• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO Nº. 002/2015 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DE RORAIMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO Nº. 002/2015 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DE RORAIMA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CONCURSO Nº. 002/2015

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DE RORAIMA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Roraima, INSTITUIÇÃO DE

DIREITO PRIVADO, nos termos da lei civil, por intermédio da Comissão Permanente de

Licitação – CPL torna público, para conhecimento dos interessados, que na data, horário e local, a seguir especificados fará realizar licitação modalidade CONCURSO, que será regida pela RESOLUÇÃO SENAC nº 958/2012, de 18/09/2012, obedecendo aos termos e às condições estabelecidas neste ato convocatório.

1 - DO OBJETO

1.1 - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Departamento Regional em Roraima, com a finalidade de estimular a produção fotográfica, incentivar as artes, retratando a importância da sustentabilidade, do meio ambiente e da responsabilidade social na educação, estabelece as normas para realização e participação no III PRÊMIO SENAC RORAIMA

DE FOTOGRAFIA.

2 - DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO

2.1 - O Prêmio Senac Roraima de Fotografia é um concurso fotográfico instituído pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac/RR, para premiar a produção fotográfica, incentivar as artes, retratando a importância da sustentabilidade, do meio ambiente e da responsabilidade social na educação.

3 - DO TEMA

3.1 - O III Prêmio Senac Roraima de Fotografia premiará os trabalhos que melhor abordem o tema:

3.1.1 – Sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social na educação profissional; 3.1.2 – Tema livre.

3.1.2.1 – O tema Livre é exclusivo para a categoria amador.

4 - DAS CATEGORIAS

4.1- O III Prêmio Senac Roraima de Fotografia contemplará 2 (duas) categorias, a saber: 4.1.1 – Profissional: para a melhor fotografia inscrita, produzida por fotógrafo profissional e que melhor retrate o tema proposto no item 3.1.1 deste regulamento.

4.1.2 – Amador: para a melhor fotografia inscrita, e que melhor retrate um dos temas propostos no item 3.1 deste regulamento.

5 – DOS TRABALHOS SELECIONADOS

5.1 – As melhores fotografias selecionadas serão utilizadas em exposições e livros, de acordo com os critérios da Comissão Organizadora. Ao autor é facultada a presença nas exposições que acontecerão em virtude das atividades pedagógicas e sociais do Senac Roraima. Será assegurado o crédito do profissional em seus trabalhos.

6 - DAS CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO

6.1 – A participação no presente concurso é voluntária e gratuita, e implica a aceitação total e irrestrita dos termos e condições do presente regulamento.

(2)

6.2 - Poderão participar do III Prêmio Senac Roraima de Fotografia os fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros ou estrangeiros residentes no Estado de Roraima, a partir dos 16 anos completos no ato da inscrição.

6.3 – Poderão ser inscritas no III Prêmio SENAC Roraima de Fotografia imagens produzidas entre 19 de setembro de 2015 a 30 de janeiro de 2016.

6.4 – As inscrições de menores de 18 (dezoito) anos somente serão aceitas mediante autorização dos pais ou representante legal expressa na Ficha de Inscrição (Anexo 2 deste regulamento).

6.5 – Os participantes devem ser pessoas físicas e deverão inscrever até duas fotografias, sob pena de desclassificação.

6.6 – Os trabalhos inscritos no Concurso deverão ser inéditos, não sendo permitida nenhuma veiculação anterior tanto em forma impressa (livros, jornais, revistas, peças gráfica) quanto em formato eletrônico (CDs, DVDs, E-books, sites, mídia on-line, etc.).

6.7 – Cada trabalho deve ser entregue em 1 (um) envelope, contendo o material impresso e o digital, acompanhados da ficha de inscrição (anexo 1 do regulamento), devidamente preenchida e assinada pelo autor.

6.7.1 – No momento da inscrição, o candidato deverá anexar cópia dos seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de residência e registro profissional (para os profissionais). 6.7.2 - Autores com mais de um trabalho inscrito, deverão entregar o material separadamente, ou seja, cada trabalho em um envelope e CD distintos.

6.8 – A ficha de inscrição e os trabalhos deverão ser entregues na Central de Atendimento da Sede do Senac, Centro de Educação Profissional Ministro Ernane Galvêas na Av. Major Williams, 2084, bairro São Francisco em horário comercial.

6.9 - Não serão aceitos trabalhos encaminhados pelos Correios.

7 – DAS INSCRIÇÕES E DOS PRAZOS

7.1 – As inscrições serão entre 19 de setembro de 2015 a 30 de janeiro de 2016,

respeitando o horário comercial do Senac, de 8h00min às 12h00min e 14h00min às 18h00min, de segunda a sexta-feira.

7.3 – Cada participante só poderá se inscrever em apenas 01 (uma) categoria, sob pena de desclassificação.

7.4 – Não serão aceitas as inscrições que não atendam aos requisitos deste regulamento. 7.5 – As fotografias danificadas que não permitirem a avaliação da Comissão Julgadora serão previamente desclassificadas, durante o processo de triagem.

7.6 – Sendo o fotografado menor de 18 anos, a autorização deverá ser preenchida e assinada pelo responsável legal.

7.7 – As inscrições que apresentarem dados incorretos, incompletos ou inverídicos serão automaticamente desclassificadas, durante o processo de triagem.

7.8 – É vedada a inscrição de participantes:

7.8.1 – Que sejam colaboradores do Senac, Sesc, Fecomércio e/ou que tenham com eles vínculos familiares consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau. 7.8.2 – Que estejam prestando serviço ao Senac e/ou que tenham com eles vínculos familiares consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

7.8.3 – Que tenham vínculos familiares consanguíneos, ou afins, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, com membros de órgãos parceiros e apoiadores do concurso.

7.8.4 - Qualquer membro da Comissão Organizadora, da Comissão de Seleção e Premiação, bem como de seus cônjuges, ascendentes, descendentes ou colaterais, até o terceiro grau, ou de quem quer que de uma maneira ou de outra esteja envolvido com a realização do Concurso, inclusive funcionários do SENAC/RR.

(3)

8 - DOS FORMATOS DOS TRABALHOS

8.1 – São exigidos 1 (um) original e 1 (uma) cópia digitalizada em CD ou DVD. As fotografias devem ser em papel fotográfico brilhante, no tamanho de 20 cm por 30 cm.

8.2 – O concorrente poderá participar com fotografias produzidas por qualquer tipo de câmera, incluídas as câmeras de película, digitais e artesanais de todos os formatos.

8.3 – Os concorrentes deverão enviar suas fotografias em arquivos digitais de alta resolução, na extensão JPEG.

8.4 – Somente será aceita a fotografia se acompanhada no formato digital, de acordo com as definições expressas no item 8.3. Mesmo as fotografias originalmente produzidas com câmeras de películas ou câmeras artesanais deverão ser digitalizadas e tratadas pelos autores, antes de serem encaminhadas por CDs ou DVDs com a inscrição no III Prêmio Senac de Fotografia.

8.5 – Cada fotografia inscrita deve ser acompanhada de um título e um breve texto descrevendo-a para fins de publicação em livro.

9 - DA AUTORIA DOS TRABALHOS E DOS DIREITOS DO AUTOR

9.1 – Os Direitos de Uso dos trabalhos premiados e/ou selecionados serão cedidos automaticamente para o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Roraima (SENAC/RR) por um período de 24 meses após a divulgação do resultado.

9.2 - Para fins institucionais, independentemente de qualquer formalização, o SENAC/RR poderá utilizar os trabalhos selecionados livremente em seu material de divulgação no país e no exterior, sempre fazendo menção ao autor.

9.3 - Nos casos dos vencedores menores de idade, o termo de cessão de Direitos de Uso dos trabalhos (Anexo 4 deste regulamento) deverá ser preenchido e assinado pelo responsável legal.

9.4 - Caso a obra contenha imagens de pessoas em destaque e/ou retratos, assim como de objetos de propriedade de terceiros ou de obras intelectuais, o autor deverá anexar à ficha de inscrição o termo de autorização (anexo 3 deste regulamento) firmado com o titular dos direitos relativos à imagem e/ou obra intelectual reproduzida no trabalho inscrito.

9.5 - Inscrições de obras nas condições descritas acima que não sejam acompanhadas do devido termo de autorização poderão ser desclassificadas a critério da Comissão de Seleção e Premiação.

10 – DOS CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

10.1 – Serão desclassificados os trabalhos que apresentarem as características abaixo, com vistas a garantir a homogeneidade da avaliação da comissão julgadora sobre a produção do(s) concorrentes(s):

10.1.1 – Apresentarem rasuras ou defeitos;

10.1.2 – Utilizarem os símbolos nacionais (bandeira, selo, brasão, armas); 10.1.3 – Utilizarem logomarcas governamentais ou de qualquer natureza; 10.1.4 – Utilizarem imagens registradas;

10.1.5 – Utilizarem imagens que identifiquem órgãos ou ações dos Governos Federal, Estadual e/ou Municipal;

10.1.6 – Utilizarem imagens de fotos de concursos anteriores;

10.1.7 – Utilizarem imagens de natureza apelativa (caveiras, caixões, cemitérios, pessoas fazendo uso de drogas, armas) e/ou imagens violentas e preconceituosas; 10.1.8 – Apresentarem textos (identificação, data, entre outros) inseridos digitalmente e/ou manualmente na foto;

(4)

10.1.9 – Sofrerem alterações e/ou inserções digitais por meio de programas de edição; 10.1.10 – Forem entregues dobradas, com clipes e grampos;

10.1.11 – Não observarem o disposto nos demais capítulos deste regulamento. 10.1.11.1 – Não serão aceitas e, por conseguinte, eliminadas, as fotografias que já tenham sido publicadas e/ou premiadas em outros concursos.

11 - DA ESCOLHA DOS VENCEDORES DAS CATEGORIAS

11.1 – Os trabalhos serão apreciados por um júri formado por profissionais, sendo 1 (um) representante do Sindicato dos Fotógrafos Profissionais e Autônomos do Estado de Roraima (Sindifoto), 1 (um) do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR), 1 (um) representante da Federação do Comércio, 1 (um) representante do Serviço Social do Comércio (SESC) e 1 (um) representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

11.2 – A Comissão Julgadora avaliará as fotografias com base na criatividade na escolha do título da fotografia apresentada, na nitidez da imagem, na composição da imagem e nível de dificuldade em obtenção da imagem.

11.3 - As notas concedidas a cada um deles devem variar de 0 (zero) a 10 (dez) pontos sendo admitidas frações de apenas 0,5 (meio) ponto.

11.4 - Os trabalhos que não apresentarem qualidade de reprodução ou de leitura e que não permitam uma avaliação criteriosa serão eliminados.

11.5 - Serão considerados vencedores os trabalhos mais bem pontuados de cada uma das categorias, dentro do tema admitido nesse regulamento.

11.6 - A Comissão Julgadora será presidida por um dos seus membros escolhido na reunião de instauração. O Presidente do Jurí terá o poder de decisão quando ocorrer empate entre concorrentes em qualquer uma das categorias.

11.7 – O resultado será divulgado no dia 21 de março de 2016.

12 - PREMIAÇÃO

12.1 - O valor indicado como prêmio representa numerário bruto (sem a dedução do imposto de renda), sendo que será depositado para o vencedor o valor líquido (com a devida dedução), conforme dados a seguir¹: ¹O candidato deve observar que receberá o valor do prêmio após a dedução dos impostos, ou seja, o valor do prêmio representa numerário se a dedução, que ocorrerá no ato do depósito.

12.1.1 - Para o vencedor (apenas o primeiro colocado) da categoria profissional: R$3.000,00 (três mil reais).

12.1.2 - Para o vencedor (apenas o primeiro colocado) da categoria amador: R$2.000,00 (dois mil reais).

12.1.3 - Do segundo ao terceiro lugar de cada categoria será entregue uma menção honrosa. 12.2 - Os prêmios serão pagos por meio de crédito em conta bancária cujo titular seja o vencedor, ou cheque nominal.

12.2.1 – Caso o vencedor seja menor de idade, a premiação será creditada ao responsável legal.

12.3 – O entrega do prêmio será divulgado no mês de março, em dia ainda não definido, e a ser divulgado no site www.rr.senac.br.

13 – CALENDÁRIO RESUMIDO DA PREMIAÇÃO

13.1 – Inscrições: de 19 de setembro de 2015 a 30 de janeiro de 2016.

13.2 – Avaliação dos trabalhos: de 07 de março de 2016 a 18 de março de 2016 13.3 – Divulgação do resultado: 221de março de 2016

(5)

13.4 – Entrega do prêmio: abril de 2016.

14 - DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

14.1 - As despesas referentes às premiações e organização do evento da premiação ocorrerão com o orçamento previsto no Centro de Custo identificado como Ações Extensivas para o Exercício de 2015/2016.

15 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1 - O ato de inscrição neste concurso corresponde a entrega da Fotografia, de acordo com os termos deste regulamento, e implica no total conhecimento e aceitação de todos os itens deste regulamento, bem como na cessão de uso dos trabalhos ao Senac, sem qualquer tipo de ônus, tendo em vista os objetivos do concurso.

15.2 - O Senac reserva-se o direito de publicação e divulgação das fotografias, bem como a cessão de uso dos trabalhos a terceiros, sem qualquer tipo de ônus e sem a necessidade de notificação aos participantes/responsáveis legais, assegurada a divulgação da autoria e o reconhecimento dos devidos créditos, na forma de Lei 9.610/99 (Lei de Direitos Autorais), conforma seus Artigos 29 e 79, parágrafos 1º e 2º.

15.3 - Os participantes declaram que os trabalhos inscritos no III Prêmio Senac de Fotografia não infringem direitos de terceiros, não incorrem em plágio com reprodução total ou parcial, responsabilizando-se, na esfera cível e penal, pelo descumprimento das normas constantes deste regulamento.

15.3.1- O Senac e a Comissão Julgadora estão eximidas de quaisquer ônus relativos à responsabilidade por plágio ou quaisquer arguições relativas à autoria da fotografia inscrita, devendo seus autores responderem, penal e civilmente, pelas irregularidades apresentadas.

15.4- Eventuais recursos deverão ser apresentados pelo(s) concorrente(s) ou responsável legal, no prazo máximo de 48 horas após a publicação do resultado, por meio de petição simples, cujo julgamento ficará a carga da Comissão Julgadora que dará parecer final sobre as questões, não cabendo recursos a qualquer título sobre a sua decisão.

15.5 - É de responsabilidade do concorrente acompanhar as comunicações oficiais, referentes a este concurso, divulgadas no sítio do Senac www.rr.senac.br

15.6 – Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.

Parágrafo único – Os trabalhos não vencedores serão mantidos até a homologação do concurso.

15.7- Faz parte deste Edital o seguinte anexo: 15.7.1 - ANEXO I – Ficha de Inscrição

15.7.2 – ANEXO II - Termo de Autorização para Participação de Menor de Idade 15.7.3 – ANEXO III – Termo de Autorização de Uso de Imagem

15.7.4 - ANEXO IV - Direito de Uso dos Trabalhos

15.8 - Compete à Comissão Organizadora do Concurso a aceitação ou indeferimento das inscrições que apresentarem qualquer inconsistência em relação ao regulamento, mesmo detectada posteriormente ao ato de inscrição.

15.9 - Os casos não previstos neste regulamento serão analisados e resolvidos pela Comissão Organizadora e/ou pela Comissão de Seleção e Premiação.

15.10 - Fica eleito o foro da cidade de Boa Vista – Estado de Roraima, como competente para dirimir eventuais dúvidas a respeito da interpretação e aplicação dos termos do presente Edital que regulamenta o III Prêmio Senac de Fotografia.

15.10.1 - Os trabalhos inscritos poderão ser objetos de reprodução, no todo ou em parte, em iniciativas de responsabilidade de organizadores do III Prêmio Senac de Fotografia, tais como

(6)

peças institucionais, onde predomine o caráter informativo/cultural, com a finalidade de exaltar o trabalho fotográfico independentemente de qualquer licença, remuneração ou pagamento ao seu autor ou autores.

15.11 - Sobre a classificação dos trabalhos: O júri é soberano para decidir sobre casos omissos, e de sua decisão não caberá recurso.

Boa Vista, 19 de Setembro de 2015.

DIE GO B ARBOSA FREIT AS P r e s i d e n t e d a C o m i s s ã o P e r m a n e n t e d e L i c i t a ç õ e s

Referências

Documentos relacionados

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC – Administração Regional do Estado do Acre, no uso de suas atribuições regimentais, torna público que, nos dias 09/12/2019

O estudo da resistência à compressão e da deformabilidade de paredes de alvenaria de blocos de concreto é de fundamental importância para a caracterização desse material e

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC – Administração Regional do Estado do Acre, no uso de suas atribuições regimentais, torna público que, do dia 18/10/2021

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC – Administração Regional do Estado do Acre, no uso de suas atribuições regimentais, torna público que, do dia 24/08/2021

Os resultados e principais conclusões obtidas nos estudos de caraterização, diagnóstico e monitorização da Lagoa de Albufeira (Parte 3. Estudo da Lagoa de

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/AL representado pela sua Administração Regional no Estado de Alagoas torna público para o conhecimento de

1.1 O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC, Administração Regional no Estado do Mato Grosso do Sul, torna público para fins de conhecimento e intimação

Estamos aguardando para que o governador Mauro Mendes faça também esse reconhecimento por meio da regulamentação, pois o primeiro passo no Estado já conseguimos, que foi aprovar