• Nenhum resultado encontrado

Quando estiver definido este Tipo de Assinatura, a opção de criação de demandas de assinaturas não estará disponível nas requisições.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quando estiver definido este Tipo de Assinatura, a opção de criação de demandas de assinaturas não estará disponível nas requisições."

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Tipo de Assinaturas

Assinatura Nenhum

Assinatura Projuris Assinatura DocuSign Assinatura Qualisign

O Projuris possibilita a criação de demandas de assinatura diretamente através de do módulo de Requisições.

A funcionalidade depende de parametrização na tabela auxiliar Tipo de requisição. Nela existem as opções Nenhum, Assinatura Projuris , Docusign e Qualisign.

No Tipo de requisição, por padrão virá marcado Nenhum no Tipo de Assinatura.

Assinatura Nenhum

Quando estiver definido este Tipo de Assinatura, a opção de criação de demandas de assinaturas não estará disponível nas requisições.

Assinatura Projuris

Quando a opção Assinatura Projuris estiver marcada, na fase Executada será possível criar uma demanda de assinatura através do botão Enviar para assinatura. Ao criar a demanda através da requisição, todos os documentos presentes na requisição (aba Documentos) que estiverem com a opção Assinar (disponível na inclusão de documentos) marcada, serão incluídos na demanda de assinatura para serem assinados.

(2)
(3)

Será possível visualizar os documentos que serão enviados para assinatura.

A tela de cadastro de demandas de assinaturas através da requisição é semelhante ao cadastro de demandas pelo módulo Gestão de Assinatura, com exceção da aba Assinantes.

(4)

Esta mostrará duas listas de multi-seleção com os assinantes definidos no Tipo demanda (Assinantes) e os assinantes da Contraparte do contrato (Assinantes da Contraparte).

(5)

Além da definição dos assinantes, através da opção Assina com assinatura digital na Entidade será possível definir se as demandas em que a Contraparte em questão estiver envolvida serão assinadas digitalmente (Portal de Assinaturas) ou através do módulo Gestão de Assinaturas. Demandas de assinaturas criadas a partir de requisições iniciarão automaticamente na fase Aguardando assinaturas e será mostrado no resumo o número da requisição a qual originou-se a demanda em questão.

(6)

Enquanto isso, a requisição ficará na fase Em assinatura.

Após assinar os documentos e finalizar a demanda de assinatura, a requisição é movida para a fase Assinada e nesta fase poderão ser realizados todos os comandos existentes na fase Executada. Caso a demanda seja reprovada e finalizada com erro, a requisição será movida para a fase reprovada e o usuário poderá realizar todo o fluxo novamente.

(7)

Os históricos de transições para as fases Em assinatura e Assinada serão registrados na aba Histórico, sendo o papel e o usuário com o requisitante da requisição.

(8)

A aba Assinaturas, na requisição, apresentará todas as demandas que relacionadas a requisição, incluindo a opção de acessá-las diretamente através da opção Abrir.

Regras

A opção Assinatura Projuris só pode ser usada para requisições do contexto de Contratos.

Nas requisições com Assinatura Projuris e que possuírem a opção de gerar código de barras, os documentos serão autenticados (código gerado) ao criar a demanda de assinatura.

Somente os documentos válidos e que tenham o campo Assinar marcado serão enviados para assinatura.

Na Entidade, caso a opção Assina com assinatura digital estiver marcada, a demanda será criada para ser assinada no Portal de Assinatura e os documentos da demanda, o campo Deseja assinar digitalmente este documento será definido como Sim. Do contrário, a mesma deve ser assinada no módulo Gestão de Assinaturas.

Na fase Em assinatura, o responsável da requisição é o mesmo da fase anterior (Executada). Não há alteração de responsabilidade nesta fase. Na fase Assinada, o responsável da requisição é o requisitante.

Na fase Reprovada, será possível enviar para assinatura apenas se a requisição já tiver sido executada pelo menos uma vez. Nas fases Em assinatura e Assinada não será possível adicionar documentos com a opção Assinar marcada.

O campo Registrar em cartório, na demanda de assinatura, sempre ficará como Não.

Os assinantes serão obrigatórios, na demanda de assinatura, sempre que a entidade Contraparte do contrato estiver com a opção Assina com assinatura digital marcada.

O campo Sequência, dos assinantes da demanda de assinatura, seguirão um novo sequencial quando a assinatura for obrigatória, os assinantes da contraparte sempre serão os primeiros a assinar.

Assinatura DocuSign

(9)

Ao habilitar a integração, é possível escolher qual ambiente da DocuSign será utilizado (ambiente de Homologação ou Produção), sendo necessário informar chave secreta, arquivo contendo a chave privada e o arquivo contendo a chave pública.

(10)

Após a autenticação ser feita por um usuário, informando os dados de acesso á DocuSign, o botão não será apresentado para os demais usuários.

No módulo de requisições, no tipo de requisição, serão apresentadas as opções de tipo de assinatura, entre elas a opção docusign.

Ao incluir uma requisição onde o tipo da requisição possui a opção assinatura digital marcada, caso o tipo de requisição possua modelo de documento associado, este virá marcado com a opção assinar, na aba documentos da requisição.

Desta forma, ao gerar o documento (oficial) e, caso o documento esteja marcado para gerar código de barras (autenticado), o documento (autenticado) será enviado para assinatura.

(11)

Ao incluir documento, a flag assinar virá preenchida:

Na fase aguardando execução, ao aprovar a requisição, na tela de preenchimento do histórico, será apresentada a opção Exige assinatura com certificado ICP Brasil.

Caso esta opção seja marcada, na fase executada, ao enviar a requisição para a fase Em Assinatura, ao assinar documentos na DocuSign será solicitado o certificado ICP Brasil.

Caso esta opção não seja marcada, na fase executada, ao enviar a requisição para a fase Em Assinatura, ao assinar documentos na DocuSign não será solicitado o certificado ICP Brasil.

(12)

Na fase executada, para o responsável pela requisição, será apresentado o botão Enviar para assinatura:

Para enviar a requisição para a fase Em Assinatura, é necessário haver pelo menos um documento marcado com a opção assinar, e também é necessário haver ao menos um assinante cadastrado na aba assinantes.

Ao enviar a requisição para a fase Em Assinatura, na tela de preenchimento do histórico, serão exibidos os nomes dos documentos que serão enviados para assinatura.

(13)

Após enviar os documentos para assinatura, o status da requisição é alterado para Em Assinatura.

Os documentos marcados com a opção inserir código de barras serão enviados para assinatura já com o código de barras gerado.

Documentos na fase Executada:

(14)

Ao enviar a requisição para assinatura, é feito o envio de e-mail para todos os assinantes cadastrados na aba assinantes contendo o link de acesso à DocuSign.

No resumo da requisição é apresentado o link para Visualizar Documentos em Assinatura, onde o usuário poderá visualizar os arquivos, assinantes entre outros (será necessário autenticar na Docusign para visualizar os dados).

Após todos os assinantes assinarem os documentos na DocuSign: O responsável pela requisição é notificado por e-mail;

Os documentos retornam com as assinaturas realizadas na DocuSign; No sistema é cadastrado também o documento de certificado de assinaturas; A requisição é alterada para a fase assinada;

Na fase assinada, serão apresentados os mesmos botões da fase executada (com exceção do botão enviar para assinatura).

Documentos da Requisição na fase Assinada:

Na fase Em Assinatura, caso algum dos assinantes reprove a assinatura na DocuSign, a requisição é alterada para a fase Reprovada, sendo apresentado o botão Enviar para assinatura nesta fase.

Regras:

Somente os documentos válidos e que tenham o campo Assinar marcado serão enviados para assinatura.

(15)

Na fase Assinada, o responsável da requisição não é alterado, ou seja, o responsável pela fase Em Assinatura será o responsável na fase Assinada.

Na fase Reprovada, será possível enviar para assinatura apenas se a requisição já tiver sido executada pelo menos 1 vez. Nas fases Em assinatura e Assinada não será possível adicionar documentos com a opção Assinar marcada.

Nas fase Em assinatura e Assinada não será possível adicionar/alterar/remover assinantes.

Assinatura Qualisign

A Qualisign é um serviço de assinatura para documentos eletrônicos que possibilita a assinatura digital (com certificado ICP-Brasil) e a assinatura eletrônica de diversos tipos de documentos.

Através da integração com o módulo de requisições, o usuário pode enviar diferentes documentos para assinatura de acordo com sua necessidade. Uma solicitação de assinatura deve conter ao menos um assinante designado.

Na aba de assinantes da requisição, poderão ser associados assinantes pré-cadastrados no módulo de Entidades (Tipo Assinante), assim como poderão ser cadastrados manualmente no ato da solicitação.

Após o envio dos documentos, os assinantes responsáveis são alertados pela Qualisign através do e-mail com as respectivas solicitações de assinatura. Depois que o documento é assinado por todos os assinantes, o mesmo retornará para a requisição do ProJuris, incluindo-se na aba documentos os arquivos assinados.

Funcionamento

>> Painel de controle - Instâncias - Projuris - Itens de configuração do cliente - Definir Funcionalidades, foi disponibilizada a aba Assinatura Digital. Ao habilitar a integração, é possível escolher qual ambiente (Homologação ou Produção) será utilizado.

Além disso, é necessário o preenchimento dos campos CNPJ e Código do cliente:

(16)

Ao incluir uma requisição onde o tipo da requisição possui a opção assinatura digital Qualisign marcada, aparecerá na aba de documentos a coluna Status do Documento:

Quando o documento é incluído na requisição sem o flag Assinar marcado; não haverá status do documento.

Quando o documento é incluído na requisição com o flag Assinar marcado; o status do documento será "Aguardando Envio".

Quando o documento é enviado para Assinatura e enviado com sucesso; o status do documento será "Aguardando Assinatura" e o status da requisição é alterado para Em Assinatura.

Quando o documento é assinado no portal Qualisign; o status do documento será "Assinado" e o status da requisição é alterado para Assinada. Quando o documento for recusado por algum dos assinantes no portal Qualisign; o status do documento será "Recusado" e o status da requisição é alterado para Reprovada.

Obs: A imagem acima é meramente ilustrativa e não condiz com a realidade.

Quando o documento é enviado para Assinatura porém ocorreu algum erro no envio; o status do documento será "Erro no envio".

O status da requisição é mantido em Executada e será possível detalhar o documento que não foi enviado para corrigir o erro antes de Enviar para

.

(17)

Caso o tipo de requisição possua modelo de documento associado; este virá com a opção assinar marcado na aba Documentos da requisição.

Desta forma, ao gerar o documento (oficial) e, caso o documento esteja marcado para gerar código de barras (autenticado), o documento (autenticado) será enviado para assinatura.

Caso o documento não esteja marcado para gerar código de barras, o documento (oficial) será enviado para assinatura.

Na fase aguardando execução, ao aprovar a requisição, na tela de preenchimento do histórico, será apresentada a opção Exige assinatura com certificado ICP Brasil.

Caso esta opção seja marcada, na fase executada, ao enviar a requisição para a fase Em Assinatura, ao assinar documentos na Qualisign será solicitado o certificado ICP Brasil.

Caso esta opção não seja marcada, na fase executada, ao enviar a requisição para a fase Em Assinatura, ao assinar documentos na Qualisign n

será solicitado o certificado ICP Brasil.

ão

(18)

Para enviar a requisição para a fase Em Assinatura, é necessário haver pelo menos um documento marcado com a opção assinar, e também é necessário haver ao menos um assinante cadastrado na aba assinantes.

Os documentos marcados com a opção inserir código de barras serão enviados para assinatura já com o código de barras gerado.

Documentos na fase Executada:

Documentos na fase Em Assinatura:

Ao enviar a requisição para assinatura, é feito o envio de e-mail para todos os assinantes cadastrados na aba assinantes contendo o link de acesso à Qua .

lisign

Após todos os assinantes assinarem os documentos na Qualisign: O responsável pela requisição é notificado por e-mail;

Os documentos retornam com as assinaturas realizadas na Qualisign;

No sistema é cadastrado também o documento de certificado de assinaturas (P7S) ; A requisição é alterada para a fase Assinada;

Na fase Assinada, serão apresentados os mesmos botões da fase Executada (com exceção do botão enviar para assinatura).

Para validar a assinatura digital é necessário acessar o site https://www.documentoeletronico.com.br/proceletronicahttps/validardocumentoscontent.aspx

Selecionar a opção Pelo Arquivo e informar o arquivo P7S a ser validado. Selecionar a opção Consultar.

(19)

Documentos da Requisição na fase Assinada:

Na fase Em Assinatura, caso algum dos assinantes cancele a assinatura na Qualisign, a requisição é alterada para a fase Reprovada, sendo apresentado o botão Enviar para Assinatura nesta fase.

Cadastro tipo de documento ID Qualisign

Após habilitar a integração com a Qualisign, ao utilizar tipo de requisições de Contratos e/ou Procurações será necessário cadastrar o ID Qualisign par a os tipos de documentos destes contextos.

Para cadastrar o ID Qualisign nos tipos de documentos basta acessar: Painel de controle - Tabelas Auxiliares - Contratos ou Procurações - Tipo de documento - Cadastrar ou Editar um Tipo de documento e preencher o ID Qualisign com o código correspondente ao tipo de documento que deseja enviar.

(20)

aceitos pela :

Códigos Qualisign

O código do tipo de documento é uma informação gerada pelo portal e pode variar de um ambiente para outro (homologação e produção). Abaixo, relação de códigos padrões do Portal QualiSign:

Observações:

Requisições de Contrato e Procuração que utilizam modelos que não obrigam tipo de documento, consideram o tipo de documento padrão definido nas instâncias para realizar a integração.

Então, se a requisição utiliza modelo em um contexto que não obriga o tipo de documento na Biblioteca Jurídica, o tipo a ser validado no envio para a QualiSign deve ser o definido nas Instâncias > Itens da configuração do cliente > Requisições > Tipo de documento padrão.

(21)

O envio do tipo de documento selecionado dentro da requisição será realizado quando:

A requisição for do contexto de Contrato/Procuração e é feito upload de um documento qualquer;

A requisição for do contexto de Contrato/Procuração e é utilizado modelo de contexto diferente de Contrato/Procuração;

Caso o contexto no tipo da requisição seja diferente de Contrato/Procuração, será enviado o tipo de documento Ata de Assembléia (ID qualisign = 10).

Regras

Somente os documentos válidos e que tenham o campo Assinar marcado serão enviados para assinatura;

Na fase Em assinatura, o responsável da requisição é o mesmo da fase anterior (Executada). Não há alteração de responsabilidade nesta fase; Na fase Assinada, o responsável da requisição não é alterado, ou seja, o responsável pela fase Em Assinatura será o responsável na fase Assinada;

Na fase Reprovada, será possível enviar para assinatura apenas se a requisição já tiver sido executada pelo menos 1 vez; Nas fases Em assinatura e Assinada não será possível adicionar documentos com a opção Assinar marcada;

Nas fase Em assinatura e Assinada não será possível adicionar/alterar/remover assinantes.

Restrições

Atualmente; o nome do documento salvo na Qualisign possui uma restrição de 50 caracteres, ou seja; documentos com mais de 50 caracteres terão seu nome cortado;

O Administrador do Portal da Qualisign não pode ser assinante;

Referências

Documentos relacionados

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Querido Jesus, eu peço-Vos que me consagreis, à minha família, amigos e nação para a Protecção do Vosso Precioso Sangue.Vós morrestes por mim e as Vossas Feridas

Durante o semestre letivo, o CEPS Anita Garibaldi recebeu 164 alunos dos cursos de graduação da UFRN para o desenvolvimento de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no

são tecnicamente justificadas para atender à nova realidade enfrentada pela CETESB, após a incorporação das atribuições de três outros órgãos vinculados à antiga SMA

Poderá olhar para esta palavra caso precise de uma energia extra para não desistir dos seus sonhos..

ou entregue em mão, no Gabinete de Apoio à Presidência (GAP) da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha. O não pagamento nos termos do presente artigo implica a anulação da

Teve por objetivos analisar o emprego de conjunções em situações lacunadas, sem disponibilização de alternativas de resposta e o emprego de conjunções em situações