• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DA GINCANA: O MELHOR DA CARNE SUÍNA MT 6ª. Edição/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DA GINCANA: O MELHOR DA CARNE SUÍNA MT 6ª. Edição/2017"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DA GINCANA: O MELHOR DA CARNE SUÍNA MT – 6ª. Edição/2017

O presente Regulamento tem a finalidade de normatizar as ações a serem avaliadas aos concorrentes participantes da GINCANA: O MELHOR DA CARNE SUINA MATOGROSSENSE – 6ª. Edição, a realizar-se no dia 25 de JULHO DE 2017 às 19h, no “Espaço Gourmet da Plaenge”, situado na Av. Miguel Sutil, 6.344 – Bairro Santa Marta – Cuiabá – MT, (após viaduto Eng° Domingos Iglésias Valério que fica quase enfrente ao Parque Mãe Bonifácia).

A Quantidade de inscrições limitada: MÍNIMO 15 e no MÁXIMO 18 participantes respeitando-se a proporção.

Cada Instituição de Ensino – SENAC, UNIVAG e UNIC deverão indicar 05 PARTICIPANTES ENTRE ALUNOS E EGRESSOS representando a instituição, ficando 03 vagas reservadas para profissionais do mercado (chefs de cozinha indicados pelos estabelecimentos comerciais a que pertençam e ou autônomos).

O não cumprimento de quaisquer das regras definidas neste regulamento poderá causar, a critério da organização do certame, a desqualificação do participante.

(2)

PRÉ-REQUISITO PARA SE INSCREVER E LOCAL DA INSCRIÇÃO

1. Chef de Cozinha de Bares ou restaurantes – neste caso apresentar uma declaração de indicação do Bar ou restaurante onde trabalha; 2. Aluno ou egresso do curso de Gastronomia das instituições de ensino formalizadas – neste caso apresentar indicação formal da instituição; 3. Profissional autônomo (sem qualquer vínculo empregatício, que atua em casa ou em seu próprio negócio);

LOCAL DA INSCRIÇÃO: Centro de Educação Profissional do SENAC Cuiabá, na Rua Jessé Pinto Freire, 171 - Centro Período de 05 A 14 DE JUNHO DE 2017.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: No ato da inscrição o candidato já fará a ESCOLHA DA CARNE que irá usar na sua receita e receberá a Anexos I e II deste regulamento.

OS CORTES DE CARNE SUÍNA DEFINIDOS PARA SEREM TRABALHADOS NESTA EDIÇÃO DA GINCANA: 1,5 Kg de FILÉ MIGNON 2 Peças SOBREPALETA SUÍNA 1,5 Kg LOMBO SUÍNO

3 Peças PICANHA SUÍNA 2 Peças de JOELHO SUÍNO 2 Kg de PATINHO SUÍNO 2 peças de ALCATRA SUÍNA 3 Kg de OSSOBUCO SEM PELE 2 Kg de PANCETTA COM PELE

(3)

DISPOSIÇÕES GERAIS:

1) Elaborar a Receita detalhada, com descrição clara dos ingredientes (as carnes poderão ser preparadas em peças inteiras, picadas ou moídas), porcionamento correto e terminologia adequada para os processos de cortes, tempero, métodos de cocção, acompanhamento harmonizado e decoração do prato.

2) A receita deverá ser elaborada considerando O CORTE da carne escolhida no ato da inscrição pelo candidato.

3)

No período de 17 a 21 de JULHO de 2017, das 17 às 21 horas, no Centro de Educação Profissional de Cuiabá, localizado na Rua Jessé Pinto Freire, 171 – Centro Sul, o candidato DEVERÁ ENTREGAR A RECEITA, A FICHA TÉCNICA (modelo no ANEXO I) e RETIRAR A PEÇA DE CARNE ESCOLHIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO.

Os demais ingredientes utilizados no preparo da receita, será de responsabilidade exclusiva do participante.

4) No dia 25 de julho de 2017 às 18:30h, no “Espaço Gourmet da Plaenge”, situado na Avenida Miguel Sutil, 6.344 – Bairro Santa Marta – Cuiabá – MT, (logo após viaduto Eng° Domingos Iglésias Valério que fica quase enfrente ao Parque Mãe Bonifácia), irá assinar o ANEXO II – TERMO DE AUTORIZAÇÃO, e entregará à Comissão Organizadora, que irá avaliar a primeira fase da gincana, utilizando a FICHA - AVALIAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA.

A comissão organizadora irá numerar os pratos por ordem de chegada. Numeração esta, que será a sequência de apresentação do prato à Banca de jurados. O candidato deverá estar devidamente paramentado, durante todo o evento, como cozinheiro ou Chef de cozinha (DOMA, AVENTAL e

(4)

EXECUÇÃO DO PRATO

1. A ACRISMAT será responsável pelo fornecimento da carne suína ESCOLHIDA PELOS CANDIDATOS NO ATO DA INSCRIÇÃO, necessárias para a execução do prato que será apresentado e degustado pela Comissão Julgadora, conforme definido na receita inscrita. Lembrando que os demais ingredientes e ou acompanhamentos da receita, serão de responsabilidade exclusiva do participante.

2. A carne suína deverá ser o ingrediente principal da receita, podendo ser quente ou fria assim como a forma de preparo poderá ser com a peça inteira, picada ou moída, com ou sem acompanhamento, mas DEVERÁ ser apresentada pelo garçom ao júri primeiramente o prato gourmet elaborado, de forma a possibilitar a avaliação da apresentação do prato. O porcionamento para a degustação da comissão julgadora (5 pratos gourmet – porção degustação individual), será elaborada pelo próprio candidato, sem visibilidade à comissão julgadora e servido pelos garçons contratados. Haverá 3 bancas de júri, sendo a responsabilidade de avaliação de cada banca o prato apresentado conforme ordem de chegada. Exemplo: Banca A (5 jurados) deverá apreciar, degustar e avaliar o prato número 1; Banca B o prato número 2 e assim por diante.

3. O prato deverá ser elaborado e PRÉ-PRERADO pelo participante fora do ambiente da gincana e ENTREGUE à comissão organizadora no local e hora definido neste regulamento.

4. O participante DEVE dar o acabamento final ao prato no local do evento (15 minutos) para esta prática. Terá uma infraestrutura mínima disponibilizada ao candidato, (conforme abaixo), assim como poderá ser auxiliado por instrutores dos cursos de gastronomia das instituições participantes: - Forno Elétrico;

- Microondas

- Fogão Semi-Industrial; - Pia;

- Bancada para os serviços; - E o serviço de pratos e talheres

(5)

O prato gourmet, que vale a nota de apresentação, será identificado com um número sequencial ao ser apresentado ao júri, sem a participação ou identificação do autor da iguaria. O cerimonial deverá ler a ficha técnica do prato assim que este for apresentado ao júri, sem mencionar a autoria do prato.

DO JULGAMENTO

1) Quando da entrega da Ficha Técnica, a Comissão organizadora já realiza a primeira avaliação do concorrente preenchendo a FICHA 1 - AVALIAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA.

2) A banca de jurado receberá a FICHA 2 - AVALIAÇÃO DO JURADO sem o nome do participante, constando apenas o Nº do prato e o título da Receita (estas informações serão transcritas na ficha pela comissão organizadora da gincana, assim que os candidatos forem chegando).

3) As Fichas de Avaliação ficarão de posse da Comissão Julgadora que irá proceder a guarda e o preenchimento destas até o término da degustação de cada prato. Sendo entregue à comissão organizadora ao término de cada degustação/avaliação. A comissão organizadora irá compilando a pontuação utilizando a FICHA 3 – COMPILAÇÃO DE PONTOS.

Feita a somatória dos pontos e a classificação dos participantes, as FICHAS DE COMPILAÇÃO DOS 5 PRIMEIROS CLASSIFICADOS serão entregues ao cerimonial para o encerramento e premiação do certame.

A comissão julgadora procede à apreciação, degustação e avaliação dos pratos.

A comissão organizadora (SENAC e ACRISMAT) fará a classificação final e os resultados dar-se-á em seguida ao término da degustação/avaliação do último prato.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE No caso de empate na classificação final do prato, a regra para o desempate dar-se-á da seguinte forma:

1ª. Opção – ganha a gincana o candidato que tiver maior pontuação no quesito “APRESENTAÇÃO VISUAL DO PRATO”. 2ª. Opção – ganha a gincana o candidato que tiver maior pontuação no quesito “SABOR DA IGUARIA”.

(6)

DA PREMIAÇÃO 1º Colocado

01 Troféu de participação na 6ª Edição da Gincana

01 Viagem com visitação técnica em um hotel escola do SENAC (data a ser definida pelo ganhador, prazo de 30 dias a contar da data da premiação). 01 Kit de Livros- Técnicas de Cozinha Profissional, Técnicas de Padaria Profissional e Técnicas de Confeitaria Profissional – 3ªEdição – Editora Senac

2º Colocado

01 Troféu de participação na 6ª Edição da Gincana

01 Day-use, Traslado e visitação técnica (com acompanhante) ao Malai Manso Resort. Bebidas não inclusas e data a ser definida pelo ganhador (prazo de 30 dias a contar da data da premiação).

01 Kit de Livros- Técnicas de Cozinha Profissional, Técnicas de Padaria Profissional e Técnicas de Confeitaria Profissional – 3ªEdição – Editora Senac 3º Colocado

01 Troféu de participação na 6ª Edição da Gincana 01 Kit churrasco completo

01 Kit de Livros- Técnicas de Cozinha Profissional, Técnicas de Padaria Profissional e Técnicas de Confeitaria Profissional – 3ªEdição – Editora Senac 4º Colocado

01 Troféu de participação na 6ª Edição da Gincana

01 Kit de Livros- Técnicas de Cozinha Profissional, Técnicas de Padaria Profissional e Técnicas de Confeitaria Profissional – 3ªEdição – Editora Senac 01 caneta e 01 faca

5º Colocado

01 Troféu de participação na 6ª Edição da Gincana

(7)

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

1) O resultado da classificação será fornecido aos presentes, logo após o término da degustação/avaliação do último prato concorrente. 2) Todos os participantes deverão estar presentes ou legalmente representados (POR PROCURAÇÃO).

3) Todos os participantes asseguram desde já que são os detentores dos direitos autorais e patrimoniais pertinentes à sua respectiva RECEITA, mas permitindo o uso pelos organizadores para a divulgação da RECEITA e USO DA IMAGEM (pessoal ou da empresa que representa) nas mídias eletrônicas e impressas em qualquer tempo, a partir da divulgação dos resultados conforme autorização expressa no ANEXO II – entregue assinado pelo concorrente no ato da entrega do prato no evento.

4) Os participantes do concurso poderão ser convidados a participar de atividades agendadas pelos organizadores desta gincana, durante todo o ano, a saber:  Oficina Show nas unidades operativas do SENAC MT com demonstrações da alta culinária com carne suína e degustação com a participação de chefs

de renome REGIONAL e ou NACIONAL;

5) O restaurante participante (através da participação do seu Chef de Cozinha) dará o direito de uso das informações e imagem da receita e do prato para a imprensa, para tanto, deverá fornecer no ato da inscrição os seguintes dados:

A. Logomarca ou nome jurídico B. Endereço e telefone

C. Nome do Criador do Prato

D. Nome do Prato

E. Nome do Restaurante onde o criador do prato atua

6) A comissão avaliadora das receitas, compostas por profissionais ligados à gastronomia REGIONAL serão definidos e convidados pelas PROPONENTES / ORGANIZADORES desta Gincana.

Referências

Documentos relacionados

Administração responsável pelo processo ou em outro órgão administrativo, o órgão competente para a instrução proverá, de ofício, à obtenção dos documentos ou das

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Natureza da oposição à execução: incidente de natureza declarativa; estruturalmente, trata-se de uma contra-acção que visa impedir a produção dos efeitos do

Condição de Aquisição: cumprimento da evolução do Plano Estratégico em implementação no Grupo CGD, dos indicadores de capital (RÀCIO DE TOTAL CAPITAL) e de

Também para avaliação do teste de fibrinólise da hemostasia terciária, são solicitados produtos de degradação da fibrina, tempo de coagulação da trombina,

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os