• Nenhum resultado encontrado

PRÊMIO ABF-AFRAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2010 CATEGORIA FRANQUEADOR MASTER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÊMIO ABF-AFRAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2010 CATEGORIA FRANQUEADOR MASTER"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PRÊMIO ABF-AFRAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2010 CATEGORIA

FRANQUEADOR MASTER Seus Dados

Nome da empresa: Yázigi Internexus Data de fundação: 1950

Número de funcionários: 86

Localização (cidade e estado em que estão sede e franquias): São Paulo/SP e 400 escolas em todo o território nacional.

Tempo como franqueador: 46 anos

Número de franqueados (base junho de 2009): 240 franqueados, 400 franquias. Setor de atividade e principal negócio: Educação e Treinamento / Idiomas Faturamento anual (opcional): ND

Nome e contato de quem preencheu este formulário: Luciana Esteves Tel. (11) 2132-7456 E-mail: luesteves@yazigi.com

Descrição do Projeto

1 - Nome do projeto ou conjunto de ações de responsabilidade social. “Ecoefficiency”

Desde 2007, a Rede Yázigi Internexus definiu o tema: “Aquecimento Global e Suas Decorrências” como eixo principal para as ações de cidadania. Em 2009, com o tema “Ecoefficiency”, o projeto desenvolvido nacionalmente teve como objetivo realizar ações em diferentes formatos para apresentar e conscientizar diferentes públicos sobre o conceito da ecoeficiência e seus impactos positivos nas franquias, residências dos alunos e familiares e instituições sociais beneficiadas com a campanha.

2 - De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido?

O Projeto foi conduzido pela Coordenadoria de Responsabilidade Socioambiental do Franqueador que contou com o apoio técnico da Fundação Espaço ECO (www.espacoeco.org/). Lançado oficialmente na Convenção Nacional de Franqueados, o Projeto sensibilizou a Rede para o desenvolvimento da Campanha dentro e fora da sala de aula. Foram propostas atividades pedagógicas em inglês e espanhol, eventos conduzidos por equipes multidisciplinares e parceiros em diversas regiões do Brasil.

3 - Quais são os objetivos? (máximo de 1500 caracteres)

O objetivo da campanha era contribuir para o desenvolvimento de negócios através dos princípios da ecoeficiência, conduzindo a rede de escolas Yázigi para um posicionamento cada vez mais sustentável e que efetivamente considere as questões ecológicas e econômicas. Além disso, apresentar uma proposta

(2)

educacional para os alunos, suas famílias e as comunidades que resultassem em economia e uso consciente dos recursos. A Campanha de Cidadania Ecoeficiência Yázigi 2009, com a contribuição da metodologia desenvolvida pela Fundação Espaço ECO, ofereceu condições de implementação específicas para as escolas da Rede, para as residências dos alunos em todo o território nacional, além de instituições parceiras que foram beneficiadas.

A análise da ecoeficiência proposta pela Fundação é feita com base em seis parâmetros:

Consumo de recursos energéticos; Consumo de recursos materiais;

Rejeitos (emissões, efluentes, resíduos); Potencial de toxicidade;

Potencial de risco de acidentes; Uso da terra.

4 - O projeto está alinhado ao seu negócio? (máximo de 2000 caracteres) Sim, está. O Yázigi Internexus, mobiliza e orienta a rede de escolas para a realização de campanhas e projetos de cidadania. Todos os programas educacionais e atividades disponíveis ao aluno são inspirados no conceito de cidadania global, por isso aliam o aprendizado de novos idiomas à conscientização sobre questões sociais e ambientais.

A ecoeficiência é uma filosofia de gestão que encoraja o mundo empresarial a procurar melhorias ambientais e que forneça, paralelamente, benefícios econômicos. Concentra-se em oportunidades de negócios e permite às empresas tornarem-se mais responsáveis do ponto de vista ambiental e ainda mais lucrativas. Incentiva a inovação e, por conseguinte, o crescimento e a competitividade. Está alinhada à missão do Yázigi que é “Promover o desenvolvimento das pessoas, através do ensino de idiomas de qualidade, contribuindo para o processo de educação e exercício de cidadania global, sob os princípios de gestão socialmente responsável e garantindo a rentabilidade do negócio, a satisfação e o desenvolvimento dos clientes, colaboradores, acionistas e parceiros”.

A missão do Yázigi alinha-se ao compromisso que a organização assume junto a instituições nacionais e internacionais. Entre elas: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social através do uso de indicadores de responsabilidade social, AFRAS – Associação Franquia Sustentável e ABF, Global Compact (ONU), Movimento Nossa São Paulo, Instituto Akatu pelo Consumo Consciente; Fundação ABRINQ entre outras.

5 - Foco de atuação e seus públicos (crianças, idosos, comunidade em geral, funcionários, consumidores, meio ambiente, etc.).

O Projeto teve como foco as escolas Yázigi, alunos de todas as idades, equipes do franqueador e dos franqueados, parceiros, fornecedores, governos e comunidades que foram sensibilizados através de:

(3)

Atividades Pedagógicas: As atividades foram elaboradas em diferentes níveis lingüísticos em inglês e espanhol com base nos temas: Ecoeficiência; Consumo Consciente, e Sustentabilidade.

Ações Estratégicas: Um cardápio de eventos foi disponibilizado para as escolas pudessem desenvolver atividades com o objetivo de engajar todos os públicos. Unidade de medida: Ecotermômetro: Quanto mais a escola se envolvia na campanha, mais pontos acumulava em seu “ecotermômetro” (www.yazigi.com.br/campanha2009). Esse instrumento permitia que cada escola tivesse uma visão clara de seu desempenho durante a realização da campanha. Destacamos:

Lançamento da Campanha na Convenção Nacional de Franqueados – os franqueados puderam conhecer o tema da nova Campanha através de apresentação realizada ao longo da Convenção. Na ocasião, foram apresentados os objetivos, mecânica, ações estratégicas, premiação e atividades pedagógicas. Foram vendidos 11.000 brindes ecológicos para a Rede.

Lançamentos da Campanha em encontros regionais – o lançamento da Campanha também ocorreu durante os encontros regionais, na ocasião estavam presentes colaboradores das franquias (consultores de venda, professores, orientadores pedagógicos, entre outros)

Lançamento da Campanha para colaboradores da Sede do Yázigi.

Apoio Tintas Suvinil - Através da rede de lojas da Suvinil foram oferecidos descontos especiais para aquisição de tintas ecoeficientes, além disso, parte da receita foi revertida para o desenvolvimento da Campanha de Cidadania Yázigi 2009.

Sebo Solidário – Evento para colaboradores do Franqueador que teve por objetivo arrecadar fundos, juntamente com o Sebo Solidário, para a implantação da Ecoeficiência na Creche ABIC – Imaculada Conceição, instituição escolhida. Palestra sobre Ecoeficiência: Realizada pela presidente da Fundação Espaço ECO no 2º Encontro de Fornecedores da Rede Yázigi.

6 - Período

Mês: janeiro - julho Ano: 2009

Local de realização: Em todas as cidades que estão localizadas escolas Yázigi.

7 - Existem outros parceiros (empresas, entidades sociais, governo, Ongs, igreja, outros)? Em caso afirmativo, explicar o papel de cada um. (máximo de 2500 caracteres)

Fundação Espaço ECO/BASF: Responsável pela elaboração/adaptação da metodologia que, de forma pioneira no segmento de idiomas e de franquias,

(4)

proporcionou a implantação da ecoeficiência nas escolas Yázigi, residências dos alunos e instituições parceiras.

Tintas Suvinil: Forneceu tintas ecoeficientes com preços especiais para que as escolas Yázigi pudessem implantar a nova unidade visual da marca, alinhada à proposta da campanha. Parte da receita foi revertida para custear a premiação das escolas vencedoras.

Instituto Romã: Responsável pela realização da viagem ecológica para o Parque Estadual Intervales/SP oferecida a alunos e colaboradores das três escolas Yázigi que melhor se posicionaram na campanha. As vencedoras foram: Itu/SP; Limeira/SP e Cabo Frio/RJ.

Instituições beneficiadas com a disseminação dos conceitos de ecoeficiência cadastradas pelas Franquias: DEJORD - Desafio Jovem do Rio Doce/BH, APAE de Esteio/RS, APAE RECIFE/PE, Unidade Pedagógica Infantil/PB, Centro de Tratamento Bezerra de Menezes/SP, Associação Viver compaixão/SP, Entidade Beneficente Evangélica/PB, Projeto Girassol Criança/RJ, Centro Cultural e Pedagógico Mid S/C Ltda/SP, Casa Luz do Caminho/SP, Associação Criança Feliz/RS, Casa São Francisco de Idosos de Taubaté/SP, Associação Canoense de Deficientes Físicos/RS, Instituto GABI/SP, Centro de Aprendizado Metológico e Prático de Limeira/SP , Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes/RS, Associação Antonio Marcos do/SP, APAE Viamão/RS, Serviço Assistencial Médico Alimentar – SAMA/SP, Associação EKOBÉ Brasil/ÉS, Educandário Alzira Bley/ES, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Campo Bom/RS, Obra social Nossa Senhora das Graças/ES, CESPROM CAMBUCI/SP, Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem/SE, LAR E ESCOLA SANTO INÁCIO/SP, Teia – Casa de Criação/SP, Associação de Arte Cultura e Educação Ambiental/SP, Centro de Recursos para Portadores de Deficiência Visual/ES, Creche Chapeuzinho Marrom/RJ, Associação ProBrasil/SP, Creche Marshlea Dawsey/SP, Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Esp.Santo/ES, ABIC – Creche Imaculada Conceição/SP. Somadas as instituições realizam 15.711 atendimentos mensais em diversas áreas, contratam 635 pessoas e mobilizam 374 voluntários. 8 - Principais resultados (qualitativos e quantitativos). (máximo de 2000 caracteres)

Resultados na ONG ABIC/Imaculada Conceição – Beneficiada Franqueadora: Atuação/Público: Oferece atividades socioculturais, creche para crianças pertencentes a famílias de baixa renda, centro de juventude e assistência às famílias.

Realização de palestra sobre ecoeficiência para as funcionarias da Creche; Visita do grupo de voluntário para traçar um plano de redução de gastos; Levantamento das possíveis soluções;

Reuniões para traçar plano de ação;

Metas traçadas para a redução dos gastos (2° Mediçã o);

Venda de rifas e cartela de bingo para arrecadação de doações (eventos na franqueadora);

Total arrecadado para as benfeitorias na Creche: R$823,50;

(5)

1° Medição Custo da Água: R$2.515,78 Custo da Energia: R$967,05 Custo com Gás: R$640,94 2° Medição Custo da Água: R$890,18 Custo da Energia: R$529,83 Custo com Gás: R$490,61

A redução do uso de recursos foi notável, além disso, as doações foram destinadas à implantação de novos tampos de vasos sanitários(risco de queda durante o uso de crianças) e tampões para tomadas de energia que estavam expostas às crianças.

Na Rede de Escolas:

A iniciativa, pioneira, teve como foco a sensibilização sobre o tema: “Aquecimento Global e Suas Decorrências” e envolveu cerca de 60 mil alunos e mais de 4 mil funcionários da rede. Como resultado da ação houve uma redução de 8% na emissão de gases de efeito estufa pelas escolas no período da mediação (três meses), o equivalente a 1,27 tonelada de CO2. As medidas adotadas também reduziram em 42% o potencial de risco de acidentes nas unidades. Em cerca de 1.100 residências de alunos monitoradas foi possível registrar uma redução 5% na emissão de gases de efeito estufa, equivalente a 1,30 tonelada de CO2.

Além disso, a campanha também serviu como estímulo para que os alunos pudessem adotar melhores práticas em suas casas com base no conceito da ecoeficiência e ainda beneficiou 36 instituições sociais em diversas regiões do Brasil. (foto: matriz_rede e matriz_aluno)

Atividades pedagógicas online(opcional): 28.329 alunos.

1372 colaboradores das escolas realizaram medições em suas casas. Mais de 66.200 visitas ao hotsite da Campanha.

153 eventos realizados em todo o Brasil registrados oficialmente pela Franqueadora.

Durante 03 meses o funcionamento da Sede do Yázigi foi monitorado. Após a primeira medição, realizamos reuniões de avaliação da realidade naquele momento e traçamos um plano de ação/metas de melhorias. Com a última medição foi possível avaliar nosso desempenho. Destacamos os itens onde obtivemos êxito:

Consumo de energia: 48,62% de redução Custo de energia: 36,50% de redução

Consumo de água e esgoto: 76,05% de redução Custo de água e esgoto: 81,78 de redução

A campanha causou uma grande mobilização nacional e disseminou conceitos muito importantes para o cenário internacional.

(6)

9 - Estimativa de investimento para a realização de todas as ações durante o último ano. (Calcular custo de produtos, serviços, recursos financeiros doados ou investidos, eventos realizados, etc.). (máximo de 2000 caracteres) Elaboração de Atividades Pedagógicas – R$2.023,00 Brindes e Presentes – R$6.288,86

Peças de Comunicação e Hotsite – R$1.592,76 Premiação – R$18.438,16

Fundação Espaço ECO – R$21.400,00

Eventos, viagens e markerting e recursos humanos – R$ 19.000,00 Total: R$68.742,78*

*Não foram computados os investimentos realizados pelas franquias.

10 - A empresa contou com a colaboração voluntária de pessoas da comunidade ou de seus funcionários? Estimar número de voluntários. (máximo de 1000 caracteres)

O franqueador realizou vários eventos contemplados no Projeto original e contou com a participação voluntária de vários de seus colaboradores. A Rede de escolas envolveu colaboradores, alunos e parceiros nos eventos que realizou, entre eles: Garage Sale; Cantina Solidária; Passeios Ecológicos; Oficina de Reciclagem; Palestras; Coleta Seletiva entre outros. Estimamos cerca de 1.500 voluntários. 11 - Essas ações de responsabilidade social poderiam ser replicadas nas lojas franqueadas? (máximo de 1500 caracteres)

Tradicionalmente o Yázigi desenvolve Campanhas que contemplam a participação das franquias. A concepção do projeto acumulou experiências com campanhas desenvolvidas com parceiros como: Fund. Abrinq; SOS Mata Atlântica; Transparência Brasil, Inst. Akatu e Inst. Socioambiental.

O tema “Aquecimento Global e Suas Decorrências” foi desenvolvido em 2008 através da Campanha ‘Y Ikatu Xingu em parceria com o Instituto Socioambiental, chegou em 2009 ao seu 2º ano de execução graças à participação efetiva das escolas Yázigi. A continuidade do projeto se dará em 2010 através da Campanha Terra Viva em parceria com a Carta da Terra Internacional e o WWF-Brasil.

12 - Algum benefício foi percebido durante ou após o desenvolvimento dessas ações? (máximo de 1000 caracteres)

Sim. Ao longo do projeto o Yázigi Internexus alcançou mais uma vez visibilidade e reforço na marca. Ao desenvolver uma campanha dessa natureza, nos posicionamos de forma diferenciada no mercado local e nacional contribuindo efetivamente para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade.

13 - Existe previsão de continuidade ou ampliação da realização das ações? Explicar. (máximo de 1500 caracteres)

A parceria com a Fundação Espaço ECO foi muito positiva e deverá ser mantida através de ações articuladas, ou através de iniciativas de cada franquia. O Projeto inspirou a Campanha de Cidadania 2010 que aborda os princípios da Carta da

(7)

Terra e a preservação dos Biomas Brasileiros e será realizado em parceria com a Carta da Terra Internacional e o WWF-Brasil.

4 - Fotos do Projeto Ver arquivo em anexo. Informações adicionais

1 - A empresa possui Código de Ética e/ou de Conduta? X Sim Não

Em caso afirmativo, desde quando? 2007

2 - A empresa utiliza indicadores de responsabilidade social em seus processos de gestão?

X Sim Não

Em caso afirmativo, desde quando? 2004

3 - A empresa possui algum tipo de certificação? ISO 9000, ISO 14000, outros?

Sim X Não

4 - A empresa possui Conselho de Franqueados constituído e atuante? X Sim Não

5 - A empresa possui o Selo ABF de Excelência no Franchising? X Sim Não

6 - A empresa é associada à AFRAS? X Sim Não

Referências

Documentos relacionados

Aqui o aluno deverá buscar no texto os verbos e as locuções verbais no presente do indicativo (é, seria, significa, está, aconselha, colha, aproveite, reserva, segue, defende, deve

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

relativas aos mesmos aspectos em famílias com crianças sem deficiência; Sto- neman (2007) apresentou algumas diferenças entre pais e mães de criança com Síndrome de Down

Na análise de correlação r de Pearson entre as dimensões do questionário, as dimensões de Estimulação e Responsividade foram correlacionadas e constatou-se uma

O serviço de e-mail (correio eletrônico) da Congregação Cristã no Brasil (CCB) possibilita a comunicação entre os servos dos diversos departamentos da

O Módulo Administrativo vem para agregar novas funcionalidades (Cadastro de Autônomo e Solicitação de Código de Correios) que até então dependiam do usuário

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários