• Nenhum resultado encontrado

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

1. NOME DO MEDICAMENTO Fluvermal 100 mg Comprimidos Fluvermal 20 mg/ml Suspensão oral

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 100 mg de flubendazol.

O comprido é branco, circular, biconvexo, com ranhura central num dos lados. A suspensão oral contém 20 mg de flubendazol por mililitro.

A suspensão oral apresenta-se branca a homogénea. Excipientes com efeito conhecido:

Fluvermal 100 mg Comprimidos Lactose - 102,6 mg

Fluvermal 20 mg/ml Suspensão oral

Para-hidroxibenzoato de propilo (E216) - 0,2 mg/ml Para-hidroxibenzoato de metilo (E218) - 1,8 mg/ml Lista completa de excipientes, ver secção 6.1.

3. FORMA FARMACÊUTICA Comprimido.

Suspensão oral.

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1 Indicações terapêuticas

Fluvermal está indicado no tratamento de infestações simples ou mistas por Enterobius vermicularis (oxiúro), Trichuris trichiura (tricocéfalo), Ascaris lumbricoides (lombriga), Ancylostoma duodenale, Necator americanus (ancilostoma).

4.2 Posologia e modo de administração

1) Oxiuríase: Tomar um comprimido ou 1 colher-medida (5 ml) de suspensão oral, numa dose única. Uma vez que as reinfestações por Enterobius vermiculares são muito

(2)

frequentes recomenda-se repetir o tratamento 2 a 4 semanas depois, particularmente nos tratamentos de irradicação.

2) Ascaridíase, tricocéfalo, ancilostoma e infestações mistas: tomar 1 comprimidos 2 vezes por dia ou 1 colher-medida (5 ml) de suspensão oral, de manhã e à noite durante 3 dias consecutivos.

A posologia é igual para adultos e população pediátrica Para crianças com menos de 1 ano, ver secção 4.4.

Não são necessárias medidas especiais tais como dieta ou o uso de laxantes. A suspensão deve ser agitada antes de ser usada.

NOTA: Para doentes, tais como crianças, que não conseguem engolir os comprimidos de 100 mg, considerar a utilização de Fluvermal 20 mg/ml suspensão oral.

4.3 Contraindicações

Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção 6.1.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

Como a experiência bem documentada em população pediátrica com menos de um ano é escassa, Fluvermal só deve ser administrado nestas situações se a presença dos vermes interferir, de modo significativo, com o estado nutricional e o desenvolvimento físico da criança.

Fluvermal comprimidos

Este medicamento contém lactose. Doentes com problemas hereditários raros de intolerância à frutose, malabsorção de glucose-galactose ou insuficiência de sacarase-isomaltase não devem tomar este medicamento.

Fluvermal suspensão oral

Este medicamento contém hidroxibenzoato de propilo (E216) e para-hidroxibenzoato de metilo (E218). Pode causar reações alérgicas (possivelmente retardadas), e excecionalmente, broncospasmo.

4.5 Interações medicamentosas e outras formas de interação Não se conhecem interações.

4.6 Fertilidade, gravidez e aleitamento Gravidez

(3)

Fluvermal apresentou atividade teratogénica e embriotóxica em alguns estudos em ratos. Tais efeitos não foram verificados em estudos de teratogenia em coelhos ou ratinhos.

A experiência clínica não revelou aumento do risco de malformações na espécie

humana. Contudo, é melhor evitar o uso do produto durante a gravidez ou nas mulheres com probabilidade eminente de gravidez.

Amamentação

Desconhece-se se Fluvermal é excretado no leite humano. Por isso deve usar-se precaução quando o produto é administrado a mães que amamentam.

Fertilidade

Não foram observados efeitos na fertilidade de ratos machos ou fêmea. Não existem dados sobre o efeito do flubendazol na fertilidade em seres humanos.

4.7 Efeitos sobre a capacidade de condução e utilizar máquinas

Não foram realizados estudos relativamente aos efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas. Em alguns casos podem ocorrer reações adversas tais como

tonturas (ver secção 4.8). Esta possibilidade deve ser tida em consideração quando da condução de veículos ou da utilização de máquinas.

4.8 Efeitos indesejáveis

Nesta secção são reportadas reações adversas. Uma reação adversa é um efeito adverso que se considera estar associado ao uso de flubendazol, com base na avaliação da informação disponível relativa ao efeito adverso propriamente dito. No entanto, não é possível estabelecer uma relação causal segura entre a utilização de flubendazol e o efeito adverso para casos individuais. Adicionalmente, devido ao facto dos ensaios clínicos serem conduzidos sob diversas condições, a taxa de reações adversas observada nos ensaios clínicos para um medicamento, não pode ser comparada diretamente com a taxa verificada para outro medicamento, podendo ainda não refletir a taxa de reações adversas observada na prática clínica.

Ensaios clínicos Adultos

A segurança de Fluvermal foi avaliada em 16 ensaios clínicos que contaram com a participação de 1673 pessoas no tratamento de infestações simples ou mistas por Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura , Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale, Necator americanus. Destes ensaios:

• Cinco foram controlados com placebo e com comparador ativo (mebendazol); • Dois foram controlados com placebo;

• Três foram controlados com comparador ativo (mebendazol em dois ensaios e pamoato de pirantel num ensaio);

(4)

• Seis foram realizados apenas com Fluvermal.

Em todos os ensaios, os participantes receberam, pelo menos, uma dose de Fluvermal e originaram dados sobre a segurança. As reações adversas reportadas em 7 ensaios controlados com placebo por ≥ 1% dos participantes tratados com Fluvermal, e com uma incidência superior relativamente aos participantes tratados com placebo, são apresentadas na Tabela 1.

Tabela 1. Reações adversas reportadas por ≥ 1% dos participantes tratados com fluvermal com uma incidência superior relativamente aos participantes tratados com placebo em 7 ensaios clínicos controlados com placebo

Classificação por sistema de órgãos Reação Adversa Fluvermal % (N = 459) Placebo % (N=193) Doenças do sistema nervoso Tonturas Dor de cabeça 1,3 1,5 0 0

Não foram reportadas outras reações adversas em ensaios clínicos por ≥ 1% dos participantes tratados com Fluvermal (controlados com placebo [N=459], controlados com comparador ativo [N=589] ou no geral [N=1673]).

As reações adversas reportadas em 16 ensaios controlados com placebo por <1% dos participantes tratados com Fluvermal são apresentadas na Tabela 2.

Tabela 2. Reações Adversas Reportadas por <1% dos Participantes tratados com Fluvermal em 16 Ensaios Clínicos

Classificação por sistema de órgãos Reação Adversa

Doenças gastrointestinais Dor abdominal

Diarreia

População pediátrica

A segurança de Fluvermal foi avaliada em 10 ensaios clínicos que contaram com a participação de 689 participantes pediátricos (idade igual ou inferior a 15 anos) no tratamento de infestações simples ou mistas por Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale, Necator americanus. Destes ensaios:

• Dois foram controlados com comparador ativo (mebendazol); • Dois foram controlados com placebo;

• Seis foram realizados apenas com Fluvermal.

Em todos os ensaios, os participantes receberam, pelo menos, uma dose de Fluvermal e originaram dados sobre a segurança. As reações adversas reportadas em dois ensaios

(5)

controlados com placebo por ≥ 1% dos participantes tratados com Fluvermal, e com uma incidência superior relativamente aos participantes tratados com placebo, são apresentadas na Tabela 3.

Tabela 3. Reações Adversas reportadas por ≥ 1% dos participantes pediátricos tratados com Fluvermal com uma incidência superior relativamente aos participantes tratados com placebo em 2 ensaios clínicos controlados com placebo

Classificação por sistema de órgãos Reação Adversa Fluvermal % (N = 206) Placebo % (N=102) Doenças gastrointestinais Diarreia 7,8 6,9

As reações adversas não reportadas na Tabela 3, e que foram reportadas por ≥ 1% dos participantes (N=689) tratados com Fluvermal em 10 ensaios clínicos, são apresentadas na Tabela 4. Todos os participantes receberam, pelo menos, uma dose de Fluvermal e originaram dados sobre a segurança.

Tabela 4. Reações Adversas Reportadas por ≥ 1% dos Participantes Pediátricos Tratados com Fluvermal em 10 Ensaios Clínicos

Classificação por sistema de órgãos Reação adversa

Fluvermal % (N = 689) Doenças gastrointestinais

Dor abdominal 4,9

Não foram reportadas outras reações adversas por ≥ 1% dos participantes pediátricos (N=689) tratados com Fluvermal em 10 ensaios clínicos. Apesar de nem todos os acontecimentos estabelecidos como reações adversas nos ensaios clínicos realizados em adultos terem sido estabelecidos como reações adversas nos ensaios clínicos realizados na população pediátrica, as reações adversas observadas nos ensaios clínicos realizadas em adultos são aplicáveis à população pediátrica.

Experiência pós-comercialização

Reações adversas identificadas pela primeira vez durante a experiência

pós-comercialização estão incluídas na Tabela 5. As frequências são classificadas de acordo com a seguinte convenção:

Muito frequentes ≥ 1/10

Frequentes ≥1/100, <1/10 Pouco frequentes ≥1/1.000, <1/100 Raros ≥1/10.000, <1/1.000 Muito raros <1/10.000,

(6)

Tabela 5. Reações adversas identificadas durante a experiência pós-comercialização com Fluvermal, em função da frequência (estimada através da taxa de notificação

espontânea)

Doenças do sistema imunitário

Muito raro Reações de hipersensibilidade (incluindo angioedema, urticária, erupção cutânea e prurido)

Doenças gastrointestinais Muito raro

Muito raro

Náuseas Vómitos Notificação de suspeitas de reações adversas

A notificação de suspeitas de reações adversas após a autorização do medicamento é importante, uma vez que permite uma monitorização contínua da relação benefício-risco do medicamento. Pede-se aos profissionais de saúde que notifiquem quaisquer suspeitas de reações adversas diretamente ao INFARMED, I.P.:

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 71 40 Fax: + 351 21 798 73 97

Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

4.9 Sobredosagem Sintomas

Se acidentalmente for ingerida uma dose excessiva podem ocorrer cólicas abdominais, náuseas, vómitos e diarreia.

Embora a duração máxima recomendada para tratamento com Fluvermal seja limitada a três dias, foram referidos casos raros de perturbação da função hepática, hepatite e discrasia sanguínea em doentes com doença hidática tratados com doses maciças e por períodos de tempo prolongados.

Tratamento

Não existe antídoto específico. Pode ser administrado carvão ativado, se apropriado.

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1 Propriedades farmacodinâmicas

(7)

Grupo farmacoterapêutico: 1.4.1 – Medicamentos anti-infeciosos. Antiparasitários. Anti-helmínticos, código ATC: P02CA05

Fluvermal interfere com a formação da tubulina celular do verme perturbando, assim, a metabolização de glucose e as funções digestivas normais do verme numa extensão tal que determina um processo autolítico.

5.2 Propriedades farmacocinéticas

O flubendazol é pouco absorvido após administração oral.

Nas doses anti-helmínticas habituais a biodisponibilidade é fraca devido ao elevado metabolismo de primeira passagem e à muito baixa solubilidade da substância. 90% da pequena fração absorvida ligam-se às proteínas plasmáticas.

5.3 Dados de segurança pré-clínica

O flubendazol não demonstrou riscos especiais para o ser humano, com base em estudos de farmacologia de segurança, toxicidade aguda, mutagenicidade e carcinogenicidade, realizados em modelos animais.

Vários estudos in vivo e in vitro não revelaram atividade mutagénica, contudo um estudo in vitro revelou poliplodia em células de pulmão do hamster Chinês (CHL). Num estudo efetuado no cão, a administração sub-crónica de flubendazol esteve associada a uma ligeira atrofia da próstata, não sendo claro se esta ocorrência está relacionada com o fármaco.

Os estudos de toxicidade reprodutiva não revelaram efeitos adversos sobre a fertilidade ou desenvolvimento peri e pós-natal. Os resultados dos estudos de teratogénese são contraditórios. O flubendazol não apresentou efeitos teratogénicos em estudos efetuados em ratinhos, ratos e coelhos, mas induziu um aumento na incidência de malformações fetais em dois outros estudos realizados em ratos. A discrepância dos resultados poderá estar relacionada com o método de preparação da substância ativa ou as formulações administradas, entre outros.

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1 Lista dos excipientes

Fluvermal 100 mg Comprimidos Amido de milho Croscarmelose Lactose anidra Aerosil 200 Laurilsulfato de sódio Estearato de magnésio Celulose microcristalina 102

(8)

Metilcelulose

Fluvermal 20 mg/ml Suspensão oral Propilenoglicol (E1520)

Povidona

Mistura de celulose microcristalina e carboximetilcelulose sódica Docusato de sódio

Carmelose Água purificada

Para-hidroxibenzoato de propilo (E216) Para-hidroxibenzoato de metilo (E218) Sacarina sódica (E954)

Essência de banana 6.2 Incompatibilidades Não aplicável.

6.3 Prazo de validade 5 anos.

6.4 Precauções especiais de conservação Conservar a temperatura inferior a 30 ºC.

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. 6.5 Natureza e conteúdo do recipiente

Fluvermal 100 mg Comprimidos

Embalagens de 6 e 18 comprimidos acondicionados em blisters em cloreto de polivinilo/Alu.

Fluvermal 20 mg/ml Suspensão oral

Frasco de vidro âmbar, de 30 ml e 60 ml com colher medida de 5 ml,. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. 6.6 Precauções especiais de eliminação e manuseamento

Agite bem a suspensão antes de cada administração. Instruções para abrir o frasco

(9)

O frasco traz uma tampa de segurança infantil e deve abrir-se do seguinte modo: empurrar a tampa plástica de rosca para baixo, enquanto se roda no sentido contrário dos ponteiros do relógio.

Qualquer medicamento não utilizado ou resíduos devem ser eliminados de acordo com as exigências locais.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Johnson & Johnson, Lda.

Estrada Consiglieri Pedroso, 69 A - Queluz de Baixo 2730-055 Barcarena

Portugal

8. NÚMEROS DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Fluvermal 100 mg comprimidos

Nº de registo: 9552703 - 6 comprimidos, 100 mg, blister de cloreto de polivinilo/Alu Nº de registo: 9552711 - 18 comprimidos, 100 mg, blister de cloreto de polivinilo/Alu Fluvermal 20 mg/ml suspensão oral

Nº de registo: 9557405 - 30 ml de suspensão oral, 20 mg/ml, frasco de vidro âmbar. Nº de registo: 4666293 - 60 ml de suspensão oral, 20 mg/ml, frasco de vidro âmbar.

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Data da primeira autorização: 22 de setembro de 1998 Data da última renovação: 22 de setembro de 2003

Referências

Documentos relacionados

Como o parâmetro “valor” é uma string, temos que antes de atribuir esse valor a variável “num” que é inteira, converter a string numérica para um número inteiro,

Por um período de doze meses, as abelhas foram estimuladas a coletar resinas e a produzirem própolis para vedação em frestas de 1,5 cm, abertas pela elevação de um dos lados da

Tudo isso para descobrir que câmera, natureza, qualidade, direção e intensidade da luz são as ferramentas do ofício de diretor de fotografia.. Sintam-se a vontade para ficar

As Reações Adversas a Medicamentos (RAMs) relatadas em &gt;1% dos pacientes adultos tratados com o topiramato em estudos duplo-cegos, controlados por placebo de terapia adjuvante

As reações adversas relatadas em ≥ 1% dos pacientes adultos tratados com o topiramato em estudos duplo-cegos, controlados e de monoterapia para epilepsia são

Reações Adversas a Medicamentos Relatadas em Estudos Clínicos Duplo-Cegos Controlados em &lt;1% dos Pacientes Adultos Tratados com o Topamax  ou em Qualquer Taxa em Estudos

As reações adversas relatadas em estudos clínicos duplo-cegos controlados em &lt;1% dos pacientes adultos tratados com o Topamax ® ou em qualquer taxa em estudos clínicos abertos

As reações adversas relatadas em &gt;2% dos pacientes pediátricos tratados com o topiramato (2 a 16 anos de idade) em estudos duplo-cegos, controlados por placebo de terapia