• Nenhum resultado encontrado

Centro de Apoio aos Imigrantes e Refugiados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro de Apoio aos Imigrantes e Refugiados"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

5.3 Organograma/Fluxograma

Bloco de Formação

Bloco de Habitação

Bloco de Serviços

Bloco Cozinha/Refeitório

Bloco de Atendimento

58

Acesso Serviços Acesso Privado Acesso Semipúblico Acesso Público

Legenda

(2)

5.X Planta Baixa Bloco de Atendimento

A planta do bloco de atendimento foi distribuída de forma a organizar os setores de serviço no pavimento térreo e os setores administrativos no primeiro pavimento. Logo no hall de entrada fica a recepção, que direciona a pessoa para o atendimento necessário. Nesse bloco ficam os serviços de cadastro dos imigrantes, atendimento jurídico (emissão de cpf, validação de documentos, carteira de trabalho, etc), a central de empregos, psicólogo, atendimento odontológico e enfermaria. O café fica também fica no térreo e atende os funcionários do conjunto, os imigrantes e pessoas da região, o deck externo serve como extensão da área de mesas.

A pessoa que chega no segundo pavimento é recebida por uma secretária, que faz o encaminhamento para a sala desejada. No setor administrativo ficam a diretoria, administração, recursos humanos, central de doações, tesouraria, sala de reuniões, o técnico de informática responsável pelas máquinas e sistema do conjunto, e também o setor de compras.

A fachada sul é toda envidraçada para melhor aproveitamento da luz solar em todo o edifício, e o hall de entrada aberto junto com a sala de espera passam a sensação do lugar ser mais espaçoso e integrado.

Térreo

Acesso Principal Acesso de Serviço Acesso Secundário

1º Pavimento

FiguraX: Hall de Entrada

Fonte: ArchDaily, 2017

Fonte: ArchDaily, 2016 Luxor Slr, sd

(3)

5.2 Planta Baixa Bloco de Formação

A planta do bloco de atendimento foi projetada de com a intenção de integrar os espaços através de um pátio interno. A pessoa que entra no edifício é recebida pela recepção, e direcionada ao seu local de destino. No térreo do edifício ficam as salas de aula, sala de informática, ateliê, sala multiuso, sala de aulas práticas, recreação infantil, banheiros e também uma parte da cozinha, com acesso externo ao edifício. Na sala de recreação infantil, existe um playground externo que é cercado para maior segurança das crianças, que fica logo ao lado de um estar com jardim, que pode ser acessado através do pátio central.

No segundo pavimento fica a cozinha, o espaço de mesas do refeitório, além de banheiros e o espaço kids, para os pais deixarem os filhos brincando na hora de comer. O segundo pavimento tem acesso interno e externo, para maior facilidade para os moradores.

FiguraX: Refeitório

Fonte: Um viajante, 2014 Fonte: São Paulo Arquitetura, 2014

FiguraX: Sala Multiuso

Fonte: UCS, 2019

FiguraX: Ateliê

Fonte: BestPlay, 2016

FiguraX: Espaço Kids Refeitório

Térreo

1º Pavimento

Acesso

Acesso de Serviço

65

(4)

5.X Planta Bloco Habitação

No bloco de habitação os cômodos de uso comum e dormitórios para pessoas portadoras de necessidades especiais foram distribuídas no térreo, para maior facilidade de acesso. Quando o imigrante passa pelo hall de entrada, se depara com um pátio interno que serve como espaço de estar e convívio dos moradores. Também com essa finalidade mas projetado para ser um espaço um pouco mais discreto, fica a sala de estar coletiva, que possui computadores, TV e mesas para jogos, e uma brinquedoteca para as crianças, que se repete em todos os pavimentos. A cozinha coletiva é equipada com os eletrodomésticos necessários para que uma família ou amigos consigam cozinhar suas próprias refeições a qualquer momento do dia, já que o refeitório do conjunto funciona em horários fixos. A lavanderia coletiva conta com espaço de máquinas de lavar e secadoras, tanques, tábuas de passar roupa além de um espaço externo para varais.

Nos demais pavimentos, ficam os quartos e os banheiros compartilhados. Os quartos da fachada frontal têm banheiro privativo, por se tratarem de quartos com capacidade para um número maior de pessoas. O layout dos quartos é flexível, podendo ser modelados de acordo com a necessidade das famílias, podendo ser acrescentado beliche e berço para acomodar melhor as crianças. Nos quartos onde a família é composta por um casal e filhos, é possível usar uma divisória retrátil para os casais terem mais privacidade na hora de dormir. O edifício foi posicionado de forma que os quartos possuem a orientação leste/oeste.

Térreo

1º Pavimento

2º Pavimento

3º Pavimento

FiguraX: Ventilação Cruzada

FiguraX: Brinquedoteca

FiguraX: Divisória Retrátil FiguraX: Mezanino/Pátio

FiguraX: Cozinha Coletiva FiguraX: Hall de Entrada

Fonte: SustentArqui, 2014

Fonte: Vanessa Bohn, 2016

Fonte: Casa e Jardim, 2013 Fonte: Arcoweb, sd

Fonte: Ilana Bessler, 2016 Fonte: ArchDaily, 2014

Acesso

Acesso de Serviço

(5)

4.3 Evolução Histórica

O local que hoje é a cidade de Tubarão era usado como ponto de paragem das mulas e barcos que transportavam mercadorias entre Lages e Laguna. Foram feitas as primeiras construções para dar abrigo aos viajantes, mercadorias e a morada obrigatória de famílias.

1773

Foi construído a primeira

Igreja da cidade e a

construção de novas casas. Em 1837 a primeira escola municipal foi inaugurada.

1829

1870

Em 27/05/1870, foi

decretada e sancionada a lei que criou o Município

de Tubarão, território

desmembrado de Laguna.

A cidade se tornou um importante centro político regional, sendo a ferrovia centro dos acontecimentos. Isso forçou o poder executivo municipal a centrar esforços e recursos públicos em obras na área central. Tubarão passou por um período de grandes obras viárias e ampliação das de infraestrutura.

1920-1930

A sede da ferrovia foi

transferida para Tubarão.

Isso gerou um grande

número de empregos.

1902

1884

Foi inaugurada a Ferrovia Tereza Cristina, que gerou riquezas e prosperidade pra região.

Fonte: Site da Prefeitura de Tubarão

Figura 79: Estação Teresa Cristina, inaugurada em 1883 ou 1884

Houve grandes transformações e investimentos que permitiram um grande desenvolvimento social e econômico e a população urbana aumentou mais de 100%. Em 1951 foi inaugurado o Aeroporto Anita Garibaldi, em frente à área onde se instalou a Indústria de Cigarros Souza Cruz no ano de 1955.

1950

Uma grande enchente do rio de grandes proporções, ocorreu no ano de 1974. Com

dimensões catastróficas, ela reduziu

radicalmente durante toda a década de 70 o crescimento do município.

1974

Foi concluída a BR 101, fator importante para a formação do espaço urbano da cidade. O seu traçado passando no limite norte da malha urbana central de Tubarão, atraiu o crescimento nesta direção da cidade.

1971

1939

No final da década de 1930 o município tinha cerca de 6.000 habitantes e a margem esquerda do rio ainda não era povoada. Em 1939 foi inaugurada a Ponte Nereu Ramos, marco inicial da ocupação da margem esquerda do rio. Além da ocupação, isso permitiu o aumento do contato e da integração econômica com os municípios do interior da região da AMUREL.

É fundada a UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), que além de ser

propulsora do crescimento e do

desenvolvimento urbano, atraiu

estudantes de cidades de toda região.

1989

Figura 80: Farol Shopping

Inauguração do Farol Shopping, instalado onde havia a Indústria de Cigarros Souza Cruz, deslocando o eixo comercial da área central para o bairro Aeroporto, quadrante sudeste da cidade. As classes mais altas expandiram-se em direção ao quadrante

sudeste, nos bairros Vila Moema e

Aeroporto e para esta região foram os equipamentos mais atrativos da cidade.

2006

O terminal rodoviário foi transferido para uma localização mais próxima à BR 101. A mudança obrigou a abertura da Av. Padre Geraldo Spettmann inserindo um grande vazio urbano à malha de ocupação central.

2000

Tubarão cada vez mais se fortalece por ser um polo regional, onde atrai pessoas das diversas cidades da região, que vem atrás, além do comercio, de serviços na área de educação e principalmente na área da saúde.

2019

Fonte: Site Farol Shoppping

Referências

Documentos relacionados

Boaventura de Souza Santos (2010) propõe uma racionalidade mais ampla e cos- mopolita que a racionalidade moderna ocidental, uma racionalidade que descortine a

O processo de gerenciamento da capacidade foi desenhado para assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades do negócio. O

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

(2006) verificaram, ao submeterem o pinhão- manso a níveis crescentes de salinidade da água de irriga- ção, em casa-de-vegetação, na fase inicial de crescimento (30 dias após

Testes com os inseticidas pirimifós metílico e cipermetrina aplicados em combinação com os sinergistas na população de São José do Rio Preto-SP, mostraram que no tratamento

Para obter um kit de montagem em parede, consulte a ViewSonic ® ou o revendedor mais.. próximo

i) Anexo V – Termo de Autorização de divulgação de imagem e voz de estudante em ambiente virtual de estudos adotados pelo IFMA;.. Para os classificados para as vagas pelo Sistema

1 – O reembolso das unidades de participação só se poderá efectuar a partir do 7.º ano da constituição do Fundo. 2 – A partir dessa data, o reembolso das unidades