• Nenhum resultado encontrado

DEFINIÇÃO DE REQUISITOS SISTEMA DE CONTROLE DE FINANÇAS WEB 1.0 MANTER FUNCIONÁRIO RELEASE 4.1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEFINIÇÃO DE REQUISITOS SISTEMA DE CONTROLE DE FINANÇAS WEB 1.0 MANTER FUNCIONÁRIO RELEASE 4.1"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

DEFINIÇÃO DE REQUISITOS

SISTEMA DE CONTROLE DE FINANÇAS WEB – 1.0

(2)

SUMÁRIO

DEFINIÇÃO DE REQUISITOS___________________________________________4 1. INTRODUÇÃO______________________________________________________4 1.1 FINALIDADE______________________________________________________4 1.2 ESCOPO___________________________________________________________4 1.3 DEFINIÇÕES, ACRÔNIMOS E ABREVIAÇÕES_________________________4 1.4 DEPENDÊNCIAS___________________________________________________4 1.5 RESTRIÇÕES______________________________________________________4 1.6 REFERÊNCIAS_____________________________________________________5 2. DESCRIÇÃO________________________________________________________5 2.1 OBJETIVOS________________________________________________________5 2.2 AMBIENTE________________________________________________________5 2.3 VISÃO GERAL_____________________________________________________5 2.4 USUÁRIOS FINAIS_________________________________________________5 2.5 INSTALAÇÃO E SUPORTE__________________________________________5 2.6 MIGRAÇÃO, COMPATIBILIDADE, CO-EXISTÊNCIA____________________6 3. REQUSITOS DO SISTEMA____________________________________________6 3.1 REQUISITOS FUNCIONAIS E DE DADOS______________________________6 3.1.1 CADASTRAR FUNCIONÁRIO______________________________________6 3.1.2 PESQUISAR FUNCIONÁRIO________________________________________6 3.1.3 ALTERAR FUNCIONÁRIO_________________________________________7 3.1.4 ATIVAR/INATIVAR FUNCIONÁRIO_________________________________7 3.2 REQUISITOS DE PROJETO__________________________________________8 3.3 REQUISITOS DE PERFORMANCE____________________________________8 3.3.1 VELOCIDADE____________________________________________________8 3.3.2 CONFIABILIDADE, DISPONIBILIDADE, MANUTENIBILIDADE________8 3.3.3 LIMITE DE CAPACIDADE__________________________________________9

(3)

3.4 REQUISITOS DE INTERFACE EXTERNA______________________________9 3.4.1 INTERFACE DO USUÁRIO_________________________________________9 3.4.2 INTERFACE DE HARDWARE_______________________________________9 3.4.3 INTERFACE DE SOFTWARE_______________________________________9 3.5 REQUISITOS DE SEGURANÇA_______________________________________9 3.6 REQUISITOS DE INTEGRIDADE____________________________________10 3.7 REQUISITOS INTERNACIONAIS____________________________________10 3.8 EXIGÊNCIAS DE PRAZOS E CUSTOS________________________________10 3.9 EXIGÊNCIAS DE DOCUMENTAÇÃO_________________________________10 3.10 EXIGÊNCIAS DE TREINAMENTO__________________________________10 3.11 SUMÁRIO DE TENOLOGIA________________________________________10 3.12 OUTROS REQUISITOS____________________________________________10 4. CRITÉRIO DE ACEITAÇÃO__________________________________________10 5. REQUISITOS FUNCIONAIS ALTERNATIVOS__________________________11 6. RESPONSABILIDADES______________________________________________11 7. ASSINATURAS_____________________________________________________12

(4)

DEFINIÇÃO DE REQUISITOS

1. INTRODUÇÃO 1.1 FINALIDADE

Esse documento define as funções do projeto, para o desenvolvimento do requisito Manter Funcionário, que compõe o Sistema de Controle de Finanças WEB. Uma visão detalhada do requisito é feita para melhor entendimento. A aceitação deste documento define a linha de base dos requisitos.

1.2 ESCOPO

O requisito Manter Funcionário compreende as tarefas de manter os dados dos funcionários da empresa. Estes dados serão necessários para a identificação dos funcionários, para a manutenção dos departamentos da empresa a que o funcionário está associado e com isso garantir as permissões de acesso dele no sistema.

1.3 DEFINIÇÕES, ACRÔNIMOS E ABREVIAÇÕES

 Empresa: dona do software;

 Serviços: são serviços que a empresa pode prestar ou receber, e produtos que a empresa comprou e tem que pagar;

 Departamento: área da empresa a que o funcionário está associado;

 DP: departamento pessoal;

 DF: departamento financeiro.

1.4 DEPENDÊNCIAS

Este requisito é dependente do requisito manter restrições de acesso, pois os funcionários tem acesso limitado ao sistema de acordo com o departamento a que estão associados.

1.5 RESTRIÇÕES

O sistema por ser genérico deve ter requisitos altamente intuitivos, facilitando sua usabilidade por qualquer tipo de usuário que utilize ou atue na área do negócio. O requisito deve ter também rápida execução, evitando

(5)

que o usuário perca tempo com ações simples como as que envolvem esse requisito.

1.6 REFERÊNCIAS

Documentação (DMS) de um sistema em versão desktop utilizado por uma empresa prestadora de serviços, na cidade de Anápolis.

2. DESCRIÇÃO 2.1 OBJETIVOS

 O requisito será implementado em plataforma WEB, proporcionando acesso remoto, desde que haja ponto de acesso a internet.

 Este requisito visa dar inicio à entrada dos dados dos funcionários, que posteriormente serão usuários assíduos do sistema e não poderão modificar ou visualizar nada no sistema que não esteja relacionado ao seu departamento.

2.2 AMBIENTE

O requisito será implantado no departamento pessoal da empresa, pois somente funcionários do DP podem manter as informações de outros funcionários.

2.3 VISÃO GERAL

O sistema será implantado em um servidor de acordo com a especificação do cliente. Este requisito será a manutenção (cadastrar, alterar, pesquisar e inativar) dos dados dos funcionários que serão posteriormente usuários do sistema em outros requisitos.

2.4 USUÁRIOS FINAIS

NOME DESCRIÇÃO DA AREA RESPONSABILIDADE

DP

Departamento Pessoal: responsável pela gestão dos recursos humanos da empresa.

Responsável pela inclusão de um novo funcionário no sistema, bem como da alteração e remoção dos dados do mesmo.

(6)

O requisito será instalado no servidor da empresa ou em um servidor privado que tenha suporte ao serviço Apache Tomcat.

O suporte se dará por meio da documentação de ajuda virtual que acompanha o módulo, e em eventuais problemas técnicos, haverá a presença de um integrante da equipe de desenvolvimento para solucioná-lo.

Ajustes poderão ser feitos remotamente.

2.6 MIGRAÇÃO, COMPATIBILIDADE, CO-EXISTÊNCIA

A priori o requisito a ser implementado não terá nenhuma integração com outro sistema ou base de dados utilizada pela empresa.

3. REQUISITOS DO SISTEMA

Neste requisito serão implementadas as seguintes funcionalidades: Cadastrar, Alterar, Pesquisar e Inativar funcionários.

3.1 REQUISITOS FUNCIONAIS E DE DADOS 3.1.1 CADASTRAR FUNCIONÁRIO

Resumo

O sistema deve possibilitar o cadastro de novos funcionários. Para isso um funcionário do DP deve estar logado no sistema, pois só ele poderá realizar esse cadastro. Os campos a serem preenchidos serão: Nome, CPF, Matrícula, Sexo, Nascimento, Endereço, Complemento, Bairro, Cidade, Estado, País, CEP, e-mail, Telefone fixo, Telefone Celular, Departamento e Senha de Acesso. Inicialmente a senha “SISTEMA” é a mesma para todos os funcionários. A primeira vez que o funcionário tentar acessar o sistema lhe será solicitado a redefinição de senha.

Justificativa da Solicitação

Este requisito será extremamente útil para o requisito de Manter Restrição de Acesso. Já que na hora do cadastro é exigido o departamento em que o funcionário trabalha.

Classificação Alta.

3.1.2 PESQUISAR FUNCIONÁRIO

(7)

O sistema deve ser capaz de realizar pesquisa de um determinado funcionário para eventuais alterações. Para isso um funcionário do DP deve estar logado no sistema, pois só ele poderá realizar essa pesquisa. Para realizar a pesquisa devem ser preenchidos pelo menos um dos campos: Matrícula ou CPF, e selecionar o Departamento em que o funcionário trabalha.

Justificativa da Solicitação

Este requisito será extremamente útil para as ações de alterar ou inativar um funcionário, já que para realizar essas tarefas (alterar/inativar) primeiramente deve-se realizar uma pesquisa.

Classificação Alta.

3.1.3 ALTERAR FUNCIONÁRIO

Resumo

O sistema deve possibilitar a alteração dos dados dos funcionários. Para isso um funcionário do DP deve estar logado no sistema, pois só ele poderá realizar essa alteração. O usuário deverá primeiramente realizar uma pesquisa de funcionário. Quando o usuário clicar no botão “Alterar Funcionário”, redireciona-se para a tela de cadastro, sendo que todos os dados do funcionário a ser alterado já serão carregados, ou seja, já estarão preenchidos.

Justificativa da Solicitação

Este requisito será útil para manter a base de dados sempre atualizada e principalmente quando um funcionário mudar de departamento, pois isso influenciará suas permissões de acesso no sistema.

Classificação Alta.

3.1.4 ATIVAR/INATIVAR FUNCIONÁRIO

Resumo

O sistema deve possibilitar a inativação de um funcionário que tenha sido desligado da empresa ou a ativação de um funcionário que seja readmitido pela empresa. Para isso um funcionário do DP deve estar logado no sistema, pois só ele poderá realizar essa ação. Para isso, o usuário deverá primeiramente ter realizado uma pesquisa. Quando o

(8)

usuário clicar no botão “Ativar/Inativar Funcionário”. Aparecerá uma mensagem com o seguinte texto: “Tem certeza que deseja ativar/inativar o funcionário do sistema?”, com duas opções “OK” ou “Cancelar”, se o usuário clicar em “OK” o status do funcionário será alterado para “Inativo” ou para “Ativo”, se ele clicar em “Cancelar”, volta-se para a tela de pesquisa.

Justificativa da Solicitação

Este requisito garante segurança e privacidade ao sistema, uma vez que não permite que um funcionário desligado da empresa acesse-o e faça realize modificações.

Classificação Alta.

3.2 REQUISITOS DE PROJETO

O sistema trabalhará em um ambiente de rede onde os usuários solicitam requisições a um servidor remoto que se encarrega do processamento e execução destas requisições. Os computadores que utilizarão o sistema devem permitir acesso à internet, e tenham um browser compatível.

3.3 REQUISITOS DE PERFORMANCE

O requisito implementado terá sua execução normal com cem usuários acessando simultaneamente, sendo capaz de gerenciar uma base de dados de 10Gb, seguindo as configurações do servidor.

3.3.1 VELOCIDADE

Requisitos mínimos do servidor:

 Processador dual 2.6 Ghz ou superior equivalente;

 4 Gb de memória RAM;

 20 Gb de espaço em disco (HD);

 Link de conexão com a internet de 2Mb dedicado.

3.3.2 CONFIABILIDADE, DISPONIBILIDADE, MANUTENIBILIDADE

Devido a utilização da plataforma WEB, a disponibilidade do módulo estará sujeita ao status do servidor onde estará instalada a aplicação e o servidor do banco de dados.

(9)

Levando em consideração o número de usuários, a taxa de falhas no sistema é baixa, girando em torno de uma expectativa de cinco por cento.

Em questão de manutenabilidade, seguiremos o padrão MVC (Modelo, Visão e Controle) de projeto, com a mesma técnica dos códigos fontes escritos para a linguagem java que o deixa claro e organizado, facilitando posteriores mudanças que forem necessárias.

3.3.3 LIMITE DE CAPACIDADE

O requisito implementado terá sua execução normal com cem usuários acessando simultaneamente, sendo capaz de gerenciar uma base de dados de 10Gb, seguindo as configurações do servidor.

3.4 REQUISITOS DE INTERFACE EXTERNA 3.4.1 INTERFACE DO USUÁRIO

A interface do usuário é intuitiva, com mensagens de fácil entendimento. Seus usuários utilizam este requisito tanto na empresa quanto em outro ambiente que tenha acesso a internet. O requisito terá suas funcionalidades garantidas para o browser internet explorer e mozilla firefox.

3.4.2 INTERFACE DE HARDWARE

Serão utilizados equipamentos como computadores pessoais, notebooks e outros dispositivos que dão suporte a execução de navegadores.

Utilizaremos o protocolo de comunicação “HTTP”, o servidor Apache Tomcat, e o banco de dados Postgree.

3.4.3 INTERFACE DE SOFTWARE

O módulo se conectará ao banco de dados através da internet, pois ele estará hospedado em um servidor na empresa.

A arquitetura das máquinas dos clientes não tem relevância à utilização do requisito, desde que tenha suporte à execução de um browser.

3.5 REQUISITOS DE SEGURANÇA

O sistema deverá promover uma restrição aos usuários, através de uma hierarquia em que cada um terá acesso restrito de acordo com seu departamento. Essa restrição será possível através de login e senha, ou seja,

(10)

somente usuários cadastrados poderão acessar o sistema e só terão acesso ao que for referente ao seu cadastro.

3.6 REQUISITOS DE INTEGRIDADE

A integridade e confiabilidade das informações são de relevante importância para o requisito Manter Funcionário, pois os funcionários terão acesso direto ao sistema, e em muitos casos, dependendo do departamento, movimentarão as finanças e terão controle sobre as contas a pagar e a receber da empresa.

3.7 REQUISITOS INTERNACIONAIS

Não implementável nesse escopo.

3.8 EXIGÊNCIAS DE PRAZOS E CUSTOS

O prazo definido para a elaboração será de um bimestre letivo sem a estipulação de custos de produção.

3.9 EXIGÊNCIAS DE DOCUMENTAÇÃO

O projeto seguirá templates fornecidos pelos professores orientadores e haverá confecção de homologações.

3.10 EXIGÊNCIAS DE TREINAMENTO

Os usuários devem ter conhecimentos básicos em informática, serão treinados três usuários de cada departamento que servirão de dinamizadores. Os treinamentos serão ministrados na própria empresa.

3.11 SUMÁRIO DE TECNOLOGIA

As interfaces do módulo serão desenvolvidas em JSP seguindo o padrão XHTML, com o tratamento em JavaScript e a utilização de CSS para formatação de estilos.

Utilizaremos o Banco de Dados Postgree 7.4. O servidor de aplicação será o Apache TomCat. Partes do módulo utilizarão JAVA JDK 1.6. Partes do módulo utilizarão JSF 1.2.

3.12 OUTROS REQUISITOS

Não se aplica.

(11)

O requisito será avaliado pelos docentes orientadores do projeto através da parte documental e da implementação do mesmo no sistema.

5. REQUISITOS FUNCIONAIS ALTERNATIVOS

Não se aplica.

6. RESPONSABILIDADES

GERENTE DE PROJETO

 Cuida do andamento da equipe, em relação as tarefas que estão sendo realizadas;

Elabora o escopo do projeto em desenvolvimento; Gerencia o desenvolvimento do projeto.

ANALISTA DO SISTEMA

Responsável pela parte documental do sistema;

Verifica os requisitos que foram solicitados pelo cliente; Gerencia a formulação da diagramação do modulo;

GERENTE DE DESIGNER

Responsável pela construção da interface gráfica do sistema; Responsável pela usabilidade do módulo;

PROGRAMADOR

Desenvolvimento do software; Correção de falhas do sistema;

 Treinamento dos usuários que utilizarão o sistema.

ADMINISTRADOR DO BANCO DE DADOS Responsável pela modelagem do banco; Criação das tabelas;

(12)

7. ASSINATURAS

Os abaixo assinados estão de acordo com o conteúdo do documento “Definição de Requisitos – Manter Funcionário”, do Sistema de Controle de Finanças WEB, versão 1.0, release 4.1.

Data: 02/11/10 Data: 02/11/10

Johnys Custódio da Silva Rabelo

Gerente de Projeto/Programador

Kamila Gonçalves Rocha

Gerente de Designer

Data: 02/11/10 Data: 02/11/10

Larissa Bárbara Borges

Analista do Sistema

Lucas de Almeida Ribeiro

Referências

Documentos relacionados

Além de serem gravados no cartão, os dados são transmitidos através de um módulo de rádio frequência transmissor para um receptor do modelo, onde há um outro PIC capaz de

São muitos os problemas ambientais causados pelo crescimento urbano, o poder público não acompanha esse crescimento com investimentos em obras de infraestrutura, são ocupados

The aim of this study is to evaluate the effects on growth performance, whole- body composition, digestibility, nutrient and amino acid retention, and gut microbiota

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

A partir da análise das Figuras 5.20, 5.21, 5.22 e 5.23 pode-se afirmar que a variação do início da altura de queda do bloco não alterou os resultados da energia cinética e alturas

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades