• Nenhum resultado encontrado

ELLEN MACARTHUR FOUNDATION POLÍTICA DE CONFORMIDADE CONCORRENCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ELLEN MACARTHUR FOUNDATION POLÍTICA DE CONFORMIDADE CONCORRENCIAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ELLEN MACARTHUR FOUNDATION

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CONCORRENCIAL

A Ellen MacArthur Foundation (“EMF”)1 é uma organização assistencial registrada com o objetivo de inspirar uma geração a repensar, redesenhar e construir um bom futuro por meio da aplicação de uma economia restaurativa e circular. A EMF procura produzir discussão e análise e disseminar informações sobre a economia circular de modo significativo, por meio de uma série de canais, como seus parceiros globais e os programas Circular Economy 100 (“CE100 Programme”). A EMF acredita que a transição para uma economia circular tornará o mercado mais eficiente quanto a recursos e mais competitivo, além de produzir melhores resultados sociais. Portanto, os objetivos da EMF alinham-se com os das leis concorrenciais e os complementam.

O objetivo fundamental das leis concorrenciais em países de todas as regiões do mundo é proteger e promover a concorrência livre e justa. Essas leis (que, conforme a jurisdição, podem ser chamadas de leis antitruste, concorrenciais, antimonopólio, de comércio justo ou anticartel) proíbem acordos, intercâmbio de informações e outros comportamentos que eliminem ou limitem a concorrência. A EMF reconhece a importância da conformidade com as leis concorrenciais e as consequências sérias que a inconformidade pode causar, procurando, assim, adotar medidas ativas para assegurar o cumprimento das regras das leis concorrenciais no contexto de suas reuniões, seus workshops, comunicações internas/externas, eventos sociais e outras atividades.

Esta Política de conformidade concorrencial (a “Política de Conformidade”) orienta sobre o cumprimento das leis concorrenciais em atividades da EMF em jurisdições no mundo todo, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia.

I. EMF E OS PARTICIPANTES DE SEUS PROGRAMAS RESPEITEM A LEI E CUMPRAM ESTA POLÍTICA DE CONFORMIDADE O TEMPO TODO

A Política de Conformidade aplica-se à equipe da EMF e a todos os participantes dos programas da EMF, incluindo parceiros globais, membros do programa CE100, parceiros de conhecimento, PMEs, participantes em projetos e organizações multiplicadoras (em seu conjunto, as “Empresas Participantes”) em todas as atividades organizadas e/ou intermediadas pela EMF.

Conhecer a Política de Conformidade é obrigação de todas as Empresas Participantes e da equipe da EMF. A equipe da EMF e as Empresas Participantes concordam em seguir rigorosamente as disposições da Política de Conformidade a qualquer tempo, durante reuniões, eventos de negócios e sociais e qualquer comunicação relacionada, no contexto

1 Por determinação da EMF, esta Política de Conformidade Concorrencial, a EMF inclui suas subsidiárias

Ellen MacArthur Foundation Trading Limited, Ellen MacArthur Foundation USA Inc. e quaisquer outras subsidiárias ou organizações assistenciais afiliadas.

(2)

de quaisquer atividades da EMF. A plataforma oferecida pela EMF não deve ser indevidamente utilizada para a realização de atividades proibidas pela legislação concorrencial.

É responsabilidade de cada Empresa Participante cumprir todas as leis concorrenciais nas jurisdições relevantes, orientando-se, para isso, conforme sua própria assessoria jurídica. A EMF não se responsabiliza por infrações da legislação concorrencial pelas Empresas Participantes. Sob nenhuma hipótese a EMF apoiará, assistirá ou se envolverá em conduta das Empresas Participantes que infrinja a legislação concorrencial.

Se qualquer Empresa Participante não tiver certeza sobre uma discussão (ou conduta) levantar ou não questões relativas à legislação concorrencial, a discussão (ou conduta) deve ser suspensa até a Empresa Participante obter orientação de sua respectiva assessoria jurídica.

Quaisquer esclarecimentos sobre esta Política de Conformidade que possam se fazer necessários devem ser encaminhados para Casper Jorna, representante da EMF, mediante o envio de uma mensagem para casper.jorna@ellenmacarthurfoundation.org ou pelo telefone 44 (0)1983 296463.

II. CONFORMIDADE CONCORRENCIAL: PRINCÍPIOS ORIENTADORES

O objetivo das leis concorrenciais é aprimorar o ambiente competitivo no qual as empresas atuam, para melhorar o desempenho geral da economia e assegurar que o mercado se oriente por princípios justos.

Em todo o mundo, as leis concorrenciais proíbem qualquer tipo de cartel, conspiração secreta, arranjo, acordo, acordo de cavalheiros, entendimento mútuo, prática concertada ou qualquer outra forma de coordenação entre concorrentes com o objetivo de restringir ilegalmente a concorrência em qualquer mercado ou que resulte nesse tipo de restrição. Exemplos são acordos entre concorrentes envolvendo preço, produção ou limite de produção, clientes ou áreas geográficas de atuação.

Outra meta das leis concorrenciais é garantir que empresas com grande participação de mercado não abusem de sua situação no mercado. Assim, as leis concorrenciais proíbem que uma empresa obtenha ilegalmente ou mantenha um monopólio utilizando-o para excluir concorrentes de forma injusta ou abusando de sua situação no mercado em detrimento de outro agente do mercado.

A EMF oferece uma plataforma para colaboração entre diversos públicos com o objetivo de realizar suas ambições na economia circular. No contexto das atividades da EMF, empresas com diferentes históricos e origens participam de vários eventos e programas ou se envolvem em projetos específicos. Embora a EMF persiga objetivos legítimos e sua missão esteja de acordo com as leis concorrenciais, é necessário que se exerça muita cautela para assegurar o respeito à lei. A EMF e as Empresas Participantes precisam estar atentas a questões concorrenciais que possam surgir durante diversas formas de troca de informações, discussões e em esforços conjuntos com quaisquer concorrentes atuais ou futuros. É necessário, portanto, que se exerça cautela em qualquer reunião ou evento aos quais estejam presentes empresas concorrentes e/ou informações mercadológicas confidenciais sejam trocadas entre concorrentes.

O objetivo desta Política Concorrencial é garantir que as ações da EMF e das Empresas Participantes atendem aos requisitos padrão de conformidade das leis concorrenciais, mantendo-se sempre legítimas.

(3)

III. ATIVIDADES PROIBIDAS

É obrigatório que todas as Empresas Participantes evitem qualquer tipo de conduta cujo propósito ou efeito seja restringir a concorrência em qualquer mercado. Tal conduta inclui, entre outras possibilidades, o seguinte:

Troca de informações comerciais confidenciais: O compartilhamento de certos tipos de

informação pode causar preocupações concorrenciais. São proibidas quaisquer discussões que envolvam informações comerciais confidenciais, como condições ou estratégias de venda, escolha de clientes ou distribuidores, com um concorrente.

As Empresas Participantes não devem discutir nenhuma informação comercial confidencial que possa vir a restringir a concorrência no mercado, como, por exemplo, alterações de preços, quantidades, estratégias comerciais futuras, participação de mercado.

É importante que todas as Empresas Participantes se comportem de maneira responsável, justa e adequada em todas as atividades organizadas pela EMF. É necessário seguir a orientação abaixo o tempo todo:

û Não discutir termos ou condições de venda

û Não discutir custos, descontos, margens de lucro ou qualquer outro fator que possa afetar os preços de sua empresa

û Não compartilhar planos de entrada em novos mercados/apresentação de propostas a novos clientes

û Não discutir a escolha de clientes/distribuidores nem se envolver em discussões que possam dar margem à interpretação de que determinado fornecedor ou cliente não é um parceiro de negócio adequado

û Não compartilhar informações estratégicas específicas que possam levar os concorrentes a inferir sua conduta futura de concorrência mercadológica

û Não compartilhar qualquer outra informação comercial que não seja de domínio público e possa proporcionar a outra empresa de vantagem competitiva sobre a sua empresa

Acordos relacionados a temas concorrenciais confidenciais: É necessário que as

empresas adotem estratégias comerciais independentes, não podendo estabelecer com concorrentes, direta ou indiretamente acordos sobre os preços que cobrarão, os mercados nos quais venderão ou seus segmentos de clientes-alvo.

A EMF nunca adotará nenhuma decisão, “recomendação” ou inferência relacionada a temas concorrenciais confidenciais, especialmente os relacionados à conduta concorrencial futura das Empresas Participantes. A EMF nunca adotará nenhuma decisão que vise a eliminar ou limitar a concorrência. Em qualquer caso, caberá às Empresas Participantes tomar suas próprias decisões unilaterais bem embasadas, independentemente de essas decisões se fundamentarem em informações fornecidas pela EMF ou por outras fontes.

Na medida em que a EMF desenvolver, promulgar ou propuser certas normas setoriais, especificações ou recomendações, a adesão das Empresas Participantes a essas propostas precisará ser, necessariamente, voluntária, sendo que as Empresas Participantes não poderão ser compelidas ou coagidas pela EMF nem por qualquer outra Empresa Participante. As Empresas Participantes deverão sempre tomar suas decisões unilaterais sobre a adesão ou o cumprimento de qualquer dessas normas ou especificações propostas.

(4)

Acordos visando a boicotar clientes específicos ou grupos de clientes específicos. É

ilegal uma empresa se recusar a fazer negócios com o cliente em função de um acordo entre concorrentes.

A EMF jamais adotará nenhuma decisão que implique a recusa das Empresas Participantes em se relacionar com um cliente específico ou grupos de clientes específicos.

IV. ESFORÇOS CONJUNTOS PERMITIDOS

A troca de certas informações entre concorrentes pode ser permitida, desde que as informações em questão não estejam associadas a informações concorrenciais confidenciais e o efeito da troca dos dados não promova conluio ou qualquer outro comportamento anticoncorrencial.

A EMF visa a educar as Empresas Participantes e outros negócios sobre formas de acelerar a transição para a economia circular. Reconhece-se que a apresentação de artigos técnicos em colaboração e a divulgação de temas específicos para conscientização constituem uma missão fundamental das associações de classe que está de acordo com as leis concorrenciais.

Para reforçar os esforços de cooperação, a EMF e as Empresas Participantes poderão compartilhar e discutir informações não confidenciais de caráter geral. Exemplos dessas informações podem incluir os seguintes:

ü Soluções ambientais ü Eficiência na produção

ü Avanços técnicos e mercadológicos ou mudanças previstas na lei e nos regulamentos

ü Dados históricos relacionados a atividades passadas

ü Dados de mercado agregados que não possibilitem a identificação de informações de nenhuma empresa específica

V. CUMPRIMENTO EFETIVO

Os representantes da EMF, assim como os presidentes de reuniões organizadas ou intermediadas pela EMF e quaisquer pessoas presentes a essas reuniões têm o dever de garantir o rigoroso cumprimento das regras concorrenciais.

ü Confirme que nenhum documento, e-mail ou qualquer outro registro criado no contexto das atividades da EMF contenha informações ambíguas que, em uma interpretação errônea, possam sugerir que a EMF tolere comportamento anticoncorrencial ou esteja envolvido nesse tipo de comportamento

ü Consulte um assessor jurídico sobre quaisquer documentos ou atividades associáveis a temas concorrenciais confidenciais, como definição de preços, alocações de mercado ou recusa a fazer negócios com qualquer empresa

ü Consulte um assessor jurídico sobre qualquer correspondência não rotineira que possa incluir temas concorrenciais confidenciais ou solicitações de dados concorrenciais confidenciais às Empresas Participantes

(5)

Quaisquer Empresas Participantes que infrinjam esta Política de conformidade deverão abandonar imediatamente a reunião ou atividade, e a EMF relatará às autoridades reguladoras relevantes qualquer comportamento anticoncorrencial que chegue a seu conhecimento. Essas disposições não implicam prejuízo de nenhum outro direito ou reparações que a EMF possa ter no contexto da legislação concorrencial.

Referências

Documentos relacionados

Ao eleger o diálogo como método de investigação, Sócrates foi o primeiro filósofo a se preocupar não só com a verdade mas com o modo como se pode chegar a ela. Eis por que ele

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Assim, o que se pretende com a utilização de simulações em Realidade Virtual é proporcionar momentos de reflexão nos quais os conceitos são elaborados e relaborados, utilizados

Além disso, a realização de um estudo capaz de determinar a prevalência do RVU nas HN de graus mais leves contribuiria para que atenção suficiente fosse dada

As referências a Tomás de Aquino se fazem, sobretudo, nas questões acerca da “Caridade”.280 Avaliamos que o jornal Brasil, Urgente, e em medida análoga, a esquerda católica,

II - 90% do IPCA para os prestadores não acreditados que estiverem inscritos em um programa de acreditação de serviços de saúde ou que possuem certificação ISO. III - 80% do

STEP 7: Durante o 5º semestre na FEP, em dezembro, os estudantes devem candidatar-se a um novo período de mobilidade, durante a call regular para candidaturas a mobilidade, para os

Todavia, o Poder Judiciário tem entendido em sentido contrário, restando assente no âmbito do Superior Tribunal de Justiça que a alíquota de contribuição para o SAT é aferida