• Nenhum resultado encontrado

CSG PGQ V01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CSG PGQ V01"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CE 230 - Qualidade, Confiabilidade e Segurança de

Software

CSG – Gerenciamento de Exceções

Plano de Garantia de Qualidade (PGQ)

Versão 1.0

(2)

Confidential ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2010 Página 2 de 7

Histórico de Revisões

Data Versão Descrição Autor

(3)

Confidential ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2010 Página 3 de 7

Conteúdo

1. Introdução 4

1.1 Propósito 4

1.2 Escopo 4

1.3 Definições, Acrônimos e Abreviações 4

1.4 Referências 4 1.5 Visão Geral 5 2. Objetivos de Qualidade 5 3. Gerenciamento 6 3.1 Organização 6 3.2 Tarefas e Responsabilidades 6 4. Documentação 6 5. Métricas 7

6. Plano de Revisão e Auditoria 7

7. Testes e Validação 7

8. Gerenciamento de Configuração 7

9. Treinamento 7

(4)

Confidential ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2010 Página 4 de 7

Plano de Garantia de Qualidade

1. Introdução

Este documento refere-se apenas ao Plano de Garantia de Qualidade para um componente de Software de Computador (CSC) necessário para implementar as funcionalidades de Gerenciamento de Exceções a serem utilizadas pela Plataforma de Coleta de Dados, no projeto ITA-ECO-SAT 2.

As definições, acrônimos e abreviaturas encontram-se definidos no documento Glossário (CSG_GLO_V01.pdf). Para facilitar a leitura o significado de alguns acrônimos, definições, e abreviaturas importantes serão colocados entre parênteses após sua primeira aparição neste documento. As referências encontram-se na secção 1.4 deste documento.

1.1 Propósito

Esse plano de Garantia de Qualidade tem o propósito de garantir que o software gerado estará de acordo com as Normas e requisitos do usuário

1.2 Escopo

A Garantia de Qualidade é um conjunto de atividades planejadas e sistemáticas, implementadas no sistema da qualidade e demonstradas como necessárias, para prover confiança adequada de que uma entidade atenderá os requisitos para a qualidade. Nesse documento será abordada a Garantia de Qualidade para o software a ser desenvolvido para o Componente de Software de Computador Gerenciamento de Exceções (CSG)..

A garantia da qualidade visa, simultaneamente, aos objetivos internos e externos:

a) Garantia da qualidade interna: dentro de uma organização, a garantia da qualidade provê

confiança à administração;

b) Garantia da qualidade externa: em situações contratuais ou outras, a garantia da qualidade provê

confiança aos clientes ou a outros.

Algumas ações do controle da qualidade e da garantia da qualidade são inter- relacionadas. Se os requisitos para a qualidade não refletirem inteiramente as necessidades do usuário, a garantia da qualidade pode não prover a confiança adequada.

1.3 Definições, Acrônimos e Abreviações

As definições de todos os termos, acrônimos e abreviações necessárias para a interpretação desse plano encontram-se no documento Glossário – CSG_GLO_V01.pdf.

1.4 Referências

Abaixo se encontra uma lista completa de todos os documentos referenciados ao longo desse documento. Cada documento está identificado pela referência, título, data e o local onde ele pode ser obtido.

[1] Plano de Desenvolvimento de Software; [2] Caso de Desenvolvimento;

[3] Visão;

(5)

Confidential ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2010 Página 5 de 7 [5] Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – Norma: NBR ISO/IEC 12207.

1.5 Visão Geral

Essa sub-seção mostra como o restante desse documento está organizado. Após a Introdução acima a seção 2 apresenta os Objetivos de Qualidade. A seguir, na seção 3, o Gerenciamento da Garantia de Qualidade é descrito. As seções 4 e 5 apresentam respectivamente a Documentação e as Métricas utilizadas. O Plano de Revisão e Auditoria é apresentado na seção 6.

Os Testes de Validação e o Gerenciamento de Configuração são apresentados nas seções 7 e 8 respectivamente. A seção 9 cuida do Treinamento. Finalmente a seção 10 descreve como será feito o Gerenciamento de Riscos.

2. Objetivos de Qualidade

De acordo com a certificação ISO 9001:2000 a Qualidade do Software deve atender:

1. Melhor planejamento e controle das rotinas de trabalho, eliminando passos desnecessários.

2. Padronização das tarefas e definição de responsabilidades, para maior segurança e agilidade aos trabalhos.

3. Criação de um Sistema de Controle para identificação e tratamento das anomalias verificadas durante o processo, evitando retrabalhos.

4. Realização dos trabalhos buscando melhorias na qualidade e aumento da satisfação dos clientes.

Os objetivos de um Plano de Garantia da Qualidade é o reconhecimento da importância de: • Satisfação do cliente. Entendimento, avaliação, definição e gerenciamento de

expectativas de forma a atender às necessidades do cliente. Isso exige uma combinação de conformidade com os requisitos (o projeto deve produzir o que afirmou que produziria) e adaptação ao uso (o produto ou serviço deve satisfazer as necessidades reais).

Prevenção sobre inspeção. O custo de prevenção de erros em geral é muito menor que o custo de corrigi-los, conforme revelado pela inspeção.

Responsabilidade da gerência. O sucesso exige a participação de todos os membros da equipe, mas é sempre responsabilidade da gerência fornecer os recursos necessários para que exista sucesso.

Melhoria contínua. O ciclo PDCA (ver [1] seção 1.3) é à base da melhoria da qualidade (conforme definido por Shewhart e modificado por Deming, no ASQ Handbook, páginas 13 e 14, American Society for Quality, 1999). Além disso, as iniciativas de melhoria da qualidade realizadas pela organização executora, como GQT (ver [3] seção 1.3) e Seis Sigma, podem melhorar a qualidade do gerenciamento do projeto e também a qualidade do produto do projeto. Os modelos de melhoria de processos incluem Malcolm Baldrige, CMM® e CMMiSM.

Na política do Software são estabelecidos os seguintes objetivos:

(6)

Confidential ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2010 Página 6 de 7 • Garantir um processo de comunicação interna adequado;

Satisfazer as necessidades e expectativas do cliente; Investir na qualificação profissional dos servidores; Manter infra-estrutura adequada às atividades do escopo;

Manter ambiente de trabalho adequado à realização das atividades; • Buscar a celeridade dos serviços e a eficácia da realização do produto; • Manter fornecedores adequados;

Realizar adequadamente os serviços associados;

Assegurar a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ.

Para o desenvolvimento do Componente de Software de Computador Gerenciamento de Exceções (CSC-CSG) os preceitos acima serão seguidos e os Requisitos do Usuário, descritos no documento Requisitos serão seguidos de forma a que as funcionalidades do software desenvolvido seja conforme os requisitos acima, garantindo assim a qualidade do software.

3. Gerenciamento

3.1 Organização

Devido ao porte do projeto não há um departamento específico para o Gerenciamento de Qualidade do Componente de Software de Gerenciamento de Exceções (CSC-CSG). Entretanto, serão seguidos todos os passos para garantir a qualidade do software desenvolvido.

O Gerenciamento da Qualidade do software será executado em três fases:

Planejamento da qualidade – identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinação de como satisfazê-los.

Realizar a garantia da qualidade – aplicação das atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto emprega todos os processos necessários para atender aos requisitos.

Realizar o controle da qualidade – monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório.

3.2 Tarefas e Responsabilidades

A garantia da qualidade pode utilizar os resultados de outros processos de apoio tais como: verificação, validação, revisões conjuntas, auditorias e resolução do problema.

O processo consiste nas seguintes nas seguintes nas seguintes atividades: • Implementação do processo;

• Garantia do produto; • Garantia do processo;

• Sistema de garantia e qualidade.

4. Documentação

(7)

Confidential ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2010 Página 7 de 7 mínimo de artefatos neste caso são os citados abaixo:

• Plano de Desenvolvimento de Software • Plano de Testes

Documento de Requisitos Documento de Arquitetura

Plano de Gerência de Configuração

5. Métricas

As métricas de produto, projeto e processo, que serão utilizadas, deverão ser coletadas ao longo do ciclo de desenvolvimento. Tipicamente serão as métricas que estão disponíveis no IBM-Rational Test RealTime e no IBM –Rational Quality Architect.

6. Plano de Revisão e Auditoria

Atividades de Revisão e Auditoria

Descreve sucintamente cada tipo de revisão e auditoria a serem realizadas no projeto. Para cada tipo, devem ser identificados os artefatos que serão auditados ou revistos.

Cronograma

O Cronograma do projeto está sendo atualizado. No que estiver aprovado pela coordenação geral do projeto será incorporado neste documento.

Organização e Responsabilidades

Cada desenvolvedor ficará responsável pela organização e responsabilidades de seu USC, bem como a resolução e o gerenciamento dos eventuais problemas identificados e as ações corretivas que façam necessárias.

7. Testes e Validação

Os testes de validação de software são tratados no artefato RUP – Plano de Testes

8. Gerenciamento de Configuração

Os testes de validação de software são tratados no artefato RUP – Plano de Testes

9. Treinamento

Cada membro da equipe será responsável por adquirir conhecimentos necessário para a realização das atividades do Plano de Garantia de Qualidade.

10. Gerenciamento de Riscos

O Gerenciamento de Riscos deve seguir as recomendações dos artefatos: Plano de Desenvolvimento de Software e Lista de Riscos.

Referências

Documentos relacionados

No regime de tributação Lucro Presumido as bases de cálculo para IRPJ e CSLL são presumidas, ou seja, estimadas. Para encontrar o Lucro Presumido multiplica-se

Posições espaciais para alocação de sensores de umidade relativa do ar no interior do aviário isolado termicamente, para acionamento dos sistemas de acondicionamento

O CYPECAD é um programa para projeto estrutural em concreto armado, pré- moldado, protendido e misto de concreto e aço que engloba as etapas de lançamento do

Enfim, pelo fato de as hepatites virais serem consideradas um problema de saúde pública, é válido pontuar sua importância no que diz respeito à prevenção,

66-94 cm; vermelho 2.5 YR 4/4; argila; moderada a forte, pequeno e médio, blocos angulares e subangulares; muito duro, firme, plástico e pegajoso; poros muitos pequenos, pequenos

Além disso, a falta de esclarecimento de toda a comunidade escolar sobre sua importância para a melhoria do desempenho dos educandos também contribuiu para que os pais não o

As medidas da ADM do posicionamento articular estático do cotovelo, obtidas neste estudo com a técnica de fleximetria, apresentaram baixa confiabilidade intraexaminador para as

Não podem ser deduzidas dos nossos dados quaisquer informações sobre uma dada característica específica, nem sobre a aptidão para um determinado fim. Os dados fornecidos não eximem