• Nenhum resultado encontrado

MÉTODOS DE INSERÇÃO DAS AGULHAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MÉTODOS DE INSERÇÃO DAS AGULHAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MÉTODOS DE INSERÇÃO DAS AGULHAS

A inserção consiste, basicamente, na utilização e aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo com objetivo de estimulá-los.

Geralmente segura-se a agulha com a mão direita, com os dedos polegar, indicador e médio pega-se o cabo da agulha. A inserção deve ser feita com a ponta da agulha pela força dos dedos e com movimentos rápidos.

Os métodos mais usados para inserção de agulhas são os seguintes:

 Pode-se inserir a agulha pregueando a parte da pele. Pregoua-se a pele com os dedos polegar e indicador da mão esquerda e com a mão direita segura e introduz-se a agulha com a pele levantada. Este método é utilizado em pontos do rosto.

 Pode-se inserir a agulha esticando a pele ao redor do ponto. Estica-se a pele próximo ao ponto com o polegar e o indicador com a mão esquerda, para a pele ficar tensa, facilitando a inserção da agulha que é mais utilizado em partes moles como o abdômen.

 Pode-se inserir a agulha com ajuda dos dedos das mãos. Com o polegar e o indicador da mão esquerda envolve-se o extremo da agulha com o algodão e fixa justamente sobre o ponto escolhido. Este método é utilizado para inserções com agulhas longas.

• Pode-se inserir a agulha com a ajuda da pressão dos dedos da mão que pressiona, ou seja, a mão esquerda. Segura-se a agulha com a mão direita, com o polegar da mão esquerda pressiona-se um lado oposto ao selecionado e insere-se a agulha na extremidade da ponta da unha. Este método é utilizado para inserções com agulhas curtas.

(2)

ÂNGULO E PROFUNDIDADE DE INSERÇÃO DAS AGULHAS

ÂNGULOS PARA INSERÇÕES DAS AGULHAS

Geralmente a agulha pode ser inserida de 3 formas:

Horizontal ou Subcutânea

Introduz-se a agulha de 15º a 25º , quase paralela a pele, é conveniente usar tal método em regiões superficiais. Por exemplo nos pontos da cabeça.

Perpendicular

Introduz-se a agulha em ângulo reto. É o método mais habitual e usa-se na maioria dos pontos do corpo.

Obliquo

Inserir-se a agulha em direção obliqua a 45° que é o ângulo formado pelo corpo da agulha com a superfície cutânea onde se localiza o ponto. É de uso comum nas regiões pouco musculosas ou, em regiões profundas onde se encontram os órgãos internos, tais como os pontos localizados no dorso.

PROFUNDIDADE DAS INSERÇÕES DAS AGULHAS

A profundidade de introdução da agulha varia de acordo com a localização do ponto, bem como da constituição física e do estado geral do paciente. A agulha deve atingir uma profundidade adequada para que possa produzir a sensação da agulha sem lesar os órgãos internos. A profundidade varia de acordo com:

(3)

Estado do paciente

Deve-se inserir mais profundamente para as síndromes yin e doenças crônicas e mais superficialmente para as síndromes yang e doenças recentes.

Condições físicas

Deve-se inserir as agulhas mais profundas nos jovens com maior vitalidade, e agulha superficialmente em pacientes com idade avançada, nos debilitados de sangue e Qi e nas crianças.

Localização dos pontos

Deve-se inserir mais profundamente nos pontos que se encontram nos 04 membros e na região glútea, assim como no abdômen, e mais superficialmente nos pontos localizados no rosto, tórax e no dorso.

Aspecto Físico

Inserções profundas devem ser feitas em pacientes gordos e obesos e as inserções superficiais devem ser feitas em pacientes magros.

MÉTODOS DE MANIPULAÇÕES DAS AGULHAS

Manipulações básicas

Movimento de Pistonagem na agulha de acupuntura

Após se inserir a agulha, faz-se um movimento de pistão na agulha, com 2 e 8 mm de amplitude dentro do tecido, sem retirá-la da pele.

Tonifica-se aprofundando-se a agulha com rapidez e superficializando-a mais lentamente: com este movimento, introduz-se mais Qi no ponto de acupuntura e no canal de energia; faz-se a dispersão se for feita com mais rapidez a superficialização da agulha. Com esse movimento de retirada rápida atrai-se o Qi para fora do canal de energia.

(4)

Movimento de Rotação na agulha.

Após se obter o Qi, a agulha é girada em movimentos de vaivém de 180º girando-se a agulha rapidamente no sentido horário e voltando-se lentamente, estará fazendo a tonificação do ponto; e girando-se lentamente a agulha no sentido horário e rapidamente no sentido anti-horário de rotação intermediária, produz-se a sedação do ponto de acupuntura.

Manipulação indistinta da agulha

Deve-se introduzir a agulha perpendicularmente e girá-la para direita ou para a esquerda com igual força, sem acentuar nenhum dos movimentos; é a técnica mais usada na prática.

Métodos auxiliares

Quando se deseja reforçar o estímulo das agulhas de acupuntura, podem-se fazer as seguintes manobras, enquanto elas se encontram inseridas no paciente:

1. Fazer “raspagem” com a unha no cabo da agulha

1. Periodicamente pode-se fazer movimentos de pistonagem ou os dois associados.

* As manipulações sobre a agulha de acupuntura devem ser feitas de acordo com a necessidade de estímulos e também com o estado do paciente.

Quando se deseja obter um efeito maior das agulhas de acupuntura, devem-se utilizar agulhas grossas, puncionar mais profundamente e repetidamente ou fazer sessões de acupuntura mais freqüentes.

(5)

RETENÇÃO E EXTRAÇÃO DA AGULHA

Retenção da agulha de acupuntura

Após introduzir a agulha, deve-se retê-la por algum tempo, afim de reforçar a sensação da agulha e manter o efeito da mesma. A permanência da agulha e sua duração dependem da necessidade de cada caso, mas geralemtne ficam de 10 a 20 minutos

Retirada da agulha de acupuntura

A agulha deve ser retirada suavemente imobilizando a zona próxima ao ponto com os dedos polegar e indicador da mão esquerda e, com a mão direita, manter a agulha praticando movimentos suaves de rotações horária e anti-horária até que a agulha esteja na região subcutânea e, neste momento retira-se a agulha rapidamente. Após a retirada da agulha, deve comprimir o lugar do ponto com uma bola de algodão caso sangre. Por último conta-se o numero de agulhas que foram retiradas, a fim de verificar se esqueceu alguma.

(6)

TRATAMENTOS E PREVENÇÕES DE POSSÍVEIS ACIDENTES

Desmaio

Pode ocorrer devido a uma isquemia cerebral momentânea, em conseqüência do nervosismo do paciente, por serem as primeiras punições de Acupuntura o paciente se encontra fatigado, com fome, em postura inadequada ou pela má técnica do acupunturista.

O paciente sente-se repentinamente sem força, ocorrendo náuseas, vertigem, intranqüilidade, pulso fraco, respiração curta, palidez, hipotensão arterial, etc.

Para que não ocorra problemas mais graves como perda dos sentidos, deve-se retirar todas as agulhas, em seguida, deitar o paciente em decúbito ventral com a cabeça levemente mais baixo e cobri-lo bem.

Em casos mais graves deve-se percutir o ponto VG26 com o dedo ou aplicar acupuntura. Além disso, usa-se moxa nos pontos VG20, VC6, VC4, até tomar outras medidas de emergência.

Agulha Retida

Deve-se ao fato do paciente estar muito nervoso pela acupuntura, o que produz fortes contrações musculares que dificultam a retirada da agulha; ou deve-se às rotações além de 360º das agulhas ou, rotações contínuas para um só lado o que faz com que a agulha fique enrolada pelas fibras musculares. Nestes casos deve-se:

• Esperar mais alguns minutos até que os espasmos musculares ceda espontaneamente;

• Aprofundar a agulha de acupuntura 2 a 3mm e retirá-la com manobras de pistonagem suaves;

(7)

muscular e proceder a extração;

• Colocar uma outra agulha de acupuntura em um ponto próximo ao que está a agulha.

Agulha Dobrada

Pode ocorrer por falta de uma boa técnica para introduzir a agulha; por haver penetrado os tecidos rijos; por inabilidade; devido a mudança de posição, devido a pressão de algum fator externo sobre o cabo da agulha ou por não ter tratado oportunamente o caso da agulha retida.

No caso da agulha estar levemente dobrada, retirar lentamente a mesma, seguindo a direção da dobra.

Se o paciente mudou de posição, movê-lo à sua posição original para relaxar os músculos e, depois retirar a agulha, nunca se deve retirá-la de maneira forçada. Aconselha-se o paciente a deitar-se confortavelmente e não se mover durante o tratamento.

Agulha Quebrada

Ocorre se o corpo ou a base da agulha estão enferrujada, em virtude do corpo da agulha ter se inserido completamente na pele, pelas fortes contrações musculares causadas pelo manejo brusco do acupunturista, pela mudança de posição do paciente e por não haver tratado convenientemente os casos das agulhas retidas e dobradas.

Aconselha-se o paciente que se tranqüilize e que permaneça imóvel para que o extremo quebrado não penetre mais, tirar o extremo quebrado, se ainda visível, com uma pinça. Se o corpo da agulha introduziu-se por completo na pele, deve-se localiza-lo com raios x e realizar uma extração cirúrgica.

(8)

Hematoma

Ocorre devido a lesão no músculo em virtude de lesões dos vasos sangüíneos durante a acupuntura. Caso apareça pequenos pontos arroxeados ou hemorragia, estes foram produzidos pela agulha que lesou os pequenos vasos sangüíneos, que desaparecerão espontaneamente. Para o edema e a dor deve-se aplicar compressas frias para hemostasia e compressas quentes ou fazer massagens suaves para promover a absorção de hematomas.

PRECAUÇÕES DA ACUPUNTURA

A acupuntura é uma técnica terapêutica indicada para alterações energéticas e funcionais dos órgãos, vísceras e dos canais de energia, tendo também influencia benéfica nas doenças orgânicas. É uma técnica simples, porém quando mal indicada ou se o método da manipulação é incorreto, pode trazer danos ao paciente.

Para se evitar esse fato é preciso obedecer aos seguintes critérios:

Não fazer acupuntura:

• Em paciente com muita sede ou em jejum.

• Imediatamente após as refeições

• Após ato sexual

• Em paciente alcoolizado

• Estando o paciente cansado

(9)

Não fazer imediatamente após acupuntura

• Ter relações sexuais

• Molhar pontos estimulados

• Comer excessivamente

• Permanecer faminto ou com sede

• Fazer trabalhos pesados

Na gravidez

• Não ser estimulados os pontos Ig4, Bp6, F3, B60, B67.

• No primeiro trimestre de gravidez, não podem ser estimulados os pontos de acupuntura situados na parte inferior do abdômen.

• Com mais de três meses de gravidez não podem ser estimulados os pontos de acupuntura situados no abdômen e na cintura.

Em crianças

• Não inserir agulhas na cabeça enquanto as fontanelas estiverem abertas.

• Não reter as agulhas: faz-se a inserção, estimulas as agulhas e logo após deve-se retirá-las.

(10)

No tórax, hipocôndrios, cintura, dorso e abdômen

• Não fazer inserção perpendicular e profunda para se evitar lesão dos órgãos e das vísceras.

A complicação mais freqüente é a perfuração de uma veia ou uma pequena artéria. Outra complicação é a perfuração do pulmão que leva ao pneumotórax.

Ou outras estruturas viscerais, como fígado, baço, rins, medula, olhos, coração também podem ser perfuradas pela agulha de acupuntura, provocando lesões e hemorragias.

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Conforme mencionado anteriormente, os basidiomicetos de podridão branca são mais utilizados em processos de micorremediação mediado pela biodegradação enzimática, mas a

Como cada município teve a APAA quantificada de forma absoluta (em hectares) e relativa (em porcentagem da área do município), para testar a adequação desta

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

Alves (2001) ressalta que a variável custos da qualidade ambiental decorrente de gastos para manter o padrão de emissão dos resíduos, em conformidade com as leis que regulamentam

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não

As medidas antiparasitárias devem está voltadas principalmente para os animais jovens de até 2 anos de idade, com tratamento a cada 30, 60 ou 90 dias conforme infestações.

Núbia Ivete Monteiro de Oliveira, constituída pela Portaria nº 290/2012, publicada no DOE de 20/06/2012,alterada pela Portaria SEGESP nº 023/2013, publicada no DOE de