação João Goulart adotará as medidas necessárias para implementação do pagamento aos servidores.

Art. 16. Os integrantes dos Líderes Cariocas serão submetidos, anualmente, a uma Avaliação de Competências Individuais, elaborada e aplicada pela Fundação João Goulart, de acordo com o Modelo de Competências da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro vigente à época da avaliação.

§ 1º A realização desta Avaliação de Competências deverá ser realizada em época distinta à apuração do atingimento das metas dos Acordos de Resultados, garantindo assim a independência das avaliações.

§ 2º Esta Avaliação de Competências será utilizada pelo Comitê de Gestão de Gente na determinação do Plano de Desenvolvimento Individual de cada líder, subsidiando também as decisões referentes aos processos de sucessão para os quais este líder for considerado.

(9)

Art. 17. O servidor será desligado do Grupo de Líderes quando ocorrer uma das seguintes situações:

I - A pedido;

II - Por avaliação de desempenho inferior a 50% (cinquenta por cento) da nota máxima; III - Abandono ou reprovação no Curso de Gestores, caso seja participante;

IV - Aplicação de penalidade disciplinar de qualquer natureza, precedida de regular inquérito administrativo;

V - Afastamento de qualquer natureza por mais de 30 dias.

VI - Em caso de nomeação para cargo de Secretário de Pasta ou Presidente de Autarquia ou Fundação.

CAPÍTULO V

CURSO PARA GESTORES

Art. 18. O Município do Rio de Janeiro, via Secretaria Municipal da Casa Civil, através de parceria com Instituição de Ensino de inquestionável reputação ético-profissional, promoverá anualmente o Curso de Gestores para os servidores recém-ingressados ao Grupo de Líderes Cariocas da PCRJ, com objetivo de elevar a qualidade de governabilidade nas Secretarias e Entidades da Prefeitura, buscando, de forma efetiva, subsidiar com ferramentas de gerenciamento os futuros gestores no cumprimento dos compromissos firmados com a população da Cidade do Rio de Janeiro.

§ 1º Fica o Comitê de Gestão de Gente responsável pela definição dos integrantes dos Líderes Cariocas que participarão do Curso de Gestores referido no “caput”.

§ 2º A gestão deste Curso será feita pela Fundação João Goulart na qualidade de terceiro interveniente de contrato celebrado pelo Município.

§ 3º O Curso será regido pelas normas da Prefeitura e da Instituição de Ensino.

CAPÍTULO VI

CERTIFICAÇÃO FUNCIONAL EM GESTÃO PÚBLICA

(10)

servidores responsáveis por setores prioritários, que enfrentarão os desafios propostos pelo Plano Estratégico nas suas respectivas áreas de atuação.

§ 1º Os cargos e categorias funcionais a serem certificados serão definidos pelos Titulares de cada Órgão da PCRJ em conjunto com a Fundação João Goulart, em ato regulamentador próprio de cada Órgão.

§ 2º A Inscrição dos servidores ocupantes dos cargos e das categorias funcionais eleitos para certificação será voluntária.

§ 3º A Certificação será feita através de cursos online e prova presencial.

CAPÍTULO VII

DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

Art. 20. A Fundação João Goulart editará as normas regulamentares de cunho técnico-operacional dos temas tratados neste decreto.

Art. 21. Os casos omissos serão tratados por resolução conjunta do Secretário Municipal da Casa Civil e do Presidente da Fundação João Goulart.

Art. 22. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 2 de março de 2012 - 448º da Fundação da Cidade.

EDUARDO PAES

Referências

Documentos relacionados

Inicialmente foi analisada a estratégia utilizada para parar de fumar e os participantes descreveram como foi feita à parada de fumar, se por via de algum

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Desse modo, a escola e a mídia são significadas como um lugar de consolidação de imagens sobre a língua, através do ensino de língua portuguesa, estabilizando-as a