• Nenhum resultado encontrado

Boa sorte, vcs estão de parabéns muito bem estruturado o trabalho de vcs...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boa sorte, vcs estão de parabéns muito bem estruturado o trabalho de vcs..."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROJETO

1.1 Área / Assunto

Área – Administração Financeira Assunto – Capital de Giro

1.1.1 Tema

A importância da Administração do Capital de Giro para a Sobrevivência das empresas.

1.2 Problema

O Capital de Giro vem sendo cada vez mais reconhecido como uma área importante para o equilibrio financeiro das empresas tendo participação decisiva no sucesso dos negocios, onde a qualidade das decisões que o envolvem é dependente da análise do administrador, do seu conhecimento e compreensão dos problemas para que ele possa definir as melhores soluções, logo, queremos discutir a melhor maneira da empresa administrar seu capital de giro sem correr riscos de insolvência, mantendo assim sua saúde financeira.

1.3 Hipótese

1. Aplicar tudo em primeira pessoa (verbos);

2. Aproveitar o maximo do autor de livros finaneceiros, “Gitmam”;

3. No item Problema alterar na primeira linha “uma àrea” para algo como recurso ou instrumento, (Capital de Giro não é uma área ! );

4. No item hipotese, na Quarta linha corrigir “o nivel” para o “ponto de estoque” ;

5. ainda na hipotese, completar no final, algo como – “ ESSE É O PROPOSITO DO TRABALHO” ... (ou seja vcs terão que provar a hipotese que esta no segundo paragrafo);

6. No item revisão bibliográfica, verificar orientação do manual da FIG, ano da publicação da obra e etc...; 7. No item justificativa, coloquem as razões pelas quais

querem falar sobre esse tema;

8. No item objetivo, trocar a palavra “mostrar” na primeira linha para “abordar” – achei não muito conclusivo esse item, vcs devem ser mais enfaticas ...

9. No item metodologia, devem capitular juntamente com os intes referentes aos capitulos;

10. No item metodologia, vcs devem verificar se existe link entre os capitulos ...isso é importante para não dar a impressão de estarem simplesmente criando capitulos para rechear o TCC;

11. Cadê a bibliografia ??;

12. A minha maior duvida é com relação a comprovação da hipotese, vcs vão fazer uma pesquisa para confirmar a hupotese ? Não vejo isso nos capitulos, não existe tb nenhum estudo de caso, apontado nos capitulos; Boa sorte, vcs estão de parabéns – muito bem estruturado o trabalho de vcs ...

(2)

O Capital de Giro refere-se aos ativos circulantes que sustentam as operações do dia-a-dia das empresas e à administração das contas dos elementos de giro, sendo eles ativos e passivos correntes. Essa administração engloba vários aspectos tais como: o ível adequado de estoques que a empresa deve manter, os investimentos em duplicatas a receber, critérios de gerenciamento do caixa e títulos negociáveis, bem como as obrigações de curto prazo.

Se as empresas conhecerem bem seu capital de giro, as peculiaridades de sua administração, e reflexos no contexto decisorial de suas finanças, provavelmente conseguirão gerir, aplicar e gerenciar seus recursos financeiros de modo a maximizar seus lucros preservando assim sua saúde financeira.

1.4 Revisão Bibliográfica

O autor ( ), em seu Livro defende que:

“Capital de Giro é um investimento de uma empresa em ativos de curto prazo – caixa, títulos negociáveis, estoque e contas a receber.

... A expressão capital de giro originou-se com o velho mascate ianque que lotava sua carroça com mercadorias e então se punha a caminho para vender seus artigos. Chamava-se capital de giro porque era o que ele na verdade vendia, ou “girava”, para produzir seus lucros. A carroça e o cavalo era seus ativos permanentes. Ele geralmente possia o cavalo e a carroça, de forma que estes eram financiados com capital próprio, mas ele tomava emprestado os recursos para comprar a mercadoria. Esses recursos, chamado de emprestimo de capital de giro, tinham de ser substituido depois de cada viagem para demonstrar ao banco que o crédito era sádio. Se o mascate fosse capaz de restituir o emprestimo, então o banco poderia lhe fazer outro emprestimo, e os bancos que adotavam esse procedimento, dizia-se, utilizam práticas bancárias idôneas”.

Conforme o livro Administração do Capital de Giro, os autores Alexandre Assaf Neto e César Augusto Tibúrcio Silva consideram que:

“O Capital de Giro ou capital circulante é representado pelo ativo circulante, isto é, pelas aplicações correntes, identificadas geralmente pelas disponibilidades, valores a receber e estoques. Num sentido mais amplo, o capital de gitro representa os recursos demandados por uma empresaa para financiar suas necessidades operacionais identificadas desde a aquisição de matérias-primas (ou mercadorias) até o recebimento pela venda do produto acabado.

... A importância e o volume do capital de giro para uma empresa são determinados principalmente pelo volume de vendas, o qual é lastreado pelos estoques, valores a receber e caixa, sazonalidade dos negócios, que determina variações nas necessidades de recursos ao longo do tempo; fatores cíclicos da econômia, como recessão, comportamento do mercado etc.: tecnologia, principalmente aplicada aos custos e tempo de produção; e politícas de negócios, centradas em alterações nas condições de venda,

(3)

de crédito, produção etc.

Segundo autor Lawrence J. Gitmam em seu livro Princípios da Administração Financeira explica que:

“O capital de giro refere-se aos ativos circulantes que sustentam as operações do dia-a-dia das empresas já o capital de giro (ou circulante) liquido, a diferença entre os ativos e passivos circulantes, é uma medida conveniente da liquidez da empresa e também reflete sua capacidade de gerenciar suas relações com fornecedores e clientes.

A administração ineficiente do capital de giro afetará dramaticamente o fluxo de caixa das empresas.

... Os ativos circulantes, normalmente chamados de capital de giro circulante, representam a parcela do investimento que circula de uma forma a outra, durante a condução normal dos negócios. Essa idéia compreende a transição periodica de caixa para estoques, destes para duplicatas a receber e de volta para caixa, que compoem o ciclo operacional da empresa. Na condição de substitutos de caixa, os títulos negociaveis são considerados como parte do capital de giro. Da mesma forma, as despesas pagas antecipadamente estão incluidas no capital de giro porque representam serviços devido à empresa e que são usados na realização de suas atividades, eliminando a necessidade de desembolsos de caixa posteriores.

Os passivos circulantes representam os financiamentos a curto prazo da empresa, pois incluem todas as dividas que terão seu vencimento (e deverão ser pagas) em um ano ou menos. Tais dividas incluem normalmentos os valores devidos a fornecedores (duplicatas a pagar), bancos (títulos a pagar), empregados e governos (contas a pagar), dentre outros”.

Já o autor Idalberto Chiavenato, no livro Iniciação à Administração Financeira, aborda que:

“ A administração do Capital de giro tem por objetivo administrar cada um dos ativos circulantes e passivos circulantes da empresa, para garantir um nivel aceitavel de capital de giro circulante liquido.

... A atividade mais conhecida da AF é a administração do capital de giro. Na realidade, o dia-a-dia do administrador de recursos financeiros é quase totalmente tomado pela administração dos ativos correntes. O planejamento e a operação das entrada e saídas do caixa constituem talvez a parte mais reprsentativa do trabalho da AF.

... Capital de Giro: é constituído de ativos circulantes (também chamados ativos correntes). Os investimentos em ativos circulantes sofrem alterações muito frequentes, quase cotidianas, pois o capital de giro está relacionado principalmente com a vendas, que são realizads diariamente e sofrem oscilações frequentes. Esses investimentos são efetuados a curto prazo em função do ciclo de operações da empresa. Boa parte das aplicações de fundos das empresas se destinam ao seu capital de giro. É oportuno diferenciar o capital de girobruto e o capital de giro liquido”.

(4)

O autor Masakazu Hoji, em seu livro Administração Financeira – Uma abordagem prática descreve que:

“ O capital de giro é conhecido também como capital circulante e corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes, que transformam-se constantemente dentro do cilo operacional. Como o próprio nome dá a entender, o capital de giro fica girando dentro da empresa e, cada vez que sofre transformação em seu estado patrimonial, produz reflexo na contabilidade. Até transformar-se finalmente (novamente) em dinheiro, o valor inicial do capital de giro vai sofrendo acrescimo em cada transformação de modo que, quando o capital retornar do “estado de dinheiro”, ao completar o ciclo operacional, deverá estar maior do que o valor inicial.

... O estudo do capital de giro é fundamental para a administração financeira, porque a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas (inclusive financeiras) incorridas durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado, por meio d venda do produto ou prestação de serviço”.

Através do livro Administração de Finanças Empresariais, o autor José Roberto Machado coloca que:

“ O capital circulante representa o montante de recursos de curto prazo necessário para o financiamento do ciclo operacional de uma empresa que compreende o periodo que vai desde a compra de matérias-primas até o retornodos recursos provenientes das vendas dos produtos fabricados com aquelas metérias-primas.

É basicamente representado pelas contas que compoem o ativo circulante de uma empresa, que durante a condução normal dos negocios constituem o que se costuma chamar de ciclo das operações circulantes.

O ciclo das operações circulantes é formada pela movimentação dos itens doa tivo circulante, que sed inicia com a saída dos recursos financeiros, do disponivel e se encerra com a sua volta após a realização das vendas.” Os autores Stephen A Ross, Randolph L. Westenfield e Bradford D. Jordan, no livro Príncipios da Administração Financeira questionam:

“... A diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante da empresa é denominada de capital de giro líquido. O capital de giro líquido é positivo quando o ativo circulante excede o passivo circulante.

... Frequentemente, a expressão capital de giro líquido é associada à tomada de decisões financeiras a curto prazo.

... As decisões financeiras a curto prazo tipicamente envolvem entradas e saídas de caixa que ocorrem no prazo de um ano, ou menos. Por exemplo, decisões financeiras a curto prazo envolvem encomendas de matéria-prima, pagamentos a vista ou descontos na venda de produtos acabados”. Por fim, o autor A.A. Groppelli e Ehsan Nikbakht, no livro Administração Financeira, ressalta que:

“... Capital circulante líquido é a quantia de dinheiro que sobra após os passivos circulantes serem subtraídos aos ativos correntes.

(5)

Se o passivo circulante permanece o mesmo, o capital circulante aumenta quando o ativo circulante aumenta. Entre empresas da mesma indústria e com a mesma quantia em ativos, o que tiver maior capital circulante liquido é mais liquido, porque mais ativos líquidos estão disponíveis para cobrir os passivos circulantes.

Por causa dessa linha de racíocinio, o capital circulante liquido é sempre visto como um indicador de liquidez na administração do capital de giro”.

1.5 JUSTIFICATIVA

A Administração do capital e giro cosntitui uma das áreas mais importantes e conhecidas da Administração Financeira. Um gerenciamento inadequado deste capital resulta, normalmente, em sérios problemas financeiros, contribuindo efetivamente para a formação de uma situação de insolvência, por isso o seu estudo é fundamental e de suma importancia para o administrador.

1.6 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da administração do capital de giro para a preservação da saúde financeira da empresa, analisando toda sua composição, as contas de curto prazo, assim como seu financiamento atraves de capital próprio ou de terceiros.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada será exploratória, pois a pesquisa será feito através de livros, artigos de revista e internet.

SÚMARIO PRELIMINAR

Introdução

Definições de Capital de Giro Capital Circulante Liquido Fluxos de Caixa

Administração de Caixa

Modelos de Administração Caixa Float

(6)

Politica de crédito Concessão de crédito

Administração Financeira de Estoques Lote Economico Compra

Investimento em Estoques Just in Time

MRP II

Financiamento de Curto Prazo

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

72 Figura 4.32: Comparação entre a saída real e a saída calculada pela rede para todos os ensaios no treinamento, para o Modelo Neural 4b.. 75 Figura 4.35: Comparação entre

Para evitar danos ao equipamento, não gire a antena abaixo da linha imaginária de 180° em relação à base do equipamento.. TP400 WirelessHART TM - Manual de Instrução, Operação

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários