• Nenhum resultado encontrado

Atividade Língua Portuguesa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividade Língua Portuguesa"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Atividade Língua Portuguesa

Bom Dia, querido(a) aluno(a)!

Ao longo do trimestre você leu e releu vários contos e narrativas. Sabemos que essas narrativas estimularam a imaginação de crianças e adultos. Acrescentamos gêneros textuais e conhecimentos gramaticais. Agora iremos colocar em prática tudo o que aprendemos.

Responda as questões à caneta preta ou azul, evite rasuras e elabora respostas completas.

Boa Prova!!! Beijos Profª Wanderly.

“Saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria e um dos capítulos mais difíceis na grande arte de viver.”

Herman Melvill Leia:

O PULO DO GATO

A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia, como todo mundo sabe, que gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava.

Decidiu então a raposa usar a esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz: – Chega de correr um atrás do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz!

– Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato – Não é um que corre atrás do outro, é “uma”, que é a senhora, que corre atrás do “outro”, que sou eu…

– Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou!

O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia. A raposa era aluna dedicada e o gato, ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, o cambalhota-simples, o cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato.

Aluno/a: _____________________________________________.

Turma: 6° ano do E.F. n°___ Data: ____/___/ 2017.

Professora: Wanderly Witzel Divino Monção.

(2)

Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado!

E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira.

Ainda meio tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou: – Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!

– Não ensinei, nem ensino! – riu-se o gato – Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!

Paulo Bandeira. “O Pulo do Gato”. In: Nova Escola, p. 48. São Paulo, Abril, 1991.

Questão 1

Identifique o gênero do texto lido. Explique suas características.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ Questão 2

Selecione os personagens, aproveite e descreva-os. Lembre-se de apontar suas principais características.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ Questão 3

Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da raposa: a) pegar o gato.

b) fazer as pazes com o gato.

c) aprender a pular tão bem quanto o gato. d) demonstrar que era esperta.

Questão 4

Aponte o fato que impedia a raposa de atingir o seu objetivo.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ Questão 5

Qual foi a atitude tomada pela raposa para atingir o seu objetivo?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

(3)

Questão 6

A frase que caracteriza o clímax da história é: a) “Decidiu então a raposa usar a esperteza.”

b) “– Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato [...]” c) “A raposa ... já estava tão mestre em pulos quanto o gato.”

d) “[...] esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro [...]” Questão 7

“Esse é o pulo do gato!”. A que pulo do gato o desfecho da história se refere? a) o duplo-mortal.

b) o triplo-mortal

c) o saca-rolha-composta d) um volteio de banda Questão 8

Para o gato, qual a importância do pulo identificado na questão anterior?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ Questão 9

Sublinhe os termos que retomam o referente “o gato” nas frases a seguir: a) “[...] e nem adiantava tentar agarrá-lo.”

b) “Com um salto de banda, o danado sempre se safava.”

c) “Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou!” d) “[...] caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado!”

Questão 10

Substitua as expressões em negrito por pronomes oblíquos adequados. Faça as adaptações necessárias às frases:

a) Ana traga para mim um livro para eu ler o livro.

__________________________________________________________________________ b) Rui quer uma bicicleta e vai comprar ela.

__________________________________________________________________________ c) Eu e José já vamos. Quem vai com nós?

__________________________________________________________________________

(4)

Questão 11

Leia a tirinha abaixo.

a) Identifique e retire da tira um pronome oblíquo na fala de Calvin, no primeiro quadrinho. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ b) No segundo e último quadrinhos, há o emprego de um pronome reto que não está de acordo com a norma padrão. Identifique-os e reescreva as frases corrigindo-as, utilizando o pronome oblíquo adequado.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ c) Observe a fala de Calvin, no último quadrinho, e responda: a quem se refere o pronome você?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ Questão 12

Analise os advérbios em destaque, classificando-os de acordo com a circunstância que a eles se referem:

(5)

( ) Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes. ( ) Não me incomodo com sua impaciência.

( ) Talvez eu compareça ao seu aniversário. ( ) Estamos muito contentes com sua aprovação. ( ) Alegremente, Pedro se despediu de sua família. ( ) Os alunos se portaram muito bem.

( ) Eram pessoas bastante simpáticas. ( ) Eles certamente assistirão à corrida. ( ) Talvez as meninas não compareçam. ( ) Ali estava o que procurava.

Questão 13

Identifique o verbo das frases e relacione as colunas de acordo com o que indicam:

A – ação B – estado C – Fenômeno da natureza

1. ( ) O homem está nervoso. 2. ( ) Ele fechou os olhos. 3. ( ) Choveu muito.

4. ( ) Que desejam vocês? 5. ( ) Ele fez uma pergunta 6. ( ) Ela parece triste. 7. ( ) Anoiteceu rapidamente. 8. ( ) O menino levantou a cabeça. 9. ( ) O aluno ficou nervoso.

10. ( ) Faz muito calor nesta época do ano. Questão 14

Informe a forma infinitiva, a pessoa (1a. 2a. 3a.) e o número (singular ou plural) de cada verbo das frases seguintes:

1. A festa começou. __________________________________________________________ 2. Lemos muito. _____________________________________________________________ 3. Todos se divertiram. _______________________________________________________ 4. Tu ouviste umas vozes? ____________________________________________________ 5. Irei a Recife. _____________________________________________________________

(6)

Questão 15

Empregue uma das formas verbais sugeridas entre parênteses, de acordo com a pessoa gramatical existente na frase:

1. Eu ______________sozinho. (sairemos, sairei) 2. Ela e Maria ______________. (viajou, viajaram)

3. Eu e tu _____________ livros . ( comprei, compramos) 4. Nós _______________ ao cinema. (iremos, irão)

5. Tu e ele ____________ a aula? (perdestes, perderam)

Questão 16 (valor = 1,0 – cada = 0,20)

Grife os verbos, identifique o modo em que estão empregados:

a) Eu irei à praia amanhã. _____________________________________________________ b) Todos trouxeram o material. _________________________________________________ c) Se puderes, vá cedo. _______________________________________________________ d) Acordem, meninos! ________________________________________________________ e) Quando chegares, avisa-me. ________________________________________________

ATENÇÃO: As próximas questões testes devem ser respondidas no quadro de respostas que se encontra na última folha da prova.

(7)

Questão 17

(Uea 2014) No primeiro e terceiro quadrinhos, as expressões licencinha, tô passando

e lascou exemplificam o emprego de : a) uma modalidade agramatical. b) uma variante considerada padrão. c) uma linguagem vulgar e ofensiva. d) um discurso neutro e formal. e) um registro coloquial e informal. Questão 18

(Upe 2015) O humor da tirinha se constrói com base no fato de:

a) Miguelito não compreender nada de um conceito escolar tão básico. b) Mafalda assumir o papel de uma professora para seu amigo Miguelito. c) a expressão facial de Miguelito demonstrar uma grande preocupação. d) Mafalda tratar o assunto com seriedade incompatível com a situação. e) Miguelito quebrar a expectativa do leitor, confundindo escola e cotidiano.

Questão 19

(Ita 2017) Que atitude típica de parte do público televisivo é reproduzida por Calvin, o garoto da tirinha?

a) Assistir àquilo que critica.

b) Assistir somente àquilo que está na moda. c) Mudar de opinião de acordo com o momento. d) Não criticar aquilo a que assiste.

e) Interagir com o apresentador de TV.

(8)

Questão 20

(PUC-RJ) A palavra engrossar apresenta o mesmo processo de formação de:

a) embalançar b) abstrair

c) encaixotar d) encobrir e) perfurar

ATENÇÃO: Preencha o campo com a letra X na alternativa escolhida. Em caso de rasura a questão será anulada.

a b c d e

17 18 19 20

Referências

Documentos relacionados

A partir de 2002, com a mudança no enquadramento dessa área protegida, de ARIE para REDES do Tupé, e com o advento da nova lei relativa ao Sistema Nacional de Unidades

AO REALIZAR AS ATIVIDADES, NÃO SE PREOCUPE SE AINDA NÃO CONSEGUE LER E ESCREVER SOZINHO(A), POIS VOCÊ CONTARÁ COM O APOIO DA PROFESSORA NAS VIDEOAULAS NO YOUTUBE,

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Apresentamos, neste artigo, um breve percurso da teoria à prática, para mostrar como a discursividade do corpo feminino foi construída na composição imagética

Embora reconhecendo que no período abrangido pelos trabalhos da CIVICOP, de 11de Novembro de 1975 a 4 de Abril de 2002, “ocorreu em Angola, no pós 27 de Maio de 1977 o maior

Explicar que, a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, houve grande aumento das emissões de gases de efeito estufa, causados pelo uso de combustíveis fósseis, como o

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se