• Nenhum resultado encontrado

C U R R I C U L U M V I T A E

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C U R R I C U L U M V I T A E"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

C U R R I C U L U M V I T A E

Anderson Rodrigues dos Santos Ciência da Computação

Rua Thomaz Naves, 280 - apto 15

Bairro Jardim Atlântico Casado

CEP 31550-310 Brasileiro

Belo Horizonte - M.G. Nascido a 18/11/1971

(31) 3496-5436 (Residencial) (31) 3229-4875 (Comercial)

Correio: anderson2001@brfree.com.br

Sítio: http://geocities.yahoo.com.br/andersonrsantos

I - I n s t r u ç ã o

Curso de Graduação: Bacharel em Ciência da Computação

Entidade: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG Entrada: 2o semestre de 1991

Conclusão: 1o semestre de 1995

Obs.: Aluno regular com média de 82% de aproveitamento. Curso de Pós-Graduação: Mestrado em Ciência da Computação

Entidade: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Entrada: 1o semestre de 1997

Conclusão: 2o semestre de 1999

Ênfase: Inteligência Artificial Título da Tese:

Construção de Um Modelo de Conhecimento para Projeto de Redes de Telecomunicações utilizando KADS

Resumo:

O acesso à informação correta e em tempo útil, em uma empresa, é um fator que pode determinar qualidade e agilidade de serviços superiores à de empresas concorrentes, em um mercado competitivo. A principal motivação para esta dissertação foi a necessidade de organizar e disponibilizar informações vitais, para especialistas humanos, em forma e tempo úteis. Para tanto utilizamos técnicas da Inteligência Artificial (IA) que facilitam tal

administração de informações. Este documento visa analisar uma das partes do método de negócio da Empresa de Telecomunicações de Minas Gerais (TELEMAR-MG), que é a parte de confecção de projetos de rede aérea telefônica, no intuito de identificar estratégias de ação para a utilização de métodos que visam organizar e disponibilizar informações para usuários de sistemas de confecção de projetos de redes telefônicas. A forma encontrada para organizar e disponibilizar o conhecimento necessário a projetos de redes telefônicas, adotada nesta dissertação, é chamada de Código Sob Demanda (do inglês, Code On Demand) ou COD, e sugere uma técnica de desenvolvimento de sistemas que conecta sua documentação à sua execução, utilizando diferentes linguagens, cada uma com nível de abstração de uma aplicação. Um protótipo de nome PERT (Projeto de Expansão de Redes Telefônicas), que executa um aplicativo desenvolvido sob a plataforma AutoCAD R14 ®, foi utilizado para simular o impacto de tal técnica, como discutido nos resultados obtidos. A técnica COD é a principal contribuição deste trabalho, sendo uma proposta original e inovadora no processo de desenvolvimento de software. Para tal, foram utilizados princípios de Modelagem de Sistemas Baseados em Conhecimento (SBC’s), técnicas utilizadas em recentes ramificações da Inteligência Artificial.

(2)

I I – E x p e r i ê n c i a p r o f i s s i o n a l c o m o a n a l i s t a d e s i s t e m a s

e m o r d e m c r o n o l ó g i c a .

Empresa: Telecomunicações de Minas Gerais Cargo: Estagiário de Computação

Aprendizado:

Desenvolvimento de protótipo do projeto PERFIL, para instalação de torres de transmissão de dados, (DSE-UFMG) em ambiente AutoCAD for Windows. Geração de gráficos em 2D e 3D, dados dois pontos quaisquer de uma malha, para análises.

Desenvolvimento de protótipo do Banco de Dados para o Editor Gráfico de Redes (EGR-TELEMAR-MG), utilizando Banco de Dados Relacional. Ambiente

AutoCAD for Windows com utilização do AutoCAD SQL Extension e AutoCAD Development System (ADS).

Local : Av. Afonso Pena, 4001

Belo Horizonte - MG

Período: julho de 1994 a junho de 1995

Empresa: Hand Tech Informática Ltda.(Atual Squadra) Cargo: Estagiário de Computação

Aprendizado:

Melhoramentos no software de comunicação serial HANDLINK, com a implementação dos protocolos de comunicação Xmodem, Ymodem e Zmodem com variadas opções de configurações, incluindo transferência em background.

Estudo de biblioteca para utilização do método ZIP de compactação de arquivos no módulo de instalação do programa HANDPROT (Proteção de programas contra cópias ilegais).

Local: Av. Francisco Sales, 1614

Belo Horizonte - MG

Período: maio de 1994 a agosto de 1995

Empresa: Universidade Federal de Minas Gerais

Cargo: Analista de Sistemas Pleno do DSE (Departamento de Sistemas de Engenharia) Período: agosto de 1995 a junho de 2000.

Atividades:

Manutenção do módulo de Digitalização de Mapeamento urbano (DigMub), componente do Sistema de Confecção de Registros de Rede Integrados ao Projeto e à Quantificação (SCRIPT). Ambiente AutoCAD for Unix e Autolisp.

Participação do grupo de desenvolvimento do módulo de Projetos de Rede Aérea para telefonia convencional (SCRIPT - DigProj). Ambiente AutoCAD for

Windows, Autolisp e AutoCAD Development System (ADS).

Manutenção do módulo de digitalização do Registro de Rede Aérea da telefonia convencional (SCRIPT - DigRede). Ambiente AutoCAD for Windows,

Autolisp e AutoCAD Runtime Extension (ARX).

Manutenção do módulo de Projetos de Rede Aérea (SCRIPT - DigProj). Manutenção e desenvolvimento de novas versões do Sistema de Geração Automática e Envio (via FTP) de Planilhas. Estas planilhas contêm os materiais necessários para ampliação de uma rede aérea de telefonia convencional (SCRIPT - DigProj), materiais coletados dos mapas de projetos. Ambiente Visual C++ 5.0 com a utilização da Microsoft Fundation Class (MFC).

Migração dos módulos DigProj e DigRede para funcionamento em Rede Win-Unix. Software e produtos do software armazenados em servidores (cliente-servidor).

(3)

Desenvolvimento de software, para a TELEMAR-MG, de conversão de mapas de Projetos de Expansão de Redes Telefônicas para mapas de Registro de Redes Telefônicas. Ambiente Visual C++ 5.0 e AutoCAD Runtime Extension (ARX).

Participação em treinamentos internos de Processos de Qualidade em Desenvolvimento de Sistemas de Software, baseados no modelo CMM (Capacity

Maturity Model).

Local: Av. Antônio Carlos, 6627, ICEX

Belo Horizonte - MG

Período: agosto de 1995 a junho de 2000 Empresa: Telemar Norte Leste S.A.

Cargo: Analista de Sistema Pleno

Período: Iniciado em Junho de 2000. Profissão Atual Aprendizado:

Admitido para dar continuidade ao trabalho que fazia como contratado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Uma vez findado o contrato de desenvolvimento e manutenção de software entre a Telemig e a UFMG, fiquei responsável por dar continuidade aos trabalhos de manutenção e desenvolvimento de oito projetos: Digitalização de Mapeamento Urbano,

Digitalização de Registro de Redes Telefônicas, Digitalização de Projetos de Redes Telefônicas, Editor Gráfico de Redes, Espacialização de Mercado em Mapas Urbanos, Cálculo de Esforço em Postes e o Sistema de Digitação de Projetos de Rede de Telefonia da Telemar. Esses sistemas são corporativos, ou seja, padrões da Telemar utilizados nos dezesseis estados da corporação. Durante esse período, pude aprimorar meus conhecimentos sobre bancos de dados, mais especificamente Oracle (PL/SQL) 8.1.7, e sobre ambientes de programação para web.

Também fui o analista responsável pela especificação, gerenciamento do desenvolvimento e implantação de um sistema para pontuar o desempenho de empreiteiras da Telemar no tocante à qualidade dos serviços prestados aos clientes de telefones fixos. O sistema compila dados de sistemas desconexos e resume-os em uma interface web, para acesso corporativo. Esse trabalho foi feito em parceria com a “fábrica de software” UNITECH (conceito utilizado pela Telemar para empresas terceirizadas de desenvolvimento de software).

Atualmente estou lotado na área de Testes e Homologação onde procuro manter a qualidade do software entregue pelas várias fábricas de software parceiras da Telemar antes que este chegue ao cliente solicitante. Também participo de um projeto para implantar qualidade de desenvolvimento nas fábricas de software e corrigir problemas de concorrência entre demandas que partilham códigos fonte comuns e tem datas intercaladas.

(4)

I I I – E x p e r i ê n c i a p r o f i s s i o n a l c o m o a c a d ê m i c o

Professor pela Universidade Católica de Minas Gerais - Campus I Curso: Ciências Contábeis

Matéria: Computação para Contábeis

Carga Horária: 64 horas (teoria e laboratório) Período: fevereiro de 2000 a junho de 2000

Professor pela Universidade Católica de Minas Gerais - Campus I Curso: Engenharia Elétrica

Matéria: Algoritmos

Carga Horária: 64 horas (teoria)

Período: fevereiro de 2000 a junho de 2000

Professor pela Faculdade de Informática do Oeste de Minas Curso: Informática (Matutino e Noturno)

Matéria: Programação em Lógica e a Linguagem Prolog Carga Horária: 64 horas (teoria e laboratório)

Período: fevereiro de 2000 a dezembro de 2000

Professor convidado pela Faculdade Metropolitana (SOBRAPE) Curso: Sistemas de Informação

Matéria: Lógica para Computação

Carga Horária: 64 horas (teoria e laboratório) Período: setembro de 2000

Obs.: Defendi a matéria na sabatina do curso frente ao MEC para obtenção de licença de funcionamento da faculdade. Não foi possível assumir a matéria devido a conflitos entre a carga horária exigida pela faculdade e a minha disponibilidade.

Curso de Programação Paralela

Utilização de linguagem Java como ferramenta de desenvolvimento para construção de programas visando tratar problemas de concorrência por meio das facilidades da linguagem. Desenvolvimento de aplicação Cliente-Servidor, utilizando Sockets, para cadastro e consulta de clientes. A explicação deste aplicativo pode ser encontrada no endereço:

br.geocities.com/andersonrsantos/mestrado/cenapad/cenapad.html

Carga Horária: 64 horas (teoria)

Período: fevereiro de 1998 a junho de 1998 Tecnologia WWW

Desenvolvimento do aplicativo “Alert” para envio, recebimento e operação remota de Agentes de Software Móveis feitos com o JDK 1.6 e a biblioteca Aglets da IBM, para construção de Agentes de Software.

O Alert foi desenvolvido como trabalho prático da matéria Tecnologia WWW, ministrada pelo professor Virgílio Almeida (UFMG). O aplicativo possui interface gráfica em Java para manuseio local e remoto de Agentes de Software, bem como visualização gráfica dos resultados coletados de servidores visitados por agentes de software móveis.

A biblioteca Aglets da IBM apenas provê classes para a construção dos agentes. Estes agentes devem ser confeccionados manualmente (por exemplo, com o JDK 1.6). Atualmente estes agentes estão executando em JDK 1.8.

Carga Horária: 64 horas (teoria)

(5)

Inteligência Artificial

Desenvolvimento de programa para teoria de jogos utilizando biblioteca gráfica para Prolog e o algoritmo Min-Max, implementando cortes Alfa e Beta (Alfa Beta Prunning).

Carga Horária: 64 horas (teoria)

Período: agosto de 1999 a dezembro de 1999 Bioquímica

Disciplina obrigatória da grade do doutorado em bioinformática. Cursada como disciplina isolada no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, em curso ministrado pelo professor do departamento de bioquímica e imunologia Paulo Sérgio Lacerda Beirão.

Carga Horária: 60 horas (4 créditos) Período: fevereiro de 2005 a julho de 2005 Instrumental para pesquisa científica

Disciplina eletiva da grade do doutorado em bioinformática. Cursada como disciplina isolada no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, em curso ministrado pelo professor do

departamento de bioquímica e imunologia Sérgio Pena.

Carga Horária: 45 horas (3 créditos)

Período: agosto de 2005 a novembro de 2005

I V – C u r s o s E x t r a c u r r i c u l a r e s

Programação C++

Entidade Promotora: Departamento de Sistemas de Engenharia da UFMG

Belo Horizonte - MG

Carga Horária: 45 horas

Período: setembro de 1995 a novembro de 1995

AutoCAD Data Extension (ADE - módulo de GeoProcessamento) Entidade Promotora: UFMG

Belo Horizonte - MG

Carga Horária: 24 horas Período: outubro 1994

Treinamento em Vision (GeoProcessamento) Entidade Promotora: DSE-UFMG

Belo Horizonte - MG

Carga Horária: 54 horas

Período: novembro 1996 a janeiro 1997

Treinamento em ArcGis (GeoProcessamento) Entidade Promotora: Telemar Norte-Leste SA

Belo Horizonte - MG

Carga Horária: 48 horas Período: março de 2003

(6)

V – O u t r o s C o n h e c i m e n t o s

Oracle (PL/SQL)

Compiladores Lex/Yacc para Windows/Unix Programação Pascal/Delphi

Programação C/C++ Programação Lisp Programação Prolog Programação Visual Basic

Programação Java (cliente-servidor) AutoCAD SQL Extension

AutoCAD Development System (ADS - Linguagem C) AutoCAD Runtime Extension (ARX - Linguagem C++) Análise Orientada a Objetos

Aglets Mobile Agents - IBM ™

V I – I d i o m a s

Inglês Técnico atestado por exame de proficiência do Curso de Letras da UFMG.

V I I – Á r e a s d e I n t e r e s s e

- Inteligência Artificial - Agentes de Software - Banco de Dados - CAD/CAM

- Modelagem e Programação Orientada a Objetos - UML - Programação Java - Programação .NET - Astronomia - Filosofia - Matemática

- Teoria dos Fractais e aplicações práticas - Bioquímica

Referências

Documentos relacionados

 Para transporte genérico sobre fibras óticas: IP, Ethernet, SONET/SDH.  Combina benefícios do SONET/SDH com o ganho de banda provido

a) Risco de Mercado: Possibilidade de o valor de mercado de um ativo ou conjunto de ativos subjacentes ou de um indexante variar e tal ter impacto na taxa interna de rentabilidade

(2003) usaram a análise de agrupamentos para classificar os tipos de vegetação existentes no Brasil, usando dados NDVI/AVHRR, observando que na região Nordeste a caatinga, o cerrado e

CORONADO-MATUTTI O, MENDES P.R.S, CARVALHO M.S., Instability of inelastic shear-thinning liquids in a Couette flow between concentric cylinders Journal of Fluids

Para esse fator, o TRCSS mostrou vocação para a produção de banana (todos os municípios do TRCSS) e coco (EST e IAJ). O município de SC registrou grande concentração de

NetUP co-fundador e Director Abylay Ospan apresentado os desenvolvimentos mais recentes da empresa: Placas de PCIe para 2x DVB- S2, 2 x DVB-T ou C, 2 x ASI?. Todas as placas vêm

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Também

A solução também oferece recursos de vídeo com vários pontos para telefonia com vídeo do Cisco Unified Communications Manager, ambientes do Cisco Unified MeetingPlace e soluções