• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO E SERVIÇO SOCIAL NÚCLEO DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO E SERVIÇO SOCIAL NÚCLEO DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO E SERVIÇO SOCIAL

NÚCLEO DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Edital 02/2017

SELEÇÃO DE PROFESSORES ORIENTADORES DE MONITORIA

A Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade Projeção, por meio de seu Núcleo de Pesquisa e Produção Científica – NPPC, e no uso de suas atribuições, vem, por intermédio deste, realizar seleção interna de professores interessados em dispor de alunos-monitores em suas disciplinas, conforme disposto neste Edital.

Art. 1º O programa de monitoria da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade Projeção tem por objetivo preparar o aluno-monitor para o desenvolvimento de habilidades de ensino e pesquisa. Visa-se, por este programa, intensificar e assegurar a cooperação entre professores-orientadores e alunos-monitores nas atividades básicas da vida acadêmica, incentivando o estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas.

Art. 2º O programa de monitoria terá a supervisão direta dos coordenadores do NPPC da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais.

Art. 3º As funções do aluno-monitor são exercidas apenas por integrantes do corpo discente regularmente matriculados no curso de Direito ou no curso de Serviço Social e com situação financeira adimplente junto à Faculdade Projeção, mediante seleção por Edital próprio a ser divulgado, no mês de agosto/2017, junto ao referido corpo discente.

(2)

Art. 4º São objetivos do programa de monitoria da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais:

I - intensificar e assegurar a cooperação entre alunos-monitores e professores-orientadores nas atividades básicas da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais relativas ao ensino e à pesquisa, ampliando a participação dos alunos-monitores no processo educacional;

II - subsidiar trabalhos acadêmicos dos alunos-monitores orientados por professores-orientadores de monitoria;

III - colaborar para o aprofundamento teórico dos alunos-monitores por meio da mediação das práticas acadêmicas desenvolvidas por eles;

IV - favorecer, por intermédio da atividade do aluno-monitor, o desenvolvimento de atividades de reforço escolar aos demais alunos da disciplina de modo a minimizar a ocorrência de casos de falta de motivação, reprovação e evasão.

V - auxiliar no desenvolvimento de projetos de pesquisa e/ou de extensão relativos às disciplinas.

VI - desenvolver no aluno-monitor o interesse pela carreira acadêmica.

Art. 5º São funções do professor-orientador:

I - participar do processo de seleção dos alunos-monitores quando solicitado;

II - elaborar o plano de trabalho e encaminhá-lo ao NPPC dentro dos prazos determinados;

III - orientar efetivamente o aluno-monitor, capacitando-o no uso de metodologia de ensino adequada à sua atuação nas atividades propostas;

IV - supervisionar e avaliar continuamente as atividades do aluno-monitor;

V - encaminhar à coordenação do NPPC, mensalmente, a frequência dos alunos-monitores;

VI - elaborar e encaminhar ao NPPC relatório final das atividades desenvolvidas pelos alunos-monitores sob sua responsabilidade conforme modelo a ser disponibilizado, acompanhado de parecer avaliativo;

VII - identificar eventuais falhas na execução do programa de monitoria e propor, ao NPPC, as alterações que julgar necessárias.

(3)

Art. 6º Cada curso em cada Unidade da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais terá direito a um número específico de horas de monitoria, a ser divulgado oportunamente pelo NPPC, de acordo com Resolução do Conselho Superior da Faculdade Projeção que regulamenta o programa de monitoria.

Art. 7º A distribuição das horas será realizada por meio de ordem de inscrição do professor-orientador interessado.

§ 1º A realização da inscrição por parte do professor-orientador implica em este ter conhecimento de que sua atividade é voluntária, sem nenhum tipo de ressarcimento financeiro por parte da Faculdade Projeção.

§ 2º O professor-orientador interessado deverá redigir um plano de trabalho, conforme Anexo I deste edital, e elaborar periodicamente, quando solicitado pela coordenação do NPPC, relatório das atividades executadas, conforme Anexo II, para cada disciplina na qual tenha interesse em ter monitor, sendo limitado a 2 (dois), o número máximo de alunos-monitores por professor-orientador.

§ 3º A manifestação de interesse em aderir à orientação de monitoria deve ser manifestada do dia 14/08/2017 á 18/08/2017 até ás 22h, para o email gerson.souza@projecao.br (Curso de Serviço Social) e lelia.carvalho@projecao.br (Curso de Direito).

§ 4º Os planos de trabalho deverão ser encaminhados exclusivamente em formato digital para o email gerson.souza@projecao.br (Curso de Serviço Social) e lelia.carvalho@projecao.br (Curso de Direito) até às 22h do dia 11 de Setembro de 2017.

§ 5º A inscrição dos alunos será na secretaria das coordenações nos dias 14 a 18 de Agosto de 2017.

§ 6º Cada aluno-monitor deverá desempenhar, no máximo, 4 horas semanais por disciplina.

(4)

Art. 8º Aprovado o plano de trabalho proposto e realizado o processo seletivo do aluno-monitor, compete ao professor-orientador iniciar o trabalho de orientação da monitoria imediatamente.

Art. 9º Durante a monitoria, no decorrer do semestre letivo, poderá o professor-orientador solicitar o desligamento do aluno-monitor, desde que de maneira fundamentada em documento protocolado junto à coordenação do NPPC, a quem compete proferir parecer final sobre a solicitação.

Art. 10 Os casos omissos serão analisados e decididos pela coordenação do Núcleo de Pesquisa e Produção Científica ou, na ausência deste, pela Direção da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade Projeção.

Art. 11 O presente Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília/DF, 14 de Agosto de 2017

Prof. Pierre Tramontini

Diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

Prof. Gerson Martins de Souza Coordenador do NPPC – Serviço Social

Prof. Lélia Júlia de Carvalho Coordenadora do NPPC – Direito

(5)

ANEXO I

PLANO DE TRABALHO DE MONITORIA

Curso e Unidade:

Nome completo do professor: E-mail institucional:

Disciplina: Carga horária da disciplina: Semestre da disciplina: Dia/turno da disciplina: Período para exercício da monitoria:

Atividades previstas a serem desenvolvidas pelo aluno-monitor: .

Local e data:

Nome do professor

(6)

ANEXO II

RELATÓRIO N° (DATA)

Curso e Unidade: Curso de Direito da Unidade Nome completo do professor - orientador: E-mail institucional:

Disciplina: Carga horária da disciplina: 80 h/a Semestre da disciplina: Dia/turno da disciplina:

Período para exercício da monitoria: Aluno-monitor:

ATIVIDADES DA MONITORIA

ASSUNTO DATA DE ENTREGA

(2017)

Atividade realizada com sucesso (Satisfatório/Insatisfatório) 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Apreciação geral do trabalho de monitoria:

Professor – orientador:

(7)

ANEXO III

PROFESSORES E DISCIPLINAS DISPONÍVEIS Curso de Direito

Unidade Guará:

Professor Pedro Henrique Arazine de Carvalho Costandrade: TGP Professora Samantha Arsênio: Processo Civil II

Professor Ronaldo Pires do Rosário: Direito Civil I, IV e V. Professora Fernanda Rocha: Direito do Trabalho

Unidade Sobradinho:

Professor Pedro Henrique Costandrade: Administrativo I e II

Professor Aquiles Cerqueira: Sociologia do Direito;

Professora Janeth (consultar disciplina com a professora); Professora Daniele Barreto Fernandes: Processo Civil Unidade Taguatinga:

Professora Helenilda Maria Lagares: Constitucional III

Professora Vivian Teodoro: Disciplinas de prática jurídica (NPJ) Professora Soraia Plachi: Direito Tributário I e Administrativo I Professora Karolyne Guimarães: Direito Penal III e Processo Penal II Unidade Ceilândia:

Professor Rodrigo Pelet: Direito Civil I Professora Luiza Cristina: IED

Curso Serviço Social

Unidade Guará:

Profª Maria de Fátima: FHTM I Prof. Douglas Gomes: Estágio I Unidade Ceilândia:

Prof. Douglas Gomes: Estágio I; Política da Criança e do Adolescente; Administração e Planejamento

(8)

ANEXO IV

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE DISCENTES MONITORES Conforme Edital 02/2017

Obs: preenchimento digital obrigatório da ficha abaixo. Levar 2 (duas) vias impressas na secretaria das coordenações para receber na data do Protocolo.

Nome completo do discente candidato:

Curso e Unidade: Turma/Turno:

E-mail para contato:

Telefone para contato:

Professor e Disciplina pretendida conforme Anexo III

Local e data:

_____________________________________ Assinatura do discente candidato

Referências

Documentos relacionados

No entanto, podemos considerar que a simplicidade, a celeridade e a informalidade são critérios, pois estes são o característico modo de ser do processo dos Juizados Especiais

§ 6º As peças serão corrigidas e pontuadas pela banca de orientadores, os alunos que elaborarem as 10 (dez) melhores peças estarão aptos a sustentarem nos

sob orientação de professores (professores-orientadores) do curso de Direito ou de Serviço Social da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais do Centro Universitário e

O dossiê Rivière revela uma mente coerente e com justeza de lógica narrativa. É possível identificar aquilo que Jacques Lacan formulou no século XX: “O inconsciente se

No ordenamento jurídico brasileiro não há uma utilização significante do aspecto punitivo, portanto, a hipótese a ser trabalhada permeia a necessidade da

Por fim, foram analisados julgados que sustentam a tese aqui apresentada, os quais não só reconhecem a existência da filiação socioafetiva como também trazem a

Com esse avanço, foi realizado o Seminário do CONASS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) para Diagnóstico do Programa de Medicamentos de Dispensação em

Há que se ressaltar, ainda, que a CE desrespeitou o princípio da OMC de Maior abertura comercial, uma vez que, ao impor mecanismo que retardou,