• Nenhum resultado encontrado

CÂ M ARA M UN ICIPAL D E CAM PIN AS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂ M ARA M UN ICIPAL D E CAM PIN AS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Avenida da Saudade, nº 1004 – Ponte Preta – CEP: 13041-670 – Campinas – SP 19 3736-1450

MOÇÃO 47/2016

EMENTA: APELA AOPRESIDENTE DOCONSELHO NACIONAL

DE TRÂNSITO – CONTRAN E DIRETOR GERAL DO

DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO - DENATRAN, SR.

ALBERTO ANGERAMI, PARA QUE, ATRAVÉS DO ÓRGÃO

COMPETENTE, PROVIDENCIE NORMA COMPLEMENTAR AO

CÓDIGO DE TRANSITO BRASILEIRO, PARA QUE

INTENSIFIQUEM AS ORIENTAÇÕES DE CONVIVÊNCIA DOS

MOTORISTAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES COM OS

CICLISTAS, POR OCASIÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO E

RECICLAGEMDECONDUTORES.

Exmo. Sr. Presidente,

A presente medida tem por objetivo manifestar nosso Apelo ao Presidente do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN e Diretor Geral do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, Sr. Alberto Angerami, para que, através do órgão competente, providencie norma competente que inclua nas diretrizes dos cursos de formação e reciclagem de condutores de veículos automotores, de forma destacada e intensificada, a importância da observância das normas de trânsito e convivência com os veículos menores, como motocicletas e, em especial, com os ciclistas.

Tem sido voz corrente no noticiário tradicional e, com muito mais intensidade nas mídias eletrônicas, principalmente nas especializadas, as frequentes ocorrências de acidentes das mais variadas gravidades, e não raro com resultado morte, de ciclistas nas vias públicas de municípios, e até mesmo nas rodovias, seja por atos de negligência, imprudência, imperícia, ou, também de forma dolosa, avançam com seus veículos sobre os ciclistas, desequilibrando-os, derrubando-os, lesionando-os, as vezes, gravemente. São exemplos dessas ocorrências:

(2)

Avenida da Saudade, nº 1004 – Ponte Preta – CEP: 13041-670 – Campinas – SP 19 3736-1450

“POLÍCIA

Tamanho da Letra: mais menos

08/01/2016 - 17h57 | Atualizado em 08/01/2016 - 18h15 Redação São Carlos Agora

Motorista avança pare e atinge ciclista no Centro

Um homem de 33 anos ficou ferido no final desta tarde de sexta-feira (8) após ser atingido por um carro quando pedalava sua bike.

O acidente aconteceu na região central de São Carlos, quando G.A.L. seguia com a bicicleta pela rua São Paulo e no cruzamento com a Treze de Maio veio um Sandero vermelho, cujo condutor avançou o sinal de pare, e colidiu contra o ciclista.

A vítima sofreu escoriações e foi socorrida pelo Samu, que encaminhou-a ao Hospital Universitário.”

http://www.saocarlosagora.com.br/policia/noticia/2016/01/08/70703/motorista-avanca-pare-e-atinge-ciclista-no-centro/

“25/03/2016 11h04 - Atualizado em 25/03/2016 13h43 Ciclista morre após ser atropelado por caminhonete em Itu Grupo seguia para Pirapora do Bom Jesus quando foi atingido. Motorista teria dormido no volante; três pessoas ficaram feridas. Do G1 Sorocaba e Jundiaí*

FACEBOOK

Um ciclista morreu e pelos menos outros três ficaram feridos após serem atingidos por uma caminhonete no começo da manhã desta sexta-feira (25) em Itu (SP). De acordo com a Polícia Rodoviária, o acidente aconteceu por volta das 5h30 na Estrada dos Romeiros, também conhecida como Estrada do Parque.

saiba mais

(3)

Avenida da Saudade, nº 1004 – Ponte Preta – CEP: 13041-670 – Campinas – SP 19 3736-1450

Ainda segundo a polícia, o motorista teria invadido a pista contrária e atingido os ciclistas. O grupo de seis ciclistas saiu de Capivari (SP) durante a madrugada e seguia sentido Pirapora do Bom Jesus (SP).

O motorista contou a TV TEM que teria dormido ao volante. Ele voltada para casa, em Cerquilho (SP), dirigindo a caminhonete após ter caminhado até Pirapora do Bom Jesus. Ele foi levado para a delegacia, onde prestou depoimento. O homem foi preso em flagrante pela morte do ciclista, com fiança arbitrada em R$ 3 mil.

Os feridos foram socorridos e encaminhados para o hospital São Camilo. Dois deles continuam internados em estado grave. Já o terceiro ferido recebeu atendimento e foi liberado.”

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2016/03/ciclista-morre-apos-ser-atropelado-por-caminhonete-em-itu.html

Outras tantas dão conta de acidentes ocorridos em estradas em que ciclistas amadores ou atletas profissionais, mesmo trafegando pelo acostamento são atingidos por veículos, as vezes propositadamente.

O que nos ocorre, então é que em tempos de grandes discussões e debates sobre a importância de termos bons Planos de Mobilidade Urbana, em que os vários meios de transporte devem conviver e coexistir, primando-se e priorizando-se tanto quanto possível aqueles que contribuam para a fluidez do trânsito, a diminuição da emissão de poluentes, e portanto, a contribuição para a melhoria da qualidade do ar e, portanto do meio-ambiente, não podemos nos afastar do incentivo que se deve dar aos meios alternativos, para sua viabilidade.

Nesse sentido, temos visto, no caso de Campinas, por exemplo, a construção das Ciclovias, além do fechamento de vias públicas nos finais de semana para que sejam incentivadas as atividades físicas de caminhadas, corridas, ciclismo e outros, nas vias públicas que circundam parques e áreas de lazer ao longo da cidade.

Mas além disso, incentivar o uso, e de forma segura, desses meios alternativos de transporte, é um dos caminhos para se buscar, a médio e

(4)

Avenida da Saudade, nº 1004 – Ponte Preta – CEP: 13041-670 – Campinas – SP 19 3736-1450

longo prazo, Planos de Mobilidade Urbana mais sustentáveis do ponto de vista de qualidade de vida, do ar, de, como dito, da fluidez do trânsito. No entanto, é preciso que haja efetivo conhecimento das normas de trânsito relativamente aos cuidados dos veículos maiores para com os menores (art.29 e §2º), e desses motorizados para com os não motorizados e com os pedestres, tal como se transcreve:

“Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

(…)

§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.”

Além disso, é também norma de trânsito a obrigatoriedade de dar preferência aos pedestres e ciclistas, guardar distância, etc., conforme se destaca:

“Art. 38. Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:

(…)

Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.”

Ora, tais observâncias previstas normas de trânsito, objetivam, sem sombra de dúvida, que não se lesionem a saúde e dignidade das pessoas e atletas, ou se ceifem a vida das pessoas, em razão de falta de respeito ou por

(5)

Avenida da Saudade, nº 1004 – Ponte Preta – CEP: 13041-670 – Campinas – SP 19 3736-1450

alegação do desconhecimento da lei, sendo considerada infração gravíssima ameaçar o ciclista com o veículo (art. 170).

No entanto, de nada poderá adiantar a aplicação da infração, se a vida do ciclista não puder ser preservada. Será tarde demais. Daí a importância dessa Moção cujo Apelo é voltado à prevenção, durante a formação e reciclagem dos condutores de veículos automotores, que o sejam em todas as categorias de habilitações.

Temos que reconhecer que, se há quinze ou vinte ou trinta anos atrás não se incentivava o uso desses transportes alternativos, na atualidade, ao contrário, a busca pela saúde da mente e do corpo, da diminuição da poluição e dos imensuráveis congestionamentos, tem movido os olhares e atenções para os pedestres, ciclistas e até motociclistas, sem que se esteja, em contrapartida, concentrando a formação dos condutores nessas tendências de trânsito, hoje tão latentes.

Essas são as razões que nos levam a apresentar a presente Moção de Apelo e que REQUER, ouvido o plenário, seja aprovada, para que se encaminhe ao Presidente do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN e Diretor Geral do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, Sr. Alberto Angerami, para que, através do órgão competente, providencie norma competente que inclua nas diretrizes dos cursos de formação e reciclagem de condutores de veículos automotores, de forma destacada e intensificada, a importância da observância das normas de trânsito e convivência com os veículos menores, como motocicletas e, em especial, com os ciclistas. Sala de Reuniões, 06 de abril de 2016.

Campos Filho Vereador - DEM

Referências

Documentos relacionados

Para tal, iremos: a Mapear e descrever as identidades de gênero que emergem entre os estudantes da graduação de Letras Língua Portuguesa, campus I; b Selecionar, entre esses

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

Dessa forma, ao introduzir uma estrutura populacional por sexo e idades no Modelo Evadan, este pode estimar as taxas dessa população – ainda que não existam dados disponíveis

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Segundo Éric Laurent, a psicose ordinária se caracteriza pela não resposta aos significantes-mestres tradicionais, manifestando o fim do poder do Nome-do-Pai como

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

As variáveis canônicas explicaram a maior parte da variância total dos dados, mas a den- sidade básica da madeira, característica funda- mental na avaliação de clones de