• Nenhum resultado encontrado

O registro imobiliário, a água e as repercussões ambientais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O registro imobiliário, a água e as repercussões ambientais"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Mestrado em Direito Administrativo. MATEUS MILHOMEM DE SOUSA. O. REGISTRO. IMOBILIÁRIO,. A. ÁGUA. AMBIENTAIS. Niterói - RJ. E. AS. REPERCUSSÕES.

(2) 2018 MATEUS MILHOMEM DE SOUSA. O. REGISTRO. IMOBILIÁRIO,. A. ÁGUA. E. AS. REPERCUSSÕES. AMBIENTAIS. Monografia apresentada junto à Universidade Federal Fluminense, mestrado em Direito Administrativo, com foco no MeioAmbiente. Orientação do Professor Wilson Madeira.

(3) Niterói - RJ 2018 FOLHA DE APROVAÇÃO Mateus Milhomem de Sousa. O REGISTRO IMOBILIÁRIO, A ÁGUA E AS REPERCUSSÕES AMBIENTAIS. Monografia de conclusão de mestrado em Direito Administrativo pela Universidade Federal Fluminense apresentada como requisito parcial à obtenção do título.. Aprovada em 26 de fevereirode 2018. Banca Examinadora:. Professor Wilson Madeira. Professor Napoleão Miranda. Professor Leonardo Alejandro Gomide Alcântara. Niterói - RJ 2018.

(4) Dedico. este. trabalho. à. memória viva de meus pais, Joaquim Pereira de Souza e Ilzaete Milhomem de Souza, que apenas partiram um pouco cedo demais....

(5) AGRADECIMENTOS. Este trabalho está sendo possível graças à troca de ideias com alguns tabeliães, que comunicam suas agruras. diante. de. nosso. papel. eventual. de. juiz. corregedor, o que nos impele procurar novas e melhores soluções. Nossos. agradecimentos. a. estes. dedicados. profissionais na sua busca pela excelência, em especial na pessoa de Gil Messias Fleming, titular do 1º Serviço Notarial e de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas e Tabelionato de Protesto da.

(6) cidade de Jardim/MS. RESUMO A proteção do meio-ambiente deve ser continuamente aperfeiçoada, e o direito registral pode ser utilizado para esta finalidade, pois sua função paralela de fiscal de tributos pode também estender-se para agente ambiental. A necessidade de unificação de cadastro e registro nas questões ambientais é de grande importância, eis que, na quase totalidade dos casos, as repercussões relacionadas ao meio-ambiente necessitam do suporte fático de um imóvel para acontecerem. Problemas ambientais mais comuns que podem ser evitados com a unificação cadastro e registro imobiliário. Análises econômicas e burocráticas. A metodologia utilizada foi a indutiva, com pesquisa qualitativa, análise de documentos e estudo de casos. Palavras-chave: meio-ambiente; registros públicos; concentração da matrícula; registro eletrônico.

(7) ABSTRACT The protection of the environment must be continuosly upgraded, and the registry law can be utilized for this aim, as its paralel function as tax controller may be extended else as environmental inspector. The necessity of unification between public records and private registry in environment questions has huge importancy, thou, in almost all cases, the repercussion related to environment needs the presence of a real estate to happens. Most commons environmental problems that can be avoided with the unification public records and private registry. Economical and bureaucratic analysis. The methodology utilized is the indutive, with qualitative research, documents analysis and study of cases. Keywords: environmental; public records; concentration of registration; electronic registry.

(8) SUMÁRIO. INTRODUÇÃO ..........................................................................................................10 1 ESTADO DA ARTE DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS ............................. 15 1.1 O Registro de Imóveis como curador das informações da propriedade imobiliária e de suas repercussões ambientais ......................................................................... 21 1.2 Registro Público, meio-ambiente e suas repercussões perante políticas públicas internas e externas .................................................................................................. 24 1.3 Formas diversas de atuação do registrador imobiliário – de fiscal tributário a agente ambiental ...................................................................................................... 30 2 REGISTRO IMOBILIÁRIO E DIREITO AMBIENTAL .......................................... 33 2.1 Fases históricas e breve análise crítica .............................................................. 33 2.2 Do papel ao registro eletrônico – já existe infraestrutura para que os registros de imóveis sejam também fiscais ambientais ............................................................... 38 2.3 Segurança jurídica e direito ambiental – administração pública como agente de desenvolvimento ...................................................................................................... 44 3 O REGISTRO IMOBILIÁRIO E A EFETIVA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE. PROBLEMAS CONCRETOS QUE PODEM SER EVITADOS E PROCEDIMENTOS.................................................................................................48 3.1 O imóvel e as repercussões ambientais mais comuns com propostas de direito notarial e registral ..................................................................................................... 48 3.2 Análise do custo x benefício.................................................................................69 3.3 Processo administrativo .......................................................................................71 4. REGISTRO IMOBILIÁRIO E OS CURSOS D'ÁGUAS. ESTUDO DE CASO..................................................................................................................... 76. 4.1 A dominialidade das águas, tratamento legal e gestão ...................................... 76 4.2 Aquíferos internacionais ...................................................................................... 80 4.3 O direito registral e a água – repercussões econômicas e ambientais no direito civil.............................................................................................................................85 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 89 REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 93.

(9) 10. INTRODUÇÃO. A questão da crise hídrica é de importância fundamental para o Brasil. Base da vida, o acesso à água é também direito humano primordial. A chamada crise hídrica vem se arrastando há alguns anos, demandando enormes investimentos que, na maior parte das vezes, apenas vem postergando uma constatação: vai faltar. Há alguns anos seria inimaginável pensar que a nação com maior reserva de água doce do planeta iria passar por secas tão prolongadas, e como regiões inteiras estão com a qualidade de vida e economia drasticamente afetadas por falta de algo tão abundante. Temos, portanto, no tema deste trabalho, um desafio atual e urgente, que é implementar novas tecnologias de proteção ambiental, pois, quando falamos em falta d’água, todas as demais cadeias ambientais estão também em risco. E mais, dentro da questão da água, onde suas margens são consideradas como área de preservação permanente, quando inserida na propriedade e diante do aspecto registral, que tem por tradição consignar como um todo as propriedades que possuem cursos hídricos, até hoje possui dúvidas que serão estudadas como, por exemplo: a) os cursos d'água quando nos limites das propriedades confrontam com área pública ou particular? b) como seriam os acessos à água nas propriedades particulares? c) a área de preservação deve ser considerada como área privada no cômputo geral? d) os cursos d'água separam a área em glebas? Para tanto, iremos analisar formas inovadoras de proteção frente ao estado da arte dos conflitos socioambientais e qual a melhor forma de inserir a descrição dos cursos d’água dentro da individualização do imóvel exigida no registro imobiliário. E, partindo da questão da água, iremos ainda dedicar-nos a outros tipos de repercussões ambientais, que nos levará a uma interessante constatação: como suporte do meio-ambiente, os imóveis e sua gestão serão sempre parte integrante do problema ou da solução..

(10) 11. Sendo assim, o uso do direito registral pode ser um importante aliado do meio-ambiente, à semelhança da função paralela de fiscal de tributos que os notários/registradores já exercem. O direito registral e notarial, em franca evolução, pode ser mais um instrumento na busca de uma sociedade mais equânime socioambientalmente, apresentando-se no cenário jurídico como uma ferramenta de excepcional funcionabilidade, embora ainda pouco usada no campo ambiental. Com novas tecnologias estes mesmos delegatórios podem tornar-se importantes fiscais ambientais, sendo este o ponto de partida deste estudo. Feudo burocrático no passado, repositório das piores práticas do Judiciário, Executivo e Legislativo, os cartórios até hoje lutam para livrar-se das pechas negativas. Entretanto, na base de sua concepção, são uma interessante forma de maior eficiência e terceirização da gestão pública, merecendo um olhar mais acurado quanto ao seu possível papel no cenário ambiental, e visando sua inserção no contexto moderno e desafiador do Século XXI. A notável evolução do sistema notarial e registral dos últimos anos, o acesso por concurso, as leis que ampliaram sua competência visando desafogar o Judiciário, tudo isso vem demonstrar que, partindo do pressuposto de que se necessita de um imóvel para a maioria absoluta das repercussões ambientais, talvez os cartórios possam ser os mais novos protagonistas na causa ambiental. Este estudo visa demonstrar a necessidade de, diante de tal quadro, repensar novos instrumentos e alternativas que visem à concretização da maior proteção ambiental ao menor custo possível, sem prejudicar a dinamização da economia e a livre circulação dos bens. É nesta perspectiva, portanto, que a presente monografia tem como tema central a análise de novas tecnologias que possibilitem o uso dos cartórios extrajudiciais como possível instrumento de melhoria da fiscalização ambiental, notadamente em cotejo com a função pública exercida pelo extrajudicial. A abordagem do presente tema ambiciona enfrentar o seguinte problema: os cartórios extrajudicias, especialmente os Registros de Imóveis, que possuem gestão sobre os dados das matrículas dos imóveis, poderiam auxiliar na maior segurança e fiscalização das repercussões ambientais? Dessa. premissa. interrogativa. surge. a. seguinte. hipótese:. considerando-se que a função notarial e registral traduz-se numa função pública.

(11) 12. exercida em caráter privado pelos notários mediante delegação do Estado, e, considerando-se que a atividade desempenhada pelos notários volta-se, sobretudo, à prevenção de litígios e à realização de determinados atos de jurisdição voluntária e de fiscalização, dentre os quais já existe o de finalidade tributária, teríamos campo para também inserir a questão ambiental neste rico campo de atuação, mormente utilizando-se as matrículas dos imóveis. Cremos que poderia ser uma importante evolução e, neste trabalho, iremos dissecar todos os ângulos necessários a esta resposta. A questão das despesas e evitar-se burocracias desgastantes fará parte da preocupação dos estudos, mormente sob o prisma custo x benefício e do ambiente inóspito que vem se tornando, em alguns aspectos, a burocracia brasileira, Desse modo, o objetivo central do presente estudo consiste em analisar, delimitar e discutir como a função notarial e registral possa vir colaborar na fiscalização e gestão ambiental a partir dos imóveis e seus registros, de forma simples e econômica. Unificar essas informações é uma forma de contribuir para o aprimoramento da burocracia estatal, economicidade, segurança jurídica e resolução de conflitos. Com este escopo, o método de abordagem a ser adotado no desenvolvimento do presente trabalho será o indutivo. Iremos concentrar inicialmente em tópicos paralelos ao tema central para, a partir da junção paulatina de todos, chegar-se a novos paradigmas e soluções práticas. Será ainda feito estudo pormenorizado sobre os elementos fundamentais para que se possa construir um alicerce sólido e que permita a moldagem para o exercício das funções extrajudiciais em cotejo com as questões ambientais. Como técnica para a pesquisa, além da tradicional pesquisa bibliográfica, iremos utilizar situações concretas onde o tema pudesse ter sido relevante, dentro de leituras de sites, revistas especializadas, reportagens e legislação já existente. A presente pesquisa constitui-se de grande relevância social e jurídica. Estamos em um processo de crescente crise ambiental, tornando o enfrentamento do problema um desafio inadiável, sob pena de colocar-se em risco a própria vida tal qual a conhecemos, tal a escala de problemas que se avolumam e os três poderes tem de lidar, ainda com pouco sucesso, por ser.

(12) 13. notória a insuficiência de recursos públicos para tanto, demandando a criação de novas alternativas. A importância da pesquisa justifica-se, ainda, pelo seu ineditismo, pois este autor também foi juiz corregedor do extrajudicial em vários momentos de sua carreira, onde buscou estudar e examinar o que poderia ser viável, a baixíssimo custo, para melhorar a questão ambiental em nosso país, extremamente vulnerável a crises hídricas, em decorrência mesmo da fragilidade da gestão e fiscalização ambiental disponibilizado pelo estado. Daí o interesse pelo tema proposto e a relevância do presente estudo para aproveitarse o momento oportuno de reforma de nosso país, visando encontrar-se como uma nação que busca o progresso em harmonia com a preservação da natureza. Para que seja possível o desenvolvimento do objetivo proposto, esta monografia divide-se em quatro capítulos. No primeiro capítulo iremos analisar o panorama atual da questão ambiental nacional, e como o Registro de Imóveis pode ser um importante curador de informações ambientais. Partindo-se destes delineamentos, no segundo capítulo, analisar-se-á histórico dos registros públicos e sua evolução. No terceiro capítulo iremos trazer sugestões práticas em cotejo com as repercussões ambientais mais comuns. No quarto, irá ser bastante focada a questão da água e, por fim, ao término do estudo, apresentam-se as considerações finais, que visam a responder o problema suscitado, conduzindo a um possível caminho que auxilie a viabilização técnica e operacional, da forma mais simples, econômica e expedita possível. No desenvolvimento do presente trabalho adotar-se-á como principais referenciais teóricos os estudos desenvolvidos pelo notário brasileiro Leonardo Brandelli acerca da função notarial e do doutrinador Luiz Guilherme Loureiro sobre os registros públicos e sua segurança, em cotejo com os estudos ambientais de Henri Acserald, Joan Martínez Alier e Enrique Leff, entre outros. É de se observar, todavia, que o presente trabalho não tem a pretensão de finalizar o tema ou de apresentar respostas definitivas, o que se pretende é trazer subsídios para o aprofundamento crítico, para a evolução dos debates e para construções legais e normativas ulteriores..

(13)

Referências

Documentos relacionados

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Ao fazer pesquisas referentes a história da Química, é comum encontrar como nomes de destaque quase exclusivamente nomes masculinos, ou de casais neste caso o nome de destaque

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de