• Nenhum resultado encontrado

3.1. Referência I - Direção Nacional da PSP, Departamento de formação, Divisão de Psicologia, sito na Quinta das Águas Livres, Belas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3.1. Referência I - Direção Nacional da PSP, Departamento de formação, Divisão de Psicologia, sito na Quinta das Águas Livres, Belas."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Abertura de procedimento concursal comum para o preenchimento de sete postos de trabalho do Mapa de Pessoal da Divisão de Psicologia do Departamento de Formação da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, na modalidade de relação de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP) 1. Nos termos do disposto nos artigos 9.º e 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, torna-se público que, por meu despacho de 29 de maio de 2018, se encontra aberto, pelo prazo de 10 (dez) dias a contar da publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP), procedimento concursal comum para a constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de sete postos de trabalho, previstos no Mapa de Pessoal para 2018 da Divisão de Psicologia do Departamento de Formação da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, da categoria e carreira de Técnico Superior.

2. Legislação aplicável: Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro (PREVPAP); Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho; Portaria n.º 83/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145/2011, de 6 de abril; e Código do Procedimento Administrativo.

3. Local de Trabalho:

3.1. Referência I - Direção Nacional da PSP, Departamento de formação, Divisão de Psicologia, sito na Quinta das Águas Livres, 2605 – 197 Belas.

3.2. Referencia II

a) Comando Distrital de Polícia de Setúbal, sito na Avenida Luísa Todi, n.º 350, 2904 – 502 Setúbal (1 vaga).

b) Comando Metropolitano do Porto, Largo 1.º de dezembro, s/n, 4000 - 404 Porto (2 vagas). 4. O procedimento concursal destina-se à ocupação de sete postos de trabalho do Mapa de Pessoal para 2018 da Divisão de Psicologia do Departamento de Formação da Direção Nacional da PSP, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, nos termos constantes do artigo 40.º e seguintes da LTFP.

5. Descrição sumária das funções por categoria/carreira e número de postos por função: sete Técnicos superiores para o exercício de funções na Divisão de Psicologia do Departamento de Formação da Direção Nacional da PSP, a dividir por duas referências:

5.1. Referência I – quatro postos de trabalho a ocupar na área da seleção; 5.2. Referência II – três postos de trabalho a ocupar na área de psicologia clínica.

6. Fundamentos para a abertura do procedimento concursal comum: o presente procedimento concursal é aberto no âmbito do PREVPAP, para regularização das situações de trabalho precário previstas no artigo 3.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro.

7. Caracterização sumária das funções dos postos de trabalho:

7.1. Referência I - Avaliação psicológica em contexto de selecção; avaliação psicológica em contexto de reavaliação psicológica destinada a elementos policiais; gestão da administração do sistema de psicometria computorizada, “Vienna Test System”; escalonamento de resultados e criação de parâmetros de exportação; leitura óptica de provas em programa informatizado “Teleform”, com construção de protocolos, sintaxes informáticas e processamento de informação; análise de

(2)

processos com aplicação informática SPSS, com associação entre variáveis, realização de equações estruturais e análise multinível; análise e tratamento estatístico/psicométrico de provas psicológicas; avaliação da aptidão psicológica de condutores; avaliação neuropsicológica; obtenção de normas de provas psicológicas, por tratamento psicométrico e adaptação de provas para populações específicas; elaboração de pareceres técnicos; planeamento e execução das actividades anteriores, através dos procedimentos previstos no sistema da gestão de qualidade ISO 9001:2015.

7.2. Referência II - Consultas clínicas de triagem, de urgência e de acompanhamento psicológico; intervenção em crise, quanto a incidentes críticos, com deslocação a qualquer parte do país; atendimento permanente, 24H, na linha de urgência SOS PSP; processos de follow-up em pacientes; formador em acções de formação no âmbito da prevenção do suicídio; avaliação psicológica em contexto clínico; avaliação psicológica em contexto de reavaliação psicológica destinada a elementos policiais; gestão da administração do sistema de psicometria computorizada, “Vienna Test System”; avaliação da aptidão psicológica de condutores; avaliação neuropsicológica; elaboração de relatórios e informações clínicas;

8. Modalidade de horário de trabalho: De acordo com a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e demais diplomas legais.

9. Habilitações exigidas: Licenciatura em Psicologia pré-Bolonha ou Mestrado Integrado em Psicologia; Cédula Profissional válida emitida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses;

10.Posição remuneratória: 2.º posição remuneratória da carreira/categoria de técnico superior. 11.Requisitos de admissão relativos ao trabalhador:

11.1. Exerça ou tenha exercido funções que correspondem ao conteúdo funcional da carreira/categoria a concurso, sem vínculo jurídico adequado, reconhecido nos termos do artigo 3.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro.

11.2. Ser detentor dos requisitos cumulativos, enunciados no artigo 17.º da LTFP:

a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, por convenção internacional ou por lei especial;

b) 18 anos de idade completos;

c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;

d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício de funções; e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.

11.3. Possuir as habilitações constantes do ponto 9. do presente aviso.

11.4. No procedimento concursal não existe a possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiencia profissionais, nos termos do n.º 2 do artigo 8.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro.

12.Forma e prazo de apresentação das candidaturas:

12.1. Prazo: dez dias úteis a contar da data da publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público e na página eletrónica da Polícia de Segurança Pública.

(3)

12.2. Forma: As candidaturas deverão ser preenchidas mediante preenchimento de formulário tipo, disponível no sítio internet da Polícia de Segurança Pública, em www.psp.pt, podendo ser enviados por via eletrónica para o endereço de email depform@psp.pt , até às 24H00 horas do último dia do prazo para apresentação das candidaturas ou por correio registado com aviso de receção endereçado a Direção Nacional da PSP, Departamento de Formação, Divisão de Psicologia, Quinta das Águas Livres, 2605 – 197 Belas, valendo a data aposta no registo como data de envio para efeitos de cumprimento do prazo referido na alínea anterior.

12.3. No formulário de candidatura são de preenchimento obrigatório: identificação do procedimento concursal objecto da candidatura (ex:OE0000); identificação do candidato (nome, data de nascimento, nacionalidade, número de identificação fiscal, residência, telefone e endereço electrónico); habilitações académicas e profissionais; decisão de reconhecimento prévio do vínculo precário.

12.4. Com a candidatura devem ser entregues os seguintes documentos: a) Fotocópia do certificado de habilitações;

b) Fotocópia dos certificados ou comprovativos de acções de formação realizadas com relevância para o posto de trabalho objecto da candidatura;

c) Currículo detalhado e atualizado, datado e assinado;

d) As menções, qualitativas e quantitativas, obtidas nas avaliações de desempenho dos últimos três anos, se aplicável.

12.5. Nos termos do disposto no n.º 9 do artigo 28.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, na atual redação, a não apresentação dos documentos atrás referidos determina a exclusão dos candidatos.

13. Assiste ao júri a faculdade de exigir aos candidatos, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.

14. Métodos de Seleção: O método de seleção a utilizar será a avaliação curricular (e a entrevista profissional de seleção, se houver mais do que um candidato ao mesmo posto de trabalho):

14.1. A avaliação curricular (AC) é valorada de acordo com a escala de 0 a 20 valores, considerando-se a valoração até às centésimas. Visa avaliar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica, percurso profissional, relevância da experiencia adquirida e da formação realizada, tipo de funções exercidas e a avaliação de desempenho obtida. Para tal, serão considerados e ponderados os elementos de maior relevância para o posto de trabalho, nomeadamente: as habilitações académicas, a formação profissional, a experiencia profissional e o tempo de desempenho no período anterior, no exercício de funções caracterizadoras do posto de trabalho a concurso.

14.2. Entrevista profissional de seleção (EPS): A entrevista profissional de seleção visa avaliar, de forma objectiva e sistemática, a experiencia profissional e os aspetos comportamentais evidenciados durante a interacção estabelecida entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.

(4)

a) O incumprimento dos requisitos mencionados neste aviso, sem prejuízo dos demais legal ou regularmente previstos;

b) A obtenção de uma valoração inferior a 9,5 valores na avaliação curricular; c) A não comparência à entrevista profissional de seleção (quando aplicável);

d) A obtenção de uma valoração final inferior a 9,5 valores, quando haja lugar à aplicação dos dois métodos de seleção, resultado do emprego da formula da alínea b) do ponto 14.4. do presente aviso.

14.4. Classificação final (CF):

a) A classificação final será expressada de 0 a 20 valores, com arredondamentos às milésimas, b) Quando haja lugar à aplicação dos dois métodos de seleção, a CF será expressa, de igual

modo, de 0 a 20 valores, com arredondamento às milésimas, a qual resulta da aplicação da seguinte formula em que:

CF= (60%) AC + (40%) EPS CF= Classificação Final

AC= Avaliação Curricular

EPS= Entrevista Profissional de Seleção

14.5. No caso em que haja lugar a entrevista profissional de seleção, os candidatos são convocados nos termos do artigo 32.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro e por uma das formas previstas no n.º 3 do artigo 30.º do mesmo diploma, mas preferencialmente, por correio electrónico, de acordo com o n.º 8 do artigo 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, indicando-se o dia, hora e local da realização do mencionado método de seleção.

14.6. A publicitação dos resultados obtidos na avaliação curricular ou após a aplicação dos dois métodos de seleção, quando aplicável, é efetuada através de lista, ordenada alfabeticamente, afixada em local visível e público, nas instalações da Divisão de Psicologia, do Departamento de Formação da Direção Nacional, Quinta das Águas Livres, 2605 – 197 Belas, e na página eletrónica da PSP.

14.7. Haverá lugar à audiência dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, após a aplicação de todos os métodos de seleção e antes de ser proferida a decisão final. Os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no n.º 3 do artigo 30.º do Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, mas preferencialmente, por correio electrónico, nos termos dos n.ºs 7 e 8 do artigo 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro.

14.8. As atas do Júri, onde constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação de cada um dos métodos a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método, são facultadas aos candidatos, sempre que solicitadas.

14.9. A lista de classificação final dos candidatos é publicada na página eletrónica da Polícia de Segurança Pública, após a aplicação dos métodos de seleção.

14.10. O procedimento concursal tem caráter urgente, prevalecendo as funções próprias do júri sobre quaisquer outras.

(5)

15. Composição e identificação do Júri

- Presidente: Fernando Manuel Lourenço Passos, Técnico Superior, Chefe da Divisão de Psicologia.

- 1.º Vogal: Matilde Mariana da Conceição Saldanha Fernandes, Técnico Superior da Divisão de Psicologia, que substituirá o júri nas suas faltas e impedimentos.

- 2.º Vogal: Ana Filipa Patrão Costa Sousa, Técnico Superior na Divisão da Psicologia. - 1ª Suplente: Joana Filipa da Silva Santos Dias, Técnico Superior na Divisão da Psicologia. - 2ª Suplente: Jorge Manuel Lima e Silva, Técnico Superior na Divisão da Psicologia.

16. A lista de classificação final, após homologação, é publicada na BEP; afixada em local público e visível nas instalações da Divisão de Psicologia do Departamento de formação da Direção Nacional da PSP, sito na Quinta das Águas Livres, 2605 – 197 Belas; e disponibilizada na página eletrónica da PSP; sendo ainda publicado um aviso na 2.ª serie do Diário da República, com informação sobre a sua publicitação, nos termos do n.º 6 do artigo 36.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, na sua atual redação.

17. Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 10.º da Lei 112/2017, de 29 de dezembro, o presente aviso é publicado na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt) e na página eletrónica da Polícia de Segurança Pública (www.psp.pt).

30 de maio de 2018 – O Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe Luis Manuel Peça Farinha

Referências

Documentos relacionados

Processando Consultas Parse Query Check de Semântica Query Rewrite Otimização do Plano de Acesso Geração de Código Relational Manager Run time executor Etapas da Consulta •

- As diferenças de disponibilidade energética entre os três locais estudados no interior da floresta foram mais evidentes em dias com céu limpo, sendo pos- sível, inclusive,

O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de prova calórica em pacientes idosos com queixas de tontura acompanhadas ou não de zumbido, com a finalidade de traçar

O PSA é uma glicoproteína produzida pela próstata e por outras glândulas, cuja taxa sérica é dependente das condições fisiológicas prévias da próstata do paciente, assim, com

A aquisição do subjuntivo decorre, atualmente, da infraestrutura propiciada pela urbanização do país (MEIRA, p. Meira aponta um direcionamento na compreensão do

talvez isto é que seja o destino, sabemos o que vai acontecer, sabemos que não há nada que o possa evita, e ficamos quietos, olhando, como puros observadores do

Como referencial teórico um breve histórico sobre administração financeira – sua importância, seus objetivos serão apresentados, pois desta forma pode-se contextualizar

4o Cada uma das dependências interativas ofertadas deve ter um professor conteudista definido, que em conjunto com a Coordenadoria de Disciplinas Interativas,