• Nenhum resultado encontrado

AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.) E CAMU-CAMU (Myrciaria dubia (H.B.K.) Mc Vaugh) POSSUEM AÇÃO ANTI ANÊMICA?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.) E CAMU-CAMU (Myrciaria dubia (H.B.K.) Mc Vaugh) POSSUEM AÇÃO ANTI ANÊMICA?"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.) E CAMU-CAMU (Myrciaria dubia (H.B.K.) Mc Vaugh) POSSUEM AÇÃO ANTI ANÊMICA?

Lucia Kiyoko Ozaki YUYAMA1, Rosane Dias ROSA1, Jaime Paiva Lopes AGUIAR1, Dionísia NAGAHAMA1, Fernando Hélio ALENCAR1, Kaoru YUYAMA2, George

William de Oliveira CORDEIRO3, Hedylamar de Oliveira MARQUES3.

R E S U M O - Avaliou-se o impacto da utilização do açaí e camu-camu em pré-escolares de uma Unidade Filantrópica de Manaus-AM. Foram selecionadas 85 crianças voluntárias, de dois a seis anos incompletos, de ambos os sexos, distribuídas aleatoriamente em 5 grupos, tendo como fonte de ferro e vitamina C: açaí e açaí + camu-camu, perfazendo um total de 2 mg de ferro e 40 mg de ácido ascórbico, assim como o ferro aminoácido quelato na concentração de 1 e 2 mg de ferro. O ferro foi distribuído diariamente na colação por um período de 120 dias. Na caracterização da anemia considerou-se o ponto de corte de hemoglobina <11g/dL. Os resultados demonstraram que de um universo de 85 crianças 6 (7%) apresentaram um quadro de desnutrição crônica, sendo ao final da intervenção reduzido para 4 (4,7%). O maior impacto da utilização do açaí foi como fonte energética, refletido no ganho de peso significativo das crianças (1,76 kg), mesmo quando adicionado de camu-camu (1,69 kg). E m relação a concentração de hemoglobina, não foi constatada diferença significativa entre as crianças dos diferentes grupos, independente da fonte de ferro: açaí (0,71 g/dL); açaí + camu-camu (0,60 g/dL), Ferro 2 mg (0,88 g/dL); água (0,85 g/ dL) e Ferro 1 mg (0,54 g/dL). Entretanto, a recuperação de crianças anêmicas foi maior no grupo que recebeu ferro aminoácido quelato na concentração de 2 mg de ferro. Conclui-se que o açaí tem um grande potencial como fonte energética e pouca expressividade como fonte de ferro, mesmo adicionado de camu-camu.

Palavras-chave: Açaí, camu-camu, ferro, pré-escolares, anemia.

Açai (Euterpe oleracea Mart.) and Camu-camu (Myrciaria dubia (H.B.K.) Mc Vaugh), Do They Possess Anti-Anemic Action?

ABSTRACT - It was evaluated the impact of the use of açaí and camu-camu in pre scholars of a Philanthropic Unit of Manaus-AM. Eight-five volunteers with age two to six-years old of both sexes were selected, randomly distributed in five groups, having açaí and açaí + camu-camu as sources of iron (2 mg) and vitamin C (40 mg), as well as iron aminoacid chelate with concentra¬ tions of 1 and 2 mg of iron. The iron was distributed daily in the lunch by a period of 120 days. In the characterization of the anemia, the cutting point of hemoglobin was <11g/dL. The results demonstrated that of a total of 85 children, 6 (7%) presented a chronic malnutrition state, being at the end of the study reduced to 4 ( 4 % ) . The most impact of the use of the açaí was as energy source, resulting in a significant weight gain (1.76 kg) by the children, even when camu-camu was added (1.69 kg). Regarding hemoglobin concentration no significant difference was observed among the children of the groups gave received different sources of iron: açaí (0.71 g/dL); açaí + camu-camu (0.60 g/dL), iron 2 mg (0.88 g/dL); water (0.85 g/dL) and iron 1 mg (0.54 g/dL). However, the recovery of the anemic children was better in the group gave received iron aminoacid chelate in the concentration of 2 mg of iron. It was concluded that açaí has a great potential as energy source and little importance as an iron source, even with the addition of camu-camu. Key-words: Açaí, camu-camu, iron , preschool children, anemia.

1 INPA/CPCS. C.P. 478 Manaus-AM.Brasil. CEP 69083-000. E mail: yuyama@inpa.gov.br 2 INPA/CPCA. C.P 478. CEP-69083-970. Manaus, AM. Brasil.

3 HEMOAM. Av. Constantino Neri, 4397. Chapada,Manaus-AM. CEP 69050-002.

Suporte financeiro:FINEP/PPG-7 proc. 64.99.0477.00 e INPA: PPI 1:3100.

(2)

Introdução

A prevalência elevada de anemia registrada nas últimas décadas, em diferentes grupos populacionais e as t e n d ê n c i a s de a g r a v a m e n t o d e c o r r e n t e s do b a i x o c o n s u m o alimentar, crise econômica e social, e x i g e m m e d i d a s de i n t e r v e n ç ã o d i r e c i o n a d a s a m i n i m i z a r e ou controlar a deficiência nutricional de f e r r o . N e s t e s e n t i d o u m a das estratégias para minimizar o problema da a n e m i a na A m a z ô n i a , seria a exploração dos recursos naturais, em especial, dos frutos com potencial n u t r i c i o n a l , d e n t r e e l e s , o a ç a í

(Euterpe oleracea) e o camu-camu (Myrciaria dubia (H.B.K) Mc Vaugh.

O suco de açaí conhecido por "vinho" de açaí, é um complemento básico na alimentação das classes populares, e na maioria das vezes, deixa de ser a p e n a s c o m p l e m e n t o , p a r a se c o n s t i t u i r no p r i n c i p a l a l i m e n t o ( C a v a l c a n t e , 1 9 9 6 ) . O açaí é um alimento essencialmente energético (Aguiar, 1 9 9 6 ) , p o r é m c o m um considerável teor de ferro (Chaves & Pechnick, 1945; FIBGE, 1982), sendo e x p r e s s i v a em t o d a a r e g i ã o Amazônica sua utilização (empírica) no combate a anemia. O camu-camu é u m a e x c e l e n t e fonte de á c i d o a s c ó r b i c o , a p r e s e n t a n d o u m a concentração de aproximadamente 2500mg/100g (Andrade et al, 1987). Segundo a literatura, a vitamina C a u x i l i a n a absorção do ferro não hemínico (Cozzolino, 1997). Dessa forma o presente estudo teve como objetivo avaliar o potencial desses frutos

na recuperação da concentração de hemoglobina de pré-escolares de uma Unidade Filantrópica de Manaus, AM.

Casuística e Métodos

O e s t u d o foi r e a l i z a d o n a Unidade Filantrópica de Manaus- AM, envolvendo 85 crianças de 2 a 6 anos, de ambos os sexos, com renda famil¬ iar mensal inferior a quatro salários mínimos. As crianças freqüentavam a Unidade em regime de semi-internato (7:00 às 17:00 horas), nos dias úteis da semana, onde recebiam três refeições diárias: colação, almoço e lanche.

Após a aprovação do projeto pela Comitê de Ética da Universidade do Amazonas e o consentimento livre e esclarecido dos pais ou responsáveis p e l a s c r i a n ç a s i n i c i a r a m - s e as entrevistas, coleta de sangue e medidas a n t r o p o m é t r i c a s . Os c r i t é r i o s de seleção incluíam a adesão voluntária, ausência de doenças (diagnosticada por pediatra da Instituição), aceitação do açaí e camu-camu, assim como a água adicionada de ferro aminoácido quelato, além da criança apresentar no m o m e n t o da e n t r e v i s t a u m a concentração de hemoglobina superior a 9,5 g / d L . As c r i a n ç a s que a p r e s e n t a r a m c o n c e n t r a ç ã o de hemoglobina inferior a 9,5g/dL, foram encaminhadas ao pediatra para fins de intervenção medicamentosa imediata. O delineamento experimental consistiu na distribuição aleatória das 85 crianças em 5 grupos:

GRUPO 1- Zero: 16 crianças receberam água desionizada (Neste grupo o experimento foi concluído com 14 crianças).

(3)

G R U P O 2 - F e r r o 1 m g : 15 crianças receberam ferro aminoácido quelato na concentração de 1 mg de ferro p o r dia (Neste g r u p o o experimento foi concluído com 14 crianças).

GRUPO 3 - Açaí: 19 crianças r e c e b e r a m 150 m L de açaí ( E x p e r i m e n t o c o n c l u í d o com 17 crianças).

GRUPO 4- Açaí + Camu-camu: 17 crianças receberam açaí + camu-camu (Neste grupo o experimento foi concluído com 16 crianças).

G R U P O 5- F e r r o 2 m g : 18 crianças receberam ferro aminoácido quelato na concentração de 2 mg de ferro p o r dia. (Neste g r u p o o experimento foi concluído com 17 crianças).

Procedeu-se à dissolução do ferro aminoácido quelato em 50 mL de água destilada e desionizada de forma a c o n t e r 1 mg e 2 mg de ferro elementar, exceto a solução placebo, a qual foi p e s a d a e p r e p a r a d a d i a r i a m e n t e . O ferro a m i n o á c i d o quelato "Ferrochel" foi procedente da Albion Laboratories, INC.

O açaí foi coletado na Ilha das Onças, Município de Belém-PA e processado em uma fábrica local. Os frutos passaram por um processo de h i g i e n i z a ç ã o em á g u a p o t á v e l e corrente, seguido da imersão em água com h i p o c l o r i t o na p r o p o r ç ã o de 20ppm por litro, por 35 minutos em média. Da mesma forma, as máquinas foram p r é - h i g i e n i z a d a s com h i p o c l o r i t o , p a r a p o s t e r i o r processamento do fruto e obtenção do "vinho" de açaí, sendo em seguida

acondicionado em sacos plásticos de um litro, empacotados, congelados e t r a n s p o r t a d o s até M a n a u s . No Laboratório de Nutrição e Físico-Q u í m i c a de A l i m e n t o s da Coordenação de Pesquisas em Ciência da Saúde do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o açaí foi a c o n d i c i o n a d o em freezer, até o momento da sua utilização. Amostras r e p r e s e n t a t i v a s foram r e t i r a d a s a l e a t o r i a m e n t e p a r a a n á l i s e microbiológica e determinação da composição química.

O camu-camu foi coletado na Fazenda Yuricam, Rio Preto da Eva, em uma propriedade particular, no km

100 da Rodovia AM-010, Manaus, Itacoatiara, cultivado em terra firme. Os frutos foram lavados e imersos em solução de hipoclorito de sódio a 2%, por 30 minutos, seguido do enxague, e x t r a ç ã o da p o l p a , a n á l i s e e acondicionamento em freezer a -18°C.

Diariamente, sempre no dia que precedia o estudo, descongelava-se o "vinho" seguido da homogeneização com açúcar a 10%, em um processador elétrico, sendo mantido em geladeira até o momento de ser servido aos pré-escolares. No dia do estudo, sempre no mesmo horário, adicionava-se o camu-c a m u , ao " v i n h o " de açaí, n a proporção de 40mg de vitamina C, equivalente a 160% de adequação q u a n d o c o m p a r a d o com as D R I s (2001) para crianças de 4 a 8 anos. A quantidade de vinho oferecida aos pré-e s c o l a r pré-e s foi dpré-e 150 m L . A distribuição do açaí, açaí + camu-camu, ferro 1 mg e 2mg e água, nos dias úteis, foi rotineiramente procedida

(4)

na Unidade Filantrópica, sempre no horário da colação. Nos finais de semana e feriados a responsabilidade da distribuição do vinho foi transferida para os pais e/ou responsáveis nas suas respectivas residências.

Toda a v i d r a r i a u t i l i z a d a no processamento do material biológico foi lavada e imersa em solução de ácido nítrico a 3 0 % e enxaguada por no mínimo 6 vezes com água destilada e desionizada, visando minimizar a contaminação das amostras.

A coleta de sangue foi viabilizada no início e ao final do experimento (120 dias), sempre realizadas no próprio lo¬ cal, no período da manhã (8 e 11 horas), pela equipe técnica do INPA. As análises de hemoglobina e hematócrito foram realizadas em um SPKS, no Laboratório da Fundação Hematologia e H e m o t e r a p i a do A m a z o n a s (HEMOAM), tendo como ponto de corte a h e m o g l o b i n a com valores superiores a 11 g/dL e hematócrito com valores superiores a 3 3 % (OMS, 1968). Os teores de ferro procedentes do açaí e da dieta, foram determinados pelos métodos do Instituto Adolfo Lutz (1985) e Manual da Perkin Elmer (1990). Após a digestão via úmida, em triplicata, a leitura direta em solução de amostras foi realizada em espectrofotômetro- Perkin Elmer modelo 1100 com lâmpada de catodo oco para ferro. Para o controle das análises utilizaram-se as recomendações de Cornelis (1992), tendo como mate¬ rial de referência Peach leaves (NIST-SRM 1547). Para a determinação do teor de ácido ascórbico, seguiu-se o método colorimétrico de acordo com as

normas do Instituto Adolfo Lutz (1985). As m e d i d a s de peso e altura seguiram as recomendações de Jelliffe ( 1 9 6 8 ) , t e n d o c o m o p a d r ã o de referência o N C H S (1977). Para a a v a l i a ç ã o do e s t a d o n u t r i c i o n a l relativo a antropometria, utilizou-se como limite discriminatório entre eutrofia/desnutrição, uma medida de dispersão traduzida em "Escores Z " para os indicadores antropométricos, altura/idade e peso/altura. De acordo com os critérios propostos pela OMS (1995), que considera a inadequação no indicador "altura/idade", como uma situação de privação nutricional de longa duração, caracterizando assim a d e s n u t r i ç ã o c r ô n i c a ( n a n i s m o n u t r i c i o n a l ) . A i n a d e q u a ç ã o do indicador "peso/altura", identifica a d e s n u t r i ç ã o a g u d a ( e m a c i a ç ã o ) , refletindo um p r o c e s s o c a r e n c i a l agudo, portanto de curta duração.

Foram utilizados a análise de v a r i â n c i a , p a r a as v a r i á v e i s com distribuição normal, e o teste de Tukey para a comparação das médias com um nível de significância de 5%. Análise de Kruskal-Wallis foi utilizada para os dados não paramétricos com o nível de significância de 5 % (Berquó, 1980; Toledo & Ovalle, 1981).

Resultados e Discussão A alimentação oferecida pela U n i d a d e F i l a n t r ó p i c a aos p r é -escolares, tanto na colação como no a l m o ç o e l a n c h e , d e m o n s t r a um d e s e q u i l í b r i o n a sua c o m p o s i ç ã o decorrente da ausência de hortaliças e ovos, freqüência limitada de carnes, leite, frutas e presença relevante de

(5)

leguminosas, conforme os resultados apresentados na Tabela 1. A contribuição energética da referida alimentação, de 3 3 % em relação a recomendação da NAS/NRC (1989), está abaixo das necessidades preconizadas para crianças de 4 a 6 anos, apesar de não contemplar todas as refeições. A contribuição protéica foi na ordem de 62%, assim como para o ferro (Tab. 2). É possível que a oferta marcante de leguminosas, como fonte de ferro, tenha contribuído favoravelmente na concentração da hemoglobina. Essa t e n d ê n c i a de maior consumo de leguminosas como o feijão também foi observado em estudo envolvendo uma creche beneficente de Manaus (Yuyama

et al, 1999).

Em relação a composição química do "vinho" de açaí constatou-se alto teor energético, com relevante concentração lipídica (Tab. 3), resultados estes que são convergentes com aqueles registrados na literatura (Aguiar, 1996; Bovi & Castro 1993; Cavalcante, 1996;

Chaves & Pechnik, 1945). Entretanto, a concentração de ferro foi baixa e portanto, divergente dos resultados disponíveis na literatura (FIBGE, 1982). Deve ser enfatizado que o presente estudo registrou um teor de 1950 mg de vitamina C na polpa integral do camu-camu, o que demonstra o seu excelente potencial nutricional.

De acordo com a avaliação do e s t a d o n u t r i c i o n a l das c r i a n ç a s , evidenciou-se que no início do estudo, de um universo de 85 crianças, 6 (7%), a p r e s e n t a v a m i n a d e q u a ç ã o no indicador "altura/idade", indepen¬ dentemente do sexo, o que identifica um quadro de desnutrição crônica, sendo ao final da intervenção reduzido para 4 (4,7%) crianças (Tab. 4). Não houve casos de desnutrição aguda no início do estudo.

Quando se analisa as variáveis em relação a diferença entre médias, no início e ao final do experimento, indistintamente, todas as crianças g a n h a r a m p e s o , sendo

significa-Tabela 1. Proporção de alimentos na composição da dieta das crianças da Unidade Filantrópica por um período de 11 dias.

G r u p o s d e a l i m e n t o s % D i e ta C a r n e s 7,3 L e i t e 3,4 L e g u m i n o s a s 1 8 , 2 C e r e a i s 3 7 , 5 F r u t a s 0,5 D o c e s 1,3 G o r d u r a 1,7 B e b i d a s * 8,9 O u t r o s * * 2 1 ,2

Refrescos de frutas e refrigerantes na proporção 1:2 * Mingaus e bolos na proporção 1:2

(6)

Tabela 2. Composição química da dieta dos pré-escolares da Unidade Filantrópica, distribuição calórica dos macro-nutrientes e percentual de adequação.

C a l o r i a s / Q u a n t i d a d e R e c o m e n d a ç ã o 4 - 6 a n o s P e r c e n t u a l de V a n n u c c h i et n u t r i e n t e s ( N A S / N R C , 1 9 8 9 ) a d e q u a ç ã o al. ( 1 9 8 9 ) U m i d a d e 7 6 , 8 C a l o r i a s ( C a l ) 5 1 2 1 8 0 0 2 9 P r o t e í n a (g) 1 3 , 7 2 4 5 7 F e r r o ( m g ) 5,6 1 0 * 5 6 G l i c í d i o (g) 9 6 , 0 L i p í d i o (g) 8,1 F i b r a (g) 3 , 4 D i s t r i b u i ç ã o C a l ó r i c a P r o t e í n a % 11 1 0 - 1 2 L i p í d i o % 1 4 20 - 2 5 G l i c í d i o % 7 5 60 - 70 *DRI (2001) C o n s u m o médio: 624 g

tivamente maior nas crianças que concentração média de hemoglobina receberam o açaí e açaí + camu-camu das crianças ao final dos 120 dias de (Tab. 5), demonstrando, possivelmente, e x p e r i m e n t o (Tab. 5). A p e s a r da um impacto positivo das intervenções r e s p o s t a favorável à i n t e r v e n ç ã o , A quantidade oferecida de ferro independente da fonte de ferro, o oriundo do açaí e açaí + camu-camu e ganho de hemoglobina foi superior aos ferro aminoácido quelato, assim como resultados obtidos com adição de ferro o grupo zero, contribuiu para elevar a aminoácido quelato no açúcar por De

Tabela 3. Composição química do vinho de acaí e camu-camu em 100g.

C o m p o s i ç ã o q u í m i c a A ç a í A ç a í + C a m u - c a m u U m i d a d e 8 0 , 0 ± 0 , 3 8 0 , 5 ± 0 , 3 P r o t e í n a 1 , 0 ± 0 , 0 1 1 ,1 ± 0 , 0 1 L i p í d i o 4 , 9 ± 0 , 0 3 4 , 6 ± 0 , 0 3 C i n z a s 0 , 4 ± 0 , 0 1 0 , 4 ± 0 , 0 1 F i b r a 2,4 2 , 8 N i f e x t 1 1 , 3 ± 0 , 1 1 0 , 6 ± 0 , 1 E n e r g i a 9 3 , 3 ± 0 , 7 8 8 , 2 ± 0 , 7 V i t a m i n a C ( m g ) * 1 9 5 0 * F e r r o ( p g ) 13 6 0 , 0 ± 0 , 1 1 3 5 5 , 3 ± 0 , 4 2 * Vitamina C e m 100g de camu-camu

(7)

Paula (1999) e da adição de sais de ferro em leite, por um período de 6 meses, em doses maiores, com a elevação da hemoglobina em aproximadamente 0,50g, referidos por Fisberg et al. (1995) e Torres et al. (1996).

No grupo zero não se registrou aumento da freqüência de anemia, e sim uma recuperação de 3 crianças a n ê m i c a s , t r a d u z i n d o a m a i o r probabilidade do ferro presente na dieta ser biodisponível. Acredita-se que o ferro consumido pelos p r é -escolares da Unidade Filantrópica, a p e s a r de ser em sua m a i o r i a de origem vegetal, teve o feijão como a principal fonte e supostamente ter c o n t r i b u í d o n o s i m p a c t o s finais q u a n t o a r e c u p e r a ç ã o de

hemoblobina.

Nos demais grupos também foi constatado a recuperação de crianças anêmicas, sendo mais expressiva no grupo de crianças que recebeu ferro aminoácido quelato na concentração de 2 mg ao dia (Tab. 6).

Não se conhece exatamente o m e c a n i s m o de a b s o r ç ã o e biodisponibilidade de ferro em dietas m i s t a s , c u j o s i n g r e d i e n t e s são c o n s u m i d o s em d i f e r e n t e s p r o p o r ç õ e s e de m a n e i r a n ã o uniforme em cada refeição. Além das diferenças entre o ferro hemínico e não hemínico, a biodisponibilidade do ferro não hemínico é fortemente influenciada por vários componentes d a d i e t a ( C o z z o l i n o , 1 9 9 7 ) . O Tabela 4. Comparação das proporções com relação ao tratamento.

V a r i á v e l A n t e s D e p o i s p - v a l o r H A Z < - 2 6 / 8 5 4 / 8 5 0 , 5 1 4 4 W A Z < - 2 2 / 8 5 3 / 8 5 0 , 9 8 8 9

H B < 1 1 2 3 / 7 8 8 / 7 8 0 , 0 0 2 6 H T < 3 3 1 2 / 7 8 5 / 7 8 0 , 0 7 2 0

HAZ <-2 Escore Z altura por idade. WAZ<-2 Escore Z peso por idade. H B - Hemoglobina. HT- Hematócrito.

Tabela 5. Análise das variáveis hematológicas e antropométricas em concentrações finais e iniciais dos diferentes grupos de crianças.

relação a diferença entre as

G r u p o s H e m o g l o b i n a H e m a t ó c r i t o ( g / d L ) % P e s o ( k g ) A l t u r a ( c m ) A ç a í 0 , 7 1a 2 , 0 8a 1,76 a 2 , 7 1 a A ç a í + c a m u - c a m u 0 , 6 0 a 1,87 a 1 ,69 a b 2 , 8 9a Á g u a 0 , 8 5 a 2 , 6 6 a 0 , 9 0 b 2 , 7 0 a F e r r o 1 mg 0 , 5 4 a 1,27 a 1 , 1 5b 2 , 9 3a F e r r o 2 mg 0 , 8 8a 2 , 5 3 a 0 , 8 1 b c 3 , 1 3 a A s médias seguidas por mesma letra nas colunas não diferem entre si ao nível de 5% de significância pelo teste de Tukey.

(8)

impacto da utilização do camu-camu como fonte de vitamina C e açaí como fonte de ferro sobre a concentração sérica de hemoglobina dos pré-escolares não foi significativo (Tab. 6). A baixa concentração de ferro, 2 0 % da necessidade média estimada (DRIs, 2001), presença de tanino ( 2 3 2 ^ g ) e fibra alimentar no açaí e provavelmente a baixa biodisponibilidade de ferro do açaí pode ter contribuído com a baixa expressividade dos resultados.

Deste modo, conclui-se que nas condições em que o experimento foi c o n d u z i d o , o açaí c o m o fonte de ferro é pouco expressivo, entretanto, é um alimento altamente energético em função da concentração elevada de l i p í d i o , o que refletiu no g a n h o significativo de peso das crianças que receberam o açaí e açaí + camu-camu.

Agradecimentos

À Casa da criança pela viabilização do projeto, ao Dr. Raul Guerra Queiroz, pela revisão do Abstract.

Bibliografia citada

Aguiar, J.P.L. 1996. Tabela de composição de Alimentos da Amazônia. Acta Amazônica 26(1/2): 121-126.

Andrade, J.S.; Galeazzi, M.A.M.; Aragão, C.G. 1987. Caracterização quimica e nutricional do camu-camu (Myrciaria dubia (H.B.k.) Mc Vaugh produzido em terras firmes da Amazônia. IN: 1° Congresso Nacional da

Sociedade Brasileira de Nutrição e Alimentação. São Paulo, 27 a 30/10/1987,

p. 134.

Berquó, E.S.; Souza, J.M.P.; Gotlieb, S.L.D. 1980.

Bioestatística. São Paulo: EPU. 350 p.

Bovi, M.L.A.; Castro, A. 1993. Assaí. In: J. W. Clay; C.R. Clement (Eds.) Income gen¬

erating forests and conservation in Amazonia. FAO Forestry Paper. Rome,

FAO United Nations. :58-67.

Cavalcante, P.B. 1996. Frutas comestíveis da

Amazônia. 6° ed. B e l é m : C N P q / M u s e u

Paraense Emilio Goeldi. 279p.

Chaves, J.M.; Pechnik, E. 1945. O açaí, um

dos alimentos básicos da Amazônia. T.F.

7f. (mim).

Cornelis, R. 1992.Use of references materials in trace element analysis of foodstuffs.

Food Chem., v. 4 3 , p. 307-13.

Tabela 6. Concentração média de hemoglobina e percentual de crianças anêmicas nos diferentes grupos, considerando o ponto de corte <11 g/dL, no início e ao final do experimento.

H e m o g l o b i n a H e m o g l o b i n a C r i a n ç a s C r i a n ç a s ( g / d L ) ( g / d L ) a n ê m i c a s a n ê m i c a s Grupos I n i c i a l F i n a l I n i c i a l F i n a l n M é d i a n M é d i a n % n % A ç a í + c a m u ( 1 9 ) 11 , 5 ± 0 , 6 a ( 1 7 ) 1 2,1 ± 0 , 7 a 2 (1 0 , 5 % ) 1 ( 5 , 9 % ) A ç a í ( 1 7 ) 1 1 , 4 ± 0 , 8 a ( 1 6 ) 1 2 , 2 ± 1 ,0 a 4 ( 2 3 , 5 % ) 2 ( 1 2 , 5 % Fe r ro 1 ( 1 8 ) 11 , 2 ± 0 , 7 a (1 4 ) 11 , 8 ± 0 , 9 a 5 ( 2 7 , 8 % ) 3 (21 , 4 % F e r r o 2 ( 1 5 ) 11 , 0 ± 0 , 6 a (1 7) 11 , 9 ± 0 , 6 a 6 ( 4 0 , 0 % ) 1 ( 5 , 9 % ) Á g u a ( 1 6 ) 11 , 3 ± 0 , 6 a ( 1 4 ) 1 2,1 ± 0 , 8 a 4 ( 2 5 , 0 % ) 1 ( 7 , 1 % ) n- número de crianças.

A s médias seguidas por mesma letra nas colunas não diferem entre si ao nível de 5% de significância pelo teste de Tukey.

(9)

Cozzolino, S.M.F. 1997. Biodisponibilidade de Minerais. Rev. Nutrição da Puccamp.10 (2):87-98.

De Paula, R.A. 1999. O açúcar como veículo

de fortificação com ferro em crianças pré-escolares. D i s s e r t a ç ã o de M e s t r a d o .

UNIFESP, São Paulo. 123p.

F I B G E . 1 9 8 2 . Tabela de Composição

Alimentar. Estudo Nacional de Despesa Familiar., FIBGE, :213p.

Fisberg, M.; Braga, J.A.P.; Kliamca, P.E.; F e r r e i r a , A . M . A . ; B e r e z o w s k , I. 1995.Utilização de queijo petit-suisse na prevenção de anemia carencial em pré-escolares. Clin. Ped., 19 (6): 14-24. Instituto Adolfo Lutz. 1985. Normas Analíticas

do Instituto Adolfo Lutz. Análise de água

e alimento. 3 a ed.,v.1 533p.

Jellife, D.B. 1968. Evaliación del estado de

nutrición de la comunidad: com especial referencia a las encuestas en las regiones en desarrollo. Ginebra, O r g a n i z a c i ó n

Mundial de la Salud,. 291p.

National Academy of Science/National Re-search Council. 1989. Recommended

Di-etary Allowances. 10 ed., Washington,

284 p.

National Academy Press, Food and Nutrition Board, Institute of Medicine. 2001. Di¬

etary Reference Intakes for vitamin A, Vi¬ tamin K, Arsenic, Boron, chromium, cop¬ per, Iodine, Iron, Manganese, Molybde¬

num, Nickel, silicon, Vanadium, and Zinc.

650p.

NCHS. 1977. Growth curves children birth

-18, United States. Washington: National

Center for Health Statistics. DC: U . S . Printing Office (Vital and Health Statistics Series 11, pub. N° 78-1650).

O M S . 1 9 6 8 . Anemias nutricinales. Ginebra:OMS. Informe Técnico, n.405.

O M S . 1995. Physical status: the use and

interpetation of anthropometry. Report of

a W H O Expert Committee. (WHO tech¬ nical report series:854) Geneva. 452 p. Perkin-Elmer. 1990. Analytical Methods for

Atomic Absortion Spectrophotometry.

Norwalk, USA.

Toledo, G.L.; Ovalle, I.I. 1981. Estatística

Básica. São Paulo: Atlas, 470 p.

Torres, M.A.A.; Lobo, N.F.; Queiroz, S.S. 1996. Fortificação de leite fluído na prevenção e tratamento da anemia carencial ferroaria em crianças menores de 4 anos. Rev. Saúde

Pública, 30 (4):350-7.

V a n n u c c h i , H. 1 9 8 9 . Aplicações das

recomendações adptadas à população brasileira. Rib. Preto, SBAN, (Cadernos

de Nutrição). 155p.

Yuyama, L.K.O.; Vasquez, A.L.V.; Aguiar, J.P.L.; M a c e d o , S.H.M.; Yonekura, L.; N a g a h a m a , D . ; F o n s e c a , C.W. 1999. C o m p o s i ç ã o q u í m i c a e a d e q u a ç ã o da alimentação oferecida aos pré-escolares de uma Instituição beneficente de Manaus, Amazonas, Brasil. Acta Amazonica, 29(4): 549-54.

(10)

Referências

Documentos relacionados

The diversity and abundance of arthropods can vary among different environments. Some hypotheses can explain this fact: 1) more complex environments increase the number of

First, we study the Green’s function of a quantum dot using the aforementioned impurity solvers and then calculate the density of states as well as the zero bias conductance as

A quantização de uma partícula livre não-relativística em espaços curvos é um dos mais controversos problemas da mecânica quântica. Os principais problemas que se apresentam

©Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª.. Capítulo 29 Slide

Uma vez levantado o molde realista para o processo de produção de software comercial e seus componentes, este foi instanciado para a produção de software Unix de prateleira, a fim

Partindo também do problema de pesquisa, sugerimos algumas hipóteses que se confirmaram: a os conceitos de “cena de enunciação” e “cenografia”, ao passo que consideram a

O objetivo deste estudo, a partir da recuperação das águas residuais das etapas de diafiltração do beneficiamento do soro de leite com um sistema de osmose inversa seguida de

Este estudo visa testar a calibração do FT-NIR por mínimos quadrados parciais (PLS), verifcar RMSEC, RMSEP e a correlação (R) melhor para as ambas as duas áreas, identificar para