• Nenhum resultado encontrado

Palestra Dominical - Fundação Cultural Avatar O TRABALHO DA HIERARQUIA NO FUTURO IMEDIATO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palestra Dominical - Fundação Cultural Avatar O TRABALHO DA HIERARQUIA NO FUTURO IMEDIATO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Palestra Dominical - Fundação Cultural Avatar

O TRABALHO DA HIERARQUIA NO FUTURO IMEDIATO Texto: Exteriorização da Hierarquia II, pag 123 a 131 - março de 1943

Responsável - Ruth Machado Barbosa / 30 de agosto de 2015

Vamos prosseguir o Estudo do Livro Exteriorização da Hierarquia, focalizando o trabalho da Hierarquia no futuro imediato. O foco do estudo vai abranger o trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo - NGSM. Vou utilizar a última frase deste texto para começar a palestra: Hoje, todavia, procuro focalizar sua atenção na tarefa imediata de cooperação com a Hierarquia e fortalecê-los para realizarem sua parte na salvação do mundo.

Trata-se de uma recomendação do mestre Tibetano. No texto que vamos estudar, o Mestre lembra grandes aproximações através das quais a humanidade tem sido trazida (em consciência) para cada vez mais perto dos centros espirituais de amor e vida e foi estimulada a fazer progresso espiritual, a despertar a luz interior, a desenvolver a Consciência do Cristo e encontrar o Caminho de Luz que conduz à divindade. Uma outra grande aproximação está agora à mão, mas sua data depende da atividade do Novo Grupo de Servidores do Mundo e da tensão espiritual que eles podem conquistar. Um grande período preparatório deste aproximação teve lugar em 1936. A guerra, do ângulo físico, já está ganha, embora muitos meses possam se passar antes que a vitória final no Oriente e no Ocidente seja inteiramente ganha. Mas, novamente em paralelo com este acontecimento físico - deve vir uma vitória espiritual e essa pode ser descrita como a conquista de uma nova orientação espiritual e uma nova atitude para com Deus, para expressar esse assunto com muita simplicidade.

Ao reverso, o Tibetano indica as razões para uma medida de fracasso em 1936.

• O trabalho foi relativamente bem sucedido que provocou uma poderosa atividade paralela das Forças do Mal; essas foram bastante potentes para se superporem às Forças da Luz e provocarem a guerra.

• Em segundo lugar, o NGSM, os homens e mulheres de boa vontade e os aspirantes em toda a parte relaxaram seus esforços; eles não conservaram a tensão ganha, mas se deixaram ficar na negligência; o trabalho não prosseguiu, apesar dos esforços constantes de uns poucos. Mas estes eram poucos demais.

Agora chega outra vez a oportunidade e a possibilidade de uma Grande Aproximação que pode ser a consumação do trabalho iniciado em 1936. A batalha entre as Forças da Luz e as Forças do Mal. Para acabar com essa guerra rapidamente e com êxito, deixando uma porta aberta para um mundo melhor, as Forças da Luz devem ser convocadas. É isso que está ocupando a atenção da Hierarquia atualmente. Para auxiliar nesse esforço o Buda está se preparando e o Cristo permanece pronto, para a libertação do mal e admissão do bem.

• Uma das resultantes dessa guerra é o fato de que a humanidade agora, como um todo, tornou-se capaz de ver e entender mais claramente do que jamais antes, a natureza do mal. Os homens estão recuando com horror dessa exibição de desmedido mal e mesmo o ser humano ruim fica chocado e contido pela perversidade que está hoje assolando a Terra.

(2)

1. Ela ensejará uma relação mais estreita entre aquelas Grandes Vidas que corporificam a Vontade de Deus e são as Guardiãs do propósito divino, e Aquelas Que corporificam o amor de Deus e são as guardiãs do Plano imediato da humanidade.

2. Ela também ensejará uma relação mais estreita entre a humanidade e a Hierarquia. O NGSM focalizará a demanda espiritual pela vida e pela libertação, verbalizando a "intenção maciça" da humanidade.

Se ambos os aspectos deste trabalho uno puderem ser satisfatoriamente conduzidos, então uma grande libertação poderá ser conseguida.

• Os Senhores da Libertação poderiam ser invocados com êxito;

• o Espírito da Paz poderia aparecer como o "Cavaleiro de Seu Lugar Secreto" e a nova era de boa vontade (baseada na vontade para o bem) poderia ser inaugurada.

• Eu digo "poderia ser" porque, meus irmãos, o êxito de tudo que poderia acontecer depende do trabalho feito por vocês e por todos os homens de boa vontade, pelas pessoas religiosas e de mentalidade espiritualizada em toda parte e pelos aspirantes mundiais.

• Esotericamente falando, o trabalho da Hierarquia é focalizar a vontade-para-o-bem divina ao afetar a humanidade.

• O trabalho dos homens com mente espiritualizada é evocar essa vontade-para-o-bem na terra através da expressão de boa vontade tão plena quanto possível.

Será a boa vontade das massas, focalizada em toda a parte através das Nações Unidas que estão lutando para a libertação da humanidade e através do NGSM, que será suficiente para invocar a vontade-para-o-bem e somente isso será adequado.

Durante os últimos seis anos, o Tibetano deu duas estrofes da Grande Invocação. A primeira - 1935 - dizia assim:

Que as Forças da Luz iluminem a humanidade Que o espírito da Paz se difunda por todo o mundo

Que o espírito de cooperação una todos os homens de boa vontade

Que o esquecimento do mal e a lembrança do bem sejam a nota deste tempo

Que o poder infinito abençoe os esforços dos que trabalham pela Fraternidade Universal da Luz. Isso expressou o grito invocativo, em grande parte inconsciente, da humanidade e sua nota predominante foi a paz. Ela foi usada como uma oração pela maioria e não como uma desafiadora demanda como tinha sido pretendido; ela não demonstrou ser, portanto, adequadamente efetiva em impedir a marcha avassaladora do mal. Contudo, ela preserva a forma que pode afinal evocar o Espírito da Paz. Essa invocação trará à humanidade aquele estímulo e desejo ativo de participar na expressão da boa vontade que tornará a paz mundial em produto efetivo da ação sábia e o estabelecimento de corretas relações humanas.

Deu-nos outra estrofe, de grande poder , que era adequada às condições de guerra - uma guerra que provou ser inevitável. Foi uma invocação destinada a evocar as Forças da Vida como a anterior havia invocado as Forças da Luz e do Amor. Ela só poderia ser usada com êxito pelos discípulos, pelos pensadores avançados e pela própria Hierarquia. Todavia, foi dada ao público para familiarizar as pessoas na medida do possível, com os conceitos de libertação e da vida e em um esforço para ancorar na terra um novo ponto focal pelo qual a vida pudesse fluir. Esse esforço não tem sido totalmente mal sucedido.

(3)

A Grande Invocação - Estrofe Dois - 1940 Que desçam os senhores da Libertação

Que Eles tragam socorro aos filhos dos homens Que o Cavaleiro do Lugar Sagrado apareça, E assim chegando, salve.

Apareça, ó Poderoso Ser.

Que as almas dos homens acordem para a Luz

E possam eles permanecer com propósito congregado. Que o fiat do Senhor, ressoe:

O fim do infortúnio chegou! Vinde, ó Poderoso Ser.

A hora do serviço da Força Salvadora é chegada. Que ele seja estendido por toda parte, ó Poderoso Ser. Que a Luz, o Amor, o Poder e a Morte

Cumpram o propósito dAquele Que Vem. A Vontade para salvar está aqui.

O amor para levar avante o trabalho está largamente espalhado.

A Ajuda Ativa de todos os que conhecem a verdade também está aqui. Vem, ó Poderoso Ser, e funde estes três.

Constrói uma grande muralha defensora. O governo do mal deve agora terminar.

Diz o Mestre - Ao tempo da Lua Cheia de Maio e Junho, será aconselhável usar ambas Invocações e assim fundir numa única invocação unida, a intenção maciça da humanidade como um todo e o propósito iluminado dos discípulos e da Hierarquia. Essa fusão dos dois grupos - Humanidade e Hierarquia - pode então bastar para emitir uma apelo tão potente que a vida possa ser liberada da Terra em vez da morte, e o amor de Deus desempenhar sua parte ativa na reconstrução dos assuntos mundiais. Se isso puder ser realizado com êxito, duas grandes revelações poderão ser aceleradas em sua trajetória:

1. A revelação da luz e da compreensão para a humanidade, levando-a a conhecer e a capacitar os seres humanos para verem a causa da atual catástrofe, pois "na luz veremos a Luz". Naquela Luz, a humanidade saberá quê fazer e como corrigir os erros passados.

2. Uma revelação da vida e da "vida mais abundante" como o Cristo prometeu. Essa revelação dará aos pensadores, idealistas, verdadeiros líderes e discípulos em atividade no mundo atual, aquela energia espiritual que conduz à correta atividade, à liderança saudável e a uma vida inspirada e inspiradora.

Quando o propósito maciço dos Guardiões da Vontade de Deus e a maciça intenção das almas humanas puderem ser sincronizadas, então a Grande Aproximação se tornará inevitável e a Grande Libertação automaticamente seguir-se-á.

A tarefa do Novo Grupo de Servidores do Mundo, hoje

A tarefa imediata do NGSM é focalizar a ansiosa expectativa, aspiração, desejo e intenção da humanidade de trazer a necessária sincronização ao tempo da Lua Cheia de Maio e Junho. Isso eles deverão fazer através do seu próprio claro pensamento sobre assuntos correntes, pelo cultivo de um

(4)

espírito receptivo, baseado numa disposição para o aprendizado, uma prontidão para fazer os velhos preconceitos e idéias físicas desaparecerem. Sob o impacto das novas verdades e nova inspiração, e baseada também numa determinação a todo o custo, de reconhecer a verdade e os apresentados desenvolvimentos espirituais.

• Peço-lhes que tenham uma mente arejada, que recobrem sua crenças no fato das realidades espirituais, que tenham fé na vontade-para-o-bem do divino propósito e que amem seus semelhantes.

• Peço-lhes que adotem em suas vidas particulares e em seu meio ambiente aquelas medidas que ajudem a fazer com que o trabalho seja feito com êxito durante as Luas cheias de Maio e Junho;

• a usar ambas as Invocações, não como orações ou empregando a energia do desejo, mas como grandes demandas desafiadoras, empregando o poder da vontade como puderem fazê-lo e focalizarem-na num ponto de tensão.

• Ao tempo da Lua Cheia reúnam-se com as pessoas em um ato de fusão e cooperação, lançando seu pequeno esforço individual por traz do esforço da Hierarquia.

• Peço-lhes que reconheçam isso como parte do NGSM e como uma pessoa de boa vontade vocês podem agir como um fator de mediação entre a humanidade e a Hierarquia, construindo a ponte entre a massa da humanidade e o grupo espiritual que está procurando tão seriamente trazer-lhes ajuda e vida.

• Gostaria de vê-los usando, com todo poder que existe em vocês, a imaginação criativa como seu esforço para fazer isso e acreditar que a sinceridade de seu propósito e o amor de seus corações podem e ajudarão a tornar possível a Grande Aproximação e assim acelerar a Grande Libertação.

Gostaria que se dessem conta de que vocês podem ajudar na focalização e na ancoragem da nova religião mundial, na tarefa de firmar os princípios básicos da nova religião mundial, aquela religião universal que consumará o trabalho do Cristo e que abrirá uma nova via no Caminho de Luz que conduz a Deus. A nova religião será de Invocação e Evocação, de reunir grandes energias espirituais e depois facilitá-las para o benefício e o estímulo das massas; de distribuição da energia espiritual e a proteção da humanidade das energias que ela não está preparada para receber.

A síntese que salta deste texto é que o Mestre Tibetano conclama à prática da boa vontade e da vontade-para-o-bem. E, dentro do tema, que é o trabalho imediato da Hierarquia, destaca a tarefa do NGSM, apontando as responsabilidades e os riscos do fracasso das ações do NGSM, dando ênfase ao trabalho que precisa ser feito para garantir a próxima.

Concluímos, com duas mensagens. A primeira do Mestre Tibetano e a seguir, um trecho do artigo "Alimento para Reflexão", tradução do Thoughtline de maio 2015, de Tom Carney.

- Vejamos o que diz o Mestre Tibetano: “Relativamente aos problemas que ocupam a atenção de todos vocês que estão vivendo neste tempo de inquietação e sublevação mundiais, Eu tenho uma palavra para animá-los. Embora para vocês, toda a situação possa parecer carregada e os horizontes escurecidos por tempestades, mantenham em mente que quando o distúrbio está generalizado, como agora, e toda a área envolvida, então o fim está próximo. Portanto, conservem a visão interna firmemente e tenham a profunda paciência que resiste durante o ciclo menor porque a chave para o ciclo maior foi conservada com firmeza.” Um Tratado Sobre Magia Branca §325

(5)

- "O conhecimento da presença e da força daquilo que se opõe à evolução humana não permitirá o temor se instalar no coração. Ao contrário, irá atiçar a fagulha inata da compaixão e do amor que reside no coração de todo ser humano numa chama. Nem a compaixão e nem o amor são passivos. Nenhuma energia é passiva. A energia está, por sua própria natureza, em constante e vigoroso Movimento. Muitos de nós já estivemos no limiar deste tipo de decisão no passado e escolhemos entre os dois Caminhos com os quais fomos defrontados. Hoje, a Humanidade, não apenas alguns de nós, mas uma enorme parcela de nós está no limiar de uma tal grande decisão. "A separação é uma coisa do passado ... a unificação é a meta do futuro imediato ... o ódio é retroativo e indesejado e ... a boa vontade é a pedra de toque que irá transformar o mundo." - "Discipulado na Nova Era", parágrafo 65.

A energia que está sendo conduzida pela compaixão e a intenção do coração ou Boa Vontade, irão se desdobrar em cada vez mais. Felizmente, como um efeito do influxo da energia da Síntese, nossa Comunidade Científica está tendendo rapidamente na direção da percepção e aceitação de nossa Realidade Multidimensional. "Conflito ao extremo, seguido de uma rápida mudança evolucionária se manifestará onde quer que a energia da Síntese for aplicada". - "Projeções Ashrâmicas 6", p. 174. Uma vez que esta Realidade Eterna for reconhecida como existente, ela será sintentizada em uma nova visão. Nós seremos bem rapidamente libertos das garras de nossa identificação com a forma da matéria e o Infinito Cosmo Multidimensional se tornará nossa nova aventura. O nível do "conflito" nessa inevitável síntese depende inteiramente de nossa cooperação de livre arbítrio. No entanto, haverá "evolução". "Nós convocamos aqueles cooperadores que conhecem as dificuldades. Nós chamamos aqueles que não retrocederão. Nós convocamos aqueles que sabem que a alegria é uma especial sabedoria. Nós podemos dar as mais difíceis instruções, mas Nossos conselhos conduzem ao

júbilo!" - "Nova Era Comunidade", parágrafo 156, p. 123 e 124. " Thoughtline, maio 2015, de Tom Carney

Referências:

Exteriorização da Hierarquia II, pag 123 a 131

Referências

Documentos relacionados

9º, §1º da Lei nº 12.513/2011, as atividades dos servidores ativos nos cursos não poderão prejudicar a carga horária regular de atuação e o atendimento do plano de metas do

Uma vez que é uma cultura dioica com polinização anemófila é necessária a plantação de plantas masculinas e femi- ninas, de modo a otimizar a polinização das variedades

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que