• Nenhum resultado encontrado

SEÇÃO 9 PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PALEONTOLÓGICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEÇÃO 9 PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PALEONTOLÓGICO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

SEÇÃO 9

PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

PALEONTOLÓGICO

(2)

Sumário

9. PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO PALEONTOLÓGICO ... 1

9.1. Apresentação/Objetivos ... 1

9.2. Fase de Execução ... 1

9.3. Histórico ... 1

9.4. Atividades Desenvolvidas ... 1

9.5. Resultados/Etapas Cumpridas/Produtos Entregues ... 9

9.6. Considerações Finais ... 12

9.7. Ações Subsequentes ... 12

(3)

Lista de Figuras

FIGURA 9.1 - Mapa da área do reservatório da UHE Santo Antônio, destacando os alvos para aplicação de

métodos geofísicos ... 5

Lista de Fotos

FOTO 9.1 - Área de escavação próxima à portaria da Vila Princesa, adjacente ao aterro sanitário (agosto de 2010). ... 2

FOTO 9.2 - Vista panorâmica das escavações na área do Igapó (julho de 2010)... 2

FOTOS 9.3 e 9.4 - Perfil evidenciado na área de escavação próxima à portaria da Vila Princesa. No detalhe, horizonte de duricrosta ferruginosa pisolítica (julho de 2010). ... 3

FOTO 9.5 - Amostra coletada em tudo de PVC para datação por TL (seta) (julho de 2010). ... 3

FOTO 9.6 - Procedimento de campo para realização das Sondagens Elétricas Verticais – SEVs (julho de 2010). ... 4

FOTOS 9.7 e 9.8 - Coleta de bloco (amostra de sedimento) na camada 2 do afloramento LEMD15 (agosto de 2010). ... 6

FOTO 9.9 - Atividade de educação em paleontologia realizada na Vila Sanfranciscana em 11 de agosto de 2010. ... 7

FOTOS 9.10 e 9.11 - Evento de divulgação do Programa de Preservação do Patrimônio Paleontológico na implantação da UHE Santo Antônio realizado em agosto de 2010 na praça de eventos de Porto Velho Shopping. Vitrines (1,2 e 3) de exposição do material paleontológico. ... 8

FOTO 9.11 - Fragmento de lenho fóssil, coletado no ponto 2010 A. ... 10

FOTO 9.12 - Impressão foliar encontrada no rejeito de draga RejBuf 3. ... 10

FOTO 9.13 - Rejeito de draga localizado em área adjacente à ilha Grande. ... 11

Lista de Anexos

ANEXO 9.1 - Sondagens Elétricas Verticais - SEVs realizadas

ANEXO 9.2 - Relatório Mensal do Programa de Monitoramento Paleontológico – Julho de 2010 ANEXO 9.3 - Relatório Mensal do Programa de Monitoramento Paleontológico – Agosto de 2010

(4)

9. PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO PALEONTOLÓGICO

9.1. Apresentação/Objetivos

O Programa de Preservação do Patrimônio Paleontológico foi apresentado na Seção 9 do Projeto Básico Ambiental - PBA da Usina Hidrelétrica Santo Antônio – UHE Santo Antônio.

Os principais objetivos atreados ao programa consistem em:

• contribuir com o conhecimento paleontológico nacional e internacional a partir do aporte do estudo dos fósseis na área de influência direta;

• recuperar informações para a interpretação paleoambiental;

• contribuir para a recuperação e preservação do patrimônio paleontológico, principalmente da fauna extinta;

• fornecer informações para o planejamento do resgate e salvamento durante as escavações obrigatórias no leito do rio, no eixo da barragem de Santo Antônio e

• revelar informações sobre a coexistência da megafauna pleistocênica e a ocupação humana;

• registrar informações necessárias para a composição de um arquivo de dados paleontológicos, que permita o estabelecimento das estratégias para a fase de salvamento.

9.2. Fase de Execução

O desenvolvimento do Programa é previsto para as Fases de Planejamento e Implantação da UHE Santo Antônio.

9.3. Histórico

O Programa de Preservação do Patrimônio Paleontológico foi apresentado no PBA em fevereiro de 2008 e reapresentado quando do protocolo do PBA Consolidado em janeiro de 2009. Para esse programa não foi elaborada revisão a partir de estudos complementares. No que diz respeito à Licença de Instalação retificada nº 540/2008, IBAMA, de 18 de agosto de 2008, não foram estabelecidas condicionantes específicas para este Programa.

9.4. Atividades Desenvolvidas

Para a execução desse Programa foi contratada a Scientia Consultoria, que realiza o monitoramento paleontológico no canteiro de obras e na área do reservatório, além das atividades de educação e paleontologia, que visam a divulgação e conscientização da população a respeito da Paleontologia.

1

Monitoramento Paleontológico

O Programa foi iniciado em julho de 2008 com o acompanhamento das atividades realizadas no canteiro de obras e vem sendo desenvolvido nas seguintes áreas: nas proximidades da Ensecadeira MD3 e MD4, Areal MD, Ensecadeira ME1, região do areal, aterro sanitário, área próxima à Portaria da Vila Princesa na margem direita (Foto 9.1), área do Igapó (Foto 9.2), área de expansão do vertedouro na margem esquerda e nas áreas do reservatório.

(5)

FOTO 9.1 - Área de escavação próxima à portaria da Vila Princesa, adjacente ao aterro sanitário (agosto de 2010).

FOTO 9.2 - Vista panorâmica das escavações na área do Igapó (julho de 2010).

Dentre as atividades relacionadas ao trabalho de campo estão: • Levantamento estratigráfico:

Elaboração das descrições de perfis estratigráficos das áreas impactadas no canteiro de obras e das descrições de perfis localizados ao longo das margens do rio Madeira (AID e AII) com a finalidade de melhor compreender os depósitos sedimentares, sobretudo, entender melhor a formação rio Madeira, formação essa onde ocorrem os estratos fossilíferos (Fotos 9.3 e 9.4).

(6)

FOTOS 9.3 e 9.4 - Perfil evidenciado na área de escavação próxima à portaria da Vila Princesa. No detalhe, horizonte de duricrosta ferruginosa pisolítica (julho de 2010).

Realização de coleta de sedimentos e descrição estratigráfica detalhada de afloramentos da suposta Formação Rio Madeira, na margem esquerda do rio, próximo à ilha do Búfalo. Os sedimentos coletados serão utilizados para a datação por Termo-luminescência - TL, bem como para análises polínicas (Foto 9.5).

FOTO 9.5 - Amostra coletada em tudo de PVC para datação por TL (seta) (julho de 2010).

(7)

• Levantamento Geofísico:

O levantamento geofísico na área do reservatório, que visa à identificação de camadas conglomeráticas conhecidas como “mucururu”, foi iniciado em julho de 2010. Essa atividade foi realizada pela equipe de geofísica do Serviço Geológico do Brasil - CPRM da superintendência do Rio de Janeiro em parceria com a Residência Porto Velho. O foco principal do trabalho foi detectar as camadas com potencial aurífero e fossilífero, já que corresponde a uma atividade atrelada ao Programa de Acompanhamento dos Direitos Minerários de Atividade Garimpeira e ao Programa de Preservação do Patrimônio Paleontológico. Foram utilizadas as metodologias de Sondagens Elétricas Verticais - SEVs (Foto 9.6) e Caminhamento Elétrico ou Eletromagnético. No Anexo 9.1 é apresentado o relatório das Sondagens Elétricas Verticais realizadas.

Até a presente data todas as áreas previstas no Programa de Acompanhamento dos Direitos Minerários e da Atividade Garimpeira foram investigadas (Figura 9.1). Os dados estão sendo processados pela equipe da CPRM e os resultados deverão estar disponíveis no final do segundo semestre de 2010 e serão repassados para o Programa de Preservação do Patrimônio Paleontológico para que as áreas potencialmente fossilíferas sejam estudadas com aberturas de trincheiras e poços de investigação.

FOTO 9.6 - Procedimento de campo para realização das Sondagens Elétricas Verticais – SEVs (julho de 2010).

(8)

FIGURA 9.1 - MAPA DA ÁREA DO RESERVATÓRIO DA UHE SANTO ANTÔNIO, DESTACANDO OS ALVOS PARA APLICAÇÃO DE MÉTODOS GEOFÍSICOS

Fonte: Programa de Acompanhamento dos Direitos Minerários de Atividade Garimpeira (2010).

• Coleta de material para análise de sedimentos:

A fim de realizar outros tipos de datações, foram coletadas amostras de sedimento para posterior datação por Termoluminescência (TL). Cinco amostras de sedimento para análise palinológica e/ou isotópica de quatro afloramentos identificados durante as atividades de levantamento estratigráfico foram separadas e enviadas para São Paulo (Fotos 9.7 e 9.8). Aliadas às datações, essas análises podem fornecer valiosas informações paleoambientais.

(9)

FOTOS 9.7 e 9.8 - Coleta de bloco (amostra de sedimento) na camada 2 do afloramento LEMD15 (agosto de 2010).

1

Levantamento de informações sobre as ocorrências fósseis

O levantamento de informações sobre as ocorrências fósseis da Formação Rio Madeira foi realizado através de visitas a museus, coleções particulares e órgãos federais (Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM e Serviço Geológico do Brasil -CPRM) e de consulta aos testemunhos de sondagem realizados pela empresa FURNAS para a viabilidade da instalação da UHE Santo Antônio, com vistas ao entendimento da dinâmica sedimentar local.

Foram levantadas as informações sobre registros paleontológicos, curadoria e catalogação da Coleção Paleontológica do Museu Estadual de Rondônia – MERO.

1

Educação em Paleontologia

Foram realizadas as seguintes atividades no âmbito das atividades de Educação em Paleontologia: • Desenvolvimento do Programa de Capacitação de Estagiários (iniciado no trimestre de maio a julho

de 2009).

• Elaboração de cartilha educativa intitulada “Paleontologia – Reconstruindo a História da vida no Planeta Terra”, no trimestre de maio a julho de 2009.

• Realização de palestra sobre o Programa de Preservação do Patrimônio Paleontológico para estudantes dos cursos de Ciências Biológicas da rede de Ensino Superior de Porto Velho na UNIRON e na Universidade São Lucas, em agosto e setembro de 2009, respectivamente.

• Realização de palestra dirigida aos garimpeiros associados a uma cooperativa denominada COOGARIMA para repassar informações sobre a ocorrência de fósseis relacionada à atividade garimpeira, em novembro de 2009.

• Desenvolvimento do Experimento Tafonômico (iniciado no trimestre de novembro de 2009 a janeiro de 2010 e finalizado em julho de 2010).

• Curso de extensão em Paleontologia de Vertebrados para alunos do curso de Ciências Biológicas da UNIR, em fevereiro de 2010.

(10)

• Capacitação dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cora Coralina do Distrito de Jaci-Paraná (abril de 2010) e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Nazaré (junho de 2010) da comunidade de Nazaré para o ensino da Paleontologia.

• Oficina da Casa da Scientia sobre o trabalho do paleontólogo para alunos e professores da Escola Bom Jesus, no bairro Nova Porto Velho, com oficina sobre paleontologia na sede da Scientia realizada em junho de 2010.

• Exposição de material paleontológico na EXPOVEL e realização de sete oficinas para grupos escolares sobre paleontologia, realizadas em junho de 2010.

• Publicação de trabalhos científicos durante o VII Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados, realizado de 13 a 28 de julho de 2010, na cidade do Rio de Janeiro.

• Realização de treinamento básico em Paleontologia com o objetivo de divulgação do programa no Distrito de Jaci-Paraná e na Vila Sanfranciscana (Foto 9.9), em julho e agosto de 2010, respectivamente.

FOTO 9.9 - Atividade de educação em paleontologia realizada na Vila Sanfranciscana em 11 de agosto de 2010.

• Difusão dos objetivos, atividades e resultados do Programa de Preservação do Patrimônio Paleontológico na implantação da UHE Santo Antônio, em evento do SENAC realizado em Porto Velho, em agosto de 2010.

• Difusão dos objetivos, atividades e resultados do Programa de Preservação do Patrimônio Paleontológico na implantação da UHE Santo Antônio, em evento do SENAC realizado em Porto Velho, em agosto de 2010.

(11)

• Difusão Paleon Velho, • Difusão Paleon Velho, • Realiza Energi FOTO UHE S expos • Realiza para a Funda ensino Realiza outubr de arq paleon o dos obje ntológico na em agosto d o dos obje ntológico na em agosto d ação de exp a, em agosto OS 9.10 e 9.11 - E Santo Antônio sição do materia ação de ofici alunos de te mental e M o fundament ação do eve ro de 2010. ueologia e e ntologia e ar etivos, ativid a implantaçã de 2010. etivos, ativid a implantaçã de 2010. posição de p o de 2010, n Evento de divul realizado em a al paleontológi inas de Educ erceiro e q édio Jesus B tal, em setem nto “Um Dia Foram ofere educação pa queologia, r dades e re ão da UHE S dades e re ão da UHE S peças arque a praça de e gação do Prog agosto de 2010 co. cação em Pa uarto ano d Burlamaqui mbro e outub a de Scientia ecidas, no to atrimonial, al respectivam esultados d Santo Antôn esultados d Santo Antôn ológicas e p eventos do P rama de Preserv 0 na praça de e aleontologia do ensino f Hosannah p bro de 2010 a” nas depe otal, sete ofic

lém de duas ente. o Programa nio, em eve o Programa nio, em eve paleontológ Porto Velho S vação do Patrim eventos de Port a na Escola M fundamenta para alunos , respectivam ndências da cinas educat s palestras ve a de Prese ento do SEN a de Prese ento do SEN icas no esta Shopping (F mônio Paleonto to Velho Shopp Municipal Jo al e na Esco de quinto, mente. a Scientia Co tivas de pale ersando sob ervação do NAC realizad ervação do NAC realizad ande da San otos 9.10 e 9 lógico na impla ping. Vitrines (1 oaquim Vice ola Estadua sétimo e no onsultoria Ci eontologia, s re temas rel Patrimônio o em Porto Patrimônio o em Porto nto Antônio 9.11). antação da 1,2 e 3) de nte Rondon l de Ensino ono ano do ientífica, em sete oficinas acionados à o o o o o n o o m s à

(12)

• Realização de palestra sobre o tema Paleontologia dirigida aos alunos do Ensino Médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, ilustrando as atividades realizadas pelos paleontólogos a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Preservação do Patrimônio Paleontológico da UHE Santo Antônio, em outubro de 2010.

9.5. Resultados/Etapas Cumpridas/Produtos Entregues

Até a presente data foram finalizadas as etapas de: • a) levantamento e análise de informações secundárias; • b) aquisição de documentação técnica e

• c) fotointerpretação e analise de imagens de satélite. Encontra-se em andamento as atividades de:

• d) levantamento de campo de sítios paleontológicos; • e) sondagens elétricas verticais;

• g) coleta de fósseis; • h) análises de materiais e • i) elaboração de relatórios.

1

Resultados

2

Reservatório

Até julho de 2010, 60% de toda a área de todo o reservatório foram prospectados. Materiais paleontológicos coletados:

• sítio paleobotânico (margem direita do canteiro de obras).

O procedimento de coleta de materiais no sítio paleobotânico deu-se com a retirada de blocos. Ao todo foram coletados 190 blocos de rocha contendo folhas, sementes e lenhos fossilizados (Fotos 9.11 e 9.12).

(13)

FOTO 9.11 - Fragmento de lenho fóssil, coletado no ponto 2010 A.

FOTO 9.12 - Impressão foliar encontrada no rejeito de draga RejBuf 3.

Alguns blocos contêm mais de uma amostra, sendo que alguns podem ser preparados para evidenciar outros fósseis contidos no interior desses blocos.

1

Ocorrências de material paleontológico:

(14)

• barrancos do rio Madeira: 4 blocos de rocha contendo folhas fossilizadas (a quantificação do número de amostras se dará durante a curadoria desse material); amostras de lenhos fossilizados ainda não quantificados (em processo de catalogação).

• rejeitos de dragas garimpeiras (Foto 9.13): Nesses locais, dada a fragmentação causada pelas dragas, os fósseis foram coletados de maneira isolada.

FOTO 9.13 - Rejeito de draga localizado em área adjacente à ilha Grande.

Resultados em 2009: 182 amostras fósseis coletadas (impressões foliares, lenhos, fragmentos ósseos de animais extintos de megafauna como preguiça-gigante e toxodonte).

Resultados em 2010: mais de 200 amostras coletadas até o momento (impressões foliares e fragmentos de ossos ainda não identificados). Esse material está em processo de catalogação no laboratório.

1

Produtos entregues

Até setembro de 2010 foram encaminhados ao IBAMA os seguintes produtos:

DOCUMENTO PERÍODO ENCAMINHAMENTO

Suma do Monitoramento Paleontológico na área do canteiro

de obras

Julho a novembro de 2008 1

0 Relatório de Andamento dos Programas Ambientais Laudo Técnico 001/09 22 de dezembro de 2008 a 26 de

janeiro de 2009

20 Relatório de Andamento dos Programas Ambientais

(15)

Continuação

DOCUMENTO PERÍODO ENCAMINHAMENTO

Laudo Técnico 002/09 27 de janeiro a 11 de março de 2009

20 Relatório de Andamento dos Programas Ambientais Laudo Técnico 003/09 27 e 28 de março de 2009 2

0 Relatório de Andamento dos Programas Ambientais Laudo Técnico 004/09 29 de março a 05 de maio de 2009 2

0 Relatório de Andamento dos Programas Ambientais Relatório Trimestral Maio e julho de 2009 3

0 Relatório de Andamento dos Programas Ambientais Relatório Trimestral Agosto a outubro de 2009 4

0 Relatório de Andamento dos Programas Ambientais Relatório Trimestral Novembro de 2009 a janeiro de

2010

50 Relatório de Andamento dos Programas Ambientais Relatório Trimestral Fevereiro a abril de 2010 6

0 Relatório de Andamento dos Programas Ambientais

Relatório Mensal Abril de 2010 7

0 Relatório de Andamento dos Programas Ambientais

Relatório Mensal Maio de 2010 7

0 Relatório de Andamento dos Programas Ambientais

Relatório Mensal Junho de 2010 7

0 Relatório de Andamento dos Programas Ambientais

Os Relatórios Mensais de Julho e Agosto de 2010 são apresentados nos Anexos 9.2 e 9.3, respectivamente.

9.6. Considerações Finais

O Programa de Preservação do Patrimônio Paleontológico está sendo executado de acordo com o cronograma e não possui pendências. Todas as atividades propostas para alcançar os objetivos do Programa foram e/ou estão sendo desenvolvidas de acordo com o cronograma.

As atividades previstas no cronograma após o enchimento do reservatório serão concentradas na área que abrange o canteiro de obras, cujas obras de escavação e desmonte de rochas continuarão ocorrendo na margem esquerda até o ano de 2014.

9.7. Ações Subsequentes

O cronograma de ações previstas para o programa é apresentado no TOMO III – Seção 1 deste documento.

(16)

9.8. Anexos

Anexo 9.1 - Sondagens Elétricas Verticais - SEVs realizadas

Anexo 9.2 – Relatório Mensal do Programa de Monitoramento Paleontológico – Julho de

2010

Anexo 9.3 – Relatório Mensal do Programa de Monitoramento Paleontológico – Agosto de

2010

Referências

Documentos relacionados

Frente a isso, o PAE apresentado propõe: formação continuada para gestores, professores e monitores; aumento da equipe da coordenação estadual do PME; criação de

A presente pesquisa do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, que ora curso, em Convênio firmado pela Secretaria Estadual de Educação e a UFJF/MG,

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

Enquanto as avaliações internas avaliam a aprendizagem do aluno, por meio de instrumentos diversificados como provas abertas, objetivas, observações, portfólios,

tipografia generativa na Universidade Federal do Ceará (UFC), concomitante a isso foi feito um levantamento de dados com alunos de design da universidade para compreender

Este artigo relata um trabalho realizado no Posto COOPERCARGA, situado em Concórdia, SC, onde foram identificados os custos das operações executadas e propostos relatórios para

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e