• Nenhum resultado encontrado

IX Congresso Brasileiro de Administração e Contabilidade - AdCont a 26 de outubro de Rio de Janeiro, RJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IX Congresso Brasileiro de Administração e Contabilidade - AdCont a 26 de outubro de Rio de Janeiro, RJ"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Justiça Organizacional e Suas Dimensões: Uma Revisão Sistemática da Literatura Nacional e Internacional

Diego Grahl de Santi- Mestrando em Contabilidade Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

E-mail: diegograhlsanti@gmail.com

Udo Strassburg- Doutor em Contabilidade Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

E-mail: udo.strassburg@unioeste.br

Leandro Augusto Toigo- Doutor em Contabilidade Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

E-mail: leandrotoigo@yahoo.com.br

Resumo: Esta pesquisa objetiva em realizar um levantamento a respeito da temática de Justiça Organizacional e suas dimensões ao longo dos últimos 15 anos. Para isso investigou-se publicações nas principais bainvestigou-ses de dados internacionais e nacionais, entre 2003 e 2017, onde se descreveram os resultados em forma de temáticas e suas ligações com as quatro dimensões da justiça organizacional, contribuindo diretamente com o estudo sobre a abordagem teórica, criando um mapa de relações e destacando suas interferências para a organização. Os estudos apresentaram um amplo debate sobre suas dimensões, e apresentaram diversas aplicações, em linhas e aspectos gerenciais, sendo que especificamente as pesquisas utilizaram de varias formas e em conjunto as aplicações da teoria com as organizações, contudo a abordagem com as quatro dimensões foi a que mais foi pesquisado, onde apareceu em 26 dos 67 trabalhos analisados, seguida da tridimensional que apresento o uso em 21 estudos, as outras duas tiveram poucos estudos no período, devido pela necessidade do uso maior das dimensões. A pesquisa evidenciou que o interesse pela Justiça Organizacional, vem crescendo de forma ampla no Brasil, contudo notasse que em nível internacional encontrasse mais trabalhos sobre o tema.

Palavras-chave: Justiça organizacional. Dimensões, Comportamento organizacional, Revisão Sistemática.

1 Introdução

A temática de justiça apesar de ascender como emergente nos estudos de Gestão de Pessoas sempre permeou as relações organizacionais, e desta forma (Colquitt, 2001) afirma que a estrutura organizacional é influenciada por fatores que perpassam sobre o julgamento de seus colaboradores, influenciando assim os resultados organizacionais.

A percepção de justiça organizacional pode ser considerada em diferentes contextos, como a relacionada ao procedimento de seleção de pessoas, política salarial, promoção, mudança organizacional e avaliação de desempenho (BEUREN; SANTOS, 2012).

Diante de um olhar mais acurado sobre o assunto, é possível afirmar que a vantagem competitiva tão almejada nas organizações pode ser obtida a partir de coesão de seu grupo de trabalhadores, pois evidências apontam que buscar vantagem competitiva em tecnologia pode ser facilmente suplantado.

Karriker e Williams (2009) relatam que estudar o comportamento organizacional e o comportamento dos colaboradores e suas relações com percepção de justiça no ambiente de trabalho podem ser extremamente úteis como fonte de diferenciais competitivos.

(2)

2

Portanto a partir da necessidade de buscar uma síntese integradora dos estudos de justiça organizacional, no campo nacional e internacional, e pela relevância da temática dentro das organizações, este estudo se propõe analisar a da produção científica sobre Justiça Organizacional e suas dimensões, e com esta premissa o trabalho visa responder a seguinte questão de pesquisa: Qual o estado da arte das pesquisas empíricas sobre justiça organizacional e suas dimensões? Este estudo tem por objetivo realizar um levantamento a respeito da temática de Justiça Organizacional e a evolução de suas publicações nas principais bases em âmbito nacional e internacional. Os objetivos específicos são: caracterizar a justiça organizacional e as principais teorias que norteiam o tema; Destacar a relevância nos estudos do comportamento humano nas organizações; descrever de que forma estão relacionados os temas de justiça e comportamento organizacional e apresentar o processo de revisão sistemática sobre o tema em bases nacionais e internacionais, abordando os objetivos, aspectos metodológicos, resultados alcançados, teorias e abordagens complementares utilizadas; e apresentar sugestões de lacunas para estudos futuros.

O estudo estrutura-se a partir da introdução, referencial teórico visando um relato a cerca do tema foco e suas relações, metodologia, resultados, considerações finais e bases teóricas utilizadas.

2 Referencial Teórico 2.1 Justiça Organizacional

Desde 1961 têm-se estudado o conceito de justiça ou equidade na área do comportamento organizacional, sustentando-se que quando duas pessoas estão em relação de troca, é justo que elas sejam recompensadas em conformidade com seus custos e investimentos (KWON et al, 2008). Desde então, as preocupações sobre justiça foram expressas nos domínios organizacionais, como a resolução de conflitos, seleção de pessoal, conflitos de trabalho e negociação salarial. Isto resultou no surgimento de uma variedade de diferentes abordagens para a justiça.

Para Moorman (1991), o termo justiça organizacional é usado, principalmente, em investigações do domínio do comportamento organizacional preocupando-se com as maneiras pelas quais os funcionários percebem equidade de tratamento no local de trabalho, e como isso pode influenciar em aspectos organizacionais como atitudes de trabalho, satisfação, resultados e percepção dos supervisores em relação ao trabalhador.

O comprometimento organizacional é um fator fundamental para a sobrevivência das organizações. Presume-se que as pessoas mais comprometidas possuem maiores probabilidades de permanecerem na organização e de se empenharem na realização do seu trabalho e no alcance dos objetivos organizacionais (Rego e Souto, 2002). A teoria da Justiça Organizacional tem como princípios norteadores a determinação de direitos e deveres dos colaboradores e a distribuição de benefícios e encargos oriundos das relações de trabalho com vistas à promoção da equidade no ambiente organizacional (Greenberg, 1987).

As preocupações sobre justiça foram expressas nos domínios organizacionais, como a resolução de conflitos, seleção de pessoal, conflitos de trabalho e negociação salarial e é de se esperar que um tratamento justo e igualitário dos trabalhadores aumente a satisfação no trabalho seudno Moorman (1991), e desta forma melhore as relações entre supervisores e funcionários, incentive comportamentos de cidadania e reduza os casos de roubo do empregado, portanto, também a beneficie a organização em uma perspectiva de aquisição de vantagem competitiva (Bateman e Organ, 1983).

Estudos sobre justiça ganharam força nas últimas quatro décadas. Vários autores, principalmente, com publicações internacionais (Adams, 1965; Greenberg, 1993; 2006;

(3)

Colquitt, 2001; Cropanzano e Randall, 1993; Bies e Moag, 1986, Rego; Souto, 2002) contribuíram e contribuem para a compreensão das funções que tal conceito exerce nos sistemas da sociedade e do mundo do trabalho.

A abordagem de justiça organizacional segue os preceitos expostos por Greenberg (1986), que a analisa na perspectiva e dimensões das justiças processual, distributiva, interpessoal e informacional. Beuren (2012) relata que existem autores que trabalham com duas dimensões, separando em distributiva e processual, em outros utilizam três dimensões de justiça, a distributiva, processual e interacional. E ainda há autores, como Rego (2000), Colquitt (2001), que utilizam quatro dimensões, separando a justiça interacional em interpessoal e informacional.

Este modelo de quatro dimensões para Rego (2001) foi o que se melhor ajustou aos dados em pesquisas na área de justiça, em algumas categorias profissionais brasileiras, comparando com o modelo em que as facetas interpessoal e informacional aparecem congregadas num único fator interacional (ASSMAR et al., 2002).

Quadro 1 - Síntese das características das quatro dimensões de justiça organizacional

Dimensão Descrição conceitual

Distributiva Focaliza-se no conteúdo, isto é, na justiça dos fins alcançados ou obtidos. Diz respeito, por exemplo, aos salários, classificações obtidas pelas pessoas nas avaliações de desempenho, sanções disciplinares, promoções, aceitação/ rejeição de candidatos, resultados dos testes de detecção de consumo de drogas, fatia orçamental atribuída às unidades organizacionais, lucros distribuídos aos trabalhadores.

Processual Focaliza-se no processo, ou seja, na justiça dos meios usados para alcançar tais fins. Refere-se, por exemplo, aos procedimentos usados nos acréscimos salariais, processos disciplinares, sistemas de avaliação de desempenho, processo de recrutamento e seleção.

Interacional (Interpessoal) Relaciona-se com a postura que o superior adota com vistas à um tratamento digno e respeitador para com os seus colaboradores.

Interacional (Informacional) Centra-se no modo como o superior fornece informações e explica/justifica as decisões que afetam as pessoas.

Fonte: Rego (2002, p. 216).

A justiça interpessoal diz respeito à sensibilidade social, ou seja, ao grau com que o gestor adota um tratamento educado, honesto e de respeito em relação às pessoas, que são afetadas pelos procedimentos e decisões distributivas de justiça. Em contrapartida, a informacional se refere ao fornecimento de informações e explicações acerca das decisões tomadas (REGO, 2001).

Tepper (2001) evidencia que a percepção de um ambiente organizacional justo promove atitudes positivas, os empregados que se percebem tratados com justiça pelos gestores e pela própria organização tendem apresentar comprometimento favorável com a empresa, maior qualidade no trabalho e satisfação profissional.

Desta forma, Greenberg (1986) realça que a percepção de justiça organizacional se refere à justiça do indivíduo no tratamento recebido de uma organização e sua reação diante de tais percepções no local de trabalho. Constitui-se, portanto, em um fenômeno humano complexo e multifacetado (Leventhal, Karuza, & Fry, 1980) que abrange diversos domínios da vida e influencia ações individuais e coletivas.

A justiça organizacional é um fator que contribui para o desenvolvimento das organizações. Assim, estudar a percepção dos diversos atores organizacionais, em especial de seus atores internos, sobre tal aspecto é crucial para compreender suas fontes de vantagem competitiva.

(4)

4

3 Método Do Estudo

O presente artigo objetivou analisar e descrever de que forma estão relacionados os temas de justiça e comportamento organizacional, sendo realizado um levantamento a respeito da temática de justiça organizacional e a evolução de suas publicações em âmbito nacional e internacional, destacando sua relevância nos estudos do comportamento humano nas organizações. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo e quantitativo.

Araújo (2006) destaca que a bibliometria surgiu, no início do século XX, como sintoma da necessidade do estudo e da avaliação das atividades de produção e comunicação científica onde mesmo autor refere-se ao objetivo mais claro da bibliometria sendo a promoção do controle bibliográfico.

A área mais importante da bibliometria para Araújo (2006) é a análise de citações, que contribui para o desenvolvimento da ciência. O conteúdo dessa pesquisa serviu para compor o referencial teórico deste estudo bem como a descrição dos resultados apresentados.

Foi realizado um levantamento bibliométrico, em maio de 2018, para verificar a quantidade de publicações nacionais e internacionais por meio de pesquisa procurando identificar as principais áreas temáticas, autores, métodos utilizados, título das fontes, ano das publicações, nos últimos 15 anos (2003-2017) na base de dados.

Os trabalhos limitaram-se a artigos científicos, teses e dissertações, disponíveis nas bases de dados nacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Banco de Dados de Teses e Dissertações (BDTD), e das bases internacionais EBSCO Information Services, Web of Science e Scopus.

A pesquisa dividiu-se em etapas, onde em um primeiro momento foi realizada a busca na base de dados da spell, bdtd, web off science e scopus, considerando como tema justiça organizacional ou “Organizational Justice” em Article Titles, buscando assim somente as publicações em que a justiça organizacional fosse o foco central.

Para selecionar os trabalhos científicos foi usado critérios de seleção, onde contendo a área da pesquisa, primeiramente no título, resumo ou palavra-chave em idioma português ou inglês, em segundo os estudos devem ter caráter empírico sobre justiça organizacional e os arquivos com título duplicado devem ser removidos, em terceiro a unidade de análise dos estudos deve tratar especificamente de “justiça organizacional e suas dimensões” e juntamente com este critério os trabalhos passariam por uma analise onde o tema “justiça organizacional, dimensões e comportamento” deve ser analisado em conjunto.

Com base nos dados, foi seguida esta ordem para elaboração do protocolo de seleção, que em sequencia segue na tabela 1, onde são apresentados em ordem cronológica e por base os critérios de seleção decrescente, partindo de 3431 trabalhos, para chegar a 67, onde ficou evidenciado a busca e sua ramificação, servindo este trabalhos de base para a analise da revisão sistemática.

Tabela 1- Protocolo de seleção

Protocolo de Seleção

Base de Dados Tempo Resultados da Busca Critérios de Seleção

A B C CAPES (1) – Port. CAPES (2) - Inglês Últimos 15 anos 584 380 23 12 BDTD Últimos 15 anos 459 255 16 10 EBSCO Últimos 15 anos 25 17 15 11

WEB OF SCIENCE Últimos 15 anos

569 76 51 12

(5)

anos SPELL Últimos 15 anos 989 431 52 10 Soma 3431 1573 234 67 Fonte: Autor (2018).

Com a seleção feita de 67 trabalhos, foi efetuada uma leitura de todos os trabalhos para identificação de aspectos relevantes para a analise, como as áreas temáticas que envolvem o tema justiça organizacional, e a segregação pelas dimensões apresentadas.

4 Resultados

O nível de relacionamento entre os colaboradores e a organização é mediado pela percepção de justiça organizacional.

A seguir foram apresentados os resultados do estudo bibliométrico referente às publicações nacionais e internacionais sobre justiça organizacional nas bases, sendo verificado o número total de publicações, autores, titulo das fontes e os anos das publicações. 4.1 Publicações Nacionais e Internacionais

Com a analise e seleção dos trabalhos sobre o tema, também foi possível identificar as publicações a níveis nacionais e internacionais sobre o tema “justiça organizacional”, sendo que sem nenhum crivo chegou-se ao montante de 3431 trabalhos que envolvem este tema. Nota-se que o numero de pesquisas no Brasil foi de 626 e comparando com os trabalhos internacionais que foram 2805, ou seja 81,75% do total de trabalhos são internacionais, destacando que o tema é mais pesquisado em sua amplitude a nível internacional, e que no Brasil esta sendo iniciado com mais ênfase as pesquisas sobre justiça organizacional.

Porem, após a realização de uma seleção, conforme critérios estabelecidos, a pesquisa a nível brasileiro fica em 29 e a nível internacional em 38 dos 67 trabalhos selecionados. Onde em proporção temos 43,28% contra 56,72% dos trabalhos pesquisados, podendo destacar que após com o tema envolvendo “justiça organizacional”, “dimensões” e “comportamento”.

4.2 Períodos de publicação

A média dos trabalhos publicados nos últimos 15 anos foi de 228,7 trabalhos sobre o tema geral justiça organizacional, em nível nacional e internacional, sendo que a media dos trabalhos, quando se aplica o critério de seleção ela vem para 4,47 ao ano. Com a seleção de trabalhos, no ano de 2017 aparece com maior número de publicações onde, o número total de trabalhos, nesse ano, foi de 8, e o ano de 2003 foi o que menos teve trabalho sobre a área, chegando apenas em 2 trabalhos sobre o assunto.

Quadro2: Período e publicações.

Ano 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 Quantidade 8 6 5 5 5 4 5 3 Ano 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003 Quantidade 5 3 4 3 4 5 2 Fonte: Autor (2018).

(6)

6

Também foram verificados os principais autores sobre justiça organizacional, e um ponto observado que em média os artigos apresentam 2,5 autores por trabalho e que somente um teve 5 autores citados, nota-se que alguns autores se destacam como Ilse Maria Beuren, Gustavo de Oliveira Almeida , Armênio Rego, Sandra Mara de Andrade entre outros em âmbito nacional. O nível internacional tem um leque maior de autores que falam sobre “Organizational Justice”,a amplitude se da pela magnitude em que o assunto esta sendo trabalhado pelas pesquisas, voltadas a melhores informações para com as organizações e os ambientes de trabalhos, com Fischer, Jepsen, Liu, Simons, Kyj, Parker, entre outros autores que apresentam pesquisas votadas ao tema.

4.3 Áreas temáticas envolvendo Justiça organizacional

A pesquisa realizada na base de dados dos apresentou um número trabalhos científicos relacionados com o tema justiça organizacional, a busca pela palavra-chave “justiça organizacional” e, posteriormente, leitura dos artigos expôs 67 trabalhos. Dos artigos selecionados devido a sua relação com a justiça organizacional, foram analisadas as áreas de relação propostas com as dimensões da justiça organizacional.

Em um primeiro momento, foram analisados os artigos quanto às dimensões utilizadas, ou seja, identificando se o modelo foi uni, bi, tri ou tetra dimensional, envolvendo as quatro formas de justiça organizacional.

Ressalta-se que o modelo Unidimensional estruturado somente sobre a justiça distributiva foi trabalhado em 7 trabalhos científicos em âmbito nacional e internacional, destacando pouco uso na forma individual da justiça distributiva.

Quanto ao modelo bidimensional formado pela justiça distributiva e a justiça Processual observou-se que dos 67 artigos somente 13 trabalhos continham o modelo proposto. O modelo Tridimensional composto por Justiça Distributiva, Processual e Interacional foi encontrado em 21 artigos. O modelo Tetradimensional que é estruturado pelas Justiças Distributiva, Processual e a divisão da Justiça Interacional em duas outras Justiça Interpessoal (descrição) e Justiça Informacional foi encontrada nos 26 artigos.

Figura 1: Comparativo entre as dimensões

Fonte: Autores (2018). 0 5 10 15 20 25 30

(7)

Através do gráfico notasse que é mais pesquisado o modelo tetradimensional, pois a amplitude sobre as 4 dimensões de justiça organizacional, propões uma visão diferenciada no tratamento dos dados.

A relação da justiça organizacional nos artigos é com os temas de comprometimento e percepção de saúde geral, utilizando-se a escala de Burnout, para a justiça organizacional utilizou-se o modelo tetradimensional com base em Colquitt (2001),

Sobre a óptica da avaliação de desempenho Beuren e Spessatto (2010) discutem a relação com a justiça Organizacional sobre o modelo tridimensional proposto por Sotomayoer (2007) e o Balanced Scorecard. O estudo foi realizado por meio de entrevista com aplicação de questionário a 12 funcionários de uma agência bancária que possui o BSC implantado a mais de uma década, e as conclusões mostram que não há consenso entre os respondentes quanto à percepção da justiça organizacional no sistema de avaliação de desempenho fundamentado no Balanced Scorecard.

Pereira et. al. (2011) analisando questões de inclusão social nas organizações, sobre o foco da justiça distributiva baseada na Teoria do Multiprincípio (Miller, 1976), investigando a relação da oferta de recursos e oportunidades em prol das mulheres, das pessoas com deficiência e das pessoas negras e a percepção de justiça. Aplicando a pesquisa em 253 pessoas, chegou aos resultados que essas ações são predominantemente percebidas como justas quando embasadas pelo princípio da equidade.

Ribeiro (2008) tratou da relação entre as percepções de justiça organizacional sobre o prisma do modelo unidimensional com o comprometimento organizacional, onde buscou investigar as implicações da concessão diferenciada de remuneração e benefícios a dois grupos de funcionários, Concluindo que as dimensões de comprometimento e de justiça distributiva foram correlacionadas positivamente com idade, sendo as relações mais robustas com as dimensões normativa e afetiva e as menos intensas com a instrumental e justiça distributiva.

4.4 Lacunas de Pesquisa

Nos estudos analisados, buscou-se identificar as principais lacunas de pesquisa envolvendo a teoria de justiça organizacional e suas dimensões, sabe-se que o tema esta em crescente debate, pois as organizações sentem a necessidade de ampliar a abordagem, onde os benefícios são amplos para com a gestão e seus resultados, demonstrando que a percepção de justiça organizacional é um dos antecedentes que mais explica (positivamente) o comprometimento organizacional (Rego e Souto, 2002).

A seguir, foi elaborado um quadro que apresenta os autores seminais levantados no estudo, em nível nacional e internacional, e com isto, suas principais pesquisas e as lacunas para continuidade com novos estudos.

Quadro 3: Estudos anteriores

Autores Problema/Objetivo Sugestões para pesquisas Futuras Beuren e Silva

(2014)

Quais as causas e razões da participação no orçamento empresarial que permitem a valorização das pessoas na perspectiva da justiça organizacional?

Recomenda-se que o estudo seja reaplicado em outras empresas para comparar os resultados. Ainda como sugestão para novas pesquisas sobre o tema, recomenda-se investigar a adoção de variáveis diversas das utilizadas nesta pesquisa para cotejar os achados com os resultados obtidos e servir de alento para outros estudos.

Santos, Oliveira e Konopka (2016)

Quais os efeitos da justiça distributiva, processual e clima ético no estresse relacionado ao trabalho de

Sugere-se também investigar empresas de outros setores econômicos, efetuar outros procedimentos estatísticos, fazer triangulações entre os achados

(8)

8 profissionais contábeis? quantitativos com formas qualitativas, como a

exemplo de entrevistas. Sotomayor,

(2007).

Deste modo, o presente artigo pretende dar um contributo para melhor se entender aimportância de se conduzirem avaliações de desempenho que sejam percepcionadas como justas, tanto mais que as mesmas podem

condicionar o grau de

envolvimento/compromisso dos trabalhadores face à organização onde se encontram inseridos.

Sugere-se que a interligação entre as temáticas da avaliação de desempenho, da justiça organizacional e do compromisso organizacional assume uma importância crescente na vida das empresas, e que seja realizados novas pesquisas sobre esta área.

Almeida e Silva (2006).

O presente estudo teve como objetivos principais investigar o impacto das quatro dimensões de justiça organizacional (distributiva, processual, interpessoal e informacional) nos sentimentos de ineficácia profissional, esgotamento e cinismo, que são as dimensões do burnout, e no comprometimento afetivo, normativo e calculativo em empregados de indústrias metalúrgicas do sul do Estado do Rio de Janeiro.

Recomenda-se que outros métodos de pesquisa, inclusive qualitativos, sejam explorados, haja vista existir uma carência de produção acadêmica utilizando abordagens metodológicas variadas, especificamente na área de justiça organizacional e burnout. A utilização de outras formas de pesquisa, incluindo metodologias mistas, pode representar avanços consideráveis para esta importante área de pesquisa organizacional.

Buzzi e Santos (2011).

Qual é a percepção de justiça de gestores de empresas brasileiras no que diz respeito ao processo orçamentário, sendo esta desmembrada em distributiva, processual e interacional?

Destaca-se como limitação do estudo, a estratégia adotada, que se fundamentou na percepção dos respondentes às questões objetivas. Deste modo, aspectos subjetivos podem estar presentes no momento da resposta, direcionando-a para uma situação que não seja aquela na qual a empresa se encontra. Outro aspecto a ser destacado é que a percepção de justiça foi analisada a partir da perspectiva dos gestores das empresas investigadas, sendo que empregados de níveis hierárquicos inferiores, que geralmente compõem a grande maioria da força de trabalho, também são afetados pelas metas orçamentárias e consequentemente restrições de recursos.

Lavarda, (2015).

Como os gestores de nível médio de uma indústria de confecção do sul do Brasil percebem os efeitos da participação orçamentária?

Como sugestão para futuras pesquisas indica-se: a) realizar outros estudos de caso em outras organizações similares para comparação e discussão dos resultados; b) replicar a pesquisa em outras organizações de contexto econômico diferenciado; e c) investigar a percepção dos colaboradores operacionais quanto aos efeitos da participação orçamentária.

Beuren, (2015). Quais dimensões do SCG apontadas por Langevin e Mendoza (2012) aumentam a percepção de justiça organizacional e reduzem comportamentos antiéticos de gestores?

recomenda-se ampliar o estudo e replicar a pesquisa em outro contexto para verificar se os resultados se assemelham, a fim de validar o modelo teórico empiricamente.

Santos, (2010). Qual a relação da percepção de

justiça organizacional na avaliação de desempenho com o nível de folga

Considerando-se as limitações da pesquisa, apresentam-se recomendações para futuros estudos sobre o tema investigado: a) Reaplicar o

(9)

organizacional dos

controllers de empresas que adotam

sistemas de remuneração por recompensa?

estudo em outras empresas do país, a fim de constatar semelhanças e divergências nos resultados; b) Verificar as percepções de justiça organizacional e a folga organizacional dos

controllers corporativos e de unidades de

negócios, realizando comparações entre ambos; e c) Verificar as percepções de justiça organizacional das demais pessoas que trabalham no departamento de controladoria dessas empresas.

Firoozi, Kazemi, Sayad i, (2017).

A presente pesquisa buscou investigar a relação entre a justiça organizacional e as dimensões de satisfação no trabalho de professores de educação física.

Os resultados indicaram que há uma correlação positiva e significativa entre os componentes da justiça organizacional e as dimensões da satisfação no trabalho. Sendo que estudos futuros podem analisar em outros setores.

XTaylor & Francis, (2016).

Como as oportunidades de treinamento e promoção, as expectativas de carreira e as duas dimensões da justiça organizacional explicam o esforço de trabalho discricionário.

As abordagens sobre expectativas podem ter ampliação com novas pesquisas em organizações para ampliação sobre o trabalho e sua influencia nos resultados.

Behson, SJ (2011).

Este estudo examinou as pesquisas coletadas sobre as quatro dimensões da justiça organizacional (isto é, distributiva, processual, interpessoal e informacional), reanalizando os dados retirados da meta-análise de Colquitt, Conlan, Wesson, Porter & Ng (2001).

Essa descoberta é contrária a grande parte da literatura sobre justiça acumulada; como tal, este estudo levanta preocupações conceituais, práticas e metodológicas, sendo que para estudos futuros podem ser analisados outras variáveis ligadas as dimensões.

Gangloff, B.; Finkelstein, R.; Holmick, E, (2017).

O objetivo desta pesquisa é examinar se as três dimensões da justiça organizacional implementadas por um gerentena organização.

Paraestudos futuros indicam uma analisa da influência do grau de crença do mundo justo pessoal na avaliação dos gestores, mas sem interação entre a crença do mundo justo e as dimensões da justiça organizacional.

Liessem, T. , Schedlinsky , I. , Schwering, A. , Sommer, F. 2015

Este artigo examina os fatores que influenciam a criação de folga orçamentária em esquemas de incentivo baseados no orçamento. A teoria da agência clássica serve como ponto de partida, com o duplo papel do orçamento como instrumento de planejamento e motivação.

Neste domínio, nos concentramos em estudos que empregam as teorias psicológicas das prerrogativas sociais, da justiça organizacional e do desengajamento moral, e apresentam descobertas de pesquisa de campo principalmente experimentais e baseadas em pesquisas. A análise leva a sugestões para mais pesquisas nessa área.

Moon, Kuk-Kyoung (2017)

Examinando o efeito de quatro dimensões da justiça organizacional - distribuição, processual, informacional e interpessoal - sobre as taxas de rotatividade coletiva e o desempenho organizacional.

Análises posteriores poderiam confirmar que cada dimensão do clima de justiça tem influência relativa em ambos os resultados, podendo ser analisado em um publico maior.

Frenkel, e Bednall, Tim (2016).

Como oportunidades de treinamento e promoção, expectativas de carreira, e duas dimensões da justiça organizacional explicam discricionária esforço de trabalho.

Os resultados ressaltam a importância de demonstrando aos funcionários que sua organização investe fortemente em sua carreira de longo prazo desenvolvimento e sucesso.

(10)

10

São amplos os debates que envolvem a justiça organizacional e suas dimensões, estudos que fazem abordagem sobre a questão gerencial e controle dentro das organizações, com aspectos para compreensão da o envolvimento dos agentes em prol de um objetivo, tendo abertura sobre a discussão entre os processos dentro das empresas.

Foi elaborada uma contagem das palavras mais citadas nas lacunas de pesquisa em conjunto com os problemas apresentados, e foi montada uma wordcloud, que evidencia as palavras que mais se repetiram no levante, evidenciada na Figura 2.

Figura 2: Wordcloud.

Fonte: Autores (2018)

A nuvem de palavras construída indica que entre as palavras mais vezes utilizadas e apresentadas no levantamento, foram, “organizacional”, “justiça”, “dimensões”, “resultados”, “percepção”, “desempenho”, “avaliação”. Dessa forma, é condizente com o levantamento a abordagem teórica, onde notasse um leque de problemas e lacunas voltadas para com as organizações.

5 Considerações Finais

O presente artigo que objetivou analisar e descrever de que forma estão relacionados as pesquisas com o tema de justiça e comportamento organizacional, considerando as publicações entre 2003 e 2017 nas principais bases de dados, spell, bdtd, web off science e scopus, onde obtivemos suas principais contribuições.

Desta forma a principal contribuição deste artigo está no mapeamento destes estudos e na descrição de suas relações. Adams (1963) iniciou pesquisas sobre a teoria da equidade, destacando que a mesma é amparada em uma dada distribuição de resultados e é percebida como justa se a razão entre investimentos e contribuições e resultados é igual à razão entre investimentos e resultados de um outro com quem a pessoa se compara.

Nos estudos analisados todas as dimensões da justiça organizacional apresentaram de forma direta ou indireta alguma relação com os fatores do comportamento organizacional. A

(11)

justiça é representada por meio de suas dimensões, relação com a identificação organizacional, com a confiança que os colaboradores têm na organização ou com o seu representante direto.

O modelo Tridimensional composto por Justiça Distributiva, Processual e Interacional foi encontrado em 21 estudos, ou seja, 31,34% dos estudos, servindo de modelo para grandes pesquisas sobre a temática.

O modelo Tetradimensional que é estruturado pelas Justiças Distributiva, Processual e a divisão da Justiça Interacional em duas outras Justiças Interpessoal (descrição) e Justiça Informacional foi encontrada nos 26 artigos, ou seja, em 38,81% dos estudos analisados, em nível nacional e internacional, usaram pesquisas com o modelo mais completo, com as quatro dimensões apresentadas.

De acordo com os estudos analisados, é comum o fato de que quando percebida como baixa, a justiça organizacional pode apresentar efeitos negativos para a organização, como baixo desempenho, problemas de saúde para os colaboradores, hostilidade no ambiente de trabalho culminando na intenção de abandonar a organização.

Sendo assim justiça organizacional é um dos temas de grande relevância para os estudos de gestão humana, isso porque destaca a relação direta com os fatores do comportamento organizacional, e estes interferem diretamente nos resultados organizacionais e consequentemente em competitividade e permanência no mercado.

No Brasil, os estudos sobre a justiça organizacional ainda mostra-se inicial, carecendo de maiores estudos, o que pode ser comprovado com um número menor de publicações entre o período pesquisado, em comparação com as pesquisas internacionais.

Como limitações do estudo, evidencia-se o fato de análise estar baseada apenas nas principais bases, assim, para futuras pesquisas sugere-se a realização de estudos paralelos considerando uma base maior de periódicos e um período mais amplo.

Referências Bibliográficas

ADAMS, J. S. Inequity in social exchange. In: Berkowitz (ed.). Advances in experimental social psychology. New York: Academic Press,1965.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n.1, p. 11-32, 2006.

ASSMAR, E.M.L, FERREIRA M.C.,SOUTO, S.O.,SOUZA, A.L.R, MAC-CORD,F.& BORGES D. 2002. Justiça Organizacional: Um modelo Multidimensional para uso no Brasil. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência & Profissão, 2002, São Paulo. I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência & Profissão, 2002.

BATEMAN, T. S.; DENNIS W. O. job satisfaction and the good soldier: the relationship between affect and employee 'citizenship. The Academy of Management Journal v. 26, n 4, pp. 587–95, 1983.

BEUREN, I. M.; SANTOS, V. Percepção de justiça organizacional na avaliação de desempenho de controllers. Enf. Ref. Cont. Uem – PR, v. 31, n. 3, p. 53-72, set./dez., 2012. BIES, R. J.; MOAG, J. S. Interactional justice: communication criteria of fairness. In: R. J. Lewicki; B. H. Sheppard; & M. H. Bazerman (Eds.). Research on negotiation in organizations. Greenwich, CT: JAI Press, 1986.

(12)

12

CROPANZANO, R.; RANDALL, M. L. Injustice and work behavior: a historical review. In: R. Cropanzano (Org.). Justice in the workplace: Approaching fairness in human resource management. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1993.

Colquitt, J. A. On the dimensionality of organizational justice: A constructo validation of a measure. Journal of Applied Psychology, 86(3), 386-400, 2001.

FOLGER, R.; KONOVSKY, M. A. Affects of Procedural and Distributive Justice on Reactions to Pay Raise Decisions. Academy of Management Journal, v. 32, n.1, p. 115-130, 1989.

Greenberg, J. (1987). A taxonomy of organizational justice theories. Academy of Management Review, 12, 9-22.

GREENBERG, J. The social side of fairness: interpersonal and informational classes of organizational justice. In: R.Cropanzano (Ed.), Justice in the workplace: Approaching fairness in human resources management. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1993.

GREENBERG, J. Determinants of perceived fairness of performance evaluations. Journal of Applied Psychology, v. 71, n. 2, p. 340-342, 1986.

KWON, S.; KIM, M. S.; KANG, S. C; KIM, M. U. Employee reactions to gainsharing under seniority pay systems: the mediating effect of distributive, procedural, and interactional justice. Human Resource Management, v. 47, n. 4, p. 757-775, 2008.

Karriker, J. H., & Williams, M. L. Organizational Justice and Organizational

Citizenship Behavior: A Mediated Multifoci Model. Journal of Management, 35(1), 112- 135 ,2009.

Leventhal, g. S., Karuza, j., fry, w. R. Beyond fairness: a theory of allocation preferences. In g. Mikula (ed.), justice and social interaction: experimental and theorical contributions from psychological research, p. 167-218. New york: springer-verlag, 1980.

MOORMAN, R. H. Relationship between organizational justice and organizational citizenship behaviors: do fairness perceptions influence employee citizenship? Journal of Applied Psychology, v. 76, n. 6, p. 845-855, 1991.

PEREIRA, J. B. C., et al. A Percepção de justiça organizacional distributiva diante das ações organizacionais que oferecem recursos e oportunidades à diversidade. In: EnANPAd, 35., Rio de Janeiro, 2011. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2011.

REGO, A.; SOUTO, S. O Modelo Tetradimensional da Justiça Organizacional: uma Versão Brasileira. In: EnANPAd, 26., Salvador, 2002. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2002 (a). REGO, A. Percepções de justiça - Estudos de dimensionalização com professores do ensino superior. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 17, n. 2, p.119-131, 2001.

Tepper, b. J. Health consequences of organizational injustice: tests of main and interactive effects. Organizational behavior and human decision processes, 86, p. 197-215, 2001.

(13)

Referências

Documentos relacionados

As categorias: qualidade do entorno, projeto e conforto, gestão da água, eficiência energética, conservação dos materiais e prática sociais, serão estudadas

Cubra o fundo do recipiente com pouco líquido. Adicione mais água para estufar carne. Decorrido metade do tempo, vire as peças de carne. Quando o assado estiver pronto, deverá

As empresas de médio e grande porte apresentam indicadores que demonstram que o cenário da sondagem industrial se encontra mais favorável no que se refere aos níveis de

A União da Energia constitui uma base sólida para levar por diante a política energética no decurso do meu mandato, em conformidade com as orientações políticas

No caso de Faustina, como já foi dito anteriormente, o capitão do mato, Manoel Marques Noronha, foi ao rancho onde morava a africana Joaquina Maria, em busca da escrava fugida,

CONTADOR NILTON MAZZE PEREIRA CT CRC: 1SP216564/O-5.. TECNOCONT SERVIÇOS CONTÁBEIS

Há um estudo realizado sobre esta temática (Sardã, Kupek, Cruz, 2009), que examinou as relações entre fatores clínicos, ambientais, demográficos, de incapacidade e depressão em uma

Sala com pavimento cerâmico com varanda; Cozinha equipada c/ placa, forno, exaustor e caldeira; Hall; 2 Quartos em pavimento flutuante; 1 com roupeiro; ambos com acessos ao Terraço;