• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO AVALIADOR FEIRA DE INOVAÇÃO DAS CIÊNCIAS E ENGENHARIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO AVALIADOR FEIRA DE INOVAÇÃO DAS CIÊNCIAS E ENGENHARIAS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO AVALIADOR

FEIRA DE INOVAÇÃO DAS CIÊNCIAS E ENGENHARIAS

(2)

Sumário

Manual do Avaliador...1

O que é a FICIENCIAS?...1

Avaliação dos Trabalhos da Feira...1

A Comissão de Avaliação...1

Os Avaliadores...2

Perfil dos Finalistas...2

Como Avaliar...4

Tabela de Notas...8

Agenda de Avaliação...9

Itens NÃO permitidos nos estandes dos projetos...10

(3)

Manual do Avaliador

Este documento disponibiliza informações de auxílio para os avaliadores de projetos de pesquisa finalistas da FICIENCIAS.

O que é a FICIENCIAS?

A FICIENCIAS caracteriza-se como uma atividade técnico científico cultural, que promove a dinamização das Feiras das Ciências como atividade indispensável à atualização, fomento e implementação significativa de mudanças no processo ensino-aprendizagem, assim como atividade incentivadora do desenvolvimento da cultura investigativa. Está destinada a estabelecer interações e trocas de experiências entre estudantes dos departamentos de Alto Paraná, Canindeyú, Caaguazú - Paraguai, a Provincia de Misiones na Argentina e o Estado do Paraná – Brasil, e também, destes com a comunidade, por meio da exposição e publicações de produções científicas e culturais realizadas dentro do contexto educativo.

Avaliação dos Trabalhos da Feira

Uma das oportunidades mais valiosas para os jovens cientistas presentes na FICIENCIA é a possibilidade de discutir seus projetos com profissionais e pesquisadores experientes na comunidade científica.

Para os estudantes, participar de uma mostra científica não é apenas ter a chance de expor o seu projeto em um espaço público, mas uma experiência educacional e motivadora.

Através deste intercâmbio, a FICIENCIAS identifica os destaques entre os promissores jovens cientistas e possibilita a distribuição de prêmios para os melhores projetos de cada categoria.

A Comissão de Avaliação

A Comissão de Avaliação é composta por professores, pesquisadores (mestres e doutores) das Instituições de Ensino superior (IES) do estado do Paraná, parceiras da FICIENCIAS. A partir de critérios pré-determinados o avaliador analisa todo o trabalho realizado pelos estudantes finalistas.

(4)

Os Avaliadores

 Examinam a qualidade do trabalho dos finalistas, e o nível de compreensão que o estudante possui sobre sua pesquisa e a área de estudo. A demonstração ou material físico presente no estande é secundário ao conhecimento do aluno sobre o assunto.

 Procuram por comprovações de laboratório, de pesquisa de campo ou levantamentos teóricos, que não sejam uma mera pesquisa bibliográfica ou reprodução de algo já existente.

Os Avaliadores representam autoridade profissional ou acadêmica para os finalistas, por isso, durante o contato com os finalistas recomendamos:

 Usar um tom de incentivo ao fazer perguntas, oferecendo sugestões ou fazendo críticas;

 Não criticar, subestimar, ou demonstrar tédio ao avaliar projetos que considerar não-relevantes;

 Valorizar as realizações do estudante, seja na realização de uma tarefa desafiadora ou conquistas obtidas através do projeto realizado;

 Lembre-se: os finalistas presentes já são vencedores, são estudantes que se destacaram em sua escola, região ou feira afiliada. A sua participação na mostra de trabalhos da FICIENCIA já é um prêmio por si só.

IMPORTANTE:

 Para ser avaliador, este deve ter pelo menos o título de Mestre ou Doutor bem como experiência em pesquisa. No caso de impossibilidade de ter avaliadores que atendam a estas características os avaliadores deverão ser especialistas com pelo menos três anos de experiência na área de especialização.

 Avaliadores não devem ter vínculo com os finalistas (estudantes, orientadores ou escola) participantes, bem como preferencialmente não devem ser da mesma instituição ou cidade de origem.

Perfil dos Finalistas

(5)

particulares que em 2013 estejam cursando no Brasil, o 8º ou 9º ano (antigas 7ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Técnico e alunos do EJA no Estado do Paraná. Na Argentina, estudantes da Província de Missiones que estejam cursando o 7º nível do ensino primário, até o último ano do ensino secundário ou técnico. No Paraguai, estudantes da região do Alto Paraná, de Canindeyú e Caaguazú, cursantes do 3º ciclo da EEB e da EM.

 Os trabalhos podem ser desenvolvidos pelos estudantes individualmente ou em grupos de até no MÁXIMO três participantes, sob a orientação obrigatória de pelo menos um adulto maior de 18 anos.

 Os trabalhos devem ser desenvolvidos pelos estudantes, e não pelo orientador ou co-orientador;

 Os trabalhos não podem ser realizados por mais do que três estudantes.

 Trabalhos realizados por toda a sala de aula não possuem o perfil adequado para participar da FICIENCIAS.

 Orientadores e co-orientadores não devem ser estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico.

 Estudantes podem ter conduzido seu projeto dentro de um grupo de pesquisa.  Estudantes podem ter trabalhado por mais de um ano. Neste caso, para garantir

que a avaliação seja justa, deve-se analisar o avanço realizado no último ano de estudo. O trabalho realizado nos outros anos servirá como referência comparativa, para verificar o avanço de um ano para o outro.

 Durante a feira, cada trabalho finalista terá uma mesa de apoio (em forma de um balcão com tampo) para colocação de algum protótipo (se aplicável), de material complementar ilustrativo da pesquisa, além de disposição do diário de bordo e relatório do projeto.

ATENÇÃO:

 Estudantes podem não ter recebido o suporte suficiente ou adequado de seus orientadores, resultando em equívocos metodológicos, ou ocorrências de plágio. Nestes casos, o estudante não deve ser condenado, mas a falha deve ser apontada. Na ficha de avaliação deverá ser descrita a falha ou suspeita de forma clara para que possa ser compreendida pelos participantes e pelos membros do comitê científico.

(6)

 Cada trabalho deverá receber pelo menos três avaliações. Destas, pelo menos uma avaliação será realizada por um avaliador de mesma língua materna dos estudantes apresentadores.

Como Avaliar

Os avaliadores receberão a relação de trabalhos bem como a ficha de avaliação a ser preenchida na Sala dos Avaliadores, pelos membros da comissão organizadora da FICIENCIAS.

Para realizar a avaliação, o avaliador deverá se dirigir ao estande identificado na Ficha de Avaliação pelo número. No estande deverá se apresentar e conversar com os estudantes presentes, identificados como Finalistas.

Durante a avaliação o avaliador poderá:

 Pedir que o estudante apresente o seu trabalho de pesquisa.

 Observar o material disponibilizado, incluindo o Diário de Bordo, Relatório completo do trabalho, Poster (ou painel) explicativo, bem como outros materiais apresentados no estande (ex. Protótipo).

 Questionar o estudante sobre aspectos específicos de sua pesquisa, do processo de desenvolvimento do trabalho ou o interesse dele pelo tema.

 A partir desta entrevista o avaliador deverá preencher as informações descritas na Ficha de Avaliação.

RECOMENDAÇÕES:

 O tempo sugerido para avaliação de cada projeto é de no máximo 20 minutos. Cada avaliador define como melhor organizar este tempo.

 É comum o estudante se entusiasmar e querer levar mais tempo na exposição do que o tempo disponível. Não desanime o estudante, mas pedir para que a apresentação seja sucinta, pois a concisão é parte do exercício científico. O avaliador poderá retornar em outro momento para obter informações adicionais se julgar necessário.

 A demonstração ou de material físico presente no estande é secundário ao conhecimento do estudante sobre o assunto.

(7)

 É importante que o avaliador perceba se a autoria do trabalho apresentado foi de fato do(s) estudante(s) finalista(s).

 Nem todos os participantes da pesquisa realizada em grupo possuem condições financeiras de participar da feira. Deste modo, avalie o trabalho da equipe como um todo, por meio de perguntas sobre o desenvolvimento da pesquisa, do relatório apresentado e do Diário de Bordo.

Critérios de Avaliação

Estão detalhados abaixo os critérios de avaliação considerados. As questões apresentadas na descrição de cada critério, devem servir de suporte para sua avaliação.

Critério Descrição (a avaliação busca responder as questões)

Originalidade e Inovação

1) O trabalho desenvolvido demonstra originalidade e ou inovação nas questões abaixo?

a) na busca de solução do problema pesquisado?

b) na análise e interpretação dos dados e informações levantadas? c) na utilização de recursos ou equipamentos?

d) na criação ou desenvolvimento do produto ou protótipo? e) na reanálise de teorias ou técnicas apresentando novas aplicações ou soluções para problemas atuais?

2) O projeto foi totalmente desenvolvido pelo estudante ou ele obteve ajuda externa? Caso a proposta faça parte de um projeto de pesquisa maior e/ou de outra instituição, a contribuição real da equipe ou do estudante foi claramente definida?

3) A solução proposta pode ser aplicada para a construção de um produto real? Ela é economicamente viável?

Aplicação da Metodologia

Científica

1) O problema é apresentado de forma clara e sem ambiguidades? 2) A solução proposta é viável para o problema estudado? Como foi o processo para se chegar na solução proposta?

3) As variáveis foram claramente reconhecidas e definidas? 4) Se o uso de amostras de controle for necessário, o estudante soube descobrir esta necessidade? Ele utilizou esta informação de forma correta?

(8)

5) No caso de protótipo, foi testado em diferentes condições de uso? Houve múltiplos testes?

6) As informações coletadas foram suficientes para sustentar as conclusões apresentadas?

7) O estudante compreende as limitações dos dados coletados? 8) O estudante sabe sobre a relação de sua pesquisa com outros estudos existentes?

Clareza na Apresentação dos

Dados

É importante considerar que toda a apresentação oral gera certo nervosismo, mesmo para os mais experientes. Tente estabelecer um diálogo com o estudante ou grupo sobre a experiência.

Baseado neste diálogo, avalie as questões abaixo:

1) Ao apresentar o trabalho realizado, o estudante consegue pontuar os resultados mais relevantes?

2) Consegue expressar de forma clara e objetiva a importância de sua pesquisa? Respondendo: porque, o que e para quem?

3) As perguntas do avaliador foram respondidas com propriedade? 4) O material escrito reflete o conhecimento do estudante sobre o projeto? As fases de desenvolvimento foram apresentadas de forma ordenada? Os dados coletados e os resultados da pesquisa são apresentadas de forma clara?

5) A apresentação oral foi bem organizada e coerente? Diferencie compreensão real do conteúdo e informações simplesmente decoradas. Atenção: falar acelerado para falar mais em menos tempo, não é sinônimo de objetividade.

Diagnóstico de Propriedade da

Pesquisa

1) O apoio e a orientação recebida foram suficientes e adequadas para o trabalho ser conduzido pelo estudante?

2) Qual foi o local de pesquisa? O projeto foi totalmente desenvolvido pelo estudante ou ele obteve ajuda externa? O estudante recebeu o suporte de professores, pais e outros especialistas?

3) O projeto faz parte de uma pesquisa maior? Se afirmativo, a contribuição real do estudante foi bem definida?

4) O estudante apresentou conhecimento real sobre o assunto estudado?

(9)

Diário de Bordo (registro cronológico

completo)

O Diário de Bordo é um caderno ou pasta onde o estudante registra cada etapa realizada para desenvolver o projeto,

registrando detalhadamente e precisamente (com datas e locais) todos os fatos, descobertas e indagações, investigações,

entrevistas, testes, esboços, anotações, resultados e respectivas análises. Diários de Bordo podem ser digitados ou digitalizados. Após avaliar este material avalie:

1) A documentação foi realizada adequadamente ao longo do desenvolvimento do projeto? Por ser um caderno de anotações, espera-se que o material seja em grande parte manuscrito.

Constam anotações de reuniões, coleta de dados, dados parciais? O Diário de Bordo demonstrou a evolução da construção do trabalho?

2) O estudante demonstra conhecimento de seu conteúdo? Poster

(resumo do trabalho desenvolvido)

1) O poster apresenta de forma sucinta os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões do projeto? 2) As informações estão organizados de forma coerente e atrativas?

3) As imagens utilizadas para ilustrar o poster foram

adequadamente creditadas? (Ex. fotos tiradas pelo estudante ou orientador, imagens retiradas da bibliografia consultada, imagens de internet.)

Relatório (conteúdo, apresentação,

clareza)

1) O estudante foi capaz de relatar a sua pesquisa de forma clara no texto do relatório?

2) A metodologia empregada encontra-se descrita de forma clara e completa?

3) Os resultados foram adequadamente apresentados e analisados?

4) A conclusão apresentada é coerente com objetivos, hipóteses e resultados?

5) Qual a qualidade, confiabilidade e atualização das referências bibliográficas utilizadas pelo estudante? Referências científicas, referências de literatura popular (ex. jornais e revistas), referências de internet (blogs e sites), apenas a Wikipedia?

(10)

Ao final da avaliação, o projeto receberá uma nota que pode variar de acordo com a soma das notas atribuídas em cada um dos critérios avaliados na ficha de avaliação.

Caso ocorram empates ou notas muito próximas, serão considerado 2 critérios adicionais observados pelos Avaliadores, para o desempate.

Critério de Desempate Descrição

Relevância Social

1) O projeto desenvolvido tem potencial para ajudar a transformar a realidade da comunidade em que o aluno vive? 2) É passível de ser colocado em prática?

Empreendedorismo

1) O estudante demonstrou ter uma abordagem inovadora e engenhosa para transformar as dificuldades em soluções? 2) O processo desenvolvido pelo estudante pode ser transformado em um produto? Tabela de Notas Critério Individual (Peso) Grupo (Peso) Avaliação

Originalidade e Inovação 22 20 Excelente (5)

Ótimo (4) Bom (3) Regular (2)

Fraco (1) Insuficiente (0) Aplicação da Metodologia Cientifica 22 20

Clareza na Apresentação dos Dados 11 10

Diagnóstico de Propriedade 11 10

Diário de Bordo (registro cronológico completo) 11 10

Poster 11 10

Relatório 11 10

Total = Σ (Peso X Avaliação) 450 450

Não se preocupem em calcular a Nota Final, que será calculada automaticamente pelo nosso sistema.

Critérios de Desempate Avaliação

Relevância Social

Excelente (5) Ótimo (4)

(11)

Bom (3) Regular (2) Fraco (1) Insuficiente (0) Não se Aplica (NP) Empreendedorismo Total 10

Entende-se por INSUFICIENTRE quando não for observado o quesito em questão ou, quando observado foi extremamente fraco ou incorreto. Também poderá ser utilizado este item quando houver suspeita de má conduta científica como plágio. Neste caso, solicitamos que haja justificativa no espaço para considerações do avaliador.

Entende-se por FRACO aquele quesito que está abaixo da média dos demais trabalhos, bem como aqueles incompletos.

Entende-se por REGULAR aqueles quesitos que estejam pouco abaixo da média, que não apresentem diferencial nem extrapole as expectativas, e que cumpram parcialmente todos os elementos necessários.

Entende-se por BOM aqueles que estejam na média, que não apresentem diferencial mas estejam completos e corretos. Nesta classificação estão os trabalhos que cumpriram suas metas, fizeram suas atividades mas não aprofundaram ou inovaram além do essencial. Entende-se por ÓTIMO aqueles quesitos completos, corretos mas que estejam acima da média. Deve ter havido aprofundamento nas pesquisas ou comprovações, bem como a percepção de que o trabalho tenha sido realizado de forma aplicada a uma realidade local a ser mudada.

Entende-se por EXCELENTE aquele quesito que esteja muito acima da média, que traga contribuições inovadoras e surpreenda com suas ideias e soluções. Reserva-se esta nota para trabalhos que sejam os melhores, entendendo como um indicativo de destaque real dos demais.

Agenda de Avaliação Dia 11

08h00 às 12h00 Chegada dos finalistas e montagem dos estandes

14h00 às 16h00 Abertura – Estudantes expõem projetos, imprensa e público em geral 15:30 às 17h:30 Formação para Avaliadores

(12)

Dia 12

09h00 às 12h00 Feira aberta a visitação, avaliação e imprensa 14h00 às 17h00 Feira aberta a visitação, avaliação e imprensa Dia 13

09h00 às 12h00 Feira aberta a visitação, avaliação e imprensa 14h00 às 17h00 Avaliação complementar

Dia 14

9h00 às 12h00 Cerimônia de Premiação

Obs: Caso o avaliador quiser fazer uma avaliação sem a presença do estudante poderá ser realizada nos dias 12 e 13 da 13:00 ás 14:00 hrs.

Avaliações Complementares:

 Projetos que ainda não completaram as 3 avaliações mínimas, serão avaliados para completar o requisito.

 Projetos empatados ou que receberam avaliações muito discrepantes nos dias anteriores poderão receber avaliações adicionais para desempate ou validação.

Avaliadores estão convidados para acompanhar a Cerimônia de Premiação e Encerramento da FICIENCIAS, e conferir uma parte do resultado dos esforços realizados ao longo da semana.

Itens NÃO permitidos nos estandes dos projetos

Devido a estas restrições diversos estudantes não podem realizar demonstrações com seus protótipos:

 Organismos vivos, incluindo plantas. Espécimes mortos, contidos em recipientes hermeticamente fechados são permitidos. Espécimes ou mesmo partes conservados através de taxidermia, não são permitidos.

 Manuseio de qualquer produto químico e fluidos no geral, incluindo água (exceção para água contida dentro de um sistema fechado, sem vazão, que não será manuseado).

(13)

inflamáveis, material bélico).

 Gelo seco ou outros sólidos sublimáveis.  Baterias com células abertas.

 Acionamento de motores a combustão.

Categorias e Subcategorias

Os trabalhos inscritos e aceitos deverão se enquadrar em um dos níveis de ensino e atender as seguintes áreas do conhecimento observando suas categorias e subcategorias ou áreas do conhecimento:

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

 Matemática, Probabilidade, Estatística, Ciência da Computação, Astronomia, Física, Química, Geociência, Oceanografia.

CIÊNCIA DA SAÚDE

 Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Educação Física.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

 Biologia Geral, Genética, Botânica, Zoologia, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia.

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

 Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Medicina Veterinária, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Ciência e Tecnologia de Alimentos.

ENGENHARIA

 Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Química, Civil, de Minas, de Materiais e Metalúrgica, Sanitária, de Produção, Nuclear, de Transportes, Naval e Oceânica, Aeroespacial, Biomédica.

(14)

CIÊNCIAS HUMANAS

 Literatura, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, História, Geografia, Psicologia, Educação, Ciência Política, Teologia, Artes.

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

 Direito, Administração, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Demografia, Ciências da Informação, Museologia, Comunicação, Serviço Social, Economia Doméstica, Desenho Industrial, Turismo.

Referências

Documentos relacionados

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

envolver conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual, atestado pelo órgão responsável pela gestão de propriedade intelectual na

Para tanto, a composição de silício orgânico, sulfato de glucosamina e MSM foi utilizada em teste de histocompatibilidade e aplicada em defeitos ósseos

Você poderá ser selecionado, pelo sorteio, para um dos dois grupos da pesquisa: grupo treinamento excêntrico (GTE) que será submetido ao protocolo de

A dissertação se alicerça nas normas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (anexo A), estruturada em

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

A elaboração do planejamento da escola necessita da participação dos diversos atores da comunidade escolar e do compartilhamento de ideias e opiniões. Cada comunidade escolar

O presente trabalho elege como temática a adesão das escolas municipais de Belo Horizonte ao Projeto de Correção de Fluxo Entrelaçando, desde a sua implementação no ano