• Nenhum resultado encontrado

DAC6 Parte1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DAC6 Parte1"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)DAC 6 DESENHO E MANUFATURA AUXILIADO POR COMPUTADOR. NOTAS DE AULA PROF. DANIEL CAMUSSO. 2007. REVISÃO 01.

(2) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. ÍNDICE Iniciar o CATIA V5 ......................................................................................................................... 3 Interface do usuário .......................................................................................................................... 3 Menu Start Barra de menus Barra de ferramentas Barra padrão Barra de visualização Modos de visualização Material Utilizando o mouse Seleção de objetos Menu contextual Sketch .............................................................................................................................................. 11 Seqüência para criar o sketcher Sketch tools Profile Operation Constraint ....................................................................................................................................... 15 Part Design .......................................................................................................................................18 Estrutura da árvore Estrutura do módulo Ferramentas para construção ....................................................................................................... 19 Pad Pocket Hole Shaft Groove Stiffener Rib Slot MultSection Ferramentas para edição ............................................................................................................... 27 Edgefillet Chamfer Draft Angle Shell Ferramentas para edição Ferramentas para transformação.................................................................................................. 31 Translação Rotação Simetria Retangular Pattern Circular Pattern 2.

(3) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Ferramentas de elementos de referência .................................................................................... 36 Plano Linha Ponto Ferramentas para medição ............................................................................................................ 37 Distância Propriedades Modelamento híbrido ..................................................................................................................... 39 Corte Espessura Fechamento da espessura Operação booleana.......................................................................................................................... 42 Inserir novo corpo Adição de corpos Intersecção de corpos Subtração de corpos Customização................................................................................................................................... 44 Ferramentas avançadas.................................................................................................................. 46 Scan Reorder. 3.

(4) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Iniciar o CATIA V5 No ambiente desktop, selecione duas vezes o ícone CATIA V5. Ou selecione o ícone CATIA V5, botão direito do mouse e abrir. Aguarde alguns minutos até carregar o software e bom trabalho!. Interface do usuário Barra de título. Barra de menus. Exibe o nome do modelo aberto. O usuário tem acesso a todos os comandos. Menu Start Acesso aos módulos. Barra de ferramentas Exibe as ferramentas de criação e modificação. As ferramentas são carregadas de acordo com o módulo aberto. Barra padrão (Standard). Barra de visualização. Ferramentas padrão windows. Mostra as ferramentas de visualização e movimentação do modelo. 4.

(5) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Menu Start O CATIA V5 é um software com múltiplas aplicações, desta forma ele está organizado por módulos, onde cada módulo está focado em uma área de atuação. A quantidade de módulos disponível ao usuário será de acordo com a licença instalada do CATIA V5. 1. Selecione o menu Start 2. Escolha o módulo de trabalho ( Mechanical Design, Shape, Analysis and Simulation, etc) 3. E selecione a segunda área específica de trabalho (Part Design, Assembly Design, Generative Shape Design, etc). Você também pode personalizar os módulos de trabalho, através da barra de menus ->Tools-> Customize.. Barra de menus As ferramentas de trabalho dos módulos estão organizadas no menu fixo ou através dos ícones localizados na Barra de Ferramentas. Na barra de menus o usuário irá encontrar todas as ferramentas que foram carregadas no módulo, enquanto que na barra de ferramentas o usuário pode configurar a posição e a visualização dos ícones.. Barra de ferramentas Para cada módulo de trabalho será carregado pelo software uma barra de ferramenta específica. O usuário poderá personalizar o layout dos ícones. Para ativar ou desativar uma ferramenta, selecione o botão direito do mouse, sobre qualquer ícone e selecione a ferramenta para ativá-la.. 5.

(6) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. O primeiro ícone localizado no canto superior direito, sempre indica o módulo de trabalho ativo. Veja alguns exemplos abaixo:. Barra padrão Criar um modelo novo. Ferramentas para retornar ou avançar uma operação Salvar o modelo. Abrir um modelo existente. Imprimir. Ferramentas de edição (recortar, copiar e colar). Barra de visualização Fly Mode. Pan. Zoom in. Normal View. Fit All in. Hide/Show. Isometric View. Rotate. Zoom out. Shading Create Mult-View. •. Fly mode – Animação de vôo através do modelo.. •. Fit All in - Enquadra a geometria na área de trabalho.. •. Pan -Movimenta a geometria na horizontal ou vertical.. •. Rotate -Rotaciona a geometria.. •. Zoom in – Aumenta o zoom.. •. Zoom out – Diminui o zoom.. 6. Swap. visible. space.

(7) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador •. Normal View - Posiciona a geometria perpendicular a tela ou a um plano escolhido.. •. Create Mult-View – Divide a tela e quatro partes.. •. Isometric View - Posiciona a geometria nas vistas isometrica, elevação, planta, lateral direita e esquerda.. •. Shading – Modos de visualização (veja a seguir). •. Hide/Show -Esconde ou mostra um objeto selecionado. •. Swap visible space –Visualiza a área onde os objetos estão escondidos. Para objetos que estão em “No show”.. Modos de visualização. Shading sem bordas (SHD) Shading com bordas Shading com bordas suavizadas Shading com bordas escondidas Shading com material Wireframe. 7.

(8) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Customização do modo de vizualização Você ainda pode personalizar o modo de visualização dos elementos:. Bordas. Shading. Material 1. Selecione o ícone Material.. 2. Escolha a categoria e o material.. 3. Selecione o PartBody e o botão Apply Material e OK para finalizar. Importante: O software não aplica apenas textura no objeto, mas também propriedades fisíco-mecânicas tais como densidade, módulo de elasticidade, coeficiente de expansão térmica e caracterísiticas da hachura entre outras configurações.. 8.

(9) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Utilizando o mouse Utilizar o mouse para: Selecionar o objeto (qualquer elemento mostrado na tela). Faça o seguinte: Posicione o curso sob o modelo e pressione o botão esquerdo. Centralizar o objeto na tela. Selecione o botão central do mouse sob o modelo. Movimentar o modelo na horizontal ou vertical (pan). Selecione e mantenha pressionado o botão central do mouse sob o modelo. Veja que o cursor alterou para formado de cruz.. Rotacionar o modelo (Rotate). Selecione e mantenha pressionado o botão central e o botão da direita do mouse sob o modelo. Veja que o cursor alterou para formado de mão.. Zoom mais e menos. Selecione e mantenha pressionado o botão central e o botão da direita do mouse sob o modelo e solte o botão da direita do mouse. Veja que o cursor alterou para formado de seta. Basta movimentar o cursor para acima ou para baixo para aplicar o zoom.. 9. +.

(10) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Seleção de objetos Select ( Seleciona objeto com botão esquerdo do mouse ). Selection Trap (Seleciona os objetos que somente estiverem dentro da área limitada). Intersecting Trap (Seleciona todos os objetos que foram interseccionados pela seleção e além dos objetos que estão dentro da área limitada). Polygonal Trap (Este tipo de seleção permite maior liberdade para definir a área de limitação. Será selecionado somente os objetos que estiverem dentro da área limitada). Menu contextual. O menu contextual permite obter um acesso rápido aos comandos mais utilizados, como edição de objeto (propriedades), comandos de recortar e colar, atualização do objeto, apagar, esconder ou mostrar o objeto, etc.. Para acessar o menu contextual, basta posicionar o mouse sobre o objeto e selecionar o botão da direita do mouse.. De acordo como o módulo usado os comandos do menu contextual podem ser diferentes.. 10.

(11) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Sketch Seqüência para criar o sketch 1. Selecione o ícone do Sketch 2. Selecione o plano de trabalho que pode ser os planos xy, yz ou zx, um plano qualquer do espaço ou mesmo uma face de um sólido existente.. Os planos xy, yz e zx estão localizados na árvore e no centro da tela. 3. Crie a geometria através das barra de ferramenta Profile. 4. Caso seja necessário editar a geometria utilize a barra de ferramenta Operation. 5. Em seguida faça a restrição da geometria, utilizando a ferramenta Constrain A geometria estando totalmente restringida, ou seja na cor verde, basta sair do Sketch e criar o sólido.. 6. Para finalizar, basta sair do sketch selecionado o ícone exit workbench. Sketch tools. Snap to point - posiciona o cursor do mouse sobre o grid da tela Construction/Standard Element –Elementos de construção que auxiliam na criação do Sketch. Estes elementos não são visíveis no ambiente 3D. Geometrical Constraints - Auxilia a criação das restrições geométricas. Sempre trabalhar com este ícone ativo. Dimensional Constraints – Auxilia na criação das restrições dimensionais do sketch. Sempre trabalhar com este ícone ativo.. 11.

(12) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Profile. Profile Retangulos Dica: A seta localizada abaixo do ícone indica que há mais variações particulares deste ícone.. Círculos e arcos Elipse Linha Linha de centro (utilizado para elementos de revolução) Pontos. Operation. Corner (cantos arredondados) Opções do comando Corner: Ambos elementos serão relimitados O primeiro elemento será relimitado Nenhum elemento será relimitado. 12.

(13) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Chanfro Opções do comando Chamfer Ambos elementos serão relimitados O primeiro elemento selecionado será relimitado Nenhum elemento será relimitado Opções de dimensionamento: Comprimento do ângulo da hipotenusa Comprimento 1 e comprimento 2 Comprimento 1 e ângulo. Trim Opções do comando Trim: Trim All elements (Relimita todos os elementos) Trim First Element (Relimita apenas o primeiro elemento selecionado). Quick Trim Opções do comando Quick Trim: Break and Rubber In (O elemento selecionado será deletado e os demais serão relimitados) Break and Rubber Out (O elemento selecionado será relimitado e os demais serão deletados) Break and Keep (O elemento selecionado será cortado e mantido). Simetria e mirror. 13.

(14) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Projeção da geometria 3D para o plano do sketch Projeção 3D 1. Crie um novo Sketch 2. Selecione o ícone Project 3D Elements 3. Selecione a aresta que deseje projetar neste sketch. Esta aresta será indicada na cor amarela.. Intersecção 3D 1. Crie um novo Sketch 2. Selecione o ícone Intersect 3D Elements 3. Selecione a parte do sólido que será cortado com o sketch. O elemento criado será indicado na cor amarela. Para facilitar o corte, você pode girar o sólido.. 14.

(15) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Constraint (Restrição). A restrição é um elemento importante para a criação do sketch. Ela define as dimensões e as limitações geométricas da geometria. Os constraints podem ser classificadas em restrição dimensional e restrição geométrica.. Restrição dimensional Número de elementos. Restrição dimensional possível. Um elemento selecionado. Comprimento Raio ou diâmetro. Dois elementos selecionados. Distância entre elementos Ângulo. Restrição geométrica Número de elementos. Restrição geométrica possível. Um elemento selecionado. Fixar elemento Horizontal Vertical. Dois elementos selecionados. Coincidência Concentricidade Tangência Paralelismo Perpendicularidade. Três elementos selecionados. Simetria Ponto eqüidistante. O CATIA V5 detecta as possíveis restrições geométricas durante a criação da geometria auxiliando o usuário, mas você deve prestar atenção para não criar restrições desnecessárias. Ex. restrição dimensional. Ex. restrição geométrica. Tangência. 15.

(16) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Formas de aplicar restrição •. Restrição de um elemento Selecione o elemento e o ícone Constraint Outra forma: Selecione o elemento e o ícone Constraints Defined in Dialog Box. •. e selecione o tipo de restrição.. Restrição de dois elementos Restrição dimensional. Restrição geométrica. Selecione o primeiro elemento, selecione. Selecione o primeiro elemento, selecione ícone. ícone Constraint. Constraint. e selecione o segundo. elemento.. ,selecione o segundo elemento,. pressione o botão direito do mouse e selecione a restrição geométrica.. Outra forma: Selecione o primeiro elemento, selecione e mantenha pressione o botão CTRL do teclado e selecione ícone Constraints Defined in Dialog Box. . Agora escolha a restrição (dimensional ou. geométrica).. A influência da cor na criação das restrições Cor da geometria e restrições. Diagnóstico. VERDE. A geometria está parametrizada, ou seja está OK.. Não há problema. BRANCA. A geometria não tem restrições , ou as restrições aplicadas são insuficientes.. Adicionar restrições. PURPURA ou ROXO. A geometria está com restrições em excesso ou redundantes, onde chamamos de OverConstrain.. Remover uma ou mais restrições. As restrições aplicadas não tem consistência.. Remover uma ou mais restrições. MARRON. 16. Solução.

(17) DAC6 – Desenho e Manufatura Auxiliados por Computador. Nomeclatura dos tipos de restrição geométrica De acordo com a restrição criada na peça ela será representada da seguinte forma:. Restrição. Símbolo. Perpendicular Coincidência Vertical Horizontal Fixo Paralelo ou tangência Concentricidade. 17.

(18)

Referências

Documentos relacionados

1) Responsabilidade civil subjetiva: conduta, nexo causal, dano; 2) Responsabilidade civil objetiva no Código Civil; 3) Responsabilidade civil da Administração

Tendo a norma ISO 16394 um elevado potencial de aplicação transdisciplinar decorrente da sua essência metodológica, importa sistematizar as abordagens e métodos que esta postula

REITOR: DECLARO ABERTA A SESSÃO SOLENE VIRTUAL DE COLAÇÃO DE GRAU DA TURMA CONCLUINTE DO(S) CURSO(S) DE XXXXXX, PERÍODO 2020.__, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Participação do setor na arrecadação do tributo é de apenas 0,11% Participação do setor na arrecadação do tributo é de apenas 0,11% Participação do setor na arrecadação

BOTOEIRA DE COMANDO PROVA DE EXPLOSÃO COM 02 (DOIS) ELEMENTOS DE TAMPA CÓDIGO INVÓLUCRO ELEMENTO DE. COMANDO COR

(2001) avaliando o desempenho de frangos de corte, alimentados com rações, contendo soja integral extrusada e soja integral desativada em substituição ao farelo

Os cinco componentes do valor teórico de uma opção são: Preço do ativo subjacente; Preço de exercício da opção; Tempo que resta até a data de exercício (Theta); Fatores

Sintetizamos dois aspectos que explicam essa importância: o primeiro refere-se à necessidade concreta das/os profissionais apreenderem que tal direção teórica,