• Nenhum resultado encontrado

ART334 - Desenho de Observação eliane bettocchi

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ART334 - Desenho de Observação eliane bettocchi"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ART334 - Desenho de Observação

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

AVALIAÇÕES

Contínuas, por meio de exercícios valendo pontos, que compoem as etapas do PROJETO desenvolvido pelo/a estudante nas aulas presenciais, nos quais deve aplicar os conhecimentos. Os resultados de cada exercício são comparados com a PLANILHA de autoavaliação preenchida pelo/a estudante no início do semestre, e os pontos obtidos distribuídos entre as competências desta planiha. Ao final do semestre, o/a estudante deverá ter acumulado no mínimo 60 pontos para ser aprovado/a.

Para saber como aplicar os conhecimentos no projeto, é preciso se ter metas a alcançar. Cada META demanda um tipo de ação, e cada pessoa realiza uma ação do seu jeito, ou seja, cada um tem um PERFIL de atuação, que privilegia uma COMPETÊNCIA. Os perfis considerados são:

ANALÍTICO: preferem detalhar assuntos; costumam ter bom domínio de linguagem CRÍTICO: preferem avaliar; costumam ter boa visão histórica e prospectiva

GESTOR: preferem coordenar; costumam ter boa capacidade interdisciplinar SINTÉTICO: preferem executar; costumam ter boa criatividade

A planilha deve ser baixada, preenchida [veja como: http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/didatica/planilhaex.htm] e enviada para a sala de aula virtual (moodle) uma única vez, até a data limite da primeira avaliação. ATENÇÃO:

A NÃO REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS IMPLICA PERDA DOS PONTOS EQUIVALENTES NA PLANILHA.

O NÃO PREENCHIMENTO DA PLANILHA IMPLICA NOTA ZERO.

A PLANILHA NÃO PODE SER ENVIADA COMO IMAGEM.

PROJETO OCUPAÇÃO

O Desenho de Observação requer a existência palpável do modelo, ou seja corporeidade. Ele será sempre um signo indicial, ou seja, a indicação de que alguma coisa ou alguém real passou por ali e deixou um rastro. Seja um corpo vivo, seja inanimado, seu trabalho final precisa ocupar um espaço.

Portanto, o PROJETO consiste em registrar modelos por observação, apropriando-se deles como metáforas ou metonímias e dando-lhes corpo final numa ocupação de espaço por meio de painel, poster, banner, totem ou biombo com todos os exercícios e fotos do modelo - ou o próprio modelo colado, inserido, etc). Cada exercício deve ser uma arte final para ser exposta.

Suzanna Schlemm [http://www.suzannaschlemm.com/67057/311968/illustration-ilustraco/parindo-desenhos-giving-birth-to-drawings] LISTA DE MATERIAL:

• Folhas ou bloco A3 de papel comum e/ou papel pesado (canson ou similar) para meios aquosos e papel paraná grande • cola, tesoura, fita adesiva e /ou grampeador, estilete, barbante

• Meios secos:

• lápis ou lapiseira de grafite macio • borracha sintética macia e esfuminho

• caneta preta e/ou cinza entre 0.05 e 0.5 e caneta hidrocor • grafite integral série B

(2)

ART334 - Desenho de Observação

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

• carvão, sepia, sanguinea • lápis de cor aquarelavel • pastel seco e oleoso • Meios aquosos:

• nanquim, aquarela e guache

• bico de pena e pincéis redondos marta numeros 1, 3 e 6 • fita crepe e suporte (eucatex, papel paraná ou papel pluma)

• Materiais não artísticos, como lixo, alimentos, artesanato, tecidos, construção etc. CONCEITUAÇÃO (7 pontos):

Material: lápis, borracha, papel comum e paraná A3, barbante, tesoura, cola, grampeador e/ou fita adesiva.

1. Escolha como modelos um ser vivo, um objeto e um pedaço do ambiente ou paisagem. Este exercício será feito na sala de aula, no pátio, e no bosque.

2. Pense num conceito que gostaria de representar graficamente e começe a exercitá-lo nos primeiros exercícios de observação livre dos modelos escolhidos.

3. Monte a moldura de composição: corte o papel paraná fazendo uma moldura vazada cujo espaço vazio seja equivalente ao tamanho A3; prenda o barbante na moldura fazendo esta grade.

4. Pensando no seu conceito, enquadre seus modelos com a moldura e reproduza este enquadramento no papel branco A3 para, observando se a composição resultante deste

enquadramento parece coerente com seu conceito.

5. Pesquise o conceito que escolheu, colete imagens sobre ele e traga para a próxima aula.

APOSTILAS PARA ESTUDO:

(3)

ART334 - Desenho de Observação

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

LEVANTAMENTO (7 pontos):

Material: lápis, borracha, papel A3, moldura de composição.

1. Pensando no seu conceito e observando as imagens coletadas, trace as linhas estruturais delas, primeiro livremente, depois contando o tempo: 5, 3 e 1 minutos. Procure extair dessas imagens somente as linhas que julga mais importantes.

2. Faremos a mesmo coisa com os modelos (ser vivo, objeto e ambiente a sua escolha), na sala de aula, no pátio e no bosque, usando a grade de composição.

3. Depois destes exercícios, escolha qual será seu modelo daqui para adiante e pense nesse modelo como metáfora ou metonímia do seu conceito.

4. Traga o modelo escolhido e/ou produza suas próprias fotografias: de todos os ângulos possíveis; sob luz difusa, direcional e indireta; se não tiver notebook ou ipad, imprima cada foto com no mínimo 18cm indicando o tamanho real e traga para a aula.

Metáfora

[...]figura de linguagem que consiste em empregar uma palavra num sentido que não lhe é comum ou próprio, numa relação de semelhança entre dois termos.[...] Fonte: InfoEscola [http://www.infoescola.com/literatura/metafora/]

Figura de estilo que possibilita a expressão de sentimentos, emoções e ideias de modo imaginativo e inovador por meio de uma associação de semelhança implícita entre dois elementos.[...] Fonte: E-Dicionário de Termos Literários

[http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=1571&Itemid=2]

Na Metáfora, esta relação é subjetiva, conotativa, simbólica, contextual, muitas vezes individual; ou seja, ela não pertence ao código e repertório comuns daquele grupo social, pertence muito mais a código e repertório individuais (memória, personalidade e contexto) do sujeito que a construiu; em geral não é óbvia nem previsível e muitas vezes requer um esforço de compreensão maior.

Metonímia

[...]figura [de linguagem] que consiste em usar uma palavra no lugar de outra, mantendo uma relação de implicação mútua[...] Fonte: InfoEscola [http://www.infoescola.com/linguistica/metonimia/]

[...]Em sentido lato, é a figura de linguagem por meio da qual se coloca uma palavra em lugar de outra cujo significado dá a entender. Ou a figura de estilo que consiste na substituição de um nome por outro em virtude de uma relação semântica extrínseca existente entre ambos. Ou, ainda, uma translação de sentido pela proximidade de idéias. Consiste, assim, na ampliação do âmbito de significação de uma palavra ou expressão, partindo de uma relação objetiva entre a significação própria e a figurada.[...] Fonte: E-Dicionário de Termos Literários

[http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=882&Itemid=2]

Na Metonímia existe uma relação de significado objetiva, denotativa, convencional, consensual entre os elementos; isso quer dizer que a relação construída pertence ao código e repertório (linguagem) comuns daquele grupo social.

Avaliação 1 (14 pontos) = Exercícios de Conceituação (7 pontos) + Levantamento (7 pontos)

1. Baixe o arquivo PLANILHA.DOC [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/ocupacao/planilha.doc] e preencha [veja como: http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/didatica/planilhaex.htm].

2. No mesmo arquivo, responda às perguntas do exercício de Conceituação e anexe ou zipe junto as pesquisas feitas no exercício de Levantamento. 3. Poste no Moodle.

(4)

ART334 - Desenho de Observação

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

CONCEPÇÃO (total 45 pontos): PARA ESTUDO:

Linguagem Visual [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/linguagemvisual.pdf]

Entendendo graficamente o corpo humano: http://prezi.com/wgh-cvglkeub/present/?auth_key=4kvanoo&follow=rgsr_ynmdawu - 0

Livro-texto da disciplina: ROIG, Gabriel Martin (textos); BRU, Marta ET all (exercícios). Fundamentos do desenho Artístico: aula de desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2007 (Xerox e Biblioteca).

COMPOSIÇÃO (7,5 pontos)

Material: meios secos, papel A3, moldura de composição.

1. Use a moldura para criar diferentes composições relacionando seu modelo com o espaço do papel.

2. Trace estas composições marcando primeiro as linhas estruturais do modelo, depois finalize o desenho com o material seco que preferir. 3. Compare os diferentes resultados com a tabela de contraste ou

harmonia e escolha os que mais combinam com a figura de linguagem que escolheu.

4. Traga-os para a próxima aula.

ESCALA & PROPORÇÃO (7,5 pontos)

Material: meios secos, papel A3, moldura de composição.

1. Uma vez selecionadas as melhores composições, concentre-se nas proporções do modelo.

2. Observe que a proporção depende da escala e do ângulo de visão determinados na compoção, sobretudo se seu modelo for um ambiente, onde vários modelos se relacionam no espaço.

3. Marque primeiro as linhas estruturais do modelo, depois finalize o desenho.

4. Compare os diferentes resultados com a tabela de contraste ou harmonia e escolha os que mais combinam com a figura de linguagem que escolheu. 5. Traga-os para a próxima aula.

(5)

ART334 - Desenho de Observação

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

FORMATOS (7,5 pontos)

Material: meios secos, papel A3, moldura de composição.

1. Observe que as proporções são definidas por meio de simplificações geométricas, que dependem da escala e do ângulo de visão. 2. Procure analisar e estruturar as formas geométricas do modelo.

3. Use a moldura de composição para experimentar diferentes ângulos e, portanto, diferentes formatos.

4. Marque primeiro as linhas estruturais do modelo, depois finalize o desenho com o material seco de sua escolha.

5. Compare os diferentes resultados com a tabela de contraste ou harmonia e escolha os que mais combinam com a figura de linguagem que escolheu. 6. Traga-os para a próxima aula.

PERSPECTIVA (7,5 pontos)

Material: meios secos, papel A3, moldura de composição.

1. As simplificações geométricas fornecem formatos que permitem construir a perspectiva do modelo.

2. Use a moldura de composição para experimentar diferentes ângulos, resultando em diferentes formatos e, portanto, diferentes perspectivas. 3. Marque primeiro as linhas estruturais do modelo, depois finalize o desenho com o material seco de sua escolha.

4. Compare os diferentes resultados com a tabela de contraste ou harmonia e escolha os que mais combinam com a figura de linguagem que escolheu. 5. Traga-os para a próxima aula.

LINHAS E MANCHAS (7,5 pontos)

Material: meios secos e aquososos, papel A3 pesado, suporte para montar o papel. 1. Procure o mesmo enquandramento do seu modelo feito nos desenhos anteriores.

2. Trace as linhas de contorno do modelo de forma espontânea usando lápis, caneta, bico de pena ou pincel fino. 3. Depois, construa a silhueta do modelo por meio de manchas utilizando os meios aquosos.

4. Tanto nas linhas quanto nas manchas, utilize as cores sem se preocupar com a realidade do modelo: pense na sua figura de linguagem e monte suas paletas.

(6)

ART334 - Desenho de Observação

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

VALORES TONAIS (7,5 pontos)

Material: meios secos e aquososos, papel A3 pesado, suporte para montar o papel.

1. Escolha posições para seu modelo em que incidam luz difusa e depois luz direcional; se estiver trabalhando por fotos, separe aquelas com diferentes incidências luminosas.

2. Analise os valores tonais no modelo sob as diferentes incidências luminosas, ignorando as cores. 3. Trace as linhas estruturais e faça as marcações das áreas de luz e sombra utilizando os meios secos.

4. Construa o volume escurecendo as sombras; se quiser, depois de finalizar as relações tonais, aplique as cores. 5. Finalize com o meio seco ou com os meios aquosos de sua escolha.

6. Compare os diferentes resultados com a tabela de contraste ou harmonia e escolha os que mais combinam com a figura de linguagem que escolheu.

Avaliação 2 - Concepção (45 pontos)

(7)

ART334 - Desenho de Observação

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

FINALIZAÇÃO E MONTAGEM (20 pontos) Material: todos, a escolher.

1. Usando a moldura e pensando na sua figura de linguagem, escolha algumas composições com seu modelo e um ou mais elementos dos exercícios de Concepção (escala, formato, perspectiva, linhas e manchas, valor tonal).

2. Escolha técnicas e os materiais artísticos e não-artísticos mais expressivos para finalizar estes desenhos.

3. Pense em como vai montar o suporte da sua ocupação (painel, biombo, totem etc.), providencie o material necessário e traga para a aula. 4. Inclua no seu suporte o texto final solicitado no relatório. Se julgar pertinente, inclua fotos do seu modelo, ou o próprio.

Videos de exemplos de materiais não artísticos como meios de expressão: Animação com Areia [http://www.youtube.com/embed/ZH1UjY6Uy4k?rel=0] Performance com Terços [http://www.youtube.com/embed/TFxO0zpOalI?rel=0] Pintura com Lixo [http://www.youtube.com/embed/_pyR9qCd2F8?rel=0] APOSTILAS PARA ESTUDO:

Imagem e Tecnologia [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/tecnologia.pdf]

Materiais de Desenho [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/materiaisdesenho.pdf]

Avaliação 3 - Justificativa (41 pontos) = Finalização (20 pontos) + Relatório (21 pontos): 1. Traga na data marcada o suporte de ocupação montado ou pronto para montar.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, propomos aqui uma metodologia baseada no pós-processamento de arquivos COMTRADE [1] gerados em simuladores digitais do tipo ATP/EMTP [2] com estampas

No capítulo seguinte será formulado o problema de programação não linear e serão apresentadas as técnicas de penalização para tratar os problemas com restrições gerais

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

Após a queima, para os corpos com a presença do sienito observou-se que os valores de densidade diminuíram (comparados às respectivas densidades a seco), já

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais