• Nenhum resultado encontrado

Tipo "bola-e-soquete" - Nos ombros, possibilitando movimentos giratórios dos braços.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tipo "bola-e-soquete" - Nos ombros, possibilitando movimentos giratórios dos braços."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

AULA IX Juntas e Articulações

Juntas é o local onde dois ossos se tocam. Algumas são fixas (ex.: crânio), onde os ossos estão firmemente unidos entre si. Em outras juntas (ex.: articulações), os ossos são móveis, permitindo ao esqueleto realizar movimentos.

Há vários tipos de articulações:

Tipo "bola-e-soquete" - Nos ombros, possibilitando movimentos giratórios dos braços.

Tipo "dobradiça" - Nos joelhos e cotovelos, permitindo dobrar.

Articulação

Os ossos de uma articulação têm de deslizar um sobre o outro suavemente e sem atrito, ou se gastariam. Os ossos de uma articulação são mantidos em seus devidos lugares por meio de cordões resistentes, constituídos por tecido conjuntivo fibroso: os ligamentos, que estão firmemente aderidos às membranas que revestem os ossos.

(2)

Sistema muscular

Funções do Sistema Muscular

O Sistema Muscular apresenta algumas funções que são fundamentais para o corpo humano. Veja a seguir quais são essas funções:

•Estabilidade corporal;

•Produção de movimentos;

•Aquecimento do corpo (manutenção da temperatura corporal);

•Preenchimento do corpo (sustentação);

•Auxílio nos fluxos sanguíneos.

Grupos Musculares

O corpo humano é formado por aproximadamente 600 músculos, que trabalham em conjunto com ossos, articulações e tendões para permitir que façamos diversos movimentos.

Eles são agrupados da seguinte forma: músculos da cabeça e do pescoço, músculos do tórax e abdômen, músculos dos membros superiores e músculos dos membros inferiores.

Músculos da cabeça

O grupo muscular da cabeça e do pescoço é composto por mais de 30 pequenos músculos que ajudam a exprimir os sentimentos, mover os maxilares ou manter a cabeça erguida.

Veja no quadro abaixo como alguns dos principais músculos deste grupo atuam:

Músculo Ação

Frontal Mastigar ou morder.

Masseter Movimentam as mandíbulas.

Esternocleidomastoideo Permite a cabeça girar ou se inclinar para frente e para trás.

(3)

Músculos do Tórax e do Abdômen

Principais músculos das costas e tórax

Os músculos do grupo do tórax e abdômen permitem a respiração, impedem o corpo de se curvar e ceder ao próprio peso, entre outros movimentos.

No quadro abaixo estão alguns dos músculos deste grupo e como eles atuam no nosso corpo:

Músculo Ação

Peitoral e Deltoide Levantar peso.

Intercostais Atuam em conjunto com o diafragma para levarem o ar até os pulmões. Oblíquo Inclina o tórax para a frente.

Músculos dos Membros Superiores

(4)

Os músculos dos membros superiores são capazes de fazer a pressão exata e permitem flexibilidade e precisão para tarefas delicadas ou que exigem muita força.

Alguns exemplos desses músculos e suas respectivas ações estão descritas do quadro abaixo:

Músculo Ação

Bíceps Está ligado aos ossos omoplata e rádio, ao se contrair faz o braço se dobrar.

Oponente do polegar Permite o movimento do polegar, pois utiliza músculos do antebraço e da mão

Curto adutor

Movimento para fora do polegar.

Músculos dos Membros Inferiores

Principais músculos do membro inferior

Os músculos dos membros inferiores são os mais fortes do corpo. Graças aos músculos das pernas, podemos ficar de pé e manter o equilíbrio.

Veja no quadro abaixo alguns músculos deste grupo:

Músculo Ação

Costureiro (ou sartório) É o mais longo músculo do corpo, ao se contrair dobra a perna e gira o quadril. Trata-se do músculo das costureiras, por isso o nome.

Flexores dorsais Fazem os dedos do pé levantarem.

Tendão de Aquiles É o tendão mais forte do corpo, inserido no osso calcâneo. Sóleo, plantar delgado e

gastrocnêmio

São músculos flexores plantares responsáveis pelo movimento das bailarinas de ficar na ponta dos pés.

(5)

Tipos de músculos

O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente. O termo estriado está associado ao fato de que esses músculos apresentam bandas claras e escuras, que se dispõem de maneira alternada quando observadas em microscopia óptica.

Os músculos estriados cardíacos, como o próprio nome indica, são exclusivos do coração. Eles possuem aparência estriada, como o esquelético, mas apresentam contrações involuntárias e vigorosas.

Os músculos não estriados, por sua vez, apresentam contração involuntária e lenta e são encontrados no sistema digestório e respiratório, bem como em algumas estruturas ocas, como a bexiga urinária e o intestino delgado. Uma de suas características mais marcantes é a ausência de estriações, o que

é observado nos outros tipos musculares.

Observe os três tipos de tecidos musculares que formam os músculos.

Características dos tecidos musculares Característica Tecido muscular

estriado esquelético

Tecido muscular estriado cardíaco

Tecido muscular não estriado

(6)

Células

Células cilíndricas longas, multinucleadas

e com estriações

Células alongadas e ramificadas, com apenas

um ou dois núcleos e estriações

Células fusiformes, com um único núcleo e

sem estriações

Contração Voluntária Involuntária Involuntária

Localização Ossos Coração

Sistema digestório, bexiga, artérias e outros órgãos internos

Contração dos músculos esqueléticos

O corpo humano possui mais de 600 músculos esqueléticos, que apresentam contração voluntária. Esses músculos são formados por células alongadas e multinucleadas, as quais são chamadas também de fibras musculares. Uma das características marcantes desse tipo de tecido muscular é a presença de estriações transversais.

As fibras musculares possuem filamentos de miosina e actina, que são proteínas com capacidade de contração. A actina e algumas outras proteínas que estão associadas formam os chamados filamentos finos. Já a miosina forma os filamentos espessos. Os filamentos finos e espessos alternam-se, formando bandas claras e escuras.

Observe a estrutura de um sarcômero. As bandas claras são formadas por filamentos finos e recebem a denominação de bandas I. São chamadas assim porque são isotrópicas ao microscópio de polarização. As bandas escuras são chamadas de bandas A, pois são anisotrópicas ao microscópio de polarização e caracterizam-se pela presença de filamentos finos e também espessos.

No centro da banda I há uma linha escura, denominada linha Z. Ela delimita o sarcômero, o qual é formado por duas metades de bandas I e uma banda A central. No centro da banda A, temos a banda H, uma região mais clara em que somente filamentos de miosina são encontrados.

(7)

Na contração muscular ocorre o encurtamento dos sarcômeros e, consequentemente, de toda a fibra. Durante a contração, observa-se uma sobreposição dos filamentos de actina aos de miosina, o que deixa as bandas I e H mais estreitas.

Questões

No corpo humano, são encontrados três tipos diferentes de tecido muscular. O único músculo que apresenta contração voluntária é o tipo:

a) estriado cardíaco. b) estriado esquelético. c) estriado visceral.

d) não estriado.

e) não estriado cardíaco

.

Os músculos estriados esqueléticos podem ser classificados de diferentes formas, sendo uma delas a classificação segundo a sua ação. Aqueles músculos que garantem que um membro seja levado em direção à linha mediana do corpo recebem o nome de:

a) extensores. b) flexores. c) adutores.

d) abdutores. e) supinadores.

(UEA) Na parede do estômago, no bíceps e nas paredes das artérias, encontramos tecidos musculares, respectivamente:

a) dos tipos liso, estriado esquelético e liso. b) dos tipos estriado esquelético, liso e liso.

c) dos tipos estriado esquelético, estriado esquelético e liso.

d) dos tipos estriado esquelético, estriado esquelético e estriado esquelético.

e) dos tipos liso, liso e liso.

(Uncisal) Uma pessoa que faz academia fica “inchada” porque a atividade física estimula as células já existentes a aumentarem o seu volume e, consequentemente, vemos o crescimento do bíceps, gastrocnêmio e outros. (S. Lopes, Bio, volume único. Adaptado)

O trecho citado refere-se ao tecido: a) muscular liso.

b) muscular estriado esquelético.

c) conjuntivo propriamente dito. d) conjuntivo cartilaginoso.

(8)

e) conjuntivo denso.

Sobre os músculos, marque a alternativa incorreta:

a) O músculo estriado esquelético, como seu nome sugere, está associado ao sistema esquelético. b) O músculo estriado cardíaco apresenta contração involuntária e é encontrado no coração. c) Os músculos que flexionam um membro são chamados de flexores.

d) O bíceps é um músculo que apresenta três cabeças.

e) Os músculos que estiram um membro são chamados de extensores. Respostas

“b”. O músculo estriado esquelético está associado aos ossos e sua contração só ocorre de maneira voluntária, ou seja, de acordo com a nossa vontade.

“c”. Os músculos que garantem que um membro seja movido para fora da linha mediana do corpo são chamados de abdutores. Já aqueles que garantem que o membro seja trazido para a linha mediana são chamados de adutores

“a”. No estômago e nas paredes das artérias, é possível observar a presença de tecido muscular liso ou não estriado, um tecido de contração involuntária. Já no bíceps, observa-se a presença de tecido muscular estriado esquelético, um tecido de contração voluntária.

“b”. O tecido muscular ligado aos nossos ossos e que se desenvolve no treino da academia é o tecido estriado esquelético, um tecido de contração voluntária.

“d”. O bíceps apresenta duas cabeças, e o tríceps apresenta três. A cabeça corresponde à origem, ou seja, à fixação proximal do músculo.

Referências

Documentos relacionados

Art. 3º Toda a solicitação de pagamento de despesas deve ser encaminhada através de processo administrativo aberto em nome do credor da Nota de Empenho. 4º Os processos

VC-947 - Funil “V” em Aço Inox para Concreto Auto-Adensável Funil para determinação da viscosidade do CAA pela medida de tempo do escoamento de uma massa de concreto através do

1) No singular: Concorda com a palavra explícita dia. Por Exemplo: Hoje é dia quatro de março. Por Exemplo: Hoje são quatro de março. 3) No singular: Concorda com a ideia implícita

Que a Lei n.º 6.496/77, seja alterada no seu artigo 5º, possibilitando a participação dos profissionais mutualistas em votação direta para a composição das Diretorias Executiva

13 de construção do “eu” dentro da blogosfera, por que os diários não só servem para reafirmar características que já são do conhecimento do autor, como também para

O endereço físico é o código interno que a estação exterior enviará através da ligação de barramento para as estações interiores ou outros dispositivos do sistema.. Para

Cada distribuidor na cadeia de abastecimento de pellets certificados ENplus® a granel que tenha contacto físico com os mesmos, ou que contrate um prestador de serviços para

Deve-se ter cautela ao utilizar Floxocip ® junto com medicamentos que podem resultar em prolongamento do intervalo QT (por exemplo, antiarrítmicos de classe III ou IA,