• Nenhum resultado encontrado

3 - DISCIPLINA 4- PARTICIPÃO NAS AULAS E ENVOLVIMENTO COM OS ESTUDOS 1 - PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE 2- UNIFORME

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3 - DISCIPLINA 4- PARTICIPÃO NAS AULAS E ENVOLVIMENTO COM OS ESTUDOS 1 - PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE 2- UNIFORME"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

• O aluno deve estar na sala de aula antes do início da primeira aula.

• Qualquer situação que provoque o atraso para a primeira aula deverá ser justificado pelo responsável. Fica a critério da Coordenação analisar o ocorrido e autorizar ou não que o aluno (a) assista às outras aulas.

Para a Ed. Infantil, os alunos devem chegar às 13h para o desenvolvimento significativo de seu aprendizado.

• Após a segunda aula, não será mais permitida a entrada do aluno, a não ser em casos excepcionais e devidamente justificados pelo responsável. • O aluno deve evitar faltar às aulas pois, além de existir um limite máximo de

faltas,suas ausências prejudicarão o desenvolvi mento escolar.

• O uso do uniforme é obrigatório. em todas as atividades do colégio, ou seja, nas aulas extras no contra turno, nas recuperações, viagens, entre outras.

3 - DISCIPLINA

Não é permitido fumar nas dependências

da escola.

• O aluno deve dirigir-se a professores, funcionários e colegas sempre de modo respeitoso, utilizando linguagem condizente com a boa educação. • O aluno deve assistir às aulas com postura adequada, evitando conversas e brincadeiras que possam afetar seu bom rendimento.

• É proibida a utilização, em salas de aula e de prova, de aparelhos como celular, Ipod e outros. Caso traga para a escola, o aparelho deverá permanecer desligado. • Se houver interferência no período de aulas, o aparelho será entregue pelo professor à Coordenação. Somente o responsável pelo aluno poderá retirá-lo. • O aluno é responsável por seu material e

seus pertences pessoais em quaisquer dependências da escola.

• Durante as provas, é proibido comunicar-se com os colegas ou fazer consulta ao material didático.

• Fica a critério da escola estabelecer o local mais adequado para determinado grupo ou aluno dentro da sala de aula, sempre visando ao bem-estar coletivo.

• O aluno deverá comparecer às aulas

sempre com o material adequado de cada disciplina, seguindo a orientação do professor.

• Não será permitida a entrega de material atrasado para o aluno..

• O aluno que, por motivo disciplinar, for retirado da sala de aula, a pedido do professor, deverá se encaminhar para a sala da Coordenação e tomar ciência dos procedimentos ligados à solução do seu caso. A Coordenação poderá solicitar a presença dos pais ou responsáveis buscando uma solução adequada para o problema disciplinar em questão. • O aluno poderá ser advertido ou suspenso, de acordo com a gravidade do

fato e/ou reincidência.

4- PARTICIPÃO NAS AULAS E

ENVOLVIMENTO COM OS ESTUDOS

O aluno deverá empenhar-se para a assimilação total do conteúdo de cada aula, prestando atenção, anotando o que for necessário e questionando o professor em relação a todas as suas dúvidas. • O conteúdo das aulas deverá ser revisado em casa diariamente. As tarefas deverão ser resolvidas de acordo com a aula do dia. • O aluno deverá participar das aulas de apoio no contra turno quando a direção e coordenação agendar conforme a necessidade da disciplina.

1 - PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE

(2)

.5- MATERIAL DIDÁTICO

Os alunos da Educação infantil recebem o material semestralmente; o Ensino Fundamental I e II recebem a cada bimestre 1 conjunto de apostilas contendo todas as disciplinas, tendo por base o princípio da interdisciplinaridade.

Os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio recebem, a cada bimestre, apostilas nas quais estão distribuídas as diferentes disciplinas e um volume contendo uma obra literária.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio recebem apostilas de atividades do bimestre. Recebem também livros da coleção Objetivo, que abrangem todo o cronograma do Ensino Médio, com teorias e exercícios; antologias, resumos e análises dos livros de leitura obrigatória para os vestibulares e o ENEM

6- TAREFAS DIÁRIAS

As apostilas são o material básico para o acompanhamento das aulas. Contêm teoria e exercícios, que são desenvolvidos em sala, e orientação para aprofundamento nas tarefas diárias. As tarefas de casa

são elaboradas para atender diferentes objetivos. Estimulam o aluno a rever o conteúdo trabalhado em sala de aula e verificar sua efetiva compreensão do assunto.

• Preocupa-se também em incentivar os alunos a ampliar seus conhecimentos por meio de pesquisas e desafios. • É fundamental que o aluno tenha rotina de estudos diária e que todas as tarefas sejam realizadas com pontualidade, pois são parte integrante do processo de aprendizagem e complementam o trabalho realizado em sala de aula.

7- SISTEMA DE AVALIAÇÃO E CÁLCULO

DA MÉDIA

As avaliações são realizadas seguindo o calendário.

Ensino Fundamental: a- Avaliação P1 – valor 10 b- Avaliação P2 – valor 10 b- Atividades complementares – Desempenho valor 10 (execução de tarefas, trabalhos extras, organização do matéria, prova do livro e participação em sala de aula).

A avaliação P2 será substituída quando houver a avaliação multidisciplinar com a pontuação de 10.

Cálculo da média:

P1+P2+D 3

Ensino Médio - 1ª 2ª e 3ºano a- Avaliações: P1 – Valor 10

b- PGA – (Prova geral avançada) – Valor 6,0

c- STC (Simulado da tarefa de casa) – valor 4,0

Média bimestral =

P1 + (PGA + (STC )

2

Os simulados especiais enviados pelo sistema Objetivo podem compor a nota de acerto com o seguinte critério:

Acertos entre 18% a 30% = 0,25 pontos 31% a 45% = 0,50 pontos 46% 55% = 0,75 pontos Acima de 56%= 1,00 pontos Observações:

• Simulado de tarefa de casa (STC) é composto por 90 questões, todas as questões são retiradas dos exercícios da tarefa.

• Prova Geral Avançada (PGA) – temas disciplinares avaliam competência e habilidade referente aos conteúdos acadêmicos do ensino médio, com o formato das prova do Enem.

8- AUSÊNCIA EM AVALIAÇÕES

• Deve-se observar o calendário de provas anual disponibilizado no site do Colégio no início do ao letivo.

Só concedida 2º chamada ao aluno que por motivo justificado venha perder uma ou mais provas e serão aplicadas no período contrário da aula.

• Somente será concedida 2º chamada aos alunos que apresentarem atestado médico e requerimento, assinado pelo pai ou responsável.

• O requerimento da 2º chamada deverá

ser feito mediante o pagamento da taxa

dentro do prazo de 48h de retorno do

aluno à Unidade Escolar.

• A ausência na 2º chamada implicará a atribuição da nota ZERO na respectiva prova.

9- RECUPERAÇÃO OBRIGATÓRIA

Ficará em recuperação obrigatória ( R.O.) o aluno que obtiver notas inferiores a 6,25 nas médias bimestrais.

O aluno de recuperação, obrigatoriamente, deve participar das aulas de reorientação que acontecerão na última semana de aula do segundo e quarto bimestre.

• As avaliações de recuperação do ensino Fundamental I serão realizadas no período vespertino e do Fundamental II e Ensino sendo que o aluno deverá atingir objetivo mínimo de 80% de acertos para atingir a média de 6,25 e substituir no bimestre inferior a 6,25.

(3)

• O conteúdo da recuperação cumulativo.

10 - SISTEMA DE APROVAÇÃO

• Será considerado promovido o aluno que obtiver na soma das quatro médias bimestrais, o mínimo de 25 pontos, ou seja, média 6,25 (seis inteiros e 25 centésimos) em cada disciplina e frequência igual ou superior a 75% no total da carga horária.

11 - RECUPERAÇÃO FINAL

12 - ATENDIMENTO AOS PAIS OU

RESPONSÁVEIS

• A Coordenação Pedagógica estará à disposição dos pais, através de agendamento, para prestar informações quanto ao desenvolvimento acadêmico do aluno. Contatos: sec.boicucanga@objetivoboicucanga.com. br; dir.boicucanga@objetivoboicucanga.com.br coordenacao@objetivoboicucanga.com.br

• As reuniões pedagógicas serão informadas através de comunicados via agenda/ painel do aluno, sms, e também do site do colégio:

www.objetivoboicucanga.com.br

• As senhas de acesso ao site serão disponibilizadas aos alunos. Pelo site, será possível visualizar informativos, orientações e notas dos alunos, além de trabalhos e tarefas.

• A cada final de bimestre, será entregue o boletim do aluno. Haverá um controle de assinaturas do documento.

13 - DICAS FINANCEIRAS

• O vencimento do boleto é sempre no no 1º dia útil de cada mês com desconto. Após o 1ºdia útil perde-se o desconto.

• Observação: Ficar atento quando realizar o pagamento do boleto no caixa eletrônico ou via internet, ou seja, lançar a data do 1º dia útil para obter o desconto .

Procure a secretaria em horário comercial para esclarecimento de duvidas referente a boletos .

14- ANIVERSÁRIOS

Educação Infantil:

‐ As festas de aniversário na escola serão realizadas somente com a presença dos colegas da sala e professor (a), na última 6ªf. do mês com todos os aniversariantes da sala, mediante o agendamento com a Coordenação. (com antecedência de 5 (cinco) dias).

Ensino Fundamental I e II: ‐ Não é permitido comemorações na escola. ‐ Os responsáveis poderão enviar os convites (preenchidos); para os amigos com antecedência de 2 (dois) dias. Os convites deverão ser entregues à professora

responsável que os distribuirá, desde que todos os alunos da sala sejam convidados.

15 – BRINQUEDOS E OBJETOS

PESSOAIS

O colégio não se responsabiliza por brinquedos ou qualquer tipo de objeto que o aluno traga para a escola;

Educação Infantil e 1 º ao 5º ano

‐ Brinquedos: permitidos durante os intervalos em dias previamente agendados e com a permissão dos professores; etiquetados a fim de que não haja nenhum problema com a identificação dos mesmos.

16 – SAÚDE E MEDICAMENTOS

‐ Os medicamentos enviados para o Colégio devem ser entregues com a identificação do aluno, horário e dosagem por escrito com receita médica;

‐ Os medicamentos que não estiverem anotados na agenda não serão ministrados no Colégio; casos especiais serão tratados individualmente;

• Será encaminhado para recuperação final VC (verificação complementar) os alunos que após síntese final das avaliações não atingirem até o final do 4º bimestre 25 (vinte e cinco) pontos em até 5 (cinco) disciplinas para o Ensino Fundamental I e II , e em até 6 (seis) disciplinas para o Ensino médio.

• Será considerado aprovado o aluno que após realizar a verificação complementar – VC - obtiver a somatória de 10 (dez) pontos, obtido pela somatória da média anual e a média da prova de verificação complementar, porém o mínimo da VC é de 5,0 (cinco) pontos.

• Será considerado retido o aluno que não atingir a média exigida em 3 (três) disciplinas.

(4)

Com a experiência de mais de 13 anos na área da educação, o colégio Objetivo Boiçucanga traz para a região toda experiência e excelência de ensino oferecido pelo Sistema Objetivo de Ensino.

Preocupados em oferecer educação de qualidade desde a educação infantil até o ensino médio, damos aos nossos alunos ferramentas adequadas para o desenvolvimento de sua inteligência e

formação pessoal.

Para isso, contamos com professores altamente qualificados, infraestrutura preparada especialmente para o bem estar dos estudantes e material de apoio para estimular os estudos dentro e fora

da aula.

Temos como princício preparar os alunos para vestibulares, ENEM e principalmente para a vida, essa é a missão do Colégio Objetivo Caraguá.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O desafio da renovação e a solidez da tradição no mundo atual impõem a educadores, crianças e jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis. As perspectivas que se abrem nos mais diversos campos do saber implicam um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo - atento a uma realidade que se transforma a cada momento.

Formar o indivíduo para um mundo

globalizado e para os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização dos recursos infindáveis da informática, da computação, da telemática e das infoways, que compõem uma revolução cultural tão transformadora quanto foi, no seu tempo, a invenção da imprensa. A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação, da compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da consciência de cidadania, além do domínio de recursos tecnológicos, passaporte privilegiado para o mundo futuro. Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional.

(5)

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UNIFOR-MG, do curso de Pedagogia, desde março de 2015, em uma escola da rede

Sport Lisboa e Benfica Classe Especial Raparigas Gimnoanima - Associação Desportiva de Sintra Evolution - Ginástica de Grupo Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga

Comprovante de formação anterior obrigatória para ingresso na Especializa- ção ou Mestrado: cópia do Diploma de Graduação ou Curso Superior ou, na ausência destes, Certificado

Nas últimas décadas, a ruptura, o efêmero, o descartável incorporam-se cada vez mais ao fazer artístico, em consonância com a pós-modernidade. b) apropriação de materiais e

III - requisite-se ao Secretário de Educação do Município do Recife que comunique à 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital com atuação na Defesa da

Essa parte da Onomástica tem por interesse analisar os nomes de personagens de obras literárias, além de haver uma parte que se dedica às obras audiovisuais, como o cinema e

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do BNP Paribas Master

Se encontrar tais resíduos, então: Adicionar detergente no respectivo compartimento. Ligar o aparelho, sem loiça, no programa com temperatura máxima de lavagem. Para a limpeza