• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Mylan 5 mg Comprimidos revestidos por película

Donepezilo Mylan 10 mg Comprimidos revestidos por película (Cloridrato de donepezilo)

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O que é Donepezilo Mylan e para que é utilizado 2. Antes de tomar Donepezilo Mylan

3. Como tomar Donepezilo Mylan 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Donepezilo Mylan 6. Outras informações

1. O QUE É DONEPEZILO MYLAN E PARA QUE É UTILIZADO

Medicamento para o tratamento da demência. Donepezilo Mylan (Cloridrato de donepezilo) pertence a um grupo de medicamentos designados por inibidores da acetilcolinesterase.

É utilizado no tratamento de sintomas de demência da doença de Alzheimer, ligeira a moderadamente severa. A demência do tipo Alzheimer é uma doença que altera o modo como o cérebro funciona e que é comum nos idosos. Estes sintomas incluem aumento da perda de memória e alterações na maneira como se comporta, tornando mais difícil a realização das actividades diárias. Este medicamento é para utilização apenas em doentes adultos.

2. ANTES DE TOMAR DONEPEZILO MYLAN Não tome Donepezilo Mylan:

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao cloridrato de donepezilo, aos derivados da piperadina ou a qualquer outro componente de Donepezilo Mylan listado na secção 6 deste folheto informativo;

Tome especial cuidado com Donepezilo Mylan:

(2)

Um problema cardíaco (especialmente se tem batimentos cardíacos irregulares, sindroma do sinus doente, ou outras situações que afectem o ritmo cardíaco). O Donepezilo pode reduzir o seu ritmo cardíaco.

Úlceras gástricas ou duodenais; ou se está a tomar anti-inflamatórios não esteróides (AINE’s) (para o tratamento das dores ou da artrite).

Dificuldade em urinar;

Convulsões e crises convulsivas: Donepezilo Mylan pode provocar o aparecimento de convulsões e crises convulsivas. O seu médico terá de monitorizar os seus sintomas. Asma ou outra doença pulmonar;

Problemas de fígado

Informe por favor o seu médico se necessitar de ser operado, dado que a dose da medicação utilizada na anestesia pode necessitar de ser ajustada.

Ao tomar Donepezilo Mylan com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos:

Antidepressores (por ex. fluoxetina).

Quinidina (para as alterações do ritmo cardíaco) Eritromicina (um antibiótico)

Rifampicina (para o tratamento da tuberculose) Cetoconazol ou itraconazol (antifúngicos)

Carbamazepina ou fenitoína (para o controlo da epilepsia) Beta-bloqueantes (medicamentos para problemas cardíacos)

Anti-inflamatórios não esteróides (AINE’s) (para o tratamento das dores ou da artrite). Donepezilo Mylan não deverá ser tomado com outros medicamentos que tenham o mesmo mecanismo de acção, isto é que aumentem o nível de acetilcolina no cérebro bloqueando a sua metabolização através da enzima acetilcolinesterase (por ex. galantamina).

Os medicamentos utilizados para reduzir o teor de acetilcolina podem sofrer uma redução da sua actividade se tomados em associação com o Donepezilo Mylan.

Se tiver dúvidas fale por favor com o seu médico.

Informe o seu médico se tiver de ser submetido a uma intervenção cirúrgica dado que o Donepezilo Mylan pode aumentar os efeitos dos relaxantes musculares utilizados na anestesia.

Ao tomar Donepezilo Mylan com alimentos e bebidas

Tome especial cuidado se beber álcool enquanto estiver a tomar Donepezilo Mylan, pois o álcool pode diminuir o efeito deste medicamento.

Gravidez e aleitamento

Se estiver grávida, ou a tentar engravidar, não tome Donepezilo Mylan antes de falar com o seu médico. Donepezilo Mylan não deverá ser tomado durante a gravidez a menos que isso seja estritamente necessário.

As mulheres a tomar Donepezilo Mylan não devem amamentar.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas

(3)

Não conduza ou utilize máquinas se se sentir tonto, sonolento ou com cãibras musculares enquanto estiver a tomar Donepezilo Mylan.

A doença de Alzheimer pode prejudicar a condução de veículos ou comprometer a capacidade de utilizar máquinas. Não desempenhe estas actividades excepto se o seu médico lhe disser que é seguro fazê-lo.

Informações importantes sobre alguns componentes de Donepezilo Mylan

Este medicamento contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem alguma intolerância a açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR DONEPEZILO MYLAN

Tomar Donepezilo Mylan sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Informe o seu médico do nome do seu prestador de cuidados de saúde. O seu prestador de cuidados de saúde irá ajudá-lo a tomar o seu medicamento como lhe foi prescrito pelo médico.

Adultos

A dose inicial habitual é de 1 comprimido de 5 mg de Donepezilo Mylan tomado uma vez ao dia durante pelo menos 1 mês.

O seu médico poderá aumentar-lhe a dose para 10 mg de Donepezilo Mylan 1 vez ao dia. A dose máxima recomendada é de 10 mg.

Se observar qualquer aumento dos efeitos secundários enquanto estiver a tomar a dose de 10 mg 1 vez por dia, informe o seu médico ou o seu farmacêutico.

Para doentes com problemas hepáticos ligeiros a moderados o seu médico poderá necessitar de ajustar a dose. Não é necessário qualquer ajuste de dose em caso de problemas renais.

Modo de administração:

Engula o comprimido com uma bebida ou água à noite, antes de deitar.

O seu médico ou farmacêutico indicar-lhe-ão a duração do tratamento com Donepezilo Mylan.

Deve consultar o seu médico regularmente, para revisão do seu tratamento e avaliação da evolução dos sintomas.

População pediátrica

Este medicamento é para utilização apenas em doentes adultos. Se tomar mais Donepezilo Mylan do que deveria

Não tome mais do que um comprimido por dia. Se tomar mais comprimidos, deverá consultar de imediato o seu médico ou dirigir-se à urgência hospitalar mais próxima. Leve consigo a embalagem de Donepezilo Mylan.

Se tiver tomado mais comprimidos do que deveria poderá sentir sintomas como náuseas fortes, vómitos, salivação, suores, redução dos batimentos cardíacos (bradicardia), abaixamento da pressão arterial (hipotensão), dificuldades respiratórias (depressão respiratória), fraqueza muscular (colapso), e contracções involuntárias dos músculos (convulsões).

Pode também sentir um aumento marcado da fraqueza muscular que pode por em risco a própria vida caso os músculos respiratórios sejam afectados.

(4)

Caso se tenha esquecido de tomar Donepezilo Mylan

Se se esquecer de tomar o medicamento, tome só 1 comprimido no dia seguinte e à hora habitual. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Se se esquecer de tomar o medicamento por mais de uma semana, contacte o seu médico antes de retomar a medicação.

Se parar de tomar Donepezilo Mylan

Quando o tratamento é interrompido os efeitos benéficos do Donepezilo Mylan irão decrescer gradualmente.

Não interrompa o tratamento, sem antes discutir esta situação com o seu médico.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, Donepezilo Mylan pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Muito frequentes (afectam mais do que 1 em 10 doentes): diarreia, sensação de enjoo, dor de cabeça.

Frequentes (afectam menos de 1 em 10 doentes): enjoos, caimbras musculares, sensação de cansaço insónia (dificuldade em adormecer), sintomas de resfriamento anorexia (perda de apetite), alucinações (ver ou ouvir coisas que não existem), agitação, comportamento agressivo, desmaios, sensação de tonturas, dor ou desconforto abdominal, rash cutâneo e comichão incontinência urinária, dor, acidentes

Pouco frequentes (afectam menos de 1 em 100 doentes): convulsões, batimento cardíaco lento, hemorragia e úlceras do estômago ou intestinos, um aumento de uma substância chamada creatina quinase no seu sangue a qual está envolvida no metabolismo.

Raros (afectam menos de 1 em 1000 doentes): sintomas extrapiramidais (SEP) que incluem movimentos involuntários, tremores e rigidez, agitação, contracções musculares e alteração da frequência respiratória.

Alterações do ritmo cardíaco.

Problemas hepáticos incluindo hepatite (inflamação do fígado caracterizada por urina escura, fezes pálidas, icterícia, sensação de estar doente e febre).

Se alguns dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR DONEPEZILO MYLAN Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Donepezilo Mylan após o prazo de validade impresso. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

(5)

Não são necessárias precauções especiais de conservação.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Donepezilo Mylan

- A substância activa é cloridrato de donepezilo.

Donepezilo Mylan 5 mg Comprimidos revestidos por película: Cada comprimido contém 5 mg de cloridrato de donepezilo (equivalente a 4,56 mg de donepezilo)

Donepezilo Mylan 10 mg Comprimidos revestidos por película: Cada comprimido contém 10 mg de cloridrato de donepezilo (equivalente a 9,12 mg de donepezilo)

Os outros componentes são:

Núcleo do comprimido: Lactose mono-hidratada, amido de milho, hidroxipropilcelulose, celulose microcristalina, estearato de magnésio.

Revestimento do comprimido:

Hipromelose, dióxido de titânio (E171), macrogol 400. 3350 e talco).

Qual o aspecto de Donepezilo Mylan e conteúdo da embalagem

Donepezilo Mylan apresenta-se sob a forma de comprimidos revestidos por película. Donepezilo Mylan 5 mg Comprimidos revestidos por película: Comprimido branco redondo, marcado com “DL”, linha divisória e “5” de um dos lados e “G” do outro lado. Donepezilo Mylan 10 mg Comprimidos revestidos por película: Comprimido branco redondo, marcado com “DL”, linha divisória e “10” de um dos lados e “G” do outro lado. A linha divisória destina-se somente a partir o comprimido para facilitar a sua deglutição e não para o dividir em duas doses iguais.

Donepezilo Mylan 5 mg Comprimidos revestidos por película encontra-se disponível em blisters contendo 7, 10, 28, 30, 56, 60, 84, 98, 100 comprimidos revestidos por película, embalagens calendário de 28 e 98 e blisters unidose de 50 x1.

Donepezilo Mylan 5 mg Comprimidos revestidos por película encontra-se também disponível em frascos contendo 100 e 250 comprimidos revestidos por película.

Donepezilo Mylan 10 mg Comprimidos revestidos por película encontra-se disponível em blisters contendo 10, 28, 30, 56, 60, 84, 98, 100 comprimidos revestidos por película, embalagens calendário de 28 e 98 e blisters unidose de 50 x1.

Donepezilo Mylan 10 mg Comprimidos revestidos por película encontra-se também disponível em frascos contendo 100 e 250 comprimidos revestidos por película.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricantes Titular da Autorização de Introdução no Mercado

(6)

Mylan, Lda

Rua Dr. António Loureiro Borges, Edifício Arquiparque 1 r/c esq. 1499-016 Algés

Portugal Fabricantes:

McDermott Laboratories Ltd. T/A Gerard Laboratories, 35/36 Baldoyle Industrial Estate, Grange Road, Dublin 13, Ireland.

Merck SL, Poligono MERCK, E-08100 Mollet Del Vallés, Barcelona, Spain.

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Austria: “Donepezil “Arcana” 5 mg - Filmtabletten” “Donepezil “Arcana” 10 mg -

Filmtabletten”

Bélgica: “Donepezil Mylan”

República Checa:“Donepezil Mylan 5 mg” “Donepezil Mylan 10 mg” Dinamarca: “Donepezil Mylan ”

Finlandia: “Donepezil Mylan”

França: “DONEPEZIL 5 mg MYLAN, comprimé pelliculé” “DONEPEZIL 10 mg MYLAN, comprimé pelliculé”

Alemanha: “Donepezil HCl dura 5 mg Filmtabletten” “Donepezil HCl dura 10 mg

Filmtabletten”

Grécia: “DONEPEZIL/GENERICS” Hungria: “Donegen”

Irlanda: Aripil 5mg Film-coated Tablets” “Aripil 10mg Film-coated Tablets” Itália: “DONEPEZIL MYLAN GENERICS”

Noruega: “Donepezil Mylan” Polónia: “Donepezil Mylan” Portugal “DONEPEZIL MYLAN”

Eslováquia: “Donepezil Mylan 5 mg” “Donepezil Mylan 10 mg”

Eslovénia: “Donepezil Mylan 5 mg filmsko obložene tablete” “Donepezil Mylan 10 mg filmsko obložene tablete”

Espanha: “Donepezilo Mylan 5 mg comprimidos recubiertos EFG” “Donepezilo Mylan 10 mg comprimidos recubiertos EFG”

Suécia: “Donepezil Mylan”

Reino Unido: “Donepezil Hydrochloride 5mg Film-coated Tablets” “Donepezil Hydrochloride 10mg Film-coated Tablets”

Referências

Documentos relacionados

Hopanos    Química Ambiental do Petróleo (http://www.ambientebrasil.com.br)   a)

Assim sendo, os professores precisam se reinventar de modo que consigam passar o conhecimento adequado para os alunos. Muitos professores precisam recorrer a outros meios e métodos

• Professora assistente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus de São Borja.. Este artigo discute o ensino da área no país em relação às

Tanto a mistura preparada por polimerização “in situ” (Figura 1a) como aquela preparada a partir da mistura física (Figura 1b) apresentaram morfologias semelhantes. Vale ressaltar

se deslocar para todos os cômodos da casa, sendo um de cada vez, com o objetivo de conseguir fazer um risco com cada lápis na sua folha e retornar ao ponto inicial para encerrar

Inserindo-se nos objetivos adotados pelo Projeto Paranapanema (ProjPar), com a realização desta investigação, aprofundam-se conhecimentos teóricos e metodológicos sobre elementos

Para que isto seja possível, continuaremos o estudo analisando o dispositivo no seu estado final (protótipo), primeiramente se tornam necessários a inclusão de baterias e do módulo

Desde a sua inauguração, em 1969, o Teatro Maria Matos (TMM), situado no bairro de Alvalade, desempenha um papel muito importante enquanto polo cultural e dinamizador da