• Nenhum resultado encontrado

Palavra da Direção. ferramenta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavra da Direção. ferramenta"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Após 40 anos exercendo a função de educar, tenho feito exercícios de reflexões, em um vai e vem, no tempo e no espaço, avaliando um duo inquestionável na sua importância de formar "gente": Família e Escola. Procurando entender esse contexto, firmo-me na certeza de que a relação desses dois elementos tem que ser plena e harmoniosa. Não existem lados opostos.

Em colóquio, Lepsi, da Faculdade de Educação da USP, disse:

"No Mal-Estar da sociedade atual é flagrante a lamúria nostálgica expressa, em geral, na sensação de crise. Por qualquer ângulo que se olhe pululam conflitos, tensões, dúvidas e incertezas. Surpreende quando vemos

pesquisadores, de vários lugares do mundo, encontrarem semelhanças nas queixas e dúvidas proferidas no contexto educativo."

ferramenta

Rosa Silvany

Palavra da Direção

(2)

• Não poderá ser do tipo customizada (com rasgões, bordados etc.). • Não será permitido o uso de short jeans.

• Recomendamos o jeans de tom intermediário (nem claro e nem escuro).

• Informamos que o uso da camisa da gincana será liberado de outubro a dezembro do ano em curso. O uso só será permitido para as camisas sem customização.

-O fardamento é de uso obrigatório de Segunda à quinta-feira, incluindo o de Ed. Física para o Ensino Fundamental. Com objetivo de desenvolver a

autonomia e a capacidade de escolha do estudante, será opcional o uso da farda às sextas-feiras. Solicitamos uma atenção especial ao uso de roupas e calçados adequados ao ambiente escolar.

manga. manga. manga.

(3)
(4)

.

o

o

(5)

Para uma melhor convivência da comunidade Girassol, esclarecemos os procedimentos para diversas situações do dia a dia.

• Avisos Informativos - Todas as circulares e recados dos grupos 1, 2, 3, 4 e 5 devem permanecer na pasta de avisos. A partir do 1º ano, além de circulares, poderá ser utilizada a agenda do estudante. A Escola veiculará informes por escrito e/ou via e-mail.

• Período de Visitação - Momento em que o espaço da Escola é reservado para as crianças do G1 ao G5, possibilitando uma familiarização com o ambiente e com a nova professora, sendo dois dias para as crianças do G1 ao G3 e um dia para as turmas do G4 e G5.

Disponibilizamos os horários das 8h às 10h (para o matutino) e das 13h30min às 15h30min (para o vespertino). As crianças deverão permanecer na Escola acompanhadas pelos responsáveis.

• Período de Adaptação - É um período importante para fortalecer vínculos afetivos a crianças, seus

familiares e o ambiente escolar. Os acompanhantes devem incentivar as crianças a explorar o ambiente, a se aproximares dos profissionais que irão fazer parte da nova rotina e a participarem das atividades propostas para esse momento.

Os grupos 1, 2 e 3 têm horários específicos que serão divulgados na reunião de pais que precede o início das aulas. O tempo de adaptação varia de criança para criança e será combinado e avaliado individualmente.

• Aulas de Campo - Para a participação das crianças em qualquer atividade fora da Escola, será necessária a autorização, devidamente assinada, e o fardamento completo.

Solicitamos atendimento aos prazos estabelecidos para entrega de autorização e pagamento das aulas de campo, quando necessário.

• Saída dos Estudantes - A criança só sairá da Escola acompanhada pelo responsável ou seu substituto, previamente apresentado à portaria e à professora. Sem autorização, por escrito, nenhuma criança poderá sair sozinha ou com pessoas não autorizadas.

A saída da criança, fora do horário, deve ser solicitada por escrito e dirigida, antecipadamente, ao professor. O portador, ao chegar, deverá encaminhar-se à recepção.

• Atos Cívicos - No cumprimento da Lei Nº5.700, às segundas-feiras, o Hino Nacional é executado na Escola. Em datas cívicas, realiza-se também o hasteamento e arriamento da bandeira.

• Solicitação de Tarefas - Caso o aluno não compareça à aula, os pais poderão solicitar as tarefas até às 11h, para o turno matutino, e 17h, para o turno vespertino. As atividades, quando solicitadas estarão disponíveis na recepção da Escola, no final do turno de aula.

• Enfermaria - Este serviço é prestado na nossa instituição por uma técnica de enfermagem.

Em caso de medicamentos a serem administrados na Escola a coordenadora e a professora precisam ser informadas. Elaboramos algumas medidas que, certamente, evitarão alguns contratempos. Solicitamos a atenção dos senhores aos procedimentos:

• Encaminhar sempre a cópia da receita médica ou documento dos pais autorizando à Escola

administrar o remédio especificado pela família.

• Enviar os remédios nas embalagens originais e identificados com o nome da criança;

• Procurar administrar na Escola o menor número de doses possível, a fim de não interferir nos trabalhos pedagógicos desenvolvidos e na dinâmica do grupo.

• Cabe ao portador levar o remédio de volta, após o término da aula.

Essas ações preventivas ajudarão na eficácia dos medicamentos e na segurança, cuidado e bem estar das nossas crianças.

(6)

• Doença - Não é permitida a frequência de estudante em estado de doença para evitar possíveis contágios. Caso os sintomas apareçam na Escola, o responsável deverá vir buscá-lo assim que comunicado.

Em caso de infecções contagiosas, a Escola deverá ser comunicada para que adote as medidas obrigatórias.

• Atualização de Dados - Solicitamos que os dados cadastrais do estudante (endereço, telefone, e-mail, portadores, etc.), quando alterados, sejam atualizados na recepção da Escola ou via e-mail.

• Projeções - Os filmes projetados para nossos estudantes são selecionados pelos técnicos e professores, para analisar sua adequação. Não serão exibidos filmes trazidos pelas crianças sem a prévia avaliação da Escola.

• Cantina - O uso da cantina é opcional. Frituras, balas, gomas de mascar, salgadinhos e refrigerantes não são comercializados, pois a Escola não recomenda o seu consumo.

Os cardápios da cantina e do refeitório são disponibilizados no site da Escola (www.escolagirassol.com.br).

Por segurança, não é permitido o uso de garrafas de vidro.

Solicitamos que os lanches que vão à geladeira venham de casa identificados com o nome do aluno.

• Aniversários - Os aniversários podem ser comemorados, na turma, durante o horário escolar, no período do lanche, constando de uma festa simples e adaptada à rotina. Reforçamos que, para o aniversário, será permitido até 6 convidados. É preciso agendar a data com o(a) professor(a), antecipadamente. Neste contato o responsável receberá as orientações necessárias.

Obs: Balões de Festa não são permitidos nos aniversários e nenhum outro evento dentro da Escola.

Dias para comemoração:

• Educação Infantil (G1 ao G5) — às terças e sextas-feiras. • Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) — às sextas-feiras.

• Material para o aniversário - É da responsabilidade da família prover os materiais para comemoração dos aniversários. A Escola e a cantina não podem disponibilizar pratos, copos ou outros materiais.

A Girassol não se responsabilizará por nenhum procedimento relacionado a aniversários fora da Escola.

Caso o aluno seja autorizado a sair para tais eventos, o responsável deverá encaminhar a autorização por escrito que ficará na Escola com o nome do portador autorizado a levar o aluno. Informamos que não será permitido a distribuição de convites para comemorações e eventos dentro do espaço escolar.

• Reunião de Pais - Momento em que as famílias e a escola estabelecem e firmam sua parceria no processo de desenvolvimento da criança. A presença dos pais nesses encontros é fundamental. Ao longo do ano letivo, acontecem reuniões coletivas e individuais.

Não é permitida a presença de aluno na Escola durante reuniões de pais à noite ou qualquer outra atividade programada exclusivamente para os adultos.

Quando necessitarem de reunião com algum seguimento da escola os pais devem solicitar horário pessoalmente ao professor ou ao coordenador horário pessoalmente por telefone, e-mail ou via agenda do estudante,.

• Aparelhos (Smart Phone, notebook, tablets e similares) - A utilização desses aparelhos pessoais ou particulares não é liberada pela Escola. Quando encontrado em uso pelo aluno, será entregue à coordenação e devolvido ao final da aula. Em situação de apresentação, sugerimos que o aluno traga o pen drive e utilize aparelhagem da Escola. Tablets são disponibilizados pela Escola para a

(7)

• Achados e Perdidos - Todo material do estudante, inclusive o uniforme e roupas para troca, deve ser

Antes de sair da Escola, os responsáveis devem observar se todos os pertences do estudante estão em seu poder. Materiais e objetos de uso pessoal, encontrados fora da sala de aula, são encaminhados à recepção.

A Escola não se responsabiliza por perdas ou danos de brinquedos, jóias ou objetos de valor trazidos pela criança, exceto aqueles solicitados e devidamente identificados.

• Animais - Não será permitida a entrada de animais sem autorização prévia.

• Despedida do 5º Ano - No final do ano letivo, a Escola realiza uma despedida de confraternização dos alunos do 5º ano, por estarem fechando um ciclo de escolaridade e o seu percurso na Escola.

• Formatura - A Escola não realiza formatura no 1º ano, por entender que não há conclusão de curso neste período.

• Divisão de turmas - A formação da turma poderá sofrer mudanças, em qualquer série ou grupo, caso a Escola julgue necessário, em função de aspectos educacionais.

• Veiculação de material - Não é permitida a distribuição de folhetos ou qualquer outro material de propaganda através dos alunos.

• Uso de Imagem - A Escola faz uso de imagem de aluno, exclusivamente mediante autorização da família, por escrito. Lembramos que veicular imagens de crianças sem autorização dos seus responsáveis, não é permitido por lei.

• Encerramento das atividades diárias - Solicitamos que, após o toque de encerramento das aulas, permaneçam na área coberta apenas portadores e alunos dos Cursos Livres.

Na 6ª feira, não temos Cursos Livres, e logo após o toque de encerramento das atividades (matutino e vespertino), todos devem ir para a área de entrada da Escola, inclusive os alunos acompanhados de seus pais.

(8)
(9)

-_

_

_

_

_

(10)
(11)
(12)

Robótica na Girassol

A disciplina Robótica instiga a criatividade, trazendo desafios que favorecem a interdisciplinaridade, em um espaço lúdico de aprendizagens baseado na montagem de protótipos ou mecanismos robotizados que, de alguma forma, interagem com o ambiente. Na Escola Girassol, este trabalho parte do desenvolvimento de projetos em que as crianças possam, a partir de um desafio, imaginar, criar estratégias e explorar possibilidades, através de tentativas, erros e acertos, além de compartilhar soluções. Envolvem tarefas como a montagem de carros de corrida movidos à energia solar e a construção e programação de animais-robôs.

São atividades que permitem o trabalho com temas variados, como sustentabilidade e os benefícios da ciência para a humanidade, e a exploração de conceitos robóticos e tecnológicos. Promovem também o i n c e n t i v o à p e s q u i s a e o desenvolvimento do saber além do conhecimento conceitual, com o exercício das habilidades motoras e do trabalho em grupo, estimulando atitudes como a cooperação, a postura de ouvinte e o respeito às diferenças.

Portal e Tablets

O uso das tecnologias representa um importante papel no atual cenário da educação e portais nos últimos anos, a Girassol vem investindo nessa área. C o m o p a r t e d e s t e p r o c e s s o , destacamos a parceria que temos com o Educacional, um dos maiores provedores de conteúdo pedagógico digital do país, disponibilizando-o para uso dos nossos professores e alunos das turmas de 3º, 4º e 5º anos. Nele, são encontrados vários conteúdos e atividades que podem ajudar nos estudos, bem como proporcionar um ambiente adequado para pesquisa escolar.

Para possibilitar este trabalho, as salas de aula são equipadas com projetos, equipamentos de áudio, telões e notebooks.

Tablets também são disponiblizados como mais um recurso, junto à diversos aplicativos, tais como o de realidade aumentada: além do Aprimora, para aprendizagem adaptativa.

Por acreditar que as Tecnologias de Informação não devem representar uma finalidade em si mesmas e, sim, devem ser utilizadas como recursos auxiliares no processo cognitivo, a Escola vem trabalhando na capacitação contínua de seus profissionais. Afinal, não basta o acesso às informações, é preciso saber selecionar os conteúdos relevantes e articulá-los nos contextos de aprendizagem.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

Ao analisar o conjunto de empresas de dois segmentos da BM&FBOVESPA –Energia Elétrica e Bancos –, verifi cando as métricas fi nanceiras de rentabilidade e risco Nunes, Nova

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi