• Nenhum resultado encontrado

Curso de Especialização em Internet das Coisas (IoT)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso de Especialização em Internet das Coisas (IoT)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Curso de Especialização

em Internet das Coisas (IoT)

(2)

www.inatel.br/pos

1. Sumário

1. Concepção do curso ...3 2. Inatel ...3 2.1 Infraestrutura...4 2.2 Mestrado ...5 2.3 CRR ...5 2.4 Smart Campus ...5 2.5 ICC ...6 2.6 Prêmios ...6 3. Sobre o curso ...7 3.1 Objetivo ...7 3.1.1 Objetivos-específicos ...7 3.2 Público-Alvo ...7 3.3 Coordenação ...7 3.4 Carga Horária ...8

3.5 Relação de Disciplinas por Módulo, Cargas Horárias e Créditos ...8

3.6 Ementas ...8

3.7 Controle de Frequência ...10

3.8 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ...10

3.9 Certificação ...11

3.10 Local e Horário ...11

3.11 Tabela de Preços ...11

(3)

www.inatel.br/pos

1. Concepção do curso

A Internet das Coisas (IoT – Internet of Thin-gs) é um dos assuntos que mais tem sido discutido no mundo da Tecnologia da Informação atualmen-te. A IoT é uma verdadeira revolução tecnológica que promete conectar mais de 20 bilhões de dis-positivos nos próximos cinco anos. Quem trabalha no setor de Tecnologia sabe o quanto é importan-te se manimportan-ter atualizado sobre as importan-tendências para

atender um mercado ávido por soluções cada vez mais convergentes. É neste contexto que surge a Pós-Graduação em IoT (Internet of Things), uma ini-ciativa do Centro de Referência em Radiocomuni-cações do Inatel, que realiza pesquisas que podem contribuir para o aumento da capacidade da rede e de acesso às informações geradas pelos bilhões de dispositivos conectados nos próximos anos.

2. Inatel

Há mais de 50 anos, o Instituto Nacional de Te-lecomunicações – Inatel é um centro de excelência em Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de tecnologias globais. Fomos a primeira instituição de ensino a lançar o curso superior de Engenharia de Telecomunicações no Brasil. Com forte presença em empreendedorismo, projetos sociais e culturais, for-mamos profissionais de excelência com alto índice de empregabilidade no Brasil e no exterior.

Estamos entre os principais centros mundiais de pesquisa sobre novas tecnologias para o novo padrão 5G, com previsão para ser concluído em

2020. Incentivamos a pesquisa, testes e validações de conceitos e tecnologias para IoT no projeto Ina-tel Smart Campus, que conta com a participação de alunos, especialistas e parceiros. Somos o primeiro Crowdworking do Brasil, em parceria com a Erics-son e Telefónica Open Future, e também somos unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Ino-vação Industrial (Embrapii). Empresas que desejam desenvolver seu projeto em Sistemas de Comunica-ção Digital e Radiofrequência, área de atuaComunica-ção do Inatel, podem receber investimentos federais para Pesquisa e Desenvolvimento.

(4)

www.inatel.br/pos

2.1 Infraestrutura

O Inatel está localizado em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, e também tem uma unidade no complexo World Trade Center, em São Paulo, onde será a pós-graduação em IoT. O cam-pus em Minas oferece estrutura completa para seus diversos públicos, como alunos e egressos, pesquisadores e empreendedores. O Teatro Inatel está entre os maiores de Minas Gerais, e recebe shows de diversos portes. As instalações do campus ocupam 75 mil m². Mais de 40 laboratórios tecnológicos, entre os mais modernos do país.

Biblioteca com extenso acervo físico e digital, além de locais de convivência e

espaços para estudos.

O Smart Campus conta com tecnologias em IoT desenvolvidas pelo Inatel, parceiros e alunos. Sala de aula no WTC,

em São Paulo, tem capacidade para 40 alunos por turma.

(5)

www.inatel.br/pos

2.2 Mestrado

A instituição também possui um Mestrado em Telecomunicações que foi criado em 2001 com o apoio da Ericsson, usando os recursos da Lei de Informática do governo federal. O curso é voltado para profissio-nais das áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, Ciências da Computação e Tecnologia da Informação e habilita os alunos para o exercício de atividades científicas e de docência em ensino supe-rior, como também prepara para trabalhar com P&D dentro de empresas e centros de pesquisa. As áreas de pesquisa são:

• Análise de Desempenho de Redes • Antenas • Comunicações Ópticas • Eletromagnetismo Aplicado • Internet do Futuro • Rádios Cognitivos • Redes Cognitivas

• Sistemas de Comunicações Móveis de 5ª Geração • Sistemas de Comunicação Digital em Banda Larga • E-Health / Tecnologias para a Saúde

• Internet das Coisas

• Redes de Sensores e Redes Veiculares

2.3 CRR

O Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) do Inatel tem por objetivo estabelecer mecanis-mos que permitam ao país ocupar um posto impor-tante no segmento das telecomunicações, pesquisan-do, avaliando e desenvolvendo tecnologias e soluções que atendam às demandas da sociedade brasileira e às especificidades (demográficas, geográficas e eco-nômicas) nacionais. O CRR atua nas seguintes áreas:

• Pesquisa científica aplicada nas áreas voltadas para radiocomunicações.

• Inovação e desenvolvimento tecnológicos voltados para serviços e produtos.

• Capacitação de recursos humanos nas mais recentes tecnologias de radiocomunicações.

• Certificação de produtos e processos voltados para radiocomunicações.

2.4 Smart Campus

O projeto audacioso que o Inatel iniciou em 2016 prevê a transformação do campus em um labo-ratório vivo em que alunos e empresas poderão im-plantar soluções de automatização e conectividade que irão, não só facilitar a vida de quem trafega por ele, como também servir de vitrine para as tecnolo-gias que são desenvolvidas na instituição.

O projeto é composto por três ações: a implan-tação de uma rede convergente aberta que possa su-portar aplicações na área, a construção de uma casa inteligente para demonstração de projetos acadêmi-cos e um laboratório temático de IoT voltado para ex-perimentação prática.

(6)

Curso de Especialização em Internet das Coisas (IoT) 6

www.inatel.br/pos

Prêmio da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET) 2013 Prêmio Nacional Santander Universidades 2013 Guia do Estudante Prêmio Finep de Inovação 2012 Prêmio Nacional Santander Universidades 2015 Guia do Estudante Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2014 Prêmio Tele.Síntese “Destaques Inovadores” 2013

2.5 ICC

O Inatel também é desenvolvedor de soluções tecnológicas inovadoras para o mercado e conta com mais de 200 profissionais exclusivamente dedicados à transferência de tecnologia e qualificação dos produ-tos, serviços e processos de seus parceiros. São mais de 25 anos de sucesso no Brasil e no mundo. Com modernos laboratórios, estruturados para atender empresas de qualquer porte, o Inatel oferece as se-guintes soluções:

PD&I em Software: Engenharia de software em to-das as fases do projeto.

PD&I em Hardware: Desenvolvimento em todos os níveis de complexidade.

Educação Continuada: Cursos de extensão

(pre-sencial e a distância); Pós-graduação Lato Sensu; Cursos preparatórios para certificações. Todos os cursos podem ser customizados e oferecidos na mo-dalidade In company ou na sede do Inatel.

Ensaios e Calibração: Laboratório acreditado pela Cgcre (sob nº CRL 0303) e avaliado pela Anatel (Re-solução 442).

Consultoria: Conta com uma equipe especializada

para realizar projetos e auxiliar as empresas nas to-madas de decisões estratégicas com grande impac-to em resultados.

2.6 Prêmios

Em menos de cinco anos, fomos reconhecidos com prêmios nacionais de importantes segmentos:

(7)

Curso de Especialização em Internet das Coisas (IoT) 7

www.inatel.br/pos

3. Sobre o curso

tratamento da informação e de negócio. Integrando teoria e prática, o curso objetiva capacitar o aluno a desenvolver soluções completas em IoT.

Fornecer ao aluno uma ampla visão do mun-do da Internet das Coisas, incluinmun-do aspectos de har-dware, software, comunicação e também aspectos de

3.1 Objetivo

3.2 Público-Alvo

Nome: Estevan Marcelo Lopes Titulação: Doutor

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universi-dade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2013). Mes-tre em Engenharia de Telecomunicações pela Funda-ção Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) (2002). Especialista em Engenharia de Telecomunica-ções pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) (1999). Graduado em Engenharia Elétrica pela Funda-ção Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) (1992). Curso de extensão em Engenharia Biomédica na Jade University of Applied Science em Wilhelmsha-ven - Alemanha (2012). Curso de extensão em Simu-lação de Sistemas de Comunicação na Universidade

de Virginia Tech - EUA (2005). Atualmente é professor adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação, atuando também como coordenador adjunto dos cursos de Pós-Graduação de Redes e Sistemas de Tele-comunicações, Tv Digital e IPTV e Eletrônica Avançada da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Em 2005 participou do projeto de modula-ção inovadora MI-SBTVD. Possui artigos em congres-sos nacionais e internacionais. Na área de Engenharia Elétrica atua nos segmentos de filtragem adaptativa, comunicação digital, equalização, televisão digital e canais de comunicação.

3.1.1 Objetivos-específicos

• Conhecimento de Comunicação para IoT (Internet das Coisas)

• Conhecimento de Tecnologia das Informação para IoT  • Prototipagem Rápida de Soluções para IoT

Profissionais de Engenharia ,  Tecnolo-gia  ou com formação em área de Ciências Exatas,

interessados em adquirir conhecimentos na área de Internet das Coisas (IoT).

(8)

Curso de Especialização em Internet das Coisas (IoT) 8

www.inatel.br/pos

3.5 Relação de Disciplinas por Módulo, Cargas Horárias e Créditos

Sigla DiSciplina C. H.

iOT001 introdução à ioT e aplicações de ioT 08

iOT002 Fundamentos de Redes de comunicações Digitais 48

iOT003 Redes Tcp/ip e a internet 32

iOT004 Redes de Sensores 16

iOT005 padrões de redes de comunicação sem fio aplicáveis a ioT 24

iOT006 Soluções de comunicação para ioT 12

iOT007 protocolos de comunicação para ioT 24

iOT008 Segurança em ioT 16

iOT009 algoritmos, Estrutura de Dados 40

iOT010 arquitetura de computadores, Sistemas Microprocessados e Microcontrolados 24

iOT011 Sistemas Operacionais para ioT 40

iOT012 prototipagem rápida de soluções para ioT 52

iOT013 arquiteturas e Middleware para Smart places: conceitos, Tecnologias e Exemplos 12

iOT014 Banco de Dados para ioT 12

iOT015 Big Data e analytics em ioT 16

iOT016 Modelo de negócios e Design de Serviços para ioT 08

iOT017 Estudos de caso 08

iOT018 Metodologia científica 08

    400

3.4 Carga Horária

O curso possui uma carga horária total 400 horas, não computado o tempo para elaboração do

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), desenvolvidas segundo calendário específico para cada turma.

3.6 Ementas

IOT002 - Fundamentos de Redes de Comunicações Digitais

Funções e dispositivos que compõem uma rede de comunicações digitais; arquiteturas de redes; meios de transmissão e suas características; codificação de fonte; modulação digital e codificação de linha; es-palhamento spectral; OFDM; delimitação de quadro; controle de erro; controle de fluxo; topologias; ende-reçamento; comutação; múltiplo acesso; roteamento; controle de congestionamento.

IOT001 - Introdução à IoT e Aplicações de IoT

Definição; arquitetura; cadeia de valor; Aplicações de IoT: aplicações no ambiente industrial; carro conecta-do; smart energy; smart city; digital health; big data; aplicações na área de seguros; aplicações em identifi-cação e pagamento baseado em identifiidentifi-cação; óleo e gás; transporte; aplicações residenciais; edifícios inte-ligentes; agronegócio.

(9)

Curso de Especialização em Internet das Coisas (IoT) 9

www.inatel.br/pos

IOT003 – Redes TCP/IP e a Internet

Arquitetura TCP/IP e arquitetura da Internet; redes Ethernet; redes locais virtuais; endereçamento na In-ternet; roteamento IP; protocolos IP, TCP e UDP; proto-colos ICMP e ARP; principais protoproto-colos de aplicação; IPv6; técnicas de transição IPv4-IPv6.

IOT004 - Redes de Sensores

Introdução; aplicações; fatores que influenciam o pro-jeto de uma rede de sensores; camada física; controle de acesso ao meio; controle de erro; camada de rede; camada de transporte; camada de aplicação; sincro-nização; localização; gerenciamento de topologia; re-des de sensores multimídia.

IOT005 - Padrões de redes de comunicação sem fio aplicáveis a IoT

Redes WiFi (padrões a, b, g, n, ac, ad, ah, p, af); Redes WFAN (padrões WirelessHART, ISA 100.11a); redes WHAN (padrões ZigBee, Thread, Z-Wave, EnOcean); Redes WPAN (padrões Bluetooth, ANT+, MiWi, 6Lo-wPAN, Dash7); Proximity networks (padrão NFC); IEEE 802.15.4, IEEE 802.15.5 e IEEE 802.15.6.

IOT006 – Soluções de Comunicação para IoT

EC-GSM; LTE-M; NB-IoT; LoRaWAN; Sigfox; Telensa.

IOT007 – Protocolos de Comunicação para IoT

MQTT; XMPP; DDS; AMQP; CoAP; RESTful, oneM2M, IoT6, IoT-A, IPSO, U2IoT.

IOT008 - Segurança em IoT

Vulnerabilidades, ataques e contramedidas em IoT; Preservação da Privacidade em IoT; Confiança e Au-tenticação em IoT; Segurança de Dados em IoT.

IOT009 - Algoritmos, Estrutura de Dados

Variáveis, tipos de dados, operadores e expressões; Es-truturas de sequenciação: entrada e saída; EsEs-truturas de decisão; Estruturas de repetição; Modularização; Variáveis indexadas homogêneas e heterogêneas; Ar-quivos; Implementação em Linguagem C.

IOT010 – Arquitetura de Computadores, Sistemas Microprocessados e Microcontrolados

Conceituação de Sistemas Embarcados; Arquiteturas de Processadores Embarcados; A Arquitetura ARM; Acesso Direto à Memória; Avaliação de Desempenho: Speed-Up, Latência, Eficiência, Vazão; Diagramas Fun-cional e Físico de Computadores: Arquitetura Funcio-nal de Hardware, Processos, Software, Processadores SingleCore e MultiCore.

IOT011 - Sistemas Operacionais para IoT

Introdução aos sistemas embarcados; Softwares em Sistemas Embarcados; Fundamentos de sistemas operacionais; Sistemas Operacionais em Tempo Real: Introdução, Gerenciamento de Tarefas, Gerenciamen-to de Filas de Mensagens, GerenciamenGerenciamen-to de Inter-rupções, Gerenciamento de Recursos, Gerenciamento de memórias, Input/Output; Linux para IoT; Exemplos de Sistemas Operacionais em Tempo Real:  Contiki, Free RTOS, NUTTX, QP, RIoT.

IOT012 - Prototipagem rápida de soluções para IoT

Programação Python. Plataformas de Hardware para  IoT: Arduino e Genuino 101, Raspberry  Pi, Be-agleBone Black, Electric  Imp e Momote; Sensores: aceleração e inclinação, elétricos e magnéticos, nível, força, peso, pressão e fluxo, químicos, som e  vibração, umidade e  temperatura, movimento e velocidade, posição, geoposição e    proximidade, ópticos; Atua-dores: indicadores luminosos,  comutadores, moto-res, válvulas - proporcionais ou liga/desliga; Platafor-mas de Software para IoT: Microsoft, IBM, Amazon, GE;  Prototipagem de um sistema de baixa complexidade.

(10)

Curso de Especialização em Internet das Coisas (IoT) 10

www.inatel.br/pos

IOT015 - Big Data e Analytics em IoT

Descriptive analytics; Diagnostic analytics Exploratory analytics; Predictive analytics; Prescriptive analytics.

IOT016 - Modelo de Negócios e Design de Serviços para IoT

Conceitos Básicos; Modelo de informação na IoT: modelo de entidade, modelo de recurso, modelo do service; Framework de Modelo de Negócio para IoT; Fases e componentes de um modelo de negócio para IoT; Importância da validação das suposições no mo-delo de negócio; Ferramentas de análise das fases do modelamento de negócios; Smart Data Pricing (SDP) em IoT; Estudos de caso.

IOT017 - Estudos de Caso

Apresentação de estudos de caso sobre IoT.

IOT018 - Metodologia Científica

Pesquisa Científica. Pesquisa Bibliográfica. Texto Científico.

*As disciplinas podem sofrer alterações sem aviso prévio.

IOT013 - Arquiteturas e Middleware para Smart Places: Conceitos, Tecnologias e Exemplos

Web services e anotação semântica para Internet das coisas. Computação em nuvem, virtualização, funções virtuais de rede e infraestruturas virtuais para Internet das coisas. Smart objects e topologias virtuais. Con-trole de acesso de serviços e recursos. Descoberta de dispositivos.  Redes definidas por software para In-ternet das coisas. Gerência de rede para InIn-ternet das coisas. Redes autonômicas e centradas em conteúdo para Internet das coisas. Exemplos de arquiteturas e middlewares: SENSEI, SmartSantander, FIWARE, DIAT, OpenIoT, ALMANAC, IoT-A, OneM2M, HPE.

IOT014 - Banco de Dados para IoT

Conceitos, definição e aplicação de Banco de Dados; Modelagem de dados; Mecanismos de acesso e con-sulta; Introdução ao uso de BD orientado a documen-tos: conceito, vantagens, desvantagens, instalação e manipulação. Exemplos de BD para IoT: MongoDB, Redis, DynamoDB, Voldemort, HBase.

3.7 Controle de Frequência

O aluno deve frequentar pelo menos 75% (se-tenta e cinco por cento) das atividades presenciais em cada módulo, com controle de presença feito pelo professor da disciplina.

3.8 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O aluno deve desenvolver, sob orientação de um professor designado pela coordenação do curso, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme artigo específico do regulamento do curso.

(11)

Curso de Especialização em Internet das Coisas (IoT) 11

www.inatel.br/pos

3.9 Certificação

O certificado de conclusão do curso é emitido pelo INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações, após o aluno ter completado todos os créditos com o aproveitamento mínimo definido no regulamento do curso e ter sido aprovado em seu Trabalho de Conclu-são de Curso (TCC).

O certificado do curso é registrado pela Seção de Registros Acadêmicos do Instituto, onde é depo-sitada e controlada toda a documentação referente ao mesmo.

3.10 Local e Horário

Unidade Inatel São Paulo

Av. das Nações Unidas, 12551 - 18º andar - conj. 1811/1812 World Trade Center São Paulo

• Aulas às sextas: 19h às 23h e aos sábados: 8h00 às 12h / 13h00 às 17h.

• Aula Inaugural: 11/03/2017 – local (INATEL – Santa Rita do Sapucaí)

• Início das aulas: 01/04/2017

• Aulas quinzenais com pelo menos 1 sábado livre ao mês. *Sujeito a alterações.

3.11 Tabela de Preços

Matricula até

20/12/2016 21/12/2016 a 24/02/2017 Após 24/2/2017 Valor do Curso Com desconto + 9% de desconto + 7% de desconto + 5% de desconto A vista (20% de desconto) R$ 28.800,00 R$ 23.040,00 R$ 20.966,40 R$ 21.427,20 R$ 21.888,00 1 +1 (10% de desconto) R$ 28.800,00 R$ 25.920,00 R$ 23.587,20 R$ 24.105,60 R$ 24.624,00 24 vezes de R$ 1200,00 R$ 28.800,00 R$ - R$ 1.092,00 R$ 1.116,00 R$ 1.140,00

*Desconto aplicado para pagamentos em até cinco dias úteis após a emissão do boleto.

**Ex-alunos graduados pelo Inatel possuem 50% de desconto no curso. Para outras opções de desconto entre em contato conosco.

3.12 Inscrição

Para efetuar a inscrição no curso, é preciso pre-encher o formulário de inscrição localizado no site: www.inatel.br/pos e enviar a documentação necessá-ria para o e-mail: pos@inatel.br

(12)

35

3471-9292

pos@inatel.br

Instituto Nacional de Telecomunicações

Av. João de Camargo, 512 - Santa Rita do Sapucaí

Minas Gerais - Brasil - CEP 37540-000

www.inatel.br/pos

Referências

Documentos relacionados

1º Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Computação, Engenharia

Sistema de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Sistemas para Internet e Ciência da Computação,

In particular, this course unit aims the understanding of the different costing systems, the methods used for analysis and indirect costs allocation and the various applications of

SIM, AS MANDALAS SÃO USADAS HÁ SÉCULOS COMO FORMA DE MELHORAR A CONCENTRAÇÃO E APRESENTAM BENEFÍCIOS REAIS. AJUDANDO ASSIM A MELHORAR A QUALIDADE

Procedimentos, dicas práticas e sistema centralizado de aquisições da ONU (UNGM - United Nations Global Marketplace). • Apresentações das agências da

Assim, percebe-se que edições de caráter conservador em que se têm um nível moderado de mediação do editor são úteis para uma gama significativa de leituras, pois permite ao

Docente Estruturante do Curso de Graduação em ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, modalidade Bacharelado, vinculado ao Departamento de Engenharia e Computação, conforme

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO 4 Fundamentos de Engenharia de Computação Obrigatória ENGENHARIA ELÉTRICA 3 Computação e Matemática Aplicada Optativa ENGENHARIA MECÂNICA 3