• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE GELO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE GELO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MÁQUINA DE GELO

(2)

ÍNDICE

Introdução...3

Características...3

Manutenção...3

Notas antes da operação...4

Parâmetros Técnicos...4

Procedimentos de Operação...5

Circuito Elétrico...6

Soluções de Problemas...7

Manutenção...7

Termo de Garantia...7

Recomendamos às pessoas responsáveis pelo equipamento a leitura deste manual,

pois ele orienta quanto a procedimentos que podem evitar acidentes aos

operadores. Os operadores devem ser treinados e orientados quanto ás medidas de

segurança necessárias

(3)

1-) Introdução

Antes de tudo queremos agradecer o feito de haver escolhido a nossa marca SPLABOR no momento de adquirir este aparelho, nós estamos seguros que você estará satisfeito com o resultado que obtiveram na utilização do mesmo, para que possam recomendar a outros possíveis usuários. A partir deste momento você tem tudo o suporte técnico da SPLABOR, com isso oferecemos o nosso correio eletrônico: sp@splabor.com.br.

2-) Características

Nossas máquinas de gelo em escama são desenvolvidas em aço inoxidável, porta frontal e painel plano para melhor aparência. Muitas vantagens da máquina de gelo estão disponíveis: como a grande capacidade de fabricação, formato do gelo bem definido, ciclo de fabricação rápida.

Entrada de água → fabricação do gelo → trituração → liberação → armazenamento. Todo esse processo é automaticamente controlado num processo continuo. Em caso de falta de água ou silo cheio, a luz do painel acenderá, de acordo com a situação e a máquina suspenderá a operação automaticamente. Também, após cada formação do gelo a água remanescente é reutilizada, economizando água e energia e por o restante de água estar numa temperatura menor, a formação do gelo é mais rápida, reduzindo o custo de fabricação. O silo de armazenamento de gelo é isolado em poliuretano (PU), o que reduz o derretimento do gelo. Tanto água purificada quanto a água da torneira podem ser utilizadas para fazer gelo.

3-) Manutenção

1) Se a máquina parar de funcionar por qualquer motivo, como por exemplo: falta de água, falta de energia ou outro motivo, não reinicie a máquina. Desligue e aguarde no mínimo 5 minutos antes de re-ligar.

2) Verifique regularmente conexões da mangueira para evitar vazamentos.

3) Se a máquina de gelo for ficar sem uso por um longo período, desconecte de trás da máquina a mangueira que fornece a água e a mangueira do dreno para que a água retida no interior da máquina possa escoar. Depois de alguns minutos conecte novamente. Limpe o silo com uma flanela limpa e úmida.

4) Se for desligar a máquina da tomada não puxe pelo cabo, desligue puxando pelo plugue.

(4)

4-) Notas antes da Operação

1) O ângulo de inclinação da máquina de gelo não pode ser superior a 45º durante o transporte. Não vire a máquina de gelo de cabeça para baixo; pode ocasionar problema no compressor ou no sistema de refrigeração.

2) A máquina de gelo deve ser colocada em piso horizontal e estruturalmente sólida, distante de fontes de calor e gazes corrosivos. Pelos menos 20cm de espaço devem ser deixados ao redor da máquina para garantir boa ventilação.

3) Antes de usar a máquina de gelo pela primeira vez, deve-se esperar 12 horas depois de posicioná-la em um lugar apropriado.

4) Faixa de tensão: 184-242 (220) Volts. 60hz.

5) Os cabos elétricos devem suportar pelo menos 6A; 1,0mm² mínimo. Disjuntor de 10A. 6) Sistema deve ser aterrado para evitar choques elétricos.

7) Se o cabo de energia estiver danificado, o mesmo deverá ser substituído pelo fabricante, técnico autorizado ou alguém qualificado.

8) Esse equipamento não deve ser operado por crianças ou qualquer pessoa que possua deficiência mental, física, sensorial ou visual.

5-) Parâmetros Técnicos

Modelo Capacidade Capacidade

Armazenagem Gás Dimensão

SP-GELO/20 20 Kg /dia 3 Kg R134a 330x510x610 mm

SP-GELO/50 50 Kg /dia 15 Kg R134a 400x515x810 mm

SP-GELO/100 100 Kg /dia 20 Kg R134a 500x620x940 mm SP-GELO/150 150 Kg /dia 50 Kg R134a 600x630x1100 mm

* As especificações poderão sofrer alterações sem aviso prévio. * Produção para uma temperatura ambiente de 20C e água a15C

(5)

6-) Procedimentos de Operação

1) A localização da máquina de gelo deve ser em local fresco e ventilado, reservar pelo menos 20 centímetros de espaço livre ao redor da máquina. Certifique-se de que esteja longe de qualquer fonte de calor, gazes ou corrosivos.

2) Retire os documentos e peças, bem como mangueira, pá, juntas, localizadas dentro do silo.

3) Conecte uma ponta do tubo de plástico corrugado (fornecido com a máquina) na saída de água da máquina e a outra extremidade no dreno (esgoto).

4) Conecte uma ponta da mangueira (fornecida com a máquina) na torneira e a outra ponta na entrada de água atrás da máquina de gelo. OBSERVAÇÃO: A pressão da água deve estar entre 1.5 ~ 3 bar. Certifique-se que as juntas com telas foram colocadas em cada extremidade da mangueira.

5) Conecte o cabo de energia à rede elétrica, ligue o botão de start no painel frontal, a máquina deve iniciar após 4 segundos. Todo o processo de entrada de água → fabricação do gelo → trituração → liberação → armazenamento são controlados automaticamente e continuamente. Quando o silo de gelo estiver cheio, o indicador frontal da máquina irá acender e a produção de gelo irá parar automaticamente. Se o fornecimento de água não estiver ideal o indicador de água acenderá e a produção de gelo também irá cessar.

(6)
(7)

8-) Soluções de Problemas

Problema Possível Causa Solução

A máquina não liga 1- Tensão baixa.

2- Temperatura ambiente abaixo de 5°C.

1- Desligue a máquina da tomada e verifique a tensão correta.

2- Ajustar a temperatura para acima de 5°C. A Luz do Indicador de

água está acesa

1- Falta de fornecimento de água. 2- Válvula de água com defeito. 3- Baixa pressão da água.

1- Verifique o fornecimento de água. 2- Verifique a válvula de água.

3- Certifiques se que a pressão da água está acima de 1,5 bar.

Compressor não funciona

1- Falta de fornecimento de água. 2- Silo de gelo cheio.

1- Verifique o fornecimento de água e válvula. 2- Esvazie o silo e aguarde 1 minuto.

Compressor funciona, mas não faz gelo

1- Ausência de gás.

2- Sistema do gás obstruído.

1- Recarregue o gás e verifique se há vazamentos.

2- Carregue N₂ para verificar onde o sistema está bloqueado e troque o filtro.

Indicador de água e silo cheio pisca ao

mesmo tempo

1- Entrada de água obstruída ou baixa temperatura do ambiente.

1- Desligue a máquina e aguarde até que a temperatura chegue aos 10 ⁰C ou superior. Indicador de falha

sempre aceso 1- Gelo emperrado na saída

1- Verifique válvula solenóide de gás-quente; pode estar fechada. Válvula deve estar aberta.

9-) Manutenção

Para todo tipo de manutenção, corretiva e preventiva, procure sempre uma assistência técnica SPLABOR através do e-mail assistencia1@splabor.com.br, não deixe que terceiros sem qualificação técnica adequada venha danificar ou mudar as características originais do equipamento.

10-) Termo de Garantia

A SPLABOR garante este produto, por um ano (doze meses) contra defeitos de fabricação, desde que acompanhado do certificado devidamente preenchido e a Nota Fiscal de compra. Os serviços de garantia serão prestados no departamento técnico da SPLABOR ou de suas autorizadas.

Despesas com frete (ida e volta) fora da localidade de Presidente Prudente correrão por conta e risco do proprietário do produto.

(8)

2- Ligação em corrente elétrica inadequada;

3- Peças com desgaste natural devido ao uso (escovas, filtros, mangueiras, lâmpadas, peças de vidro, peças de borracha, etc.)

4- Decorrentes de queda, ou aqueles causados por agentes da natureza. Implicações na perda da Garantia

1- Ligar a fonte de energia diferente da recomendada no Manual de Instruções; 2- Etiqueta que contempla número de série estiver adulterada;

3- Etiqueta de lacre rompida;

4- Produto for instalado, consertado ou violado por pessoa não autorizada e;

5- Defeito apresentado decorrente ao uso indevido nas condições especificadas no Manual de Instruções.

DADOS DO PRODUTO

EQUIPAMENTO_____________________________________MODELO:____________________ N. Série:____________________________________

Data da embalagem:_____/_____/_______ Visto C.Q.:__________________ DADOS DO COMPRADOR

NOME:________________________________Cidade:__________________ Nota Fiscal Nº.___________________ Data de aquisição:_____/_____/_____ EMPRESA FORNECEDORA

Instalado Por:__________________________________________________________________ Visto Cliente:___________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Se não for necessário gelo, é possível desligar a máquina de fazer gelo e colocar a prateleira de porta (2) em vez do reservatório para cubos de gelo (1) para ficar com mais espaço

refere que não há possibilidade de aferição da presença dos doutorandos. Ora, não só a inexistência de curso de doutoramento não apresenta qualquer relação de causalidade direta

Macas para massagem Mínimo 1, possuir condições de uso Geladeira e/ou freezer Existir e ter condições de uso Máquina de gelo e/ou fornecedor de gelo Depósito para 250kg de gelo

Quando o nível de água sobe na cuba a ponto de tocar o sensor curto, a placa de circuito eletrônico desliga a válvula solenóide de água.. Estando o sistema de refrigeração

2.10 Geladeira e/ou freezer Depósito para gelo funcionando normalmente.. 2.11 Máquina de gelo e/ou

Em cada perfil pode adaptar individual- mente as regulações para as bebidas de café (quantidade de bebida, quanti- dade a moer, temperatura de fervura e pré-infusão).. O nome do

– Pode retirar o bocal de saída central com o Cappuccinatore integrado, desmontar as várias peças e colocar na máquina de lavar louça ou lavar manualmente com água quente e um

Passo 2: Programar horário para ligar Para programar o horário de início para produção de gelo, pressione 3 vezes o botão.. quando os numerais estiverem piscando,