• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N.º 011/2012 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA AUXÍLIO PERMANÊNCIA INTERVALAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N.º 011/2012 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA AUXÍLIO PERMANÊNCIA INTERVALAR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

EDITAL N.º 011/2012

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA AUXÍLIO PERMANÊNCIA INTERVALAR

A Universidade Federal do Pará, por meio de Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE), torna público o presente Edital, em acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, instituído pelo Decreto 7.416/2010, para selecionar estudantes de graduação presencial, modalidade intervalar, que ingressaram via Processo Seletivo (PS/UFPA), de acordo com os critérios e condições aqui definidos.

CAPÍTULO I – DO

OBJETO E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Art. 1º - O presente Edital tem por objetivo selecionar estudantes de graduação presencial da UFPA, na modalidade intervalar, que ingressaram via Processo Seletivo (PS/UFPA) e que se encontre sem condições de arcar com o custeio parcial ou integral com moradia, alimentação, transporte e material didático-pedagógico, para receber o Auxílio Permanência Intervalar, no valor único de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais), durante o 1º período letivo de 2013, ao longo dos meses de janeiro a fevereiro de 2013, podendo ser renovado até sua diplomação, promovendo a permanência do estudante durante o tempo regular do seu curso.

Art. 2º - Somente será considerado apto a participar do processo seletivo, objeto deste Edital, o (a) candidato (a) que preencher cumulativamente as seguintes condições:

I. Estar regularmente matriculado (a) em cursos presenciais de graduação da UFPA, na modalidade intervalar;

II. Estar cursando a primeira graduação;

III. Ter preenchido totalmente o formulário de inscrição on line no Sistema Gerencial de Extensão (SIGAEXT) disponível no site da PROEX, www.proex.ufpa.br, declarando desta forma interesse em participar do processo seletivo;

IV. Ter renda familiar de até 03 (três) salários mínimos de referência nacional, devidamente comprovada; V. Não sejam residentes no município sede do Campus ao qual o curso de graduação é vinculado, exceto os que residem no município sede, porém em lugar distante, que exija mudança temporária para o município sede do Campus, no decorrer do período letivo, a exemplo de alunos (as) residentes em comunidades ribeirinhas, colônias de pescadores, zona rural, quilombolas, assentamentos, tribos indígenas, etc.

VI. Apresentar dentro do prazo previsto em Edital todos os documentos elencados no Artigo 7º.

Art. 3º - Será considerado em situação de atenção socioeconômica (a) candidato (a) que comprove renda familiar per capita igual ou inferior a 03 (salários) salários mínimos vigentes, ou seja, R$ 1.866,00 (Hum mil oitocentos e sessenta e seis reais).

CAPÍTULO II – DAS INSCRIÇÕES

Art. 4º - A inscrição no processo seletivo do Programa Auxílio Permanência Intervalar, será realizada mediante o preenchimento on line do Formulário de Inscrição, no Sistema Auxílio Permanência Intervalar – SIGAEXT, disponível no site www.proex.ufpa.br, no período de 30 de julho de 2012, a partir das 14h00min (quatorze) horas, até as 18h00min (dezoito) horas do dia 28 de setembro de 2012.

§ Único – Caso o (a) candidato (a) calouro (a), no ato da inscrição, ainda estiver sem o número de matrícula no curso, no Formulário de Inscrição, no espaço destinado a inserir número de matrícula, deverá inserir o número do CPF.

Art. 5º - Como parte do processo de inscrição no SIGAEXT, os (as) candidatos (as) devem obrigatoriamente preencher o Cadastro Socioeconômico-cultural, anexo ao Formulário de Inscrição. § Único - Será desclassificado (a) do processo seletivo, objeto deste Edital, o (a) candidato (a) que preencher de forma incompleta o Cadastro Socioeconômico-cultural.

Art. 6º - No ato da inscrição o (a) candidato (a) deverá optar por uma das três modalidades de entrega dos documentos:

(2)

até as 18h00min de 28 de setembro de 2012.

II. Opção 2 (dois): presencial, na Divisão de Extensão do Campus de origem ou na DAIE/PROEX, Campus de Belém, no período de 30 de julho a 28 de setembro de 2012, em horário a ser divulgado pelos Campi.

III. Opção 3 (três): em envelope lacrado via correios com carta registrada e Aviso de Recebimento (AR) para o seguinte destinatário e endereço: Processo Seletivo Auxílio Permanência Intervalar - Diretoria de Assistência e Integração Estudantil/DAIE-PROEX, Prédio da Reitoria, 2° andar, Cidade Universitária Prof. Dr. José da Silveira Netto/ Universidade Federal do Pará (UFPA), à Av. Augusto Corrêa, 01 –Bairro do Guamá - CEP: 66075-900 - Belém-PA. Será considerada para efeito de inscrição a data de postagem até 28 de setembro de 2012.

IV. Recomenda-se que, no envelope, na área da pessoa remetente, deva ser escrito o nome do Campus de origem do (a) candidato (a).

§ 1º – Cabe à Divisão de Extensão do Campus ao qual o (a) candidato (a) é vinculado (a) fazer a conferência da documentação recebida, bem como emitir comprovante de entrega da documentação, de acordo com o modelo disponível no site da PROEX.

§ 2º - No caso dos (as) candidatos (as) que fizerem inscrições via e-mail ou via correios, a conferência da documentação encaminhada será feita pela DAIE/PROEX.

§ 3º - O (a) candidato (a) que não fizer a entrega da documentação exigida para efeito de avaliação no prazo estipulado neste Edital será considerado (a) desistente, mesmo que tenha inscrição on line.

§ 4º - Em hipótese alguma será aceita documentação fora do prazo. Art.7º – Os documentos referidos no Art. 2°, inciso VI são: I. Copia do comprovante da inscrição on line;

II. Cópia do Registro Geral (RG) ou outro documento oficial de identidade como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho ou passaporte;

III. Copia do CPF;

IV. Cópia de comprovante de residência atualizado, podendo ser de: conta de luz, conta de água, conta telefônica ou do carnê do IPTU atualizado da residência do (a) candidato (a).

V. No caso em que o comprovante de residência não esteja no nome do (a) candidato (a) ou de seus pais, deverá ser apresentada declaração de moradia, conforme modelo disponível no site www.proex.ufpa.br, com cópia do RG e CPF do (a) proprietário (a) ou responsável pelo imóvel, reconhecida em cartório. VI. Encaminhar cópia da última fatura do consumo de energia elétrica do endereço de origem (município de origem onde o candidato reside com seus familiares).

VII. Se por motivo de extravio o (a) candidato (a) ficar impossibilitado (a) de apresentar o comprovante da última fatura de energia do mês, aceitar-se-á a cópia da fatura do mês anterior, com justificativa, conforme modelo de declaração disponível no site www.proex.ufpa.br que deve ser assinada pelo titular da fatura de energia, reconhecida em cartório.

VIII. Para candidatos (as) que moram em localidades não atendidos pelo sistema de energia será aceito justificativa em documento próprio ou no disponível no site www.proex.ufpa.br, reconhecido em cartório. IX. Cópia do (s) comprovante (s) da Renda Familiar de todos os membros do núcleo familiar, maiores de 18 anos, com ou sem vínculo empregatício, conforme situação a seguir:

Familiar com vínculo empregatício

Cópia do contracheque, carteira de trabalho ou última declaração de imposto de renda.

Familiar em situação de desemprego

Declaração de desemprego reconhecida em cartório.

Trabalhador (a) autônomo (a) Declaração de rendimento - que pode ser utilizada por proprietário de estabelecimento comercial, profissional liberal, prestador de serviços, pescador, agricultor e outros. No caso de pescadores e agricultores deve-se apresentar o rendimento através de documentos timbrado das Associações e Sindicatos com seu respectivo CNPJ ao qual o (a) trabalhador (a) é filiado (a). No caso de trabalhador autônomo está disponível no site www.proex.ufpa.br o modelo de declaração que deve ser assinada pelos membros familiares responsáveis pelo rendimento familiar, anexada (s) a cópia da identidade e CPF reconhecida em cartório e/ou declaração de imposto de renda.

Aposentado (a) ou pensionista Cópia do comprovante de aposentadoria seguido do último extrato bancário constando o nome do beneficiado ou declaração de imposto de renda.

Beneficiário (a) de Programas do Governo Federal

Cópia do comprovante (último extrato bancário) do Benefício de Prestação Continuada – BPC, Bolsa Trabalho, Bolsa Família, Seguro Desemprego e do cartão do benefício.

(3)

X. Se o (a) candidato (a) declarar no Formulário de Inscrição, uma das situações abaixo listadas há a obrigatoriedade de entrega de documentação complementar como:

Que tem filho (s) Cópia da certidão de nascimento.

Pessoas com deficiência (PCD) Cópia de laudo ou atestado médico comprobatórios de sua condição.

Se casado ou com união estável Cópia de certidão de casamento/declaração de união estável

XI. Valores provenientes de bolsas acadêmicas (PIBIC, PIBEX, PIBIN, CNPQ, CAPES, PET, bolsas, estágio, monitoria, entre outros) deverão ser somados à renda familiar para cálculo da Renda Per Capita (RPC).

CAPÍTULO III – DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS, PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Art. 8º - A análise da documentação consiste da fase de verificação da procedência e fidedignidade das informações constantes no Formulário de Inscrição, sendo a primeira fase da triagem.

§ Único - Será sumariamente desclassificado o (a) candidato (a) que apresentar documentação incompleta.

Art. 9º- Os indicadores, pesos, formas de pontuação e procedimentos de classificação para seleção de candidatos ao Programa Permanência são:

Indicadores

Forma/Pontuação

Peso

Inscrição incompleta no SIGAEXT - Desclassifica

Documentação incompleta - Desclassifica

Renda Per Capita (RPC) Critérios estabelecidos no

Anexo I deste Edital 04

Forma de ingresso (FI)

Cotista 10 03 Não cotista 05 Origem domiciliar (OD) Com a família 05 02 Fora da família 10 Critério de desempate Maior número de disciplinas matriculadas 05 - Persistindo o empate Maior número de semestres ainda por cursar

05 -

Art. 10º - A classificação dos (as) candidatos (as) selecionados (as) dar-se-á em ordem decrescente de pontuação, ou seja, da maior para a menor, até o preenchimento do número de auxílios ofertados.

CAPÍTULO IV – DO PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO AUXÍLIO

Art. 11º - O processo de renovação para manutenção da concessão do Auxílio Permanência Intervalar será realizado no período de 30 de julho de 2012, a partir das 14h00min (quatorze) horas, até as 18h00min (dezoito) horas do dia 28 de setembro de 2012.

Art. 12º - O desempenho acadêmico do último período letivo do (a) candidato (a) à renovação será avaliado, via Sistema de Informações para o Ensino (SIE) da UFPA, antes da análise da documentação.

§ Único - Será excluído do processo de renovação do Auxílio Permanência Intervalar, o (a) candidato (a) que obtiver mais de uma reprovação por conceito, frequência ou sem aproveitamento, no período letivo de concessão do benefício.

Art. 13º – O (a) candidato (a) a renovação deverá preencher totalmente o Formulário de Inscrição on line SIGAEXT e o Cadastro Socioeconômico-cultural, disponível no site da PROEX, www.proex.ufpa.br, declarando desta forma interesse em participar do processo seletivo de renovação;

Art. 14º - Os candidatos à renovação ao Auxílio Permanência Intervalar deverão apresentar os seguintes documentos:

I. Cópia do comprovante de inscrição on line;

II. Cópia (s) de documentos que comprovem a renda familiar atualizada do (a) candidato (a) e de todos os membros de seu núcleo familiar, maiores de 18 anos, com ou sem vínculo empregatício, de acordo o estabelecido na Tabela do Art. 8º deste Edital.

Art. 15º - No ato da inscrição o (a) candidato (a) à renovação deverá optar por uma das três modalidades de entrega dos documentos, conforme o estabelecido no Art. 6º deste Edital.

(4)

CAPÍTULO V – DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS, PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Art. 16º - A análise da documentação consiste da fase de verificação da procedência e fidedignidade das informações constantes no Formulário de Inscrição, sendo a primeira fase da triagem.

§ Único - Será sumariamente desclassificado o (a) candidato (a) que apresentar documentação incompleta.

Art. 17º- Os indicadores, pesos, formas de pontuação e procedimentos de classificação para renovação do Auxílio Permanência Intervalar são:

Indicadores

Forma/Pontuação

Peso

Inscrição incompleta no SIBOP - Desclassifica

Documentação incompleta - Desclassifica

Avaliação do desempenho acadêmico Classifica/desclassifica

Renda Per Capita (RPC) Critérios estabelecidos

no Anexo I deste Edital

04 Critérios de desempate Maior número de disciplinas matriculadas 05 - Maior número de

semestres ainda por cursar

05 -

CAPÍTULO V – DO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO Art. 18º - O processo seletivo será constituído das seguintes etapas:

Etapas Períodos

01 Lançamento do Edital 06 de julho/2012

02 Divulgação do Edital 06 a 30 de julho/ 2012

03 Inscrição on line 30 de julho a 28 de setembro/2012

04 Entrega de documentos on line (escaneado) 30 de julho a 28 de setembro/2012

05 Entrega de documentos pela opção presencial no Campus de origem

30 de julho a 28 de setembro/2012

06 Entrega de documentos via correios 30 de julho a 28 de setembro/2012

07 Avaliação do desempenho acadêmico 02 a 19 de outubro/2012.

10 Análise da documentação e seleção dos candidatos 02 a 31 de outubro/2012.

11 Divulgação do resultado preliminar Até 23 de novembro/2012

12 Recebimento de recursos Até 96 horas após a divulgação do

resultado preliminar

13 Avaliação e resultado dos recursos 28 de novembro a 07 de dezembro/2012

14 Resultado final A partir de 12 de dezembro/2012

15 Habilitação dos candidatos selecionados no Campus de origem

Até 18 de janeiro/2013 16 Pagamento dos Auxílios (mediante a comprovação de

matrícula no 3º período letivo de 2012, fornecida pelo Campus de origem)

Até 07 de fevereiro/2013

CAPÍTULO VI – DO RESULTADO E RECURSO

Art. 19º - O resultado do processo seletivo para concessão do Auxílio Permanência Intervalar durante o 1º período letivo de 2013, ao longo dos meses de janeiro a fevereiro de 2013, a candidato (a) novo (a) e aos (as) em processo de renovação, será divulgado pela DAIE/PROEX, em ordem alfabética na página eletrônica da PROEX.

Art. 20º - Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail a daie_proex@ufpa.br, com o assunto “RECURSO INTERVALAR DO CAMPUS (nome do Campus)” em até 96 horas (quatro dias) após a divulgação do resultado, no horário de 08h00min as 18h00min h.

§ 1º - No pedido de recurso deve constar: o nome completo do (a) candidato (a), nº de matrícula, curso e a justificativa para revisão documental ou análise situacional do candidato.

§ 2º - O recurso de um (a) candidato (a) não poderá ser utilizado em benefício de outros (as) que não diretamente o (a) próprio (a) candidato (a).

§ 3º - Não será avaliado recurso do recurso. CAPÍTULO VIII - DA HABILITAÇÃO

(5)

será feita pelo Sistema Integrado dos Estudantes (SIE). Caso o registro da matrícula não esteja expresso no SIE, deverá ser fornecida pela direção da faculdade/curso ao qual o aluno é vinculado ou pela Coordenação de Extensão do Campus.

Art. 22º - Cabe aos Campi à responsabilidade de até o dia 18 de janeiro de 2013 enviar à DAIE/PROEX, pelo e-mail daie_proex@ufpa.br malote, com a planilha em Excel dos (as) candidatos (as) inscritos (as) com as seguintes informações:

I. Nome completo; II. CPF;

III. Dados bancários: agência e nº da conta corrente (não será aceita conta de terceiros ou poupança); IV. Planilha e cópia do cartão bancário ou documento similar que contenham tais informações. CAPÍTULO IX - DA CONTRATAÇÃO E COMPROMISSOS

Art. 23º - O (a) candidato (a) selecionado (a) para a obtenção do Auxílio Permanência Intervalar fica obrigado (a):

I. A cumprir com as atividades acadêmicas das disciplinas de seu curso de graduação, ao longo da vigência de concessão do auxílio.

II. Não utilizar o valor recebido com despesas outras em desacordo com o objetivo do Auxílio Permanência Intervalar, sob pena de ressarcimento e outras penalidades previstas em lei.

III. Devolver à UFPA os valores recebidos atualizados se os requisitos e compromissos estabelecidos anteriormente não sejam devidamente cumpridos.

IV. Informar à DAIE/PROEX, qualquer dificuldade na execução dos objetivos do auxílio. V. Não concorrer a Edital de outros auxílios permanência ao longo de seu curso de graduação. CAPÍTULO X - DO PAGAMENTO

Art. 24° – Serão disponibilizados 200 (duzentos) Auxílios Permanência Intervalar, no valor único de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais).

Art.º 25º O pagamento do recurso do Auxílio Permanência Intervalar, mencionado neste Edital, atenderá ao 1º período de 2013, pagos em única parcela, para candidatos (a) novos (as) e renovados (as), podendo ser renovado, conforme os critérios definidos neste Edital.

Art. 26º - O repasse financeiro dar-se-á por meio de depósito bancário em conta pessoal do (a) aluno (a), informada no ato da habilitação, não sendo aceito contas de terceiros ou poupança.

Art. 27º - Somente fará jus ao recebimento do Auxílio Permanência Intervalar o (a) candidato (a) contemplado (a) que houver informado em seu Formulário de Inscrição online ou informado à DAIE-PROEX seus respectivos dados bancários até a data limite de 18 de janeiro de 2012, no horário de 08h00min as 18h00min.

§ 1º – A conta bancária deverá estar em nome exclusivo do (a) candidato (a) selecionado (a), sendo recomendado, mas não obrigatório, que a conta seja aberta nos Bancos do Brasil, Caixa Econômica, HSBC ou SANTANDER.

§ 2º - Caso o (a) candidato (a) selecionado (a) não comprove sua matrícula no 1º período letivo de 2013, perderá o direito de receber o benefício.

CAPÍTULO XI - DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 28º - Será constituído um Cadastro de Reserva (CR) de candidatos (as) selecionados (as), porém, não atendidos (as) pelas vagas ofertadas, passível de utilização, caso haja um aumento posterior no número de auxílios concedidos.

Art. 29º - Informações adicionais poderão ser obtidas na DAIE/PROEX, nos telefones: 3201-7262 / 8095. Art. 30º - Reserva-se à DAIE/PROEX o direito de realizar sindicância sobre as informações prestadas pelos (as) candidatos (as), bem como rever a qualquer tempo, a concessão do benefício ao (a) estudante mediante comprovação de má fé.

Art. 32 – Será garantido o sigilo das informações dos (as) candidatos (as).

Art. 33º - Os casos omissos deverão ser apreciados e decididos pela DAIE/PROEX. Belém, 06 de julho de 2012.

Prof. Dr. José Maia Bezerra Neto

(6)

Prof. Dr. Fernando Arthur de Freitas Neves Pró-Reitor de Extensão da UFPA

ANEXO I – Edital

nº 02/2012

Processo Seletivo Programa Permanência

Auxílio Permanência Intervalar

1. Pontuação e cálculo para seleção de candidatos novos:

1.1.

A pontuação referente à Renda Per Capita (RPC) está baseada no Decreto 6.135/2007 do

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), conforma a Tabela a

seguir,

Renda Per Capita (R$)

Pontuação Renda Per Capita Pontuação

0,01 a 60,00 32 977,00 a 967,00 16 61,00 a 121,00 31 968,00 a 1.037,00 15 123,00 a 183,00 30 1.038,00 a 1.098,00 14 184,00 a 244,00 29 1.099,00 a 1.159,00 13 245,00 a 305,00 28 1.160,00 a 1.220,00 12 306,00 a 366,00 27 1.221,00 a 1.281,00 11 367,00 a 427,00 26 1.282,00 a 1.342,00 10 428,00 a 488,00 25 1.343,00 a 1.403,00 9 489,00 a 549,00 24 1.404,00 a 1.464,00 8 550,00 a 610,00 23 1.464,00 a 1.524,00 7 611,00 a 671,00 22 1.525,00 a 1.585,00 6 672,00 a 732,00 21 1.586,00 a 1.646,00 5 733,00 a 793,00 20 1.647,00 a 1.707,00 4 744,00 a 854,00 19 1.708,00 a 1.768,00 3 855,00 a 915,00 18 1.769,00 a 1.829,00 2 916,00 a 976,00 17 1.830,00 a 1.866,00 1 Fonte: Tabela adaptada pela DAIE/PROEX/2012.

1.2.

O resultado final para seleção de novos candidatos será a média ponderada obtida do

seguinte cálculo:

RPC. 4+FI. 3,0+OD. 2,0 08

RPC: Renda Per Capita

FI: Forma de Ingresso

OD: Origem Domiciliar

1.3.

O resultado final para seleção de candidatos a renovação será a média ponderada obtida

do seguinte cálculo:

RPC. 4 02

RPC: Renda Per Capita

Referências

Documentos relacionados

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

dos fluxos de materiais da empresa, desde a programação de materiais, compras, recepção, armazena-mento no almoxarifado, movimentação de materiais, transporte

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

- Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que tomaram o medicamento): Alergia ao Plantago ovata; cólicas (neste caso, converse com seu médico sobre a

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São