• Nenhum resultado encontrado

O modo como paga a água está a mudar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O modo como paga a água está a mudar"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O modo

como paga

a água está

a mudar

(2)

Porquê contadores?

O sul de Inglaterra é uma das áreas mais secas do Reino Unido, tendo sido

classificado como uma “área de grave problema hídrico” pela Defra, o departamento britânico para as questões ambientais, alimentares e rurais.

Prevê-se que, devido às alterações climáticas, as temperaturas irão sofrer um aumento de 2ºC-3,5ºC até 2080, e que a pluviosidade no sudeste de Inglaterra irá descer para metade. Prevê-se também que secas como as que assistimos em 2004–2006 irão tornar-se mais comuns. E, à medida que a população do sudeste de Inglaterra continua a aumentar, a quantidade de água de que iremos precisar para abastecer a população irá aumentar ainda mais, colocando mais pressão sobre os rios locais e o ambiente natural já de si sob pressão. Cerca de 40% dos agregados familiares que abastecemos já possuem um contador de água, e desde 1990 que todas as casas novas vêm já com um instalado. Até 2015, até 92% dos nossos clientes irão ter um contador de água, alinhando-se com o resto da Europa. O programa de instalação dos contadores é uma parte importante dos nossos planos para o abastecimento de água a longo prazo. Também estamos a reduzir as fugas, trabalhando com as empresas no sentido de reduzir o seu desperdício de água e aumentar a nossa gama de serviços para ajudar os clientes a conservar água em casa.

Também estamos a desenvolver novos recursos e investigámos cuidadosamente outras opções, tais como a construção de mais reservatórios. A instalação de

contadores irá reduzir a quantidade de água que as pessoas usam, na medida do que será necessário para voltarmos em 2035 aos níveis actuais de consumo de água, contando já com o crescimento na região e as respectivas exigências adicionais de consumo dos recursos.

Iremos instalar brevemente contadores de

água na sua área e em todo o sudeste de

Inglaterra. Entre 2010 e 2015, a maioria dos

nossos clientes que ainda não tenham um

contador irão receber um gratuitamente.

Ter um contador significa que só paga aquilo

que usar, passando a controlar a sua conta.

(3)

Poupar água poupa energia e dinheiro

Ter um contador irá permitir-lhe controlar a sua conta da água e dar-lhe uma oportunidade para poupar dinheiro ao reduzir o que gasta. Também significa que poderá poupar na sua conta de luz e de gás, ao reduzir a quantidade de água quente utilizada em casa. Muitos de nós não sabemos, mas aquecer água para as nossas tarefas diárias tais como tomar um duche, lavar roupa e pôr a chaleira a aquecer equivale a cerca de 20% da pegada ecológica de um agregado familiar médio. Isto pode significar cerca de 200 libras por ano gastas em contas de gás e electricidade.

É grátis passar a ter um contador e não é

preciso pedir um

A maioria dos nossos clientes de abastecimento de água em Kent, Sussex e Hampshire, irá receber um contador entre 2010 e 2015. Não é preciso pedi-lo, nós iremos contactá-lo antes de o instalarmos.

A instalação é grátis e, na maior parte dos casos, o contador será instalado no passeio público fora da sua propriedade, não sendo necessário entrar em sua casa. Assim, podemos concluir a instalação sem interferir no seu dia.

Quando o contador estiver instalado, iremos começar a contar a quantidade de água que usa em sua casa. Quando instalarmos o seu contador, irá receber muitas informações sobre como pode poupar água e energia em toda a casa.

(4)

O que é um contador de água?

Um contador é um aparelho instalado nos tubos de água que abastecem a sua casa, destinado a medir o volume de água que passa pelos mesmos.

Desde Abril de 2010 que todos os contadores que instalamos são contadores AMR (com leitura automatizada da contagem). A leitura destes contadores pode ser feita à distância, bastando passar em frente à sua casa dentro de um veículo. Dispensa-se, assim, a visita de um funcionário responsável pela leitura dos contadores. Isto também significa que podemos fazer até 20.000 leituras de contadores por dia e que não precisamos de entrar na sua propriedade ou no seu jardim para fazer a leitura.

Os contadores AMR têm também um alarme de fugas, informando-nos da

possibilidade de haver uma fuga nos tubos da sua casa. Iremos ler o seu contador de água duas vezes por ano, de seis em seis meses.

Quando irá chegar o meu contador?

A maioria dos nossos clientes irá receber um contador entre 2010 e 2015. Para saber quando o seu contador irá ser instalado, introduza o seu código postal no respectivo campo da nossa página da Internet.

A Southern Water irá contactá-lo antes da instalação do seu contador e dar-lhe mais informações. Quando as nossas equipas de instalação estiverem na sua área, terá oportunidade de visitar a nossa unidade móvel de exposição e falar sobre as suas dúvidas cara a cara com um membro da nossa equipa. Esteja também atento ao folheto informativo que será colocado na sua caixa de correio umas semanas antes da instalação.

A segurança é importante

Todas as pessoas que trabalham no nosso programa de instalação de contadores de água usam vestuário de trabalho e conduzem veículos devidamente identificados com o logótipo da Southern Water. Também terão cartões de identificação. Tenha cuidado com pessoas que não são quem dizem ser – os funcionários da Southern Water trazem sempre consigo os seus cartões de identificação.

(5)

Qual será o método de cobrança?

O contador de água conta a quantidade de água usada em metros cúbicos (1 metro cúbico = 1.000 litros) e ser-lhe-á cobrada uma taxa unitária por cada metro cúbico de água usada. Ser-lhe-á cobrada uma taxa unitária por cada metro cúbico de água devolvida ao sistema de esgotos, que será tratada e reciclada para o ambiente. Chama-se a isto a taxa de águas residuais. Esta taxa é calculada pressupondo-Chama-se que 92,5% da água usada vai para os esgotos, porque alguma é usada nos jardins ou evapora-se.

Um guia de utilização

A seguinte tabela dá-lhe indicações sobre o consumo médio de água nos agregados familiares que não têm contador de água, e o montante provável das suas contas anuais ou mensais. A sua conta irá variar dependendo da sua utilização pessoal de água

Notas:

Os preços representam a média e servem apenas de orientação, baseando-se num agregado familiar que recebeu serviços de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais da Southern Water durante 2010/2011. As linhas orientadoras baseiam-se num perfil plano de consumo de água ao longo do ano.

188

319

388

433

504

592

237

361

426

468

535

618

252

375

440

482

549

639

20

30

35

39

45

52

21

31

37

40

46

53

173

304

373

418

489

577

188

319

388

433

504

592

237

361

426

468

535

618

252

375

440

482

549

639

20

30

35

39

45

52

21

31

37

40

46

53

173

304

373

418

489

577

Número de pessoas no agregado familiar Aparta-mento: litros/dia Casa com jardim: libras/ano Aparta- mento: libras/ano Casa com jardim: litros/dia Casa com jardim: libras/mês Aparta- mento: libras/mês

(6)

Precisa de ajuda para pagar a sua conta?

Se estiver com dificuldades para pagar a sua conta, iremos fazer tudo que pudermos para ajudar. Se não conseguir pagar a conta da água medida com um contador, contacte-nos assim que possível para vermos como o podemos ajudar.

Iremos dar apoio a todos os que sofrerem um aumento nas contas através de uma Changeover Tariff (tarifa de mudança), que lhe dará tempo para se ajustar às contas baseadas em contadores.

Se optar pela Changeover Tariff, a subida nas suas contas será faseada gradualmente ao longo de 3 anos para ter tempo para conseguir controlar a utilização da sua água e as suas contas.

Iremos também dar apoio aos clientes que tiverem dificuldades reais para pagar as suas contas através de uma Support Tariff (tarifa de apoio). Se quiser beneficiar da Support Tariff, tem de aceitar um Home Saver Check grátis em sua casa para ajudar a reduzir o consumo de água e de energia, e a instalação de aparelhos gratuitos de poupança de água.

Ser-lhe-á depois oferecida uma análise financeira gratuita, feita por uma empresa independente que o poderá ajudar a identificar benefícios a que possa ter direito e que o irá recomendar se possuir os requisitos necessários para passar para a

Support Tariff.

Com esta tarifa, a sua conta seria limitada à taxa equivalente da sua conta antes de passar para a cobrança com contador.

(7)

A Support Tariff não é a única opção para ajudar a pagar contas calculadas com o contador:

A WaterSure providencia ajuda financeira a determinados clientes com contadores de água que tenham 3 ou mais filhos, ou a pessoas com problemas de saúde que usem grandes quantidades de água para fins essenciais.

O Southern Water Charitable Trust Fund é ume entidade independente que atribui subsídios para ajudar aqueles que não conseguem pagar as suas contas de água na nossa região.

O Water Direct Scheme permite que as pessoas que recebem os subsídios Job Seekers Allowance, Pension Credit ou Income Related Employment e Support Allowance, consigam retirar dinheiro dos mesmos para pagar as suas contas à Southern Water.

Iremos dar mais detalhes sobre todas as tarifas e sobre os apoios disponíveis quando instalarmos o seu contador de água.

Contacte-nos

Se quiser entrar em contacto com a Southern Water para falar sobre o seu contador de água ou sobre a sua conta de água calculada a partir de um contador, visite a página de contactos da página da Internet da Southern Water em www.southernwater.co.uk, ou ligue para o nosso Metering Call Centre através do número 0333 2003 011.

Referências

Documentos relacionados

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

O lançamento em questão é de um texto sobre a escola de magia americana Ilvermorny Figura 16, juntamente de um teste para descobrir a que casa o público pertence, sendo esta, parte

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação