• Nenhum resultado encontrado

Por favor, leia com atenção antes de usar o pruduto.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Por favor, leia com atenção antes de usar o pruduto."

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Manual do Usuário

MÓDULO DIMMER

64-KT e 124-KT

(4)

Introdução

O seu módulo Dimmer reúne o que há de mais recente em tecnologia para valorizar ainda mais o seu empreendimento. Para maximizar a performance de seu equipamento, leia com atenção este manual , e familiarize-se com a operação e instalação do mesmo.

Em caso de dúvida, consulte nosso departamento técnico (19) 3838-8320.

Índice

1-Controles e Indicadores

1.1 – Dimmer de 6 canais. 1.2 – Dimmer de 12 canais. 2- Instalação

2.1- Esquemas de ligação elétrica. 3- Modos de Operação

3.1- Operação com mesa analógica 0/-10V ou 0/+10V. 3.2- Operação com mesa DMX 512.

3.3- Operação com mesa analógica e digital simultaneamente. 4- Configurações

4.1- Endereçamento DMX. 4.2- Operação Stand Alone.

4.2.1- Auto. 4.2.2- Play.

4.2.3- Edição de Programa e valor stand by por canal. 4.3- Personalidade

4.3.1- Seleção de curvas de saída. 4.3.2- Limitação de potencia por canal. 4.3.3- Modo de operação.

4.3.4- Default settings- Seleciona os valores padrão de fabrica. 5- Informações

5.1- Tempo de uso. 5.2- Versão do software. 5.3- Monitor DMX por canal. 5.4- Seqüência de Fases.

6- Operação Manual através do painel de comando. 7- Timer – Seleção do tempo de operação.

8- Precauções. 9- Especificações técnicas. 10- Termo de Garantia.

1- CONTROLES E INDICADORES

1.1– Módulo de 6 canais

PAINEL FRONTAL

(5)

PAINEL TRASEIRO

1- Entrada de força - 220 Volts 24 KVA. Veja as possibilidades de alimentação abaixo. 2- Disjuntores de proteção - Grupo de canais 1/2 , 3/4 e 5/6

3- Disjuntores de proteção para cada canal

4- Fusíveis de proteção do circuito eletrônico ( 500 mA ) 5- Entrada analógica : - 0 / +10V 0 / - 10V

- canal 1 - pino 1 - canal 2 - pino 2 ... - canal 6 - pino 6 6- Entrada e saída digital : pino 1 - GND pino 2 - ( - ) pino 3 - ( +) 7- Painel digital para endereçamento. 8- Sinalizadores

(6)

1.2– Módulo de 12 canais

PAINEL FRONTAL

PAINEL TRASEIRO

1- Entrada de força – 220Volts 48KVA. Veja as possibilidades de alimentação abaixo. 2- Disjuntores de proteção - Grupo de canais 1/2 , 3/4 , 5/6 , 7/8 , 9/10 e 11/12 3- Disjuntores de proteção para cada canal

4- Fusíveis de proteção do circuito eletrônico ( 500 mA ) 5- Entrada analógica : - 0 / +10V ou 0 / - 10V

- canal 1 - pino 1 - canal 2 - pino 2 ... - canal 6 - pino 6 6- Entrada e saída digital : pino 1 - GND pino 2 - ( - ) pino 3 - ( +) 7- Painel digital para endereçamento. 8- Sinalizadores

(7)

2– INSTALAÇÃO

Em primeiro lugar , certifique -se de que a rede elétrica esteja dentro das especificações do aparelho, caso contrário , consulte nosso departamento técnico. Certifique-se que a instalação mecânica seja de boa qualidade, usando parafusos, porcas e arruelas adequados . Depois de fixado, alimente o aparelho conforme um dos esquemas abaixo e não deixe de conectar o neutro / terra.

2.1- Esquemas de ligação elétrica:

O modulo dimmer pode trabalhar com varias configurações de rede elétrica, no Brasil temos duas configurações:

Rede 380Volts (estrela) Rede 220Volts (triangulo)

Na rede estrela temos: 380 Volts entre fases e 220 Volts entre fase e Neutro Na rede triangulo temos: 220 Volts entre fases e 127 Volts entre fase e Neutro

(8)

O modulo dimmer tem 6 entradas de energia denominadas R, S, T, NR, NS e NT, e deve ser alimentado com 220 Volts entre as entradas conforme esquema abaixo:

As entradas R, NR alimenta os canais 1 e 2 no modulo de 6 canais ou 1 a 4 no modulo de 12 canais. As entradas S, NS alimenta os canais 3 e 4 no modulo de 6 canais ou 5 a 8 no modulo de 12 canais. As entradas T, NT alimenta os canais 5 e 6 no modulo de 6 canais ou 9 a 12 no modulo de 12 canais. Ligação em rede trifásica - 220 Volts entre fases:

(9)

Ligação bifásica – 220 Volts entre fases:

Ligação monofásica – 380 Volts entre fases:

Certifique-se que a rede elétrica suporta a potencia ser usada, e use cabos de alimentação adequados. Modulo de 6 canais ligação trifásica – usar cabo de 6 mm2

Modulo de 6 canais ligação bifásica ou monofásica – usar cabo de 35 mm2 e derivar. Modulo de 12 canais ligação trifásica – usar cabo de 16 mm2

Modulo de 12 canais ligação bifásica ou monofásica – usar cabo de 95 mm2 e derivar.

ATENÇÃO

A NÃO ligação do neutro/terra, pode danificar seriamente o aparelho, e caso ocorra não será coberto pela

garantia .

Certifique - se da correta instalação do aparelho antes de ligá-lo.

Após a ligação dos cabos de alimentação do aparelho , conecte o cabo de sinal , que liga o comando ao aparelho . Existem em seu aparelho 2 conectores XLR para a ligação de sinal , um macho e uma fêmea.

Utilize o conector macho para conectar o cabo de sinal proveniente do comando. Caso esteja instalando mais de um módulo no mesmo comando , utilize o conector fêmea para levar o cabo de sinal para o próximo aparelho. No

conector de saída de comando do último aparelho conectado, instale um terminador de rede, (conector XLR macho com um resistor de 120R soldado entre os pinos 2 e 3 ).

Caso use mesa de comando analógica , utilize o conector de 6 pinos para a interligação . Conecte as cargas nas tomadas de saída ( máximo 4000 W por canal ).

Procure distribuir toda a potência nos canais do modulo.

No caso de uso de cargas indutivas (com transformador ou com reator eletrônico dimerizavel), a

carga mínima por canal deve ser superior a 300Watts, caso contrario o canal poderá ser danificado, sem

cobertura pela garantia.

(10)

3 – MODOS DE OPERAÇÃO

3.1. - Operação com mesa Analógica 0 /-10V ou 0/+10V:

O módulo já vai configurado para uso com mesa Analógica podendo ser aplicadas tensões de 0 a –10V ou de 0 a +10V sem necessidade de configuração .

3.2 - Operação com mesa DMX 512 :

O módulo Dimmer ocupa 6/12 canais DMX .

O módulo já vai configurado para uso com protocolo DMX 512.

A associação canal DMX com o canal do módulo Dimmer é a seguinte : Primeiro canal DMX - canal 1 do módulo

Segundo canal DMX - canal 2 do módulo O endereçamento é feito no painel digital (7): 1- No menu de endereçamento (AXXX)

2- Tecle “Enter” . O display começará a “piscar”.

3- Com as teclas “Up” e “Down” selecione o canal inicial desejado. 4- Tecle “Enter” para aceitação ou Mode p/ cancelar.

O display sinaliza a ausência do sinal DMX : - Display “piscando”: ausência do sinal - Display estático: presença do sinal

3.3- Operação com mesa analógica e digital simultaneamente :

O módulo permite trabalho com mesas analógica e digital simultaneamente, o valor da potência em cada canal é sempre o maior valor selecionado entre as duas mesas , ou seja, suponha que o canal 1 da mesa analógica esteja com 60% e o canal 1 da mesa digital com 75%. A saída do canal 1 do módulo será 75%. Dessa forma podemos utilizar a mesa digital para programar e a analógica para acesso manual.

4 – Configurações

4.1- Endereçamento DMX

– Por esse menu você pode definir o endereço DMX . Endereçamento DMX ( para operação com mesa controladora)

1- Pressione a tecla [Mode] até que apareça no display a mensagem “A001” (ou endereço atual armazenado).

2- Aperte [Enter] (então a letra “A” irá piscar ) e pelas teclas [Up] e [Down] selecione o endereço escolhido (001-501) , pressione [Enter] para confirmar, ou[Mode] para sair sem alterar .

4.2- Operação Stand alone

- Este menu oferece opções para o modo stand-alone como seleção do programa a ser executado , programação e modificação de programas correntes.

(11)

Essa função permite a seleção do programa que sera executado no modo stand-alone após o aparelho ser ligado. Use [Up] e [Down] para selecionar o programa desejado ou “OFF” se não quiser acionar nenhum programa após o aparelho ser ligado. Pressione [Enter] para confirmar ou [Mode] para cancelar e retornar ao menu. O programa selecionado será executado continuamente (num loop) quando o aparelho for ligado.

4.2.1- - Executando um programa

Esta função permite executar um programa já construído, “tESt” e os 7 programas disponíveis para programação “PrG.1 , PrG.2 a PrG.7” e os 7 “efeitos” Eff.1, Eff.2 a Eff7. Pressione as teclas [Up] e [Down] para selecionar o programa

desejado e aperte [Enter] para iniciar o programa que sera continuamente executado (em um loop).

Nota: se o aparelho operar no modo controladora (controladora DMX conectada) e qualquer programa desta função for selecionado, neste caso o aparelho não irá responder à controladora DMX e irá executar o programa selecionado.

4.2.3- - Edição de cenas e valor stand by por canal.

Esse item do menu permite a seleção de um programa para edição ou criação e a definição do valor stand by para cada canal. O Dimmer tem um programa já construído (“tESt”) e os 7 programas livres “PRG1 a PRG7”, cada um com até 20 passos. Cada passo do programa tem uma parte dinâmica (fade-time) e estática ( step time).

Fade-time : o tempo durante o qual os efeitos se movem para a posição programada. Step-time : o tempo durante o qual os efeitos permanecem no passo corrente.

Procedimento:

1. Pressione [Up] e [Down] para selecionar o programa a ser editado (“PrG.1”- “PrG.7” ou “STbY”) e aperte [Enter] ;

No caso de seleção de edição de programa:

2. Pressione [Up] e [Down] para selecionar o passo desejado do programa (“St.01” – “St.20”) e aperte [Enter] ; 3. Pressione [Up] e [Down] para selecionar o canal desejado e aperte [Enter]. Agora pode ser editado pelas teclas [Up] e [Down] o valor DMX para o canal selecionado.

“P.End” – o numero total de passos no programa , valor de 1 a 20. Este valor deve ser setado antes de iniciar a programação. (exemplo: se quiser criar um programa com 10 passos, faça P.End igual a 10).

“CH01 a CH12”... dimmer , valor de 0 a 255; “Ftim”... fade time, valor de 0, 1 – 25, 5 segundos; “Stim”...step time , valor de 0, 1 – 25, 5 segundos;

“COPY.”...copiar o passo atual do programa, para o próximo passo. Se o ultimo passo do programa for copiado para

um próximo passo do mesmo programa, o parâmetro “P.End” será incrementado (exceto o passo 20). 4. Pressione [Enter] para confirmar o valor ajustado.

5. Aperte [Mode] , selecione o próximo passo do programa e repita esse procedimento (passos 3 e 4).

No caso de seleção de edição de valor Stand by:

2. Pressione [Up] e [Down] para selecionar todos os canais ALL ou o canal desejado “CH01 a CH12” e aperte [Enter].

3. Pressione [Up] e [Down] para ajustar o valor desejado e aperte [Enter].

Repita as operações p/ todos os canais, se caso optou por editar cada canal.

4.3- Opções de Personalidade

Essas opções permitem a modificação de várias caracteristicas de operação do módulo .

Pressione [Up] e [Down] para selecionar a opção PErS e aperte [Enter], escolha o próximo submenu.

(12)

Pode ser selecionado para cada canal uma curva de resposta de tensão de saída ou ainda a curva com pré aquecimento de filamento de lâmpada. As curvas disponíveis são:

Curva clássica cLA – curva usada normalmente nos dimmers:

Curva exponencial EP – Indicada para lâmpadas incandescentes, permite um ajuste mais preciso em baixas potencias, adequado a uma iluminação mais suave.

Curva logarítmica LOG – Permite maior controle nas altas potencias, adequada a uma iluminação mais agressiva.

Curva Intermediaria Int – Permite maior controle nas medias potencias.

(13)

Curva clássica com pré aquecimento cLAP – Mesma curva clássica acima com pré aquecimento do filamento da lâmpada.

Curva exponencial com pré aquecimento EPP - Mesma curva exponencial acima com pré aquecimento do filamento da lâmpada.

Curva logarítmica com pré aquecimento LOGP - Mesma curva logaritmica acima com pré aquecimento do filamento da lâmpada.

Curva intermediaria com pré aquecimento IntP - Mesma curva intermediaria acima com pré aquecimento do filamento da lâmpada.

(14)

Modo Rele com pré aquecimento rELP - Idem ao modo rele acima com pré aquecimento do filamento da lâmpada.

Procedimento:

1- Pressione [Up] e [Down] para selecionar as opções de curva CurV e aperte [Enter] ;

2- Pressione [Up] e [Down] para selecionar todos os canais ALL ou o canal desejado CH01 a CH12 e aperte [Enter] ; 3- Pressione [Up] e [Down] para selecionar a curva desejada e aperte [Enter].

4- Selecione a curva para o próximo canal repetindo os itens 2 e 3 ou tecle [Mode] para sair do menu.

4.3.2- Limitação de potencia por canal:

Essa função permite a limitação da potencia máxima de cada canal, ou seja, uma vez limitada a potencia de um canal, por exemplo em 80%, essa será a máxima potencia de saída mesmo com a mesa a 100%.

Procedimento:

1- Pressione [Up] e [Down] para selecionar a opção de limitação de potencia LPOt e aperte [Enter] ;

2- Pressione [Up] e [Down] para selecionar todos os canais ALL ou o canal desejado CH01 a CH12 e aperte [Enter] ;

3- Pressione [Up] e [Down] para ajustar o valor máximo desejado e aperte [Enter]. 4- Selecione o próximo canal repetindo os itens 2 e 3 ou tecle [Mode] para sair do menu.

4.3.3- Modo de operação:

Essa função permite definir o numero de saídas do módulo associadas a cada canal DMX: Modo 1 – cada canal DMX está associado a uma saída do módulo.

Modo 2 - cada canal DMX está associado a duas saídas do módulo, canal 1 saídas 1 e 2, etc. Modo 3- cada canal DMX está associado a três saídas do módulo, canal 1 saídas 1, 2 e 3, etc. Para o módulo de 12 canais, temos ainda:

Modo 4- cada canal DMX está associado a quatro saídas do módulo, canal 1 saídas 1, 2, 3 e 4, etc. Modo 5- cada canal DMX está associado a seis saídas do módulo, canal 1 saídas 1 a 6, etc.

(15)

Procedimento:

1- Pressione [Up] e [Down] para selecionar a opção de modo de operação ndOP e aperte [Enter] ; 2- Pressione [Up] e [Down] para selecionar o modo desejado nOd1 a nOd5 e aperte [Enter] ; 3- Tecle [Mode] para sair do menu.

4.3.4- Default settings – Seleciona os valores padrão de fabrica.

Esta função define as características de operação do módulo como sendo as padrões de fabrica: - Operação Stand alone / Auto -> OFF

- Curva de resposta das saídas -> Curva clássica

- Limitação de potencia das saídas -> 100%

- Modo de operação -> Modo 1

- Valores Stand by por canal -> 0%

Procedimento:

1- Pressione [Up] e [Down] para selecionar a opção default settings dFSE e aperte [Enter] ; 2- Tecle [Mode] para sair do menu.

5- Informações do aparelho

O menu permite que sejam lidas informações úteis sobre o aparelho , como o tempo de uso, versão de software, etc. Pressione [Up] e [Down] para selecionar a opção desejada e aperte [Enter] para ver os valores ou o próximo submenu.

5.1- – Tempo ligado

- Por essa opção é possível ler o número total de horas em operação desde que o módulo foi fabricado. Pressione [Enter], ou [Mode] para retornar ao menu.

- O número de horas que o módulo ficou ligado desde a última vez que o contador foi resetado. Pressione [Enter], ou [Mode] para retornar ao menu. Para resetar esse contador para 0, segure as teclas [Up] e [Down] e pressione [Enter] .

5.2- - Versão de Software

Permite a leitura da versão do software do módulo. Pressione [Enter] para ler esse valor ou [Mode] para cancelar e retornar ao menu.

5.3- – Valores DMX

Lê os valores DMX de cada canal recebido pelo aparelho. Use [Up] e [Down] para selecionar o canal desejado e pressione [Enter] para ler o valor ou [Mode] para cancelar e retornar ao menu.

5.4- Seqüência de fases.

(16)

6 – Operação manual através do painel de comando

Procedimento:

1- Pressione [Up] e [Down] para selecionar a opção de Operação manual nAnU e aperte [Enter] ;

2- Pressione [Up] e [Down] para selecionar todos os canais ALL ou o canal desejado CH01 a CH12 e aperte [Enter] ;

3- Pressione [Up] e [Down] para selecionar a potencia desejada e aperte [Enter].

Selecione a potencia para o próximo canal repetindo os itens 2 e 3 ou tecle [Mode] para sair do menu.

7 – Timer – Seleção de tempo de operação

Esta função permite determinar o tempo de operação do módulo, uma vez terminado esse tempo, todas as saídas são desligadas automaticamente.

No modo AUTO – ON, cada vez que o módulo é ligado, o timer é disparado com o último tempo ajustado.

Procedimento:

1- Pressione [Up] e [Down] para selecionar a opção Timer tinE e aperte [Enter] ;

2- Pressione [Up] e [Down] para selecionar o modo AUTO ou AdJ p/ ajustar tempo desejado, minutos e aperte [Enter].

3- Para modo AUTO, pressione [UP] e [DOWN] para ativar, ON ou desativar OFF e aperte [Enter].

4- Para ajuste do tempo AdJ, pressione [UP] e [DOWN] para selecionar o tempo desejado, de 1 minuto a 9hs e 59 minutos e aperte [Enter].

A partir deste instante o contador de tempo passa a ser decrementado a cada minuto.

8 - PRECAUÇÕES

Siga corretamente as instruções deste manual.

Conserve seu aparelho. Sua eletrônica é complexa e delicada. Não permita que pessoas não autorizadas façam manutenção em seus circuitos.

Limpe periodicamente a eletrônica de seu aparelho. Retire o pó da placa eletrônica com um pincel seco e com um compressor aplique ar comprimido até que fique totalmente limpa.

9 - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS – MÓDULO DIMMER

Alimentação : 220 VAC / 60 Hz

Tolerância de tensão: 198V a 240V Tolerância de freqüência: +- 1Hz Consumo : 20 W / 30W(Módulo de 12 canais) Dimensões : Vide desenho ( fig. 3 )

Peso : 13 kg / 20Kg (Módulo de 12 canais)

Proteção : eletrônica: 2 fusíveis 500 mA

canais: - 6 disjuntores 25A Canais (Módulo 6 Canais) / - 12 disjuntores 25A Canais (Módulo 12 Canais)

(17)

MESA COMANDO ANALÓGICO

Índice

1- Painel de Comandos (Frontal); 2- Descrição dos Comandos; 3- Painel Traseiro;

4- Especificações Técnicas; 5- Certificado de Garantia

.

1- Painel de Comandos

2- Descrição dos Comandos

A- Master Geral - define potência máxima de saída da mesa.

B- Sub Masters - define potência máxima de saída para os blocos de comando de canal:

Sub Master 1 – bloco D Sub Master 2 -- bloco E Sub Master 3 -- bloco F

C- Flash - potência de 100% para o bloco de comando de canal selecionado:

Flash Sub Master 1 - bloco D Flash Sub Master 2 - bloco E Flash Sub Master 3 - bloco F

D - Bloco de comando de canal (D) define potência para cada canal através do slide correspondente. A potência definida para cada canal “passa para a saída da mesa” com o Sub Master 1 e o Master em 100%.

E - Bloco de comando de canal (E) define potência para cada canal através do slide correspondente. A potência definida para cada canal “passa para a saída da mesa” com o

(18)

Sub Master 2 e o Master em 100%. F - Bloco de comando de canal (F)

define potência para cada canal através do slide correspondente. A potência definida para cada canal “passa para a saída da mesa” com o Sub Master 3 e o Master em 100%.

Portanto a mesa permite a programação de até 3 cenas, através dos blocos D, E, F. Com o Sub Master 1 coloca-se o bloco D “ no ar ” , com a Sub Master 2 coloca-se o bloco E “ no ar ” , e com a Sub Master 3 coloca-se o bloco F “ no ar”. Colocando-se os três Sub Masters em 100% misturam-se os três blocos, ficando “no ar ” em cada canal , o maior valor ajustado entre os blocos.

3- Painel Traseiro

1- Chave liga / desliga; 2- Porta fusíveis (500mA);

3- Tomada para ligar a rede elétrica (220 volts); 4- Conectores de saída

.

4- Especificações Técnicas

- Alimentação : 220 volts ;

- Saída : 0 a -10 volts em cada canal ; - Conector de saída: steck 6 pinos - Proteção : 2 fusíveis 500mA

(19)

Garantia

CERTIFICADO DE GARANTIA

Este produto é garantido pela Star Lighting Division, como fabricante e importadora, nos limites fixados e aqui

estabelecidos:

(1º) A Star Lighting Division assegura ao comprador/consumidor deste produto, a garantia de 12 (Doze) meses,

já inclusos os 90 (noventa) dias garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor, contados sempre a partir da

data de emissão da Nota Fiscal de compra ao primeiro adquirente comprador/consumidor. A presente garantia,

ressalvadas as condições estabelecidas neste certificado (item 4º), sempre acompanhará o produto, valendo

em todo território nacional, mesmo que ele venha a ser transferido.

(2º) Estende-se por “Garantia”, o reparo gratuito do aparelho e a reposição de peças que, de acordo com

parecer do técnico credenciado da Star Lighting, apresentar defeito de fabricação, exceto as mercadorias nos

itens seis e sete. Tal garantia, somente terá validade mediante apresentação da Nota Fiscal de Compra

juntamente com o Produto junto à Assistência Técnica.

(3º) A Star Lighting não se responsabilizará em atender o comprador/consumidor, gratuita ou

remuneradamente, em cidades que não possuam serviço técnico autorizado, sendo as despesas e riscos de

transporte do aparelho ao serviço autorizado mais próximo (ida e volta) de total responsabilidade do

comprador/consumidor. O comprador/ consumidor SEMPRE deverá encaminhar o produto até a revenda onde

adquirido o equipamento, sendo que a responsabilidade e as despesas provenientes do envio são do

comprador/consumidor. Todos os serviços relacionados a qualquer produto com problema, deverão ser feitos

única e exclusivamente nas ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS AUTORIZADAS.

(4º) Fica automaticamente cancelada a Garantia se, em relação ao produto, quando constatado por

técnico credenciado pela Star Lighting Division, vierem a ocorrer qualquer das condições abaixo:

a) Danos provocados por acidentes tais como: queda, batida, ligação em rede imprópria, descarga elétrica atmosférica (raio), inundação, desabamento e fogo;

b) Danos provocados por umidade, exposição excessiva a luz solar, salinidade; c) Sinistro (roubo/furto);

d) Uso em desacordo com as respectivas informações contidas no manual; e) Por ter sido ligado a rede elétrica imprópria ou sujeita a flutuações excessivas; f) Sinal de violações interna ou externa;

g) Ajuste interno ou conserto por pessoa não credenciada pela Star Lighting.

h) Se o Certificado de Garantia ou a Nota Fiscal de Compra ou o Número de Série do aparelho apresentar adulterações e/ou rasuras;

i) E por outras condições impróprias a natural delicadeza do aparelho;

j) Para maquina de fumaça, a garantia não cobre entupimento da resistência ou da bomba.

(5º) Estão incluídas na Garantia, peças (e respectiva mão de obra) que por sua natureza desgastem-se com o

uso, desde que, o desgaste impeça o funcionamento do aparelho.

(6º) Não são cobertos por garantia (ônus por conta do consumidor): Lâmpadas.

(7º) Para equipamentos equipados com DIODO LASER de qualquer potencia: A Garantia para qualquer Diodo

Laser é de 60 dias.

Garantia válida somente para o produto:

Marca: STAR LIGHTING DIVISION

Produto: MODULO DIMMER 64KT

Série:

(20)

(19) 3864-1007 | 3838-8320

www.star.ind.br | vendas@star.ind.br

Referências

Documentos relacionados

Antes de continuar o uso da ferramenta, uma proteção ou outra peça que esteja danificada deve ser examinada cuidadosamente para determinar seu funcionamento

 Evite RETROCESSO (“tranco” – tendência natural da peça de trabalho de ser lançada para trás em direção ao operador) mantendo a lâmina afiada e livre de ferrugem

Depois que a mesa de saída foi colocada na altura correta não deve ser alterado, exceto para operações especiais e depois de afiar as facas.. Se a mesa de saída

Uma vez que o cortador parar por completo, ajuste a guia do lado de saída da alimentação de modo apenas a tocar a borda recém cortada, como mostrado na figura a

Antes de continuar o uso da ferramenta, uma proteção ou outra peça que esteja danificada deve ser examinada cuidadosamente para determinar seu funcionamento

Caso você não possa firmar a peça de trabalho sobre a mesa e contra a guia com a mão (formas irregulares etc.) ou se sua mão estiver a menos de 15 cm da lâmina,

Evite RETROCESSO (“tranco” – tendência natural da peça de trabalho de ser lançada para trás em direção ao operador) mantendo a lâmina afiada e livre de ferrugem e

Primeiramente certifique-se que as guias inferiores e superiores da lâmina estão ajustadas longe da lâmina e a leitura da escala de tensão corresponde à largura da