• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES RECREATIVAS. Nº 20 Ano 9/2021 1ª Edição EXCELÊNCIA NA LEITURA. Ministério dos Aventureiros Igreja Adventista do Sétimo Dia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES RECREATIVAS. Nº 20 Ano 9/2021 1ª Edição EXCELÊNCIA NA LEITURA. Ministério dos Aventureiros Igreja Adventista do Sétimo Dia"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

!

Ministério dos Aventureiros Igreja Adventista do Sétimo Dia

EXCELÊNCIA

NA LEITURA

Nº 20 Ano 9/2021 1ª Edição

ATIVIDADES RECREATIVAS

(2)

EXPEDIENTE

QUEM ESCREVE

www.mundodasespecialidades.com.br mundodasespecialidades mundodasespecialidades@gmail.com @mundodasespecialidades 1ª Edição: Disponível em www.mundodasespecialidades.com.br Direção Geral: Pedro Paz, Rossalles Freitas e Victor Ariel

Equipe de Coordenadores: Adeline Bello | Publicidade Claudio Henrique | Colunas

Daniel Vinicius | Guias de Desbravadores Kaiio Victor | Diagramação

Maira Cardoso | Linguística Português Nalva Martins | Guias de Aventureiros Neto Sputinyk | Web

Ronald Vásquez | Linguística Espanhol Sabrina Rodrigues | Secretaria Revisão Linguística: Camila Perrud Diagramação e Edição: Kaiio Victor Autora: Nalva Gomes

CONTATO +55 81 9 9835-8482

DIREITOS RESERVADOS:

A reprodução total ou parcial deste material por qualquer meio, assim como a tradução ou difusão dos conteúdos do site Mundo das Especialidades fica proibida, salvo se realizada a expressa referenciação ao site e seus autores. Todos os direitos são reservados para o site Mundo das Especialidades.

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA MINISTÉRIO DOS DESBRAVADORES Recife, PE, março de 2021

AVENTUREIROS

AVENTUREIROS

Querido líder, preparamos esse guia com todo carinho para melhor compreender cada um dos requisi-tos desta especialidade, que se encontra no nosso Ma-nual de Aventureiros, na página 254.

Vamos entender como fazer cada requisito com dicas de livros e capítulos interessantes para completar a especialidade. Essa especialidade é muito interes-sante, não é mesmo galerinha? Então, tá na hora de colocar a mão na massa, digo, nos livros.

Essa especialidade é voltada para quem gosta de ler, mas todos poderão fazer desde que cumpram todos os requisitos de forma

satisfatória.

Líder de Aventureiros desde 2005. Iniciei no ministério como se-cretária, depois diretora e coorde-nadora regional. Atualmente estou à disposição para o que der! Apai-xonada pelo Ministério dos Aventu-reiros, amo o que faço e faço por amor. Meus dois filhos também foram aventureiros, agora é a vez dos netos, acredito que está no sangue esse amor!

Grata por poder colaborar Nalva Gomes

(3)

Ler dois livros que não foram lidos antes,

escolhendo dentro das seguintes categorias:

NATUREZA

VOCÊ

SABIA?

A Índia é o país que mais lê no mundo, ocupa essa distinção des-de 2005. Os indianos des-dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos se-manais para ler.

O livro mais lido do mundo é a Bíblia.

Ler pode prevenir doenças como Alzheimer.

1

Pegue sua Bíblia, e se você tiver em casa algum livro de natureza, esse é o momento de pegá-lo para ler, e caso você não tenha, deixarei aqui um link, indicando onde poderá comprar ou ler em pdf.

A primeira indicação é “O menino do dedo verde”, que conta a história de uma criança diferente, com uma vida inteiramente sua e que por onde passava chamava a atenção de todos por sua esperteza. As proezas do seu dedo verde eram originais e havia um segredo entre ele e o jardineiro “Bigode”. Trata-se de um livro com conceitos relacionados ao convívio social, ética e cidadania.

O segundo livro dessa categoria é “A perigosa vida dos passarinhos pequenos”. Esse livro conta a história de uma rebelião iniciada por pássaros pequenos contra a falta de árvores na região em que viviam, é uma fábula ecológica para todas as idades.

(4)

MISSÕES OU BIOGRAFIAS DE MISSIONÁRIOS LIVROS HISTÓ-RICOS DA BÍBLIA

3

2

A segunda categoria que poderá escolher pra ler é livro de missões ou de biografias de missionários.

E a terceira e última categoria de livro são os livros históricos da bíblia. Recomendo os livros de:

O historiador grego Heródoto afirma que os persas bebiam enquanto deliberavam sobre assuntos de Estado, crendo que a embriaguez os deixavam mais próximos do mundo espiritual. Entre os persas, a única coisa mais estimada que um grande número de filhos era a coragem na batalha. O protocolo persa ditava que ninguém, exceto o rei, podia ficar com uma mulher do harém real. O Purim ainda é celebrado até hoje. O livro inteiro de Ester é lido na sinagoga nesse feriado, durante uma cerimônia bem movimentada. O povo aplaude alegremente ao ouvir o nome de Mardoqueu e assovia, vaiando, ao ouvir o nome de Hamã. Querido líder, se você tiver oportunidade, assista a uma comemoração do Purim em uma sinagoga judaica ou em uma sinagoga adventista.

Primeiro, vou te indicar um livro que já foi o livro do ano dos Aventureiros “King, o pregador que não sabia pregar”. George King queria pregar, porém, sua primeira aparição pública foi uma catástrofe, as suas anotações caíram do púlpito e ficaram todas fora de ordem. Ele achou que jamais conseguiria ser um pregador e então aceitou o desafio da senhora Godsmark de ser um pregador informal que iria de porta em porta, entregando folhetos e conversando calmamente com as pessoas em seus lares a respeito da volta de Jesus. E não é que a ideia deu certa?

Um segundo livro dessa categoria é “Histórias de minha avó”. Esse livro mostra como foi ser neta de uma profetisa, a avó da personagem foi Ellen White. Ela conta como era ser avó e na vida pública. Embora Deus tenha dado à senhora White grandes responsabilidades, ela ainda encontrava tempo para ser o tipo de avó que toda criança sonhava.

(5)

Assim como Jonas devia se arrepender primeiro, nós também necessitamos nos arrepender. Somos todos pecadores, com a diferença de que conhecemos a verdade e alguns não conhecem e isso nos leva a uma responsabilidade de agirmos em coerência com o conhecimento que temos. Querido líder, no clube você deve incentivar, encorajar os nossos aventureiros a estudar a palavra de Deus e levá-la adiante para as pessoas que ainda não a

Uma mulher comprometida com as coisas de Deus, seus atributos morais e espirituais sobreponham aos físicos. No livro de Rute encontramos exemplos pontuais dessa serva de Deus que fizeram com que ela recomeçasse sua vida e fosse vitoriosa, pertencendo à linhagem do Senhor Jesus. Trabalhadora, educada, humilde, bondosa, ensinável e amiga dos familiares. Querido líder do Clube de Aventureiros, que esses exemplos marquem também a sua vida e a vida de nossas crianças.

Jonas

Rute

Ler em voz alta um capítulo da

Bíblia com mais de 20 versos.

Alguns capítulos da Bíblia que podem ser trabalhados com as crianças. Caso você escolha outro não tem problema.

Gênesis 1

Gênesis 6

Gênesis 7

Gênesis 3

Mateus 18

Êxodo 20

João 2

A história da criação A história da Arca de Noé A Aliança de Deus A história da queda, Adão e Eva A ressurreição de Jesus Os 10 mandamentos Transformação de água em vinho

Você poderá fazer desenhos relacionados às histórias que

esco-lheu ler, pode escrever pequenos textos explicando o que entendeu de cada história, pequenos

resu-mos ou gravar vídeos curtos fa-lando sobre o que mais gostou

(6)

Escolher, pelo menos, um dos livros do

Novo Testamento abaixo.

Ler todo o livro sublinhando o versículo que mais gostou em cada capítulo: Caracteríscticas Caracteríscticas e curiosidades: e curiosidades: Caracteríscticas Caracteríscticas e curiosidades: e curiosidades: Caracteríscticas Caracteríscticas e curiosidades: e curiosidades: Caracteríscticas Caracteríscticas e curiosidades: e curiosidades:

MATEUS

LUCAS

MARCOS

JOÃO

Esse Evangelho foi escrito preocupando-se com os judeus, por isso há tantas referências às pro-fecias do Antigo Testamento, as quais Jesus cumpriu. Contém, pelo menos, 129 citações ou alusões ao Antigo Testamento. O objetivo de Ma-teus era mostrar ao povo judeu que Jesus era, de fato, o Messias tão aguardado por eles.

Autor: Mateus (Levi)

Data em que foi escrito: Provavelmente entre

60 e 65 d.C.

Propósito: Apresentar Jesus como o Messias,

que trouxe o Reino dos céus à terra.

Temas: Jesus, o Messias, o Reino dos céus, a

inclusão dos gentios no Reino dos céus.

Lucas era um gentio que creu em Jesus Cristo. Seu propósito ao escrever um relato acerca da vida, da morte e da ressurreição de Jesus Cristo era tornar a mensagem de salvação compreensí-vel para os que eram alheios à fé e à cultura dos judeus.

Autor: Lucas, um médico gentio e cooperador

de Paulo.

Data em que foi escrito: Por volta de 60 d.C. Propósito: Apresentar um relato fiel da vida vida

e do ministério de Jesus Cristo.

Temas: Jesus Cristo, o Salvador, o Espírito

San-to, compaixão pelo oprimido, salvação para os gentios.

O Evangelho de Marcos é um relato da vida, do ministério, dos milagres e das palavras de Jesus Cristo. Em contraste com o livro de Mateus, que apresenta Jesus primeiramente como o Messias, Marcos enfatizava a servidão do Senhor.

Autor: João Marcos

Data em que foi escrito: Provavelmente entre

55 e 65 d.C.

Propósito: Apresentar Jesus Cristo como servo

e Filho de Deus, recontando Seu ministério e en-sinamentos em uma biografia linear básica.

Temas: Jesus, o Messias, servidão/ministério,

milagres.

Enquanto a ênfase dos outros três Evangelhos estava na descrição dos eventos da vida de Je-sus, João foca no significado desses eventos. Por exemplo, enquanto todos os quatro Evange-lhos registram o milagre da alimentação de cinco mil homens realizado por Jesus, apenas o livro de João contém a mensagem de Jesus sobre o “pão da vida”, que se seguiu após o milagre.

Autor: João, o apóstolo, filho de Zebedeu e

ir-mão de Tiago, o apóstolo.

Data em que foi escrito: Por volta de 90 d.C. Propósito: Mostrar que Jesus é o Messias, o

(7)

Podemos pegar os versículos selecionados que o aventureiro sublinhou e criar um livrinho de versos, uma caixinha de promessas, um desenho para cada verso.

Sugestões de caixinhas de promessa e livrinhos com os ver-sículos preferidos.

Usando a

criatividade

MENSAGEM ESPECIAL DA TIA NALVA

Eu, particularmente, gosto muito de ler, tenho vários livros e deixei aqui dicas de alguns livros, mas você pode escolher outros.

Quero deixar um recadinho do coração para você:

Querido líder, não deixe de ler a Bíblia, a Bíblia é a Palavra de Deus e precisamos estudá-la todos os dias. Nela encontramos histórias maravilhosas e ao fazer essa especialidade, você vai encontrar muitas histórias legais. Deus nos deixou a Bíblia como um guia e nós devemos usá-la. Podemos ler outros livros sim, mas não devemos nos esquecer da Bíblia, que ilumina a nossa mente, nos alerta sobre o pecado, quebranta o coração, dá vida e alimenta a nossa vida espiritual.

(8)

Fontes de pesquias:

Manual Administrativo de Especialidades do Clube de Aventureiros

www.livrarianobbel.com.br

Livro: O Menino do dedo verde

Para Ler: https://pt.slideshare.net/TCHARGOW196...

Para comprar: https://www.amazon.com.br/menino-do-d…

Livro: A perigosa vida dos passarinhos pequenos

Para ler:http://horadoclube.com.br/

Para comprar: https://www.amazon.com.br/perigosa-vi...

Livro: King, o pregador que não conseguia pregar

Para Ler: https://pt.slideshare.net/sjfnet/livr...

Para comprar: https://www.cpb.com.br/produto/detalh…

Livros: Histórias de minha avó

Para Ler: https://pt.slideshare.net/ismaelsilva...

Para comprar: https://www.cpb.com.br/produto/detalh...

Bíblia de Estudo Arqueológica NVI

Imagens:

-https://br.freepik.com/fotos/livro’>Livro foto criado por karlyukav

-https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/81bnV3n+OmL.jpg -https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/71PEkUedqPL.jpg -https://image.slidesharecdn.com/livrodoano2015paraaventureiros-kingopre gadorquenoconseguiapregar-150925120644-lva1-app6891/95/livro-do-ano-2015-para-aventureiros-king-o-pregador-que-no-conseguia-pregar-1-638. jpg?cb=1443182929 -https://m.livrariaadventista.com.br/media/catalog/product/cache/2/image/600x/9 df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/e/l/ellen.jpg

-https://blog.diagramaconsultoria.com/wp-content/uploads/2017/11/143027-1- Ler dois livros que não foram lidos antes, escolhendo dentro das seguintes categorias: Natureza;

Missões ou biografias de missionários;

Livros históricos da bíblia, como Ester, Jonas, Rute, etc.

2- Ler em voz alta um capítulo da Bíblia com mais de 20 versos.

3- Escolher, pelo menos, um dos livros do Novo Testamento abaixo. Ler todo o livro sublinhando o versículo que mais gostou em cada capítulo:

Mateus Marcos Lucas

(9)

Referências

Documentos relacionados

A motor function measurement scale for neuromuscular disease - description and validation study. Rev

[r]

UNIR e em outras instituições de ensino do país e do ANDREIA DIAS DE ALMEIDA -Doutorado em Educação- DINTER UEM/UNIR exterior, com as respectivas áreas de concentração; (cont. )

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política