• Nenhum resultado encontrado

TEMA DA OFICINA: EXPLORANDO A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO SOFTWARE GEOGEBRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TEMA DA OFICINA: EXPLORANDO A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO SOFTWARE GEOGEBRA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

TEMA DA OFICINA: EXPLORANDO A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO SOFTWARE GEOGEBRA

Professor: Profa. Dra. Lialda Bezerra Cavalcanti (IFPE) Monitora: Horhanna Almeida de Oliveira (UFPE)

Tempo de duração: 3 horas

RESUMO

Esta oficina tem por finalidade apresentar uma proposta didático-pedagógica de ensino e de aprendizagem considerando os conceitos matemáticos de Geometria Plana, Geometria Analítica, Funções Polinomiais com uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na sala de aula ou laboratório de informática. Para tanto, utilizaremos o aplicativo GeoGebra a partir de elaboração de situações de ensino envolvendo conceitos matemáticos de forma que propicie ao aluno refletir, investigar, testar, desenvolver proposições e tirar conclusões no processo de aprendizagem com mais significado. A dinâmica de trabalho será desenvolvida em duas etapas distintas. Na primeira serão apresentadas as funcionalidades do software GeoGebra, focando sua interface gráfica e suas principais ferramentas. Na segunda serão desenvolvidas atividades exploratórias de conteúdos matemáticos de maneira efetiva e diferenciada, individual ou em grupo, na resolução das questões envolvendo objetos geométricos e funções polinomiais.

Palavras-chave: Conceitos Matemáticos, Software GeoGebra, Processo de aprendizagem.

(2)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 2

Introdução

A adaptação da escola às inúmeras transformações perpassadas nas esferas sociais frente à expansão tecnológica, ainda continua sendo um desafio. A escola, como instituição formadora das identidades sociais, precisa refletir suas práticas educativas neste novo milênio, mantendo-se em constante atualização às mudanças que avançam e ultrapassam seus muros. Segundo Borges (2009):

O desafio configura-se na proporção em que os profissionais que atuam na escola desconhecem ou desconsideram essas tecnologias, tornando visível brecha cada dia maior entre a cultura a partir da qual os professores ensinam e aquela outra a partir da qual os alunos aprendem (p.98).

É indubitável que crescem, nos centros acadêmicos de pesquisas, debates acirrados sobre a necessidade de desenvolver competências e habilidades para lidar com os desafios de incorporar as tecnologias no ambiente escolar, buscando-se primar pela renovação do currículo, o que possibilitará a apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e sua utilização nas atividades profissionais de prática pedagógica.

Para Almeida (2007), torna-se imprescindível incorporar e fazer uso potencial das várias tecnologias no contexto das ações educativas do professor de modo que esta conjugação busque maximizar os processos de aprendizagem do aluno, porém requer conhecimentos dessas ferramentas de apoio de maneira mais significativa e com maior nível de eficiência à construção de saberes no cotidiano da sala de aula/ambiente educacional.

O advento das TDIC favoreceu a dispersão da informação em todos os segmentos da sociedade, não restringindo apenas à escola e ao professor a missão de gerar conhecimento. “Assim a escola deve prover condições para que os alunos desenvolvam atividades que auxiliem no processo de construção de conhecimento, esse conhecimento gerado deve ser disseminado e compartilhado, de modo que possa ser acessado por intermédio das TDIC.” (VALENTE, 2011, p.99).

(3)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 3

Para tanto, a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação vai se construindo e se processando conforme os seus próprios determinantes históricos e situacionais. No âmbito educacional o computador auxilia na materialização de simulações de conceitos abstratos, favorecendo a compreensão deles.

Com simulações virtuais, não temos mais as limitações das experiências reais e podemos multiplicar as experiências com condições iniciais diferentes, medir múltiplos dados e simular em alguns minutos fenômenos que exigiriam muito mais tempo nas condições reais. (BELLEMAIN et al, 2006, p. 4).

A metodologia com aplicação de recursos tecnológicos auxilia na materialização contendo simulações de determinados conteúdos para dar conta da complexidade deles. São modelos que emergem da dinamicidade do real, e podem se que reinventar no contato com situações reais.

1. Softwares de Geometria dinâmica no ensino de Matemática

A inserção do computador tem propiciado ampliar pesquisas no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática com a inovação de práticas pedagógicas envolvendo a utilização de programas que permitem a elaboração de situações de aprendizagem abrangendo os conceitos e relações matemáticas relevantes à aquisição do conhecimento e sua reestruturação para uma efetiva aplicação da relação teórico-prática.

A utilização desses recursos busca oportunizar abordagens didáticas capaz de auxiliar a compreender significados de conceitos matemáticos mais complexos, fornecendo orientações para tornar o processo didático numa ação reflexiva e dar suporte teórico à elaboração de situações de aprendizagens.

Essa tecnologia disponibiliza ferramentas interativas com a incorporação “ de sistemas dinâmicos de representação na forma de objetos concreto-abstratos. São concretos porque existem na tela do computador e podem ser manipulados e são abstratos porque respondem às nossas elaborações e construções mentais. (GRAVINA; BASSO, 2012, p.14).

De fato, estes softwares matemáticos que propiciam a concretização e materialização da representação mental permitem inovar métodos de ensino

(4)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 4

que integram o computador à prática, vislumbrando maximizar o processo de aprendizagem voltado à construção de conhecimentos.

Na verdade, o conhecimento ou as “idéias” expressas podem ser “executadas” pelo computador à medida que o programa é executado pela máquina, produzindo um resultado. É justamente este resultado que quando confrontado com a ideia original, possibilita ao aprendiz rever seus conceitos e com isto aprimorá-los ou construir novos conhecimentos (VALENTE, 2005b, p.47).

De acordo com Gravina (2004), estes programas propiciam a concretização de domínios teóricos a partir das propriedades que os define quando aplicados os procedimentos nos comandos, dispondo de mecanismos que fornecem resultados sobre a ação executada.

A interação com os recursos tecnológicos acontece por meio da manipulação e ativação dos comandos/ícones disponíveis na barra de ferramenta destes programas, permitindo explorar conceitos matemáticos abstratos, “que são até mesmo, num primeiro momento, pouco intuitivos, portanto dependendo de muita ação mental por parte do aluno” (GRAVINA; SANTAROSA, 1998, p.8).

Esta abordagem didática com os recursos tecnológicos favorece a compreensão de diferentes representações do conceito com registro de distintas facetas, tornando significativo o processo da construção de objetos matemáticos que favorecem a aprendizagem, como por exemplo, o estudo de famílias de funções e suas correspondências geométricas nos gráficos.

Para Cavalcanti (2014), esta metodologia necessita de critérios condizentes a fundamentação teórica que justifique seu uso didático em sua prática profissional, com clareza de objetivos no planejamento de situações de aprendizagem que visem promover maior proximidade na interação entre os recursos tecnológicos e aprendizagem de conceitos matemáticos, bem como:

 Propor atividades de exploração mediante as ferramentas computacionais com abertura a sugestões e modificações das mesmas, ao longo de sua realização;

 Habituar o aluno a explicitar argumentos e trocar ideias com colegas da turma sobre as regularidades observadas para verificação de hipóteses

(5)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 5

testadas na experimentação, para a validade delas e possível generalização do fenômeno;

 Motivar o envolvimento do aluno nas situações de aprendizagem a partir da exploração dos softwares de modo que estimulem a refletir, a levantar hipóteses, mobilizar estratégias para procurar respostas e formular soluções;

 Solicitar os registros de fatos perceptíveis na intervenção para socialização dos conhecimentos adquiridos, observações feitas sobre as características, propriedades, elementos necessários à construção que deseja executar; além de suas conclusões para análise em grupo com seus pares;

 Acompanhar e assessorar continuamente o aluno no processo educativo. O professor atua na mediação da ação didática, procurando pontuar e guiá-los na descoberta de fatos específicos inerentes ao objeto de estudo;

 Discutir resultados para formalização do conceito.

1.1 Software GeoGebra

O GeoGebra é um software de geometria dinâmica gratuito e de código aberto que utiliza os recursos de régua e compasso virtuais permitindo a construção de figuras geométricas, tendo como premissas as propriedades que definem os objetos:

O processo de construção das figuras é feito mediante o uso de menus em linguagem natural da geometria – ponto, reta passando por dois pontos, retas paralelas, retas perpendiculares, círculos, transformações geométricas, por exemplo. A régua virtual é dada no recurso Reta por Dois Pontos e o compasso virtual é dado no recurso Círculo com Centro e Ponto. (GRAVINA et al, 2012, p.38-39).

A fusão dos termos Geo (geometria) e Gebra (álgebra) sugere um desdobramento para origem do próprio nome do software GeoGebra, criado pelo professor Dr. Markus Hohenwarter em 2001 na University of Salzburg, no

(6)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 6

qual tem continuado o desenvolvimento na Florida Atlantic University conforme mostra Figura 1 com aplicativos matemáticos neste recurso tecnológico.

Figura 1: Tela com Aplicativos Matemáticos no GeoGebra

Este software apresenta no campo visual de sua tela duas janelas contendo simultaneamente representações diferenciadas de um objeto que interagem entre si na área de trabalho: janela de Álgebra à esquerda e a janela de visualização gráfica à direita, local em que aparece um sistema de eixos coordenados conforme mostra Figura 2 contendo a tela do software GeoGebra.

Figura 2: Tela do software GeoGebra

Nesta tela estão indicadas a janela gráfica ou Janela de Visualização, a janela de Álgebra, a barra de ferramentas e respectivos comandos e o campo

Barra de ferramentas

Janela de Visualização

Janela de Álgebra

Menu principal

(7)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 7

de entrada dos comandos, também mostrando na barra de ferramentas os recursos ligados a principal função representada no ícone da quinta janela que auxiliam a construção de objetos geométricos: Polígono, Polígono Regular, Polígono Rígido e Polígono Semideformável.

1.1.1 – Ambientação no GeoGebra

As instruções para os usuários deste programa podem ser fornecidas via barra de ferramentas ou pelo campo de entrada.

A barra de ferramentas é constituída de 12 comandos indicados por um quadrado contendo a função inicial que fornecem as instruções às construções solicitadas. Cada ícone está ligado a uma caixa contendo sub-ícones com especificidade relacionada a função principal conforme Figura 3, mostrando dois blocos da caixa de diálogos dos comandos.

Figura 3: Mostra de blocos dos comandos na barra de ferramentas do GeoGebra Para acessar os comandos na barra de ferramentas (ícones) deve clicar com cursor na seta localizada no canto inferior do lado direito do quadrado e deslizar botão do mouse para baixo e selecionar na janela de comunicação um dos sub-ícones (opções) que for de interesse ao estudo.

No campo de entrada (ou comando escrito), o usuário pode acessar a maioria dos comandos da barra de ferramentas por meio da escrita em língua portuguesa. Como exemplo, podemos escrever Função[ ], Derivada [ ], Tangente[ ] dentre outros.

(8)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 8

Na janela de Álgebra são registradas as informações associadas às construções geométricas desejadas como as coordenadas de um ponto no sistema de eixos cartesianos, as coordenadas dos pontos que determinam um segmento e sua respectiva medida, os vértices e as medidas dos lados dos polígonos, as medidas dos ângulos solicitados, o perímetro e área dos polígonos desenhados, as equações das circunferências dentre outros.

Por outro lado, equações e coordenadas podem ser introduzidas directamente com o teclado. O GeoGebra tem a vantagem de trabalhar com variáveis vinculadas a números, vectores e pontos. Permite determinar derivadas e integrais de funções e oferece um conjunto de comandos próprios da análise matemática, para identificar pontos singulares de uma função, como raízes ou extremos. (HOHENWARTER; PREINER, 2007, p.5)

O software GeoGebra disponibiliza na janela de visualização, a configuração de eixos e malhas, cuja desativação deste comando acontece ao clicar no próprio eixo cartesiano para escondê-lo, ou ainda, selecioná-lo no menu “Exibir” para que não fique visível.

Neste programa estão reunidos recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo num único sistema para utilização em Educação Matemática nas escolas de Educação Básica e de Ensino Superior, estando disponível gratuitamente em vários idiomas para download com aplicativos interativos em páginas da WEB e em versões para diversos sistemas operacionais, inclusive o Linux, um sistema operacional gratuito.

Os softwares matemáticos são programas interativos que propiciam a visualização e a manipulação de objetos dinâmicos com possibilidades de inovar abordagens didáticas e os processos de aprendizagem de modo a auxiliar ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e a participação mais efetiva dos alunos na apropriação de conhecimentos na área de Matemática

OBJETIVO

Apresentar sequências didáticas para o ensino dos polígonos e função polinomiais fazendo uso do software GeoGebra como ferramenta didática.

(9)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 9

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Abordar a representação gráfica e algébrica dos assuntos;  Resolver situações envolvendo o conteúdo programático;  Discutir experiências realizadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 Propriedades dos polígonos: Triângulo, Quadrado e Hexágono.  Funções Polinomiais do primeiro e segundo grau.

I) CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS

Ativ 1: Construção de um triângulo ∆ABC a partir do segmentoAB5, BC 3e 4

AC .

Ferramentas Procedimentos de construção Software GeoGebra

Segmento de reta com comprimento fixo entre dois pontos (AB5). Centra em A e clica em Círculo com centro e raio igual 4.

Centra em B e clica em Círculo com centro e raio igual 3.

Marca-se o ponto C com a ferramenta “interseção entre dois objetos”.

Polígono ABC (lembrar de fechar o polígono retornando ao vértice inicial).

Ativ 2: Dado ∆ABC, em que A(3,2), B(-3,0) e C(1,4), vamos utilizar o

programa GeoGebra para determinar:

a) as 3 medianas do triângulos e seus respectivos comprimentos; b) O baricentro do triângulo;

c) as 3 alturas e o ortocentro do triângulo. Solução:

a) Desenho das medianas

(10)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 10

 Passo 1: Na Janela de Visualização clique no eixo dos y para selecionar numa das opções, o comando malha quadriculada;

 Passo 2: Clique o segundo ícone (comando) da barra de ferramentas para marcar os pontos no sistema cartesiano ortogonal. Observe que concomitantemente aparece a representação algébrica do ponto;

 Passo 3: Clique o quinto ícone da barra de ferramentas e selecione a opção "Polígono";

 Passo 4: Clique o segundo ícone da barra de ferramentas e escolha "Ponto médio" para cálculo dos pontos médios dos lados deste triângulo;

 

b) Passo 5: Desenhe as medianas e Baricentro

Representação Algébrica: Ponto médio

(11)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 11

Após o desenho das três medianas, observa-se que os segmentos apresentam um ponto de interseção. Agora escolha "Interseção de Dois Objetos" no 2º ícone da barra de ferramentas para visualizar na janela algébrica que o par ordenado é a solução do cálculo solicitado.

c) Passo 5: Desenhe as alturas e Ortocentro

ATIV 3: Mediana de triângulo retângulo relativa a hipotenusa

Após a construção do objeto matemático solicitado, clique no primeiro comando “Seta” e movimente os pontos A e B. Verifique se existe alguma relação entre as medidas da mediana MP e da hipotenusa AB do triângulo retângulo ABP.

Ferramentas Procedimentos de construção Software GeoGebra

Construa duas retas

perpendiculares “r” e “s”.

Marca-se o ponto P com a ferramenta “interseção entre dois objetos”.

Coloque um ponto A sobre a reta “r” e um ponto B sobre a reta “s” Desenhe o segmento AB.

Obtenha o ponto médio M do segmento AB.

Representação Geométrica da mediana

(12)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 12

ATIV 4- Construção do Quadrado

Construção do quadrado a partir de um segmento de reta.

Ferramentas Procedimentos de construção Software GeoGebra Segmento de reta entre dois pontos

Círculo ou compasso centrado nos pontos extremos do segmento Reta perpendicular passando nos pontos extremos do segmento Marca-se os pontos C e D com a ferramenta “interseção entre dois objetos”

Polígono ABCD (lembrar de fechar o polígono retornando ao vértice inicial)

Exibir/ocultar objeto (opcional). Clicar com o botão direito.

Similarmente aos softwares desta mesma natureza apresenta interessante recurso de “estabilidade sob ação de movimento”. Movimentando-se os pontos que originaram a construção do objeto desejado modifica-se na tela do programa o tamanho e a posição mantendo as propriedades geométricas no processo de sua construção “ou seja, a “figura em movimento” guarda as regularidades que são importantes sob o ponto de vista da geometria” (GRAVINA et AL, 2012, p. 39).

ATIV 5: Esboce a construção do quadrado  ABCD, sabendo o comprimento

de sua diagonal definida pelos pontos: a) A (2,1) e C (6,1).

b) A (1,1) e C (6,1).

c) Explicite os passos dessa construção.

(13)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 13

ATIV 6: Construção de Hexágono

Modelos 01 02 03 04 Hexágonos Exercícios Exercício1: Construção do hexágono a partir de um segmento de reta com os pontos dados.

Exercício2: Divida o polígono em

seis triângulos.

Q1: Explicite a classificação dos

triângulos que compõem estes modelos.

Q2: Existe alguma relação entre

esses polígonos? Exercício3: Divisão do polígono em três quadriláteros. Q1: Qual é a sua nomenclatura? Q2: Determine os ângulos, perímetro e área do polígono.

Resolução dos Modelos

01 02 03 04

ATIV Extra! : Cálculo de área

Resolução da Questão

Na figura, ABCDEF é um hexágono com 2 cm de lado 2 ' ' ' ' 'BBCCEEFFAA cm. Calcule a área do hexágono A’B’C’D’E’F’.

(14)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 14

II) Funções Polinomiais

 2.1- Função Polinomial do 1º Grau

Gitirana (2009) apontou estudos analisados sobre relevância do dinamismo favorecido pelo computador como elemento relevante no aprendizado de conceitos envolvendo função.

Alguns desses conceitos, tais como taxa de variação e monotonicidade, exigem que o aluno desenvolva uma visão variacional de função. Por exemplo, para entender monotonicidade (função crescente, decrescente), o aluno precisa entender o que acontece com f(x) quando x cresce. Uma leitura variacional no gráfico cartesiano, por exemplo, exige que o aluno enxergue variação em uma mídia estática. (GITIRANA, 2009, p.218).

A característica de dinamismo ativada no comando “Controle Deslizante” permite a criação de parâmetros para um número ou ângulo a ser definida no campo de entrada, informando opções para escolha do intervalo de variação e incremento conforme Figura 4 que mostra caixa de diálogo contendo as informações para estabelecer o intervalo de limites (mínimo e máximo) e animação do objeto matemático.

Figura 4: Ferramenta “Controle Deslizante" no software GeoGebra

Toda função afim é aquela que transforma um número real x em outro número real y, sendo definida pela lei de formação

𝑦

=

𝑎𝑥 + 𝑏

, para algum 𝑎, 𝑏 ∈ ℝ e 𝑎 ≠ 0.

(15)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 15

Observe que para cada valor de x teremos uma correspondência f(x) = y, o termo „a‟ representa o coeficiente angular e „b‟ e coeficiente linear.

 Passo 1: Clica no comando Controle deslizante para criar parâmetro a. Estabeleça os limites e os incrementos.

 Passo 2 : Clica no comando Controle deslizante para criar parâmetro b. Estabeleça os limites e os incrementos.

 Passo 3 : Em seguida escreva no “Comando de Entrada” a função

𝑦

=

𝑎𝑥 + 𝑏

O software GeoGebra propicia investigar o comportamento da função polinomial relativa às especificidades dos parâmetros na lei de formação:

a) Qual é o papel do coeficiente angular no gráfico?

b) Que ponto no gráfico está relacionado com o coeficiente linear? c) Quais as coordenadas do ponto em torno do qual o gráfico gira?

d) Quando se varia o coeficiente angular têm-se mudanças na inclinação da reta em torno de um ponto, o que pode se esperar ao fixar o coeficiente angular e variar o coeficiente linear?

Preencha o quadro com as especificidades/características dos parâmetros na função

𝑦

=

𝑎𝑥 + 𝑏

quando se movimenta os seletores a e b conforme o quadro abaixo.

Seletor a > 0 a = 0 a < 0

Seletor a

Função __________ Função __________ Função __________

b> 0 b= 0 b< 0

Seletor b

Com relação a aparência do gráfico, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o gráfico da função e surge uma janela de comunicação contendo informações do objeto, selecionando o comando “propriedades” para respectiva mudança de aparência e alteração (cor, espessura da linha, estilo, etc).

(16)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 16

A figura 5 mostra tela contendo as diferentes representações do conceito de função polinomial do 1º grau.

Figura 5: Representações do conceito de função polinomial do 1º grau

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M. E. B. Integração das tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção, escrita e leitura. In. VALENTE, J.A. et

 Neste exemplo o coeficiente angular a = __, então a reta é ...  Zero da função: 2 4   x y 3 ) (x xf 2 1   y

 Neste exemplo o coeficiente angular a = __, então a reta é ...

 Zero da função:

 Neste caso o coeficiente angular a = __ , então a reta é ...

Representação Gráfica Representação Algébrica

Representação Tabular Representação Linguagem Natural

(17)

Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança | 17

al.(Org.). Formação de educadores a distância e integração das mídias. São Paulo. Avercamp.2007.

BELLEMAIN, F.; BELLEMAIN, P.M. B.; GITIRANA, V. G. Simulação no ensino da matemática: um exemplo com Cabri-Géomètre para abordar os conceitos de área e perímetro. Anais do III SIPEM. In: SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, Águas de Lindóia, São Paulo, 2006. BORGES, M. A. F. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais. Tese (Doutorado em Educação)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil. 2009.

BORTOLOSSI.H. Software de Matemática Dinâmica Gratuito. Disponível <http://www.professores.uff.br/hjbortol/geogebra/index.html> Acessado em 16 de junho de 2018

CAVALCANTI, L.B. Funcionamento e efetividade do laboratório virtual de nsino de matemática na formação inicial de professor de matemática na modalidade EAD. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2014.

GITIRANA, V. Função Matemática: o entendimento dos alunos a partir do uso de softwares educacionais. In: BORBA, R.;GUIMARÃES, G.(Org.). A Pesquisa

em Educação Matemática: repercussões na sala de aula. 1ed.São Paulo:

Cortez Editora, v. 1, p. 212-240, 2009.

GRAVINA, M. A.; SANTAROSA,L. Geometria dinâmica e argumentação dedutiva. In: FRANCO,S. (Org.). Informática na Educação - estudos interdisciplinares. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

GRAVINA, M. A.; BASSO, M. V. Mídias Digitais na Educação Matemática. In: GRAVINA,M.A.,BASSO, M.V.; BURIGO, E.; GARCIA,V.(Org.). Matemática, Mídias Digitais e Didática - tripé para formação de professores de Matemática. 1ed.Porto Alegre: Editora UFRGS, v. 1, p. 11-36, 2012.

GRAVINA, M. A.; SANTAROSA,L. Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. Anais do IV Congresso Ibero-americano de Informática Educativa, v. 1, p. 25-35, 1998.

VALENTE, J.A.;.Espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação.Tese de Livre Docência UNICAMP, Campinas, 2005.

________.O “Estar junto virtual” como uma abordagem de educação a distância: sua gênese e aplicações na formação de educadores reflexivos. In:VALENTE, J.A.; BUSTAMENTE, S.V.B (Org). Educação a Distância: prática do profissional reflexivo.São Paulo: Avercamp Editora, 2009

________. Educação a distância: criando abordagens educacionais que possibilitam a construção de conhecimento. In:VALENTE, J.A.; MORAN J. M.; ARANTES, V. A. (Org). Educação a Distância: pontos e contrapontos. 1. ed. São Paulo: Summus Editora, v. 1, 2011.

Referências

Documentos relacionados

Empresa do Grupo CTT especializada em serviços de courier, correio urgente e mercadorias.. Empresas do Grupo Mailtec visam

Os divertículos epifrênicos ( terço inferior ) ocorrem mais comumente nos últimos 10 centímetros do esôfago, são os mais freqüentes em ralação aos outros, isto porque

• Ponto 38: Antonio Jose Gomes esquina com a Francisco de Assis Andrade • Ponto 39: Antonio jose Gomes em frente ao terreno baldio de esquina • Ponto 40: Jose Bonifacio próximo

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria. Se eu

Masaaki Hatsumi, também conhecido como Hatsumi Sensei (cuja biografia será exposta adiante), sucessor de nove das Koryûha (escolas tradicionais antigas) que foram praticadas

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às