• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (EPECIALIZAÇÃO) EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE MODALIDADE A DISTÂNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (EPECIALIZAÇÃO) EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE MODALIDADE A DISTÂNCIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá – MT Tel: (65) 8118 2801 - E-mail:ejajuventudeufmt@yahoo.com.br

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Coordenação do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude (EJAJ) E-mail: ejajuventudeufmt@yahoo.com.br

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (EPECIALIZAÇÃO) EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE – MODALIDADE A

DISTÂNCIA

CHAMADA PÚBLICA Nº 04/2014/UFMT

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A

JUVENTUDE

O Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET), do Campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso, através da Rede Nacional de Formação de Professores (RENAFOR) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e do Comitê Gestor Institucional de Formação de Professores (COMFOR) da UFMT, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições com vistas à participação no processo seletivo classificatório para ingresso de estudantes no Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude (EJAJ), na modalidade a distância, nos polos UAB/UFMT: Colíder, Juara, Nova Xavantina e Pontes e Lacerda, no Estado de Mato Grosso, em conformidade com o parecer técnico nº 33/2014/DPEJUV/SECADI/MEC.

1 DO CURSO

O presente edital tem por objetivo regulamentar o processo de seleção dos estudantes ao Curso de pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude, na modalidade a distância. Os estudantes que concluírem integralmente o curso obterão o grau de Especialista em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude. O curso tem por finalidade contribuir para a formação continuada em nível de especialização a Distância, prioritariamente, aos professores portadores de diploma em curso superior, que atuam na rede pública de ensino. Sua carga horária será de 360 horas, sendo 72 horas presenciais e 288 horas a distância, sem incluir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Sua duração máxima será de 18 (dezoito) meses. Os módulos, bem como suas respectivas cargas horárias, estarão distribuídos conforme as temáticas do Curso (vide anexo II deste Edital). Os encontros presenciais ocorrerão no polo selecionado no ato da inscrição.

2 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1 O processo Seletivo Específico de que trata este Edital compreenderá uma única fase, constituída de Prova de Análise de Documentos.

(2)

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá – MT Tel: (65) 8118 2801 - E-mail:ejajuventudeufmt@yahoo.com.br

2.2 Podem concorrer às vagas ofertadas neste Processo Seletivo somente os candidatos portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, até a data de inscrição deste processo.

2.3 Para fins deste Processo Seletivo, será considerado classificado o candidato não eliminado do certame e, aprovado, dentro do limite do número de vagas ofertadas em cada polo, considerando a distribuição de vagas constante no subitem 3.3 deste Edital.

2.4 Toda menção a horário neste Edital terá como referência o horário oficial de Mato Grosso, capital de Cuiabá.

2.5 As datas importantes referentes aos processos de inscrição, seleção, matrícula e aula inaugural são as seguintes:

Ações Datas

Inscrições De 08 a 16 de setembro de 2014

Divulgação de inscrições deferidas e indeferidas

18 de setembro de 2014

Divulgação do desempenho (pontuação) na Prova de Análise de Documentos.

19 de setembro de 2014

Divulgação do resultado final e convocação para a matrícula

19 de setembro de 2014

Matrícula De 22 a 26 de setembro de 2014 no polo para

o qual o candidato concorreu. Aula Inaugural nos polos 10 de outubro de 2014 as 18h30min

3 DAS VAGAS

3.1 O Processo Específico de que trata este Edital oferecerá um total de cem (100) vagas, sendo vinte e cinco (25) vagas para cada polo.

3.2 As vagas ofertadas para cada polo estão distribuídas na forma e de acordo com as quantidades abaixo especificadas:

a) Demanda Prioritária: professores, coordenadores e diretores que atuam na educação básica na modalidade de ensino EJA nos Centros de Educação de Jovens e Adultos – CEJAs da SEDUC/MT – 20 vagas por polo;

b) Demanda Social: professores que atuam na educação básica pública em outra modalidade de ensino, funcionários de apoio técnico-administrativo da escola pública, gestores públicos, membros do conselho estadual ou municipal – 05 vagas por polo.

3.3 A distribuição de vagas em cada polo, considerando as modalidades de demanda, são as seguintes:

(3)

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá – MT Tel: (65) 8118 2801 - E-mail:ejajuventudeufmt@yahoo.com.br

Polo Demanda Prioritária Demanda Social Total de Vagas

Colíder 20 05 25

Juara 20 05 25

Nova Xavantina 20 05 25

Pontes e Lacerda 20 05 25

3.4 Em cada polo, as vagas destinadas a uma das demandas que não forem providas por falta de candidatos classificados serão remanejadas para outra, caso nela existam classificados fora do limite de vagas, em observância à rigorosa ordem de classificação.

3.4.1 Não havendo demanda em um dos polos, a Coordenação de Curso se reserva o direito de não oferecer o Curso naquele polo, substituindo-o por outro.

4 DAS INSCRIÇÕES

4.1 O formulário de Inscrição (Anexo I deste Edital) encontra-se disponível no endereço eletrônico ( http://www.ufmt.br/ufmt/un/comfor ), o qual deve ser devidamente preenchido e enviado, juntamente com a documentação constante no subitem 4.6 deste edital, para o e-mail

ejajuventudeufmt@yahoo.com.br, no período de 08 a 16 de setembro de 2014.

4.2 Ao preencher o Formulário de Inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, sob pena de não ter sua inscrição aceita no Processo Seletivo Específico, marcar, em campos apropriados, o nome do polo pretendido, bem como a demanda na qual se enquadra – prioritária ou social-, conforme especificadas no subitem 3.2 deste Edital.

4.3 O candidato deverá optar por apenas um polo e um campo da demanda.

4.4 Em caso de lapso de preenchimento por duas ou mais vezes do Formulário de Inscrição por um mesmo candidato, será considerada a inscrição com data e horário mais recentes. Os demais serão cancelados automaticamente.

4.5 As informações prestadas no Formulário de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato.

4.6 Os documentos exigidos para a inscrição e que devem ser enviados para o e-mail

ejajuventudeufmt@yahoo.com.br são os seguintes:  Formulário de Inscrição devidamente preenchido;  CPF e Carteira de identidade (digitalizados);

 Certidão de nascimento ou certidão de casamento, em caso de alteração de sobrenome (digitalizadas);

 Diploma de Curso Superior (digitalizado – frente e verso), emitido por instituição reconhecida pelo MEC;

 Histórico Escolar de graduação (digitalizado – frente e verso);  Curriculum Vitae;

 Documento comprobatório de atuação na rede pública de ensino em EJA, constando o tempo de experiência, para as inscrições em Demanda Prioritária (digitalizado);  Documento comprobatório de atuação, constando o tempo de experiência, como

professor na educação básica pública em outra modalidade de ensino, funcionários de apoio técnico-administrativo da escola pública, gestores públicos, membros do conselho estadual ou municipal, para inscrições em Demanda Social (Digitalizado). 4.7 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

4.8 Os candidatos terão suas inscrições homologadas a partir da verificação da documentação exigida.

(4)

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá – MT Tel: (65) 8118 2801 - E-mail:ejajuventudeufmt@yahoo.com.br

5 DO INDEFERIMENTO/DEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO 5.1 Será indeferida a inscrição se:

a) efetuada fora do período fixado no subitem 2.5 deste Edital ou;

b) cujo Formulário de Inscrição esteja preenchido de forma incompleta, incorreta, ilegível ou; c) em desacordo com qualquer requisito deste Edital.

5.2 No dia 18 de setembro de 2014, serão divulgadas as relações das inscrições deferidas e das inscrições indeferidas, no endereço eletrônico (http://www.ufmt.br/ufmt/un/comfor).

6 DA DOCUMENTAÇÃO DE INSCRIÇÃO

6.1 Caso o candidato constate que o polo ou a demanda divulgada na confirmação da inscrição difere daquele informado no Formulário de Inscrição, deverá entrar em contato com a Secretaria do Curso até as 17 horas do dia 18 de setembro de 2014 pelo o e-mail:

ejajuventudeufmt@yahoo.com.br.

6.2 Em caso de equívocos e omissões ocorridas no processo, estes serão corrigidos pelo Colegiado do Curso.

6.3 É de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção de todas as informações divulgadas neste Edital.

7 DA PROVA DE ANÁLISE DE DOCUMENTOS

7.1 A prova de Análise de Documentos seguirá os seguintes critérios de pontuação e posterior classificação para cada modalidade de demanda:

DEMANDA PRIORITÁRIA

Itens Caráter Valor Valor Total

a) Diploma de curso de licenciatura em qualquer área (reconhecido pelo MEC)

Classificatório 3 pontos por diploma

Até 6 pontos

b) Diploma de curso de bacharelado ou demais graduações

Classificatório 2 pontos por diploma

Até 4 pontos

C) Experiência no magistério da educação básica em EJA comprovada e que conste no Curriculum Vitae

Classificatório 1 ponto por ano Até 4 pontos

d) Curso na área de educação nos últimos três anos, comprovado e que conste no Curriculum Vitae

Classificatório 0,5 ponto por cada 40 horas de

curso

Até 3 pontos (240 horas de curso)

(5)

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá – MT Tel: (65) 8118 2801 - E-mail:ejajuventudeufmt@yahoo.com.br

DEMANDA SOCIAL

Itens Caráter Valor Valor Total

b) Diploma de curso de licenciatura em qualquer área (reconhecido pelo MEC)

Classificatório 3 pontos por diploma

Até 6 pontos

b) Diploma de curso de bacharelado ou demais graduações

Classificatório 2 pontos por diploma

Até 4 pontos

C) Experiência no magistério da educação básica em outra modalidade de ensino, área de apoio técnico-administrativo da escola pública, gestores públicos, membros do conselho estadual ou municipal comprovada e que conste no Curriculum Vitae

Classificatório 1 ponto por ano Até 4 pontos

d) Curso na área de educação nos últimos três anos, comprovado e que conste no Curriculum Vitae

Classificatório 0,5 ponto por cada 40 horas de

curso

Até 3 pontos (240 horas de curso)

7.2 Em caso de empate, terá preferência, para fins de classificação final, o candidato que obtiver maior pontuação no tem “c” das tabelas apresentadas no subitem 7.1 deste Edital para a pontuação da Priva de Análise de Documentos, para ambas as demandas. Persistindo o empate, terá preferência o candidato que comprovar a maior idade.

7.3 Os documentos para a Prova de Análise de Documentos deverão ser digitalizados e encaminhados para o e-mail ejajuventudeufmt@yahoo.com.br até o dia 16 de setembro de 2014.

7.3.1 O candidato que não enviar os documentos digitalizados para a Prova de Análise de Documentos, conforme estabelecido nos sbitens 4.6 deste Edital, receberá pontuação ZERO e estará eliminado do processo seletivo.

7.4 Para cursos realizados no exterior, será aceito para comprovação apenas o diploma de graduação, desde que revalidado por instituição de ensino superior no Brasil, atendida a legislação aplicável.

(6)

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá – MT Tel: (65) 8118 2801 - E-mail:ejajuventudeufmt@yahoo.com.br

8 DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

8.1 Caberá recurso quanto à análise dos documentos do candidato ou por razões de ilegalidade e de mérito.

8.2 O recurso deve ser interposto à Comissão Examinadora de Pós-graduação (Lato Sensu) em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude - Modalidade a Distância -, exclusivamente pelo candidato, no prazo de 24 horas a contar da publicação dos resultados. 8.3 O recurso deverá conter o número do CPF, ser assinado e interposto pelo próprio candidato ou por seu procurador e protocolado na Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Cuiabá – Comissão Examinadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude (Mestrado em Química – Departamento de Química – ICET/UFMT), Av. Fernando Correa da Costa, nº 2367– Bairro Boa Esperança - 78060-900 – Cuiabá /Mato Grosso, no Protocolo Geral da UFMT no horário das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00.

8.4 O resultado do(s) recurso(s) será publicado no site http://www.ufmt.br/ufmt/un/comfor. 8.5 Da decisão final da Comissão Examinadora do Curso não caberão recurso administrativo, não existindo, desta forma, recurso contra resultado de recurso.

8.6. Os recursos que não estiverem de acordo com o disposto no item 8.3 ou aqueles que forem apresentados fora do prazo estabelecido serão liminarmente indeferidos.

9 DA HOMOLOGAÇÃO/DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES

O resultado do deferimento das inscrições será publicado no dia 18 de setembro de 2014 no site http://www.ufmt.br/ufmt/un/comfor.

10 DA COMISSÃO EXAMINADORA

A comissão examinadora que realizará o processo de seleção dos candidatos ao Curso será composta por professores da UFMT e SEDUC/MT que compõe o Colegiado do Curso e com os professores do quadro do curso que possam ser designados pelo presidente do Colegiado.

11 DA MATRÍCULA

11.1 A matrícula deverá ser efetivada no período de 22 a 26 de setembro no polo para o qual o candidato concorreu, no horário das 8h00 às 11h00 das 14h00 às 17h00 e das 19h00 às 21h00, nos endereços abaixo especificado:

Colíder/MT

Avenida Dauri Riva n. 962 Setor Norte. Bairro: Santa Clara. CEP: 78.500-000 Fone: (66) 3541-1315 / (66) 9626 9319

Juara/MT

Rua Piracicaba 105-W Bairro Centro CEP: 78575-000 Fone: (66) 3556-4993 / (66) 9983 0249

Pontes e Lacerda/MT

Av. Bom Jesus , 643 – centro CEP: 78250-000 Fone: (65) 3266-2946/ 9952-4519

Nova Xavantina/MT:

Rua Oscar Niemayer 185 Bairro Jardim Alvorada CEP: 78690-000 Fone: (66)3438-2115 e (66) 9953-2407

(7)

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá – MT Tel: (65) 8118 2801 - E-mail:ejajuventudeufmt@yahoo.com.br

11.2 No ato da matrícula, o candidato deverá entregar cópia dos documentos enviados para a inscrição, conforme consta no subitem 4.6 deste Edital, mediante a apresentação dos originais. 11.3 O candidato aprovado que não comparecer pessoalmente ou não constituir procurador para efetuar a matrícula inicial na data estabelecida, perderá o direito a sua vaga e será substituído pelo candidato imediatamente subsequente na lista de classificação.

11.4 O candidato que não entregar todos os documentos ou apresentar declaração falsa ou inexata, conforme estabelece o Edital, também perderá o direito a sua vaga, vindo a ser substituído pelo candidato subsequente na lista de classificação.

12 DO RESULTADO

12.1 O resultado final do processo seletivo será divulgado no endereço eletrônico http://www.ufmt.br/ufmt/un/comfor e nos polos, contendo a lista com a relação dos aprovados e dos classificados, no dia 19 de setembro de 2014.

12.2 A aula inaugural está prevista para o dia 10 de outubro de 2014 às 18h30min em cada um dos polos.

Cuiabá - MT, ___ de setembro de 2014.

Profº Ms. Marcel Thiago Damasceno Ribeiro Coordenador do Curso

Referências

Documentos relacionados

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e