• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO FUNDO DISTRITAL E DO FUNDO DE RESERVAS DO DISTRITO 4770 DE ROTARY INTERNATIONAL CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO FUNDO DISTRITAL E DO FUNDO DE RESERVAS DO DISTRITO 4770 DE ROTARY INTERNATIONAL CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO FUNDO DISTRITAL E DO FUNDO DE RESERVAS DO DISTRITO 4770 DE ROTARY INTERNATIONAL

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO

ARTIGO 1º - O FUNDO DISTRITAL do Distrito 4770 do Rotary International (RI) é um fundo estabelecido conforme o Regimento Interno de RI em sua Seção de Finanças do Distrito e complementado pelas recomendações contidas no “Manual de Procedimentos de Rotary International”.

ARTIGO 2º - O FUNDO DE RESERVAS do Distrito 4770 é um fundo criado no Distrito 4770 para dar sustentação e funcionamento ao Distrito 4770 em seu aspecto financeiro.

CAPITULO II DO FUNDO DISTRITAL

ARTIGO 3º - A finalidade do FUNDO DISTRITAL será o custeio de:

01 – cobrir despesas com treinamentos dos dirigentes de clubes, tais como PETS, GATS, Assembleia Distrital, Seminários, Fóruns, Conferência Distrital, bem como os programas estruturados de RI;

02 - cobrir despesas com treinamentos do Governador Eleito e Governador Indicado, quando as mesmas não forem pagas por Rotary International;

03 – custear as viagens oficiais de dirigentes distritais com hospedagem, refeição e combustível, onde as viagens deverão ter um Relatório com a quilometragem, o destino e objetivos das mesmas;

04 – custear as passagens, hospedagem, refeições e locomoção para eventos distritais de palestrantes;

05 – ressarcir as despesas oficiais dos Governadores Assistentes, com viagens, alimentação, hospedagem e seguro de vida;

06 - pagar auditoria contábil do balanço financeiro do exercício findo;

07- pagar despesas contábeis da Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770, da Associação de Rotary Clubs do Distrito 4770 de Rotary International e da conta do Intercâmbio de Jovens YEP;

08 - transferir 8% do total arrecadado do Fundo Distrital em cada exercício, para o FUNDO DE RESERVAS do Distrito 4770.

ARTIGO 4º - Os recursos financeiros fornecidos diretamente pelo RI ao Governador, para despesas com visitas oficiais, secretaria, cartas mensais, despesas com comunicação, seguro de vida e veículo para Governador e Coordenadora Distrital e seguro de vida para seus Governadores Assistentes, ficarão totalmente separados do FUNDO DISTRITAL, porquanto cabe ao Governador e tão somente a ele, a administração de tais recursos, deles prestando contas ao RI através dos formulários e relatórios apropriados.

ARTIGO 5º - O Fundo Distrital terá duração por tempo indeterminado e será administrado pela Diretoria da Associação de Rotary Clubs do Distrito 4770 de Rotary International, através de seu Presidente e Tesoureiro, sendo fiscalizado e auditado pela Comissão de Finanças e Fiscal da

(2)

Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770 e também pelo conselho fiscal da Associação de Rotary Club do Distrito.

CAPÍTULO III

DA CONSTITUIÇÃO DO FUNDO DISTRITAL

ARTIGO 6º - O numerário para a constituição do FUNDO DISTRITAL será providenciado por todos os clubes do Distrito 4770, através da cobrança de uma taxa a ser paga pelos respectivos associados aqui denominados de “per capta” distrital.

PARÁGRAFO 1º - A taxa “per capta” para o FUNDO DISTRITAL é independente das quotas “per capta” para o RI, aquelas que são semestrais dos clubes e a adicional de representação dos clubes no Conselho de Legislação.

PARÁGRAFO 2º - Anualmente, e de acordo com um orçamento detalhado, o valor da taxa para o FUNDO DISTRITAL será determinada em Assembleia Geral dos Clubes para o período rotário seguinte, e somente após obter a aprovação de pelo menos ¾ (três quartos) dos Presidentes dos Rotary Clubs do Distrito 4770 ou seus representantes legais presentes na Assembleia.

PARÁGRAFO 3º - O Presidente do Rotary Club em exercício poderá se fazer representar pelo Presidente eleito do ano rotário seguinte ou outro membro do Rotary Club, desde que seja outorgado um Instrumento de Mandato com poderes especiais e específicos para votar em Assembleia Geral em nome do Clube. A referida procuração deverá fazer parte integrante da Ata da Assembleia Geral, sendo que o representante que não possuir o referido instrumento poderá participar da Assembleia, mas não poderá votar.

PARÁGRAFO 4º - O orçamento detalhado, a que se refere o parágrafo 2º do artigo 6º, indicando as receitas e despesas previstas em reais no período seguinte, a fim de atender aos itens do artigo 3º deste Regulamento, será elaborado pelo Governador Eleito e apresentado aos clubes pelo menos 30 dias antes da Assembleia Geral da Associação de Rotary Clubs do Distrito 4770 de Rotary International.

PARÁGRAFO 5º - Em vista da arrecadação do FUNDO DISTRITAL, fica explicito que, dos participantes da Conferência Distrital, Assembleia Distrital de Treinamento, dos Fóruns e de outros eventos distritais não será cobrada taxa de inscrição, nem outra, análoga, sendo que as despesas de transporte, hotéis e refeições, ficarão a cargo dos rotarianos participantes.

PARÁGRAFO 6º - Só poderão gozar da isenção da taxa de inscrição nos eventos citados no parágrafo 5º, os rotarianos de clubes que estejam em dia com o pagamento do FUNDO DISTRITAL.

CAPÍTULO IV

DA TAXA PER CAPTA DISTRITAL

ARTIGO 7º - Conforme o Regimento Interno do RI, o pagamento da taxa “Per capta” Distrital é obrigatório para todos os Rotary Clubs do Distrito.

ARTIGO 8º - O pagamento dessa taxa será dividido em doze (12) parcelas iguais, que deverão ser pagas sucessivamente até o dia 10 de cada mês, sendo que a parcela do mês de junho será paga até o dia 20 de junho.

PARÁGRAFO 1º - Nas parcelas mensais será considerado o número de associados de cada clube, no último dia do mês anterior, multiplicado pelo valor da taxa per capta, aprovada pelos

(3)

PARÁGRAFO 2º - Os pagamentos pelos clubes da Per capta Distrital serão efetivados por Boleto Bancário, impresso pelos clubes através do Site do Distrito 4770 ou encaminhados pela Governadoria.

ARTIGO 9º - Ao final do ano rotário o Governador deverá encaminhar ao seu sucessor um Relatório constando as inadimplências dos clubes com relação a taxa distrital para que o mesmo exija o pagamento por parte dos clubes devedores, devendo esses valores recebidos serem incorporados ao Fundo Distrital do exercício atual.

PARAGRAFO 1º - O Governador notificará o Escritório Central do RI quanto aos clubes que deixarem de pagar a taxa distrital por 06 (seis) parcelas consecutivas ou não, após o que o Conselho Diretor do RI suspenderá os serviços prestados pela instituição aos clubes inadimplentes, até que as taxas atrasadas sejam pagas, conforme os termos do Regimento Interno do Rotary International.

PARÁGRAFO 2º - Nenhuma parcela do FUNDO DISTRITAL será utilizada para cobrir despesas com festividades de transmissão de cargos.

PARÁGRAFO 3º - Considerando que, pelas normas vigentes, as doações para a Fundação Rotária devem ser espontâneas, nenhuma parcela do Fundo Distrital será destinada à Fundação. PARÁGRAFO 4º - O Governador, em exercício, deverá utilizar os recursos do FUNDO DISTRITAL para a Conferência Distrital de tal forma que os disponíveis cubram as despesas mínimas normais recomendadas por Rotary International, para a realização de um evento digno e festivo, com a participação de todos os rotarianos dos clubes em dia com o FUNDO DISTRITAL. Programações extraordinárias como shows, bailes, jantar e sorteios, a critério do Governador em exercício, deverão ter patrocinadores, que isentem o FUNDO DISTRITAL de qualquer despesa.

CAPÍTULO V

DA ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO DISTRITAL

ARTIGO 10º - A Comissão de Finanças e Fiscal da Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770 é a auditora e fiscalizadora de todos os valores do FUNDO DISTRITAL nos diversos aspectos operacionais e burocráticos, inclusive com a tarefa de rever e analisar as despesas dos programas, eventos e outros gastos mencionados no orçamento anual.

ARTIGO 11º - O recurso financeiro arrecadado pelo FUNDO DISTRITAL será mantido em uma conta bancária em nome da Associação de Rotary Clubs do Distrito 4770 de Rotary International e sendo que 8% deste total serão repassados mensalmente ao Fundo de Reservas, em conta bancaria em nome da Associação dos Governadores do Rotary Distrito 4770.

ARTIGO 12º - Havendo superávit (saldo positivo) do FUNDO DISTRITAL ao final do Ano Rotário, o mesmo será transferido para o Fundo de Reservas do Distrito 4770 e as contas a receber serão repassadas para o ano rotário seguinte.

CAPÍTULO VI

DOS BALANCETES E BALANÇOS

ARTIGO 13º - O Tesoureiro Distrital apresentará, trimestralmente, à Comissão de Finanças e Fiscal da Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770, um Balancete analítico constando as receitas e despesas do período para simples acompanhamento e orientação.

(4)

PARÁGRAFO 1º - Os balancetes trimestrais do FUNDO DISTRITAL, bem como seu balanço anual, serão distintos dos documentos análogos da Governadoria (verba do RI), de modo que nos balancetes e no balanço do FUNDO DISTRITAL não constarão rubricas referentes à verba da Governadoria oriunda de RI.

PARÁGRAFO 2º - Ao final do ano rotário o Tesoureiro Distrital deverá apresentar o balanço anual e final, com a assinatura dele e do Governador, acompanhado de todos os comprovantes de receitas e despesas, para apreciação da Comissão de Finanças e Fiscal da Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770, que emitirá parecer para posterior aprovação em Assembleia da Associação de Rotary Clubes do Distrito 4770 de Rotary International, que ocorrerá durante a Conferência Distrital e em seguida será divulgada para todos os Clubes do Distrito.

PARAGRAFO 3º - A Prestação de Contas deverá ser apresentada em forma mercantil, especificando-se as receitas e as despesas, com o respectivo saldo, instruídas com os documentos justificativos, contas estas que devem retratar fielmente a sequência das operações de receitas e de despesas, pela ordem cronológica da sua ocorrência, demonstrando-se, coluna por coluna, as receitas e os pagamentos e a indicação do saldo, tudo com minuciosa discriminação de créditos e débitos, acompanhada de uma auditoria independente e contendo certidões negativas de todos os órgãos públicos relativos ao pagamento de impostos e taxas devidas pela referida Associação de Clubes.

PARAGRAFO 4º - A Comissão de Finanças e Fiscal poderá desconhecer qualquer documento apresentado, e que não esteja dentro das normas exigidas, como qualidade das cópias, datas, finalidade da despesa, falta de quitação ou justificativas.

PARÁGRAFO 5º - O Governador em exercício findo e o Tesoureiro Distrital apresentarão à Comissão de Finanças e Fiscal da Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770 a movimentação financeira da verba recebida de Rotary International.

PARÁGRAFO 6º - Caberá à Comissão de Finanças e Fiscal da Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770, analisar e emitir parecer a respeito da prestação de contas do Programa de Intercâmbio de Jovens, do ano encerrado.

CAPÍTULO VII

DA FISCALIZAÇÃO

ARTIGO 14º - Uma auditoria contábil da prestação de contas será providenciada e custeada pelo FUNDO DISTRITAL que deverá estar concluída num prazo máximo de 60 dias, após o término do mandato, acompanhando a prestação de contas do exercício findo.

PARAGRAFO 1º - A referida auditoria deverá ser realizada por profissional devidamente inscrito no Conselho Regional de Contabilidade e em hipótese alguma poderá ser rotariano ou pertencer ao universo rotário, bem como não poderá ter qualquer parentesco até 3º grau com o Governador em exercício findo.

PARAGRAFO 2º – Após o parecer conclusivo da Comissão de Finanças da Associação de Governadores (ASGOV) referente a Prestação de Contas do Fundo Distrital, o processo será encaminhado ao Conselho Fiscal da Associação de Rotary Clubs do Distrito 4770 de Rotary International, que deverá, apresentar com o mínimo de 30 (trinta) dias de antecedência o PARECER apontando para a aprovação e/ou a rejeição das contas que serão submetidas a apreciação da Assembleia Geral da referida Associação.

(5)

DO FUNDO DE RESERVAS CONSTITUIÇÃO E FINALIDADE

ARTIGO 15º - O FUNDO DE RESERVAS será constituído pelo repasse de percentual do total arrecadado pelo FUNDO DISTRITAL conforme item 8 do artigo 3º deste Regulamento, sendo que o referido fundo, o qual será administrado única e, exclusivamente, pela Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770 em conta bancaria em nome da Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770.

PARÁGRAFO 1º - O FUNDO DE RESERVAS será acrescido ainda por superávits de eventos rotários, rendimentos financeiros, eventuais doações, subvenções, legados e outras contribuições em geral, efetivadas pelos próprios rotarianos ou por outras pessoas físicas e/ou jurídicas e pelos bens que, por qualquer meio adquirir mediante autorização expressa da Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770.

PARAGRAFO 2º - A finalidade do FUNDO DE RESERVAS será dar segurança e estabilidade financeira ao Distrito 4770.

PARAGRAFO 3º - Os recursos do FUNDO DE RESERVAS poderão ser usados a título de empréstimo para suprir as despesas iniciais do Governador Eleito do Distrito 4770 com o inicio dos preparativos para o exercício da governadoria. Qualquer valor liberado para o referido Governador será garantido por um titulo de crédito, modalidade Nota Promissória com emissão pessoal do Governador eleito e o aval de seu Tesoureiro em favor da Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770, sendo que o referido titulo de crédito não poderá ser endossado, nem transferido a terceiros. O referido credito será liberado sempre no mês de janeiro e com vencimento no mês de dezembro do mesmo ano, livre de juros ou taxas até o seu vencimento, sendo que qualquer liberação antecipada deverá ser aprovada pela Diretoria da Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770 de Rotary International.

PARAGRAFO 4º - Para a liberação deste crédito o Governador eleito deverá apresentar oficio solicitando o valor, acompanhado do orçamento total de seu ano de governadoria, com 60 dias de antecedência da data da liberação. O valor a ser liberado será avaliado e aprovado pela Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770.

PARAGRAFO 5º - Os recursos do FUNDO DE RESERVAS também poderão ser utilizados para suprir os custos de administração do referido fundo.

CAPÍTULO IX

DA VARIAÇÃO PATRIMONIAL E DAS RESERVAS FINANCEIRAS (FUNDO DE RESERVAS)

ARTIGO 16º - Respeitadas as cláusulas de inalienabilidade das doações ou legados, os atos que implicarem renúncia de direitos, alienação ou sujeição a ônus dos bens imóveis ou títulos de renda a cargos do FUNDO DE RESERVAS ficarão obrigados à prévia aprovação e autorização da Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770 de Rotary International.

ARTIGO 17º - A fim de atender às suas finalidades, o FUNDO DE RESERVAS poderá recorrer aos rendimentos do seu patrimônio, mas a utilização de recursos financeiros do fundo, sob qualquer forma, somente será possível observada à norma prevista no artigo anterior, sem prejuízo de outras precauções legais.

(6)

ARTIGO 18º - Os legados, doações e subvenções, além da devida contabilização, serão registrados em livro próprio e aplicados sempre no aumento do patrimônio do FUNDO DE RESERVAS.

CAPÍTULO X

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

ARTIGO 20º - Este Regulamento decorre da necessidade de um gerenciamento regular e transparente dos valores recebidos pela Governadoria do Distrito 4770 e foi celebrado entre a Associação de Rotary Clubes do Distrito 4770 de Rotary International e a Associação de Governadores do Rotary Distrito 4770.

ARTIGO 21º - Este Regulamento somente poderá ser modificado através de Resolução de Procedimento que seja aprovado por três quartos (3/4) dos clubes presentes nas Assembleias Gerais das duas Associações descritas neste Regulamento.

ARTIGO 22º - Os casos omissos neste Regulamento serão analisados, preliminarmente, pelo Governador em exercício, que os submeterá à apreciação das Associações do Distrito 4770 para a deliberação destes “ad referendum” das Assembleias Gerais.

ARTIGO 23º - O não cumprimento total ou parcial das disposições deste Regulamento ensejará responsabilidade do Governador em exercício, caso ocorra ações fiscais, legais, jurídicas ou criminais que importem ônus para o Distrito 4770 ou a Rotary International.

Assembleia Extraordinária

ARTIGO 24º - Este Regulamento foi aprovado na Assembleia Extraordinaria da Associação de Rotary Clubs do Distrito 4770 de Rotary International, ocorrida em 23 de setembro de 2017, na cidade de Caldas Novas – Goiás.

Silvio Luís Ribeiro Presidente 2017-2018

Leandro César Pinheiro Romano Secretário do Distrito 2017-2017

Robson Neves Canedo – 0AB 34721 Assessor Jurídico

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo Primeiro - Pelos serviços de custódia dos ativos financeiros e valores mobiliários e tesouraria da carteira do FUNDO, o CUSTODIANTE fará jus a uma remuneração anual

Parágrafo 2º - O FUNDO poderá aplicar em FIs cujas carteiras, eventualmente, estejam concentradas em poucos emissores, o que pode expor os cotistas ao risco de