• Nenhum resultado encontrado

Discurso do Juiz Membro Dr. Luiz de França Belchior Silva na sessão solene de Posse do Juiz Membro Dr. José Eulálio Figueiredo de Almeida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Discurso do Juiz Membro Dr. Luiz de França Belchior Silva na sessão solene de Posse do Juiz Membro Dr. José Eulálio Figueiredo de Almeida"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Discurso do Juiz Membro Dr. Luiz de França Belchior Silva na sessão solene de Posse do Juiz Membro Dr. José Eulálio Figueiredo de Almeida

Excelentíssimo Senhor Presidente do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Excelentíssimo Senhor Corregedor e Vice-Presidente desta Corte. Senhores Membros desta Corte. Eminente Procurador Regional Eleitoral. Desembargadores, Juízes, Advogados e demais autoridades presentes. Servidores desta casa e demais convidados.

Ficou a meu cargo a honrosa tarefa de saudar a chegada do Dr. José Eulálio Figueiredo de Almeida, que se efetiva nesta sessão e toma assento como Juiz Membro para o biênio 2013/2015.

José Eulálio Figueiredo de Almeida, Dr. Eulálio, como costuma ser chamado, nasceu na cidade de São João Batista - MA, baixada ocidental maranhense.

É casado com dona Marlourdes Terças de Almeida há 31 anos, e tem 04 filhos (Ana Carolina, Luis Henrique, Arthur, e Emanuele) e 4 netos (Mateus, Ana Clara, Davi e Maria Fernanda).

Veio para São Luis, juntamente com sua família, quando ainda pequeno, fixando residência no centro histórico da cidade, no bairro Desterro, onde passou sua infância e adolescência.

Estudou no Jardim de infância "Antonio Lobo" e no "Grupo Escolar Luís Serra", escolas do Município, ambos localizados na Rua da Saúde, centro de São Luís. Cursou o ginásio no antigo Centro Educacional do Maranhão (CEMA) do Estado e o segundo grau na Escola Técnica Federal do Maranhão (ETFMA). Prestou vestibular e ingressou na Universidade Federal do Maranhão - UFMA em 1979, formando-se em 1983.

Toda a sua formação educacional foi em escola pública.

Exerceu a advocacia por dez anos. Prestou concurso público em diversas carreiras. Foi aprovado no concurso da Polícia Federal em 1981 e fez o curso pela academia, em Brasília. Aprovado também no concurso do Ministério

(2)

Público Estadual em 1986 e, finalmente, para a magistratura, em 1991, logrando o 1º lugar.

Dr. Eulálio é ainda professor, escritor, poeta, compositor e possui várias obras publicadas.

Dr. Eulálio é Professor da Universidade Federal desde 1986, por concurso público. Atualmente é magistrado titular do Juizado Especial de Trânsito e foi por muito tempo juiz da Turma Recursal dos Juizados Especiais nesta Capital. Como escritor, tem sete livros publicados e vários artigos em revistas e editoras de nome e prestigio no campo jurídico em nosso país.

Já foi, inclusive, citado por renomados autores em suas obras, como: Theotonio Negrão e Tourinho Filho.

O Dr. Eulálio é um homem apaixonado pelas coisas que faz. É apaixonado pela magistratura, que atua com zelo e destemor. É apaixonado pela Docência que desempenha com muita dedicação e orgulho. Assim, sendo, é Apaixonado pelos seus demais atributos (poeta, escritor, pai de família, etc.).

Parodiando o filósofo Platão “Todo homem é poeta quando está apaixonado”.

Dr. Eulálio é um homem de cultura inquestionável, dedicado aos Estudos Jurídicos e está sempre se qualificando. Atualmente é Doutorando pela Universidad Del Museo Social Argentino, de Buenos Aires – Argentina.

Trago agora, à lume, seu currículo:

Dr. Eulálio é Membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas. Especialista em Processo Civil pela Universidade Federal de Pernambuco e em Ciências Criminais pelo UNICEUMA.

Como escritor, possui 06 livros publicados:

1. Suspensão do Processo e da Prescrição Penal, Editora Dei Rey, ano 1998. 2. Decisões Administrativas, Lithograf Editora, ano 2002.

3. Sentença Penal: Doutrina, Prática e Jurisprudência, Editora Del Rey, ano 2002. 4. Anatomia do Ser, Lithograf Editora, ano 1999.

(3)

6.0 Crime da Baronesa, Lithograf Editora, ano 2004. 7.0 Processo das Formigas, Lithograf Editora, ano 2011.

Foi citado no Livro Código de Processo Civil Comentado, de Theotônio Negrão, ed. 2005. Também no Livro Código Penal e Sua Interpretação Jurisprudencial, de Alberto Silva Franco e Outros, 5." ed., 1995. E ainda, no Livro Comentários à Lei dos Juizados Especiais Criminais, de Tourinho Filho, ed. 2000.

Tem 26 artigos publicados em diversas revistas de renome jurídico nacional, dentre os quais se destacam:

Tribunal do Júri: Aspectos Constitucionais, Revista Seleções Jurídicas, Vol. 01, p. 13, ano 1990.

Ato Infracíonal do Adolescente: legitimidade do Ministério Público para oferecimento da representação, Livro de Estudos Jurídicos Vol. 07, p. 499/503, ano 1993.

A instrumentalidade do ius postulandi na assistência judiciária gratuita, Livro de Estudos Jurídicos, Vol. 10, p. 410/415, ano 1995.

Porte Ilegal de Arma de Fogo, Revista Trimestral de Jurisprudência dos Estados, Vol. 174, p. 95/108, ano 2000, Ed. Jurid Vellenich Ltda.

Concessão do Pedido da Tutela Antecipatória na Própria Sentença, Revista dos Tribunais, Vol. 774, p. 94/107, ano 2000, RT.

Breves Anotações Sobre o Princípio da Ampla Defesa, Revista Gênesis de Processo, Vol. 116, p. 252/257, ano 2002.

Aspectos constitucionais e processuais relativos à limitação da cognição horizontal do magistrado: Uma breve abordagem ante as situações especificas das expropríações em geral e da busca e apreensão em alienação fiduciária, Revista Síntese, ano 2002.

A antíjuridicidade como elemento conceituai do crime, Revista Síntese n.° 18, ano Fev/Mar/2003.

O Direito ao Trânsito em Condições Seguras, Revista dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado do Maranhão, Lithograf Editora, ano 2005.

A Importância dos Juizados Especiais Para a Solução dos Litígios, Revista do FONAJE, ano 2008.

A Reforma do Judiciário: a formação e a independência dos Juizes

Direito de Vizinhança - O Uso Abusivo da Propriedade Imóvel. Revista Magister de Direito Ambiental e Urbanístico, Vol. 41, p. 5/27, ano 2012.

Bolsa e Quotas para Vítimas. Revista Magister de Direito Penal e Processual Penal, Vol. 53, p. 102/105, ano 2013.

(4)

Breve Histórico Forense do Judiciário Maranhense: do Processo Oral ao Processo Judicial Eletrônico. Disponível em: www.editoramagister.com/doutrina..

Execução Forçada, Revista de Processo n.° 94, p. 257/261, ano 1999, RT. Subtração de Neonato, Sentença Criminal, p. 246/249, Editora Del Rey, ano 1999.

Na magistratura, exerceu a função eleitoral em todas as Comarcas em que foi titular, sendo:

-Juiz de Direito da Comarca de São Luís - MA.

-Juiz Corregedor no período de Janeiro 2000 a Abril de 2002.

-Juiz Coordenador dos Juizados Especiais: Dezembro/2007 a Agosto/2008. -Juiz Auxiliar da Presidência TJMA: Agosto/2008 a Abril/2009.

-Juiz Substituto do TRE/MA no biênio Junho 2007/Junho 2009.

-Juiz Substituto convocado pelo TRE no período de Junho a Julho/2009. -Juiz Eleitoral da 1ª Zona, São Luís/MA, biênio 2009/2011.

-Diretor do Fórum Eleitoral de São Luís/MA, biênio 2009/2011.

-Professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão.

Nesse novo desafio, Dr. Eulálio, lhe desejo toda a glória do cargo que ora esta ocupando. Que Vossa Excelência possa abrilhantar esta Corte com seus ensinamentos, conhecimentos e com sua sapiência jurídica, com acuidade e cautela nos julgados, pois como disse Nicolau Maquiavel “Será preciso, contudo, ser cauteloso com aquilo que fizer, e no que acreditar; é necessário que não tenha medo da própria sombra, e que aja com equilíbrio, prudência e humanidade, de modo que o excesso de confiança não o torne incauto, e a desconfiança excessiva não o faça intolerante” . Vossa Excelência, certamente, deixará para esta Corte Eleitoral um grande legado de conhecimento.

Finalizando, Dr. Eulálio, como pensava o filosofo Friedrich Nietzsche “Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas”, e é partindo dessa premissa que desejo a Vossa Excelência que nesta Corte exerça seu míster, com sabedoria, imparcialidade e sem verdades absolutas, mas com maestria e sapiência que lhes são peculiares.

Aguardamos, Dr. Eulálio, seu discurso de posse, preparado por Vossa Excelência, certamente com todo esmero.

(5)

Contudo, dileto amigo, lembro para todos que aqui estão para prestigiar nesse momento solene, o que disse um dia o poeta e filósofo Alemão Gotthold Lessing “Quando o coração pode falar, não há necessidade de preparar o discurso”.

Com essa certeza, Dr. Eulálio, permita-ma dizer, com o apreço de sempre, quiça, debalde foi o preparo do seu discurso porque sei que Vossa Excelência falará para todos com a voz do seu coração, hoje pleno de alegria, pelo magnífico êxito conseguido, qual seja, tornar-se membro desta Egrégia Corte de Justiça Eleitoral.

Luiz de França Belchior Silva Juiz Membro

Referências

Documentos relacionados