• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTO Primeira Edição: 18/11/2010 AÇÃO CORRETIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCEDIMENTO Primeira Edição: 18/11/2010 AÇÃO CORRETIVA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REGISTRO DE ALTERAÇÕES

REV. DATA ALTERAÇÃO EFETUADA

00 18/11/2010 Emissão do Documento

01 26/01/2011 Alterado o texto referente à numeração das RAC’s. 02

03

25/02/2014 13/03/2015

Alterado texto do Anexo 2, referente ao campo 10 (Verificação da eficácia).

Alterado o texto referente ao encaminhamento das RAC’s, e, alteração do anexo 2 (campo 3 e campo 6).

04 24/06/2016 Alterado texto do item 4.8 / 4.10 e alteração do anexo 2 (campo 10).

NATUREZA DAS ALTERAÇÕES

REV.01:

Foi melhorado o texto referente à numeração das RAC’s, indicando que a letra A representa as ações originadas de Auditorias, podendo ser externa, interna ou de cliente.

REV.02:

Foi inserido no texto do campo 10 (Verificação da eficácia) que a verificação da eficácia da(s) ação(ões) não deve ser realizada pelo auditado.

REV.03:

Foi alterado o encaminhamento das RAC’s, de administrativo para Qualidade. Foi melhorada a escrita do campo 3 e campo 6.

REV.04:

Alterado texto do item 4.8 / 4.10, foi corrigido o cargo do Gerente de Produção e alteração do anexo 2 (campo 10). Também foi alterado o logo conforme RAP 003/2016.

Aprovado Conforme Cópia Física

Saul Furtado

Analista de Processo

Aprovado Conforme Cópia Física

Rodrigo Eimantas

Gerente de Produção

(2)

1 - OBJETIVO:

Definir e padronizar a sistemática de tomada de ações corretivas para eliminar a causa das não-conformidades e evitar sua reincidência no Sistema de Gestão da Qualidade da Omnilink.

2 - ABRANGÊNCIA:

• Todas as áreas da empresa. 3 - DEFINIÇÕES:

3.1. Ação Corretiva: ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável.

3.2. Não-conformidade: não atendimento a um requisito especificado. 4 – PROCEDIMENTO:

4.1. Qualquer colaborador da Omnilink pode solicitar a abertura de ação corretiva, através do preenchimento dos campos 1 a 4 do formulário Relatório de Ação Corretiva e Preventiva – RAC (RDQ.ADM.017).

4.2. As solicitações para abertura de RAC devem ser encaminhadas ao setor Qualidade, para análise crítica da não-conformidade, registro e definição do grupo encarregado de solucionar a não-conformidade.

4.2.1. A numeração das RACs é feita da seguinte forma: X-YYY/ANO.

4.2.2. Sendo que X pode ser representado por: “C” para ações corretivas, “P” para ações preventivas e “A” para ações corretivas originadas de auditorias.

4.2.3. YYY é uma seqüência numérica crescente, iniciando por 001, a cada ano. 4.2.4. ANO é a indicação do ano de registro da RAC, por exemplo, 09 (2009), 10

(2010), etc.

4.3. A análise crítica das não-conformidades verifica o seu impacto no sistema de gestão da qualidade da Omnilink. Para as não-conformidades que impactam diretamente no sistema da qualidade, tais como as reclamações de clientes ou as não-conformidades de fornecimento, produto, processo ou sistema da qualidade, são abertas as RAC´s.

(3)

Caso contrário, as não-conformidades são registradas nos indicadores da qualidade de cada setor correspondente.

4.4. O grupo encarregado da solução da não-conformidade utiliza a metodologia do ciclo PDCA, conforme Anexo 1, para a análise e aplicação da ação corretiva apropriada. 4.5. O ciclo PDCA é composto de quatro etapas básicas:

a) Planejamento (P): consiste no estudo do problema para descoberta da sua causa principal e no estabelecimento de um plano de ação corretiva para a solução da não-conformidade.

b) Execução (D): execução das tarefas previstas no plano de ação corretiva, de acordo com os prazos estabelecidos.

c) Verificação (C): a partir da base de dados utilizada, compara-se o resultado alcançado com os dados históricos.

d) Ação (A): onde são detectados os desvios e se atua no sentido de se fazer as correções definitivas, para que o problema não volte a ocorrer.

4.6. O grupo encarregado da solução da não-conformidade é responsável por implementar o plano de ação. Para tanto, ele estabelece a ação corretiva necessária para a solução do problema, bem como os responsáveis e o prazo necessário para a conclusão da mesma, de acordo com a gravidade do problema.

4.7. As ações corretivas devem ser vistoriadas periodicamente, para o preenchimento da verificação da efetivação da ação quanto para verificação da eficácia.

4.8. As RAC’s que necessitarem de prorrogação do prazo de conclusão do plano de ação, devem ser vistadas pelo Gerente de Produção.

4.9. O acompanhamento da implementação do plano de ação corretiva das RAC’s abertas é feito pelo Setor Administrativo, sempre que necessário, registrando suas observações no verso das mesmas.

4.10. O fechamento e a verificação da eficácia das RAC’s são feito pelos Auditores Internos ou pelo Gerente de Produção. No caso de um plano de ação não ter sido eficaz, ele é fechado e aberta uma nova RAC. Nesse caso, o número da nova RAC é registrado naquela que foi fechada. As RAC’s consideradas ineficazes são levadas para análise crítica pela direção.

4.11. A análise e solução das não-conformidades identificadas nas auditorias internas e externas seguem o mesmo processo descrito neste Procedimento. O gerenciamento e

(4)

registro das auditorias internas estão descritos no procedimento POP.ADM.009 - AUDITORIA INTERNA.

4.12. Um roteiro descritivo para melhorar a compreensão sobre a forma de preencher cada campo da RAC é apresentado no Anexo 2.

5 – DOCUMENTOS E REGISTROS CORRELATOS: • POP.ADM.009 – AUDITORIA INTERNA.

• POP.ADM.005 –QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES.

• RDQ.ADM.017 – RELATÓRIO DE AÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA (RAC/RAP). 6 – ANEXOS:

• ANEXO 1: Metodologia PDCA.

• ANEXO 2: Roteiro para preenchimento da RAC/RAP.

Anexo 1: Metodologia PDCA

A

(A

GI

R)

P

(P

LA

NE

JA

R)

D

(E

XE

CU

TA

R)

C

(V

ER

IFIC

AR

)

ESTUDAR O PROBLEMA DEFINIR O PLANO DE AÇÃO CORRETIVA EXECUTAR AS TAREFAS PREVISTAS NO PLANO DE AÇÃO CORRETIVA VERIFICAR OS RESULTADOS DA TAREFA EXECUTADA COM OS DADOS HISTÓRICOS ATUAR CORRETIVAMENTE

(5)

Anexo 2: Roteiro para preenchimento da RAC/RAP

CAMPO 1 (AÇÃO): Marcar um X se a ação é corretiva ou preventiva.

CAMPO 2 (ORIGEM): Marcar um X para a origem da não-conformidade (fornecedor, produto, processo,

sistema da qualidade ou cliente).

CAMPO 3 (IDENTIFICAÇÃO DA NC): Escrever o nome da área afetada / Resp. Pela área afetada, o requisito

da norma e a origem da não-conformidade / responsável.

CAMPO 4 (DESCRIÇÃO DA NC): Descrever a não-conformidade detectada, informando como ela ocorreu e a

principal evidência que a confirma. Ao final, o solicitante da RAC e o responsável do setor onde a não-conformidade foi detectada assinam nos campos pertinentes. Registrar a data de abertura da RAC.

CAMPO 5 (AÇÃO IMEDIATA): Descrever a ação de contenção, quando aplicável, necessária para amenizar a

incidência da não-conformidade para o cliente, produto ou processo. Essa ação não vai evitar a reincidência de uma não-conformidade real ou a ocorrência de uma não-conformidade potencial. Em geral, as ações preventivas não exigem ações imediatas.

CAMPO 6 (DESCRIÇÃO DAS CAUSAS DA NÃO-CONFORMIDADE): Descrever a razão que levou a

não-conformidade a ocorrer. Analisar a situação/processo para evitar citar um efeito ao invés da causa principal. Utilizar a técnica dos cinco porquês.

CAMPO 7 (DESCRIÇÃO DA ABRANGÊNCIA DA NÃO-CONFORMIDADE): Descrever as áreas ou outras

situações onde a não-conformidade detectada pode também vir a ocorrer. Esta análise compreende o estudo da extensão da não-conformidade.

CAMPO 8 (PLANO DE AÇÃO): Descrever o plano de ação proposto, com responsáveis e prazos, para evitar a

reincidência da não-conformidade real ou a ocorrência de uma não-conformidade potencial.

CAMPO 9 (VERIFICAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DA AÇÃO): Descrever os comentários e observações referentes

a verificação da implementação de cada ação proposta no plano de ação. Caso alguma ação não tenha sido realizada dentro do prazo estipulado, relatar o novo prazo definido para a conclusão da ação. Pode-se usar o verso da folha de RAC para complementar as informações deste campo. As evidências que comprovam a efetivação das ações podem ser anexadas à RAC. Indicar o prazo para verificação da eficácia das ações; este prazo deve ser coerente com as ações definidas no plano de ação para possibilitar a avaliação de seus resultados para eliminar ou minimizar os efeitos da não-conformidade detectada.

CAMPO 10 (VERIFICAÇÃO DA EFICÁCIA): Descrever os comentários e observações referentes a verificação

dos resultados obtidos após a implementação do plano de ação proposto. A ação é considerada eficaz quando ela elimina ou minimiza os efeitos da não-conformidade detectada. As evidências que comprovam a eficácia podem ser obtidas por análise de documentos e observação de fatos ou dados, podendo as mesmas serem anexadas à RAC. A eficácia não deve ser verificada pela origem da não-conformidade.

Referências

Documentos relacionados

The present study aims to investigate the presence of nematode larvae bearing zoonotic potential in Cichla monoculus (Spix & Agassiz, 1831) captured in Central

As tecnologias de ação corretiva, embora muito importantes para solucionar os problemas de impactos já acontecidos , devem merecer também atenção especial da pesquisa e

Realizar a punção venosa e coletar 02 tubos seco contendo 3ml de sangue total em cada tubo. 1º) Unidade de coleta que não possui centrífuga: deixar os tubo se- cos com 3 ml de

RS – reafirmou a importância dos Encontros de Aposentados pela FENASPS, a importância da Fenasps na luta dos trabalhadores e solicitou que os mesmos aconteçam

Competidor.. Col No Tmp

Ver a Secção 5 para informações sobre o combate de incêndios Ver a Secção de Identificação de Perigos para os perigos significativos Ver a Secção 4 para Conselhos

De acordo com Walter Burkert, especialista em religião arcaica e clássica, não se pode buscar na religião micênica os elementos da religião minoica como buscamos, por

O efeito da variação da velocidade de deslocamento do arado sobre a força específica média foi avaliado através da análise estatística dos dados obtidos nos ensaios de campo..