• Nenhum resultado encontrado

ADITAMENTO Nº 01 AO EDITAL Nº 02/2016/CRI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADITAMENTO Nº 01 AO EDITAL Nº 02/2016/CRI"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ADITAMENTO Nº 01 AO EDITAL Nº 02/2016/CRI

A Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) torna público aos alunos de graduação desta instituição que foram aprovadas 2 (duas) bolsas de auxílio de custo para o intercâmbio acadêmico do Programa Linnaeus-Palme, no quadro de cooperação entre a FURB e a Universidade de Borås (Suécia).

O Programa Linnaeus-Palme visa estimular a cooperação com base no benefício mútuo entre as instituições de ensino superior na Suécia e países em desenvolvimento. Embora o objetivo global seja o aumento da consciência internacional dos participantes, ele também tem um objetivo acadêmico para o seu intercâmbio, ou seja, é um programa no qual os participantes frequentam aulas no exterior que permitam o aproveitamento acadêmico curricular (equivalências) na instituição de origem. O programa não se destina ao aprendizado de idiomas.

As bolsas deste Aditamento são direcionadas para o intercâmbio de alunos dos Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Química do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

Os alunos devem realizar o intercâmbio de 1 (um) semestre (20 semanas acadêmicas) nos cursos equivalentes na Universidade de Borås (Suécia).

O valor individual da bolsa é de 40.000 SEK (coroas suecas). O aluno receberá a bolsa somente na Universidade de Destino (Universidade de Borås) quando estiver regularmente matriculado.

1. CRITÉRIOS PARA ELEGIBILIDADE

1.1 Podem se candidatar todos que preencham os seguintes requisitos:

a) Estar regularmente inscrito no Edital nº 02/2016/CRI até o dia 16/09/2016; b) Estar matriculado no curso de graduação objeto da Bolsa;

(2)

d) Apresentar Proficiência Linguística em Inglês, nível mínimo, Intermediário B2 (exigência da Universidade de Borås);

e) Apresentar um Plano de Aproveitamento/Equivalência de Disciplinas na instituição de origem elaborado em conjunto com a Coordenação de Curso. É obrigatório apresentar, no mínimo, equivalência em 2 disciplinas;

f) Apresentar Termo de Compromisso (específico a este aditamento) (ANEXO A) assinado. Este documento se refere ao comprometimento do aluno, beneficiário da bolsa, de, após o período de intercâmbio, retornar e finalizar o Curso de Graduação na FURB;

g) Não ter nacionalidade sueca.

2. CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

2.1 A classificação dos alunos dar-se-á considerando os seguintes critérios: a) Média Final Geral do Histórico Acadêmico;

b) Percentual de créditos acadêmicos cursados com aprovação proporcional a matriz curricular do curso do aluno;

c) Nota da Proficiência Linguística em Inglês;

d) Avaliação Oral – entrevista pessoal no idioma inglês, a ser realizada no dia 26 de Setembro com horário a ser agendado junto ao escritório da CRI, sendo obrigatoriamente no período vespertino, na presença da comissão descrita no item 4;

e) Avaliação Escrita – prova de redação no idioma inglês, a ser realizada no dia 26 de Setembro após a avaliação oral, sendo obrigatoriamente no período vespertino, esta avaliação será analisada pela comissão descrita no item 4; f) Quantidade de equivalências apresentadas no Plano de Aproveitamento

/Equivalência de Disciplinas.

2.2 A avaliação dos critérios são agrupados em 6 (seis) categorias compreendendo a análise dos documentos apresentados pelo candidato e atribuição de pontuação de acordo com o estabelecido abaixo:

(3)

a) Média Final Geral decorrente das disciplinas cursadas com aprovação no curso objeto da bolsa, de acordo com o Histórico Acadêmico emitido pela Divisão de Registro Acadêmico (DRA): Peso 2,0 (dois vírgula zero);

b) Percentual do tempo de formação acadêmica no curso objeto da bolsa, representado pela carga horária total com aprovação de acordo com o Histórico Acadêmico emitido pela Divisão de Registro Acadêmico (DRA): Peso 2,0 (dois

vírgula zero);

c) Nota da Proficiência Linguística no idioma Inglês: Peso 1,0 (um vírgula zero); d) Resultado da Avaliação Oral no idioma Inglês descrita no item 2.1, letra d: Peso

2,0 (dois vírgula zero);

e) Resultado da Avaliação Escrita no idioma Inglês descrita no item 2.1, letra e:

Peso 2,0 (dois vírgula zero);

f) Quantidade de equivalências apresentadas no Plano de Aproveitamento /Equivalência de Disciplinas: Peso 1,0 (um vírgula zero).

§ 1º A pontuação é fixa para cada item, com efeito cumulativo.

§ 2º Serão considerados, para efeitos de pontuação, os documentos solicitados no Edital que trata da participação dos programas de intercâmbio, ao abrigo dos acordos de cooperação e mobilidade estudantil entre a FURB e as Instituições Estrangeiras Conveniadas, assim como a nota registrada na ficha de avaliação oral - entrevista pessoal (ANEXO C), a nota atribuída na avaliação escrita - prova de redação, realizadas pela comissão nominada neste Edital, e o Plano de Aproveitamento/Equivalência de Disciplinas apresentado.

§ 3º O candidato que não apresentar o Plano de Aproveitamento/Equivalência de Disciplinas, no curso em que está vinculado na instituição de origem (FURB), com assinatura da Coordenação de Curso, estará automaticamente desclassificado.

§ 4º Em caso de empate entre os candidatos será considerada a condição sócio-econômica, havendo o favorecimento do candidato que apresentar o menor índice, de acordo com os critérios estabelecidos pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE) da FURB.

(4)

2.3 A comissão responsável pelo processo de seleção fará a classificação, atribuindo nota 10 (dez), por categoria, ao candidato que atingir maior número de pontos e, proporcionalmente, uma nota aos demais. A nota final atribuída a cada candidato é a média ponderada das 6 (seis) categorias, resultantes das notas dos critérios acima determinados.

2.4 A avaliação das notas é de responsabilidade da comissão, inclusive da avaliação oral e escrita no idioma inglês.

2.5 A seleção final estará sujeita a aprovação por parte da ofertante das bolsas, Universidade Estrangeira, não cabendo recurso a esta decisão.

2.6 No caso em que se apresente um número inferior de candidatos ao processo seletivo que o número total de bolsas, serão considerados alunos de outras áreas de estudo com afinidade mais próxima a área objeto das bolsas.

2.7 No caso de não haver o aceite da condição de acadêmico na Universidade Estrangeira, ou desistência do candidato, cessa o direito do candidato à bolsa em questão.

3. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O resultado da seleção será divulgado por e-mail aos candidatos e também através de Portaria até o dia 15 de Outubro do corrente ano.

A confirmação final dos contemplados pela Bolsa será informada pela Universidade Estrangeira, Universidade de Borås (Suécia).

4. DA COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO DE SELEÇÃO

(5)

A Coordenadoria de Relações Internacionais nomeia oficialmente para este Aditamento a presente comissão, composta por três membros e um suplente, competente e responsável pela promoção e condução do presente processo seletivo:

Profº Germano Adolfo Gehrke (Presidente) Profª Marina Beatriz Borgmann da Cunha

Candice Nardelli Reif Profº David Bilsland (Suplente)

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão nomeada no item 4 deste Aditamento, cujas decisões sujeitam-se a recurso administrativo, sem efeito suspensivo, no prazo de 05 (cinco) dias contados da publicação em mural, que serão decididos pelo Coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais, sendo suas decisões soberanas, não cabendo aos candidatos recursos encaminhados a outros órgãos.

Blumenau (SC), 23 de Agosto de 2016.

Profº David Bilsland

(6)

(ANEXO A)

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS -CRI

TERMO DE COMPROMISSO

Aditamento nº 01 ao Edital nº 02/2016/CRI

Eu, _____________________________________________________, abaixo-assinado, CPF ____________________, RG ___________________, estudante regularmente matriculado(a) em curso de graduação na FURB, no curso de _______________________________, código de pessoa _________, afirmo estar ciente das normas estabelecidas pelo Edital nº 02/2016/CRI e pelo Aditamento nº 01 e me comprometo a acatá-las, não podendo, em nenhuma hipótese, delas alegar desconhecimento.

Também afirmo que, após realizar o período de intercâmbio, irei retornar e finalizar meu Curso de Graduação na FURB, sob pena de restituição da ajuda de custo que for recebida, objeto deste Aditamento.

Blumenau, _______ de _____________________ de 2016.

_________________________________________ ASSINATURA

(7)

(ANEXO B)

Calendário Acadêmico da Universidade de Borås

Spring Semester 2017

16 de Janeiro de 2017 a 4 de Junho de 2017 (20 semanas)

O ano acadêmico na Universidade de Borås consiste em 4 períodos de estudos (P1-4) e cada semestre é dividido em 2 períodos:

Autumn Semester

Período 1 (P1): fim de Agosto até fim de Outubro

Período 2 (P2): começo de Novembro até metade de Janeiro

Spring Semester

Período 3 (P3): metade de Janeiro até fim de Março Período 4 (P4): começo de Abril até começo de Junho

Seleção de Disciplinas para Exchange Students

Para o intercâmbio de 1 semestre, neste caso o Spring Semester, o aluno precisa indicar 4 disciplinas de 7,5 ECTS créditos cada, totalizando 30 ECTS créditos.

Sendo 2 disciplinas para o Período 3 (P3) e 2 disciplinas para o Período 4 (P4).

A disciplina Swedish as a Foreign Language não será considerada, pois esta disciplina poderá não ser ofertada aos Exchange Students, uma vez que ela está sendo direcionada a outro público.

Oferta de Disciplinas em Inglês para Exchange Students - Bachelor Level:

Spring Semester 2017

Faculdade de Engenharia

- Logistic Theory and its Applications 41L03L, 7.5 ECTS credits, P3 - Manufacturing Simulation 41I33P, 7.5 ECTS credits, P4

Faculdade de Administração

- Strategic Marketing I 21SF1B, 7,5 ECTS credits, P3

- Change in Organisation-Leadership and Management A1FO1A, 7,5 ECTS credits, P3 - Individual Studies in Business Administration 21FE1C, 7,5 ECTS credits, P4

(8)

(ANEXO C)

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Coordenadoria de Relações Internacionais

Ficha de Registro de Avaliação Oral - Entrevista Pessoal - Proficiência para Intercâmbio

ORAL EXAMINATION

NOME: _____________________________________________

DATA: ___/___/_____

CRITÉRIO – CRITERIA

NOTA

MARK

OBSERVAÇÃO

OBSERVATIONS

FLUENCY – FLUÊNCIA

Speaking without too much hesitation – POUCA HESITAÇÃO NA FALA

0-3

GRAMMATICAL ACCURACY – CORREÇÃO GRAMATICAL

Speaking without too many mistakes – ESTRUTURAS ADEQUADAS E POUCOS ERROS

DE GRAMÁTICA

0-1

PRONUNCIATION – PRONÚNCIA

Making individual sounds correctly, using stress, rhythm and intonation appropriately –

ERROS NÃO INFLUENCIAM A COMPREENSÃO

0-2

VOCABULARY – VOCABULÁRIO

Using a wide range of appropriate vocabulary – AMPLA VARIEDADE NO VOCABULÁRIO

0-2

COMPREHENSION – COMPREENSÃO

Showing that the story/content have been fully understood – NÃO APRESENTA

PROBLEMAS PARA COMPREENSÃO DAS SOLICITAÇÕES

0-2

T O T A L

Referências

Documentos relacionados

 Nas inscrições pelo aplicativo, para prova online e para os candidatos que optarem pela utilização da nota do Enem ou Histórico Escolar do Ensino Médio, não será cobrada taxa

A criança deverá ser acompanhada de adulto responsável por sua guarda (familiar ou terceiro indicado pela candidata) e permanecer em ambiente reservado. Não

Os candidatos só poderão sair do local de realização da prova após 1 (uma) hora do início da mesma, podendo levar o caderno de provas. O candidato que necessitar de tratamento

Nas razões do recurso especial, alega violação aos art. A irresignação do recorrente merece prosperar. Conforme orientação desta Corte, o desconto concedido em caso

Os Participantes reconhecem e aceitam expressamente que a Promotora, a OI e a SULACAP e/ou quaisquer outras empresas vinculadas à Promoção não poderão ser

análise conjunta dos perfis RG, DT e r pode resultar no conhecimento de parâmetros de perfuração e na seleção de brocas, através do cálculo de T x , C´ e E S. Para atingir

3º - Altera a Lei Municipal 132/2016, que versa sobre a Estrutura Administrativa do Poder Executivo de Maraú/Ba, promovendo modificação no quantitativo de vagas para o Cargo

CONDiÇÕES GERAiS DO SEGURO ... Objetivo do seguro ... Forma de contratações ... Âmbito geográfico da cobertura ... Apólice única ... Bens e pessoas garantidos ... Riscos cobertos