• Nenhum resultado encontrado

EFEITO DA UMIDADE RELATIVA E DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO SOB OS COMPOSTOS FITOQUÍMICOS DO SUCO DE CIRIGUELA (SPONDIAS PURPUREA L.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EFEITO DA UMIDADE RELATIVA E DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO SOB OS COMPOSTOS FITOQUÍMICOS DO SUCO DE CIRIGUELA (SPONDIAS PURPUREA L."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EFEITO DA UMIDADE RELATIVA E DO TEMPO DE

ARMAZENAMENTO SOB OS COMPOSTOS

FITOQUÍMICOS DO SUCO DE CIRIGUELA (SPONDIAS

PURPUREA L.) ATOMIZADO

M.I.S. Maciel

1

, N.C.dos Santos

2

, M.E. Silva Júnior

3

, M.M.B. Souza

4

1- Departamento de Ciências Domésticas – Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos – CEP: 52171-900 – Recife – PE – Brasil, Telefone: 55 (81) 3320-6536 - Fax 55 (81) 3320-6540 – e-mail (m.inesdcd@gmail.com)

2- Departamento de Ciências Domésticas – Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos – CEP: 52171-900 – Recife – PE – Brasil, Telefone: 55 (81) 9143-9989 – e-mail (nahh.cavalcanti@gmail.com)

3 - Departamento de Ciências Domésticas – Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos – CEP: 52171-900 – Recife – PE – Brasil, Telefone: 55 (81) 8557-8554 – e-mail (marcony172009@hotmail.com)

4- Centro de Tecnologia – Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos – CEP: 58051-900 – Paraíba – PB – Brasil, Telefone: 55 (81) 8716-0364 – e-mail (michelle-mmbs@hotmail.com)

RESUMO – O suco de ciriguela (Spondias purpurea L.) foi atomizado com maltodextrina (10DE) e armazenado com o objetivo de estudar a estabilidade de seus compostos fitoquímicos. Foram avaliados o teor de ácido ascórbico, carotenóides totais e compostos fenólicos de suco de ciriguela atomizado armazenado por 90 dias em três umidades relativas (11%, 22% e 33%) a 25°C. A condição de armazenamento em umidade relativa de 22% e temperatura de 25°C foi a que preservou melhor os compostos fitoquímicos do suco atomizado ao final do período de armazenamento. Este estudo sugere que o suco de ciriguela atomizado seja armazenado em umidade relativa de 22% e temperatura de 25°C, por até 90 dias.

ABSTRACT – The red mombin fruit juice (Spondias purpurea L.) was atomized with maltodextrin (10DE) and stored in order to study the stability of its phytochemical compounds. Ascorbic acid, carotenoids and phenolic compounds were evaluated on atomized red mombin fruit juice stored for 90 days in three relative humidity (11%, 22% and 33%) at 25°C. The atomized red mombin fruit juice stored in 22% relative humidity at the end of the storage period showed the lowest losses of bioactive compounds. This study suggests that the atomized red mombin fruit juice should be stored at 22% relative humidity and temperature of 25°C, for 90 days.

PALAVRAS-CHAVE: atomização; estabilidade; ácido ascórbico; carotenóides; compostos fenólicos. KEYWORDS: spray-dryer; stability; ascorbic acid; carotenoids; phenolic compounds.

1. INTRODUÇÃO

A ciriguela (Spondias purpurea L.), também conhecida como ceriguela, siriguela, cajá vermelho, jocote, é uma fruta endêmica das regiões semiáridas do Brasil, com sabor e aroma exóticos,

(2)

apresenta ótimas perspectivas para o seu aproveitamento tecnológico em diferentes produtos alimentícios, por meio da aplicação de técnicas de processamento pós colheita. Porém, seu período de colheita é curto, com elevada perecibilidade dificultando a disponibilidade desta fruta em outros períodos do ano. Várias técnicas têm sido utilizadas para estender a vida de prateleira de frutas por meio da remoção da umidade e redução da atividade de água, dentre as quais, destaca-se, a secagem por atomização (spray dryer). A atomização consiste na aplicação de uma energia sob um líquido ou suspensão, resultando em um produto em pó, o qual apresenta um estado físico mais estável. Os sucos de fruta em pó são considerados materiais valiosos em termos de manuseio, aplicação, transporte, embalagem, armazenamento e vida de prateleira, em comparação com suas formas líquidas (Islam et al., 2016; Muzaffar e Kumar, 2016; Fang e Bhandari, 2011). Desta forma, a secagem por atomização do suco de ciriguela possibilitaria o aumento na vida de prateleira, reduziria as perdas e agregaria valor ao produto final (Todisco et al., 2015).

Apesar de serem considerados produtos mais estáveis, a rápida remoção do teor de água durante a secagem por atomização resulta em um produto com matriz vítrea amorfa e bastante higroscópica. Logo, a estabilidade de sucos atomizados está diretamente relacionada à umidade e temperatura ambiente (Islam et al., 2016; Muzaffar e Kumar, 2016; Moraga et al., 2012).

Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a estabilidade dos compostos fitoquímicos do suco de ciriguela atomizado. Foram avaliadas as influências de diferentes umidades relativas e do tempo de armazenamento sob os teores de ácido ascórbico, carotenóides totais e compostos fenólicos do suco de ciriguela atomizado.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Obtenção da Matéria-prima

Frutos de ciriguela no estádio maduro foram adquiridos no mês de Fevereiro de 2015, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco - CEASA/PE, localizado na cidade do Recife-PE. Os frutos foram transportados para o laboratório de Processamento de Alimentos, onde foram selecionados, higienizados, sanitizados com solução de hipoclorito de sódio (50ppm) e despolpados em despolpadeira (Bonina Compacta 46 Itabauna/BA). A polpa de ciriguela foi peneirada, embalada em sacos de polietileno e armazenada à -18 °C.

2.2 Preparo das Amostras

A solução que foi introduzida no atomizador consistiu de suco de ciriguela numa proporção de 1:1 (ciriguela:água destilada) e agente carreador (Maltodextrina 10 DE). Esta solução foi mantida sob agitação em um misturador (modelo TE 102-Tecnal, Brasil) para homogeneização antes da secagem.

Para a secagem em escala laboratorial foi utilizado um mini spray dryer (LM, modelo MSD 1.0, LABMAQ do Brasil LTDA), com bico injetor de 1,2 mm de diâmetro, fluxo de ar de 30 m³/h e pressão do ar de 0,6 bar. Baseado em estudo prévio, as condições operacionais ótimas para a secagem por atomização do suco de ciriguela foram 26% de maltodextrina 10 DE (MOR-REX® 1910 - Corn Products, Mogi-Guaçu, Brasil), temperatura de ar de entrada 110°C e vazão 360 ml/h.. Quando a temperatura de saída estava abaixo de 50°C, a amostra foi coletada.

Três diferentes repetições de amostras de suco de ciriguela atomizado recém preparado foram colocadas em vidros herméticos com umidades relativas (UR) de 11%, 22% e 33%, as quais foram preparadas usando soluções saturadas de cloreto de lítio, acetato de potássio e cloreto de magnésio, respectivamente (Greenspan, 1977). Os vidros herméticos foram armazenados a 25°C ±1 °C. As amostras foram periodicamente analisadas no tempo inicial (0) e após 30, 60 e 90 dias.

(3)

Ácido ascórbico: O teor de ácido ascórbico (AA) dos sucos atomizados foi determinado por método titulométrico, utilizando 2,6 diclorofenol indofenol (AOAC, 2006). Os resultados foram expressos em miligrama de ácido ascórbico por 100 gramas de amostra em base seca (mg AA/100g massa seca)

Carotenóides totais: O teor de carotenóides totais dos sucos atomizados foi determinado pelo método espectrofotométrico proposto por Rodriguez-Amaya (2001). O solvente extrator utilizado foi acetona, e os pigmentos transferidos para éter de petróleo. A leitura foi realizada a 450 nm em espectrofotômetro (Shimadzu, modelo UV 1650PC, Japão) e os resultados expressos em microgramas

de equivalente de β-caroteno por grama de amostra em base seca (g β-caroteno/g massa seca).

Compostos fenólicos: Os compostos fenólicos foram extraídos em água mantidos sob agitação em agitador magnético (Fisatom, modelo 752, São Paulo) por 20 minutos e centrifugados (Cientec, modelo CT-6000R, São Paulo) a 4500 rpm/10 minutos, e este processo repetido três vezes. O teor de fenólicos totais dos sucos atomizados foram determinados por método espectrofotométrico utilizando reagente Folin-Ciocalteau (Merck, Darmstadt, Germany), segundo metodologia descrita por Wettasinghe e Shahidi (1999). A absorbância foi registrada a 725 nm em espectrofotômetro (Shimadzu, modelo UV 1650PC, Japão). A quantificação dos fenólicos totais foi baseada em curva de calibração construída com ácido gálico (0 a 120 μg/ml) em comprimento de onda de 725 nm, e ambos os resultados expressos em miligramas em equivalente de ácido gálico por 100 gramas de amostra em base seca (mg EAG /100g massa seca).

2.4 Análise Estatística

A análise estatística foi realizada para avaliar os efeitos da atividade de água e tempo de armazenamento sobre a estabilidade do suco de ciriguela atomizado. Os dados obtidos foram submetidos à Análise de variância (ANOVA – one-way) e comparados usando o teste de Duncan’s pelo software Statistica 8.0 (StatSoft, Tulsa, EUA) ao nível de 5% de significância. Os resultados foram expressos como média ± desvio padrão.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1. Estudo da Estabilidade

Ácido ascórbico: O teor de ácido ascórbico do suco de ciriguela atomizado no tempo inicial

foi de 46,56 ± 0,72 mg AA/100g massa seca. A estabilidade do ácido ascórbico durante

armazenamento do suco de ciriguela atomizado foi avaliada em função do tempo e da UR, conforme mostra a Figura 1. O teor de ácido ascórbico do suco de ciriguela atomizado não diferiu significativamente (p<0,05) entre os tempos de 30 e 60 dias para as três condições de UR de armazenamento. Além disso, o teor de ácido ascórbico do suco de ciriguela atomizado armazenado em UR 22% não diferiu significativamente (p<0,05) entre os tempos de 30, 60 e 90 dias, indicando que esta condição de armazenamento proporcionou maior estabilidade a este composto. Ao final do tempo de armazenamento, os sucos de ciriguela atomizado armazenados em UR 11% e 22% apresentaram os maiores teores de ácido ascórbico, 36,14 ± 0,68 e 37,49 ± 0,83 mg AA/100g massa seca, respectivamente, não diferindo significativamente entre si (p <0,05). Além disso, ao final do tempo de armazenamento a maior retenção deste composto foi obtida quando o suco de ciriguela atomizado foi armazenado em UR 22%, chegando até 80%, quando comparado com o teor do ácido ascórbico no tempo inicial.

(4)

Figura 1 – Efeito do tempo de armazenamento (30, 60, 90 dias) e da umidade relativa (11%, 22% e 33%) no teor de ácido ascórbico (mgAA/100g massa seca) do suco de ciriguela atomizado

armazenado a 25°C

Segundo Pavlovska e Tanevska (2013) o aumento da umidade, além da presença de oxigênio favorecem a oxidação do ácido ascórbico à ácido dehidroascórbico. Costa et al. (2013) e Liu et al. (2010) avaliando a estabilidade de suco de maracujá atomizado e tomate atomizado, respectivamente, reportam a redução no teor de ácido ascórbico em função do aumento do tempo de armazenamento.

Carotenóides totais: Segundo Kha et al. (2015), os carotenóides são considerados compostos bioativos de grande importância não apenas por sua capacidade colorante, como por sua atividade antioxidante e funções biológicas. O teor de carotenóides totais do suco de ciriguela atomizado no

tempo inicial foi de 8,85 ± 0,33 g β-caroteno/g massa seca. Os efeitos do tempo e das UR sobre a

estabilidade de carotenóides no suco de ciriguela atomizado podem ser observados na Figura 2. Figura 2 – Efeito do tempo de armazenamento (30, 60, 90 dias) e da umidade relativa (11%, 22% e

33%) no teor de carotenóides totais (g β-caroteno/g massa seca) do suco de ciriguela atomizado

armazenado a 25°C

Os resultados indicam que as condições de armazenamento estudadas afetaram significativamente (p<0,05) o conteúdo de carotenóides totais do suco de ciriguela atomizado. No tempo de 60 dias de armazenamento o teor de carotenóides totais do suco de ciriguela atomizado armazenados nas três condições de UR não diferiram significativamente (p<0,05) entre si. Ao final do tempo de armazenamento (90 dias), as amostras armazenadas em UR 11% e 22% apresentaram os

maiores teores de carotenóides totais, 5,06 ± 0,10 e 5,09 ± 0,11 g β-caroteno/g, respectivamente, não

(5)

retenção deste composto foi obtida quando o suco de ciriguela atomizado foi armazenado em UR 22%, chegando até 57%, quando comparado com o teor de carotenoides total no tempo inicial.

Segundo Hymavathi e Khader (2005), produtos secos são considerados mais suscetíveis à degradação dos carotenóides durante o armazenamento devido ao aumento da área de superfície e porosidade. Há um número limitado de estudos sobre a estabilidade de carotenóides em sucos atomizados de frutas obtidos por atomização. Em estudo com nano-emulsões de β-caroteno obtidos por atomização, Liang et al. (2013) também reportam a queda no teor de carotenóides durante o armazenamento. Um comportamento semelhante ao deste estudo foi reportado por Todisco et al. (2015) que observaram uma redução no teor de carotenóides ao final do período de armazenamento do suco de ciriguela atomizado a 25°C, armazenado em embalagens plásticas e laminadas.

Compostos fenólicos: Segundo Fang e Bhandari (2011) por pertencerem a uma classe de metabólitos secundários que apresentam um alto poder antioxidante, os compostos fenólicos tem sido foco de muitas pesquisas. O teor dos compostos fenólicos do suco de ciriguela atomizada foi de 551,57 ± 0,80 mg EAG/100g massa seca. A estabilidade dos compostos fenólicos no suco de ciriguela atomizado foi avaliada em função do tempo e da UR como pode ser observado na Figura 3.

Figura 3 – Efeito do tempo de armazenamento (30, 60, 90 dias) e da umidade relativa (11%, 22% e 33%) no teor de compostos fenólicos (mg EAG/100g massa seca) do suco de ciriguela atomizado armazenado a 25 °C

Em geral, observa-se uma redução significativa (p<0,05) no teor de compostos fenólicos do suco de ciriguela atomizado com o aumento do tempo de armazenamento; exceto para a UR 11% aos 30 dias de armazenamento que não apresentou diferença significativa entre o tempo inicial. O teor de compostos fenólicos do suco de ciriguela atomizado armazenado em UR 22% não diferiu significativamente (p<0,05) entre os tempos 60 e 90 dias. Ao final do período de armazenamento (90 dias), o suco de ciriguela atomizado armazenado em UR 22% apresentou o maior teor de compostos fenólicos, 367,74 ± 7,89 mg EAG/100g massa seca), com retenção de 67% quando comparado ao tempo inicial.

De acordo com estudos realizados por Fang e Bhandari (2011), a redução no teor dos compostos fenólicos durante o armazenamento pode ser relacionada principalmente às reações de oxidação destes compostos. O tempo de armazenamento também provocou uma redução no teor de compostos fenólicos em estudos de estabilidade de produtos obtidos por atomização realizados por Turan et al. (2016) com suco de mirtilo, e Fang e Bhandari (2011) com morango chinês (bayberry).

(6)

A umidade relativa e o tempo de armazenamento afetaram significativamente a estabilidade dos compostos fitoquímicos do suco de ciriguela atomizado armazenado à 25°C por 90 dias. Ao final do período de armazenamento, o suco de ciriguela atomizado armazenado em UR 22% apresentou as maiores retenções de ácido ascórbico, carotenóides e fenólicos 80%, 57% e 67%, respectivamente, quando comparados com os teores do tempo inicial. Portanto, este estudo sugere que o suco de ciriguela atomizado seja armazenado em UR 22% e temperatura de 25°C, por até 90 dias, para que as alterações dos compostos fitoquímicos sejam minimizadas.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Association of Official Analytical Chemistry - AOAC. (2006). Official methods of analysis of the association of official analytical chemistry. (18. ed.) Washington.

Costa, J.N.; Figueiredo, R.W; Sousa, P.H.M.; Gonzaga, M.L.C.; Constant, P.B.L.; Soares, D.J. (2013). Study of the stability of passion fruit (Passiflora edullis f. Flavicarpa) powderfrom organic farming. Ciências agrárias, 34, 705-716.

Fang, Z.; Bhandari, B. (2011). Effect of spray drying and storage on the stability of bayberry polyphenols. Food Chemistry, 129, 1139–1147.

Greenspan, L. (1977). Humidity fixed points of binary saturated aqueous solutions. Journal of Research of the National Bureau of Standards, Section A: Physics and Chemistry, 81, 89–96.

Islam, M.Z.; Kitamura, Y.; Yamano, Y.; Kitamura, M. (2016). Effect of vacum spray drying on the physicochemical properties water sorption and glass transition phenomenon of orange juice powder. Journal of Food Engineering, 169, 131-140.

Kha, T.C.; Nguyen, M.H.; Roach, P.D.; Stathopoulos, C.E. (2015). A storage study of encapsulated gac (Momordica cochinchinensis) oil powder and its fortification into foods. Food and Bioproducts Processing, 96, 113-125.

Liang, R.; Huang, Q.; Ma, J.; Shoemaker, C.F.; Zhong, F. (2013). Effect of relative humidity on the store stability of spray-dryied beta-carotene nanoemulsions. Food Hydrocolloids, 33, 225-233.

Liu, F; Cao, X.; Wang, H.; Liao, X. (2010). Changes of tomato powder qualities during storage. Powder Technology, 204, 159-166.

Moraga G.A.; Igual, M.A.; García-Martínez, E.; Mosquera, L.H.; Martínez-Navarrete, N. (2012). Effect of relative humidity and storage time on the bioactive compounds and functional properties of grapefruit powder. Journal of Food Engineering, 112, 191–199.

Muzaffar, K.; Kumar, P. (2016). Moisture sorption isotherms and storage study of spray dried tamarind pulp powder. Powder Technology, 291, 322-327.

Pavlovska, G. Tanevska, S. (2013). Influence of temperature and humidity on the degradation process of ascorbic acid in vitamin C chewable tables. Journal Thermal Analytical Calorimetry, 111, 2971-1977.

Rodriguez-Amaya, D.B. (2001). A guide to carotenoid analysis in foods. ILSI Press: Washington. Todisco, M.K.; Costa, J.M.C.; Clemente, E. (2015). Alterations in carotenoids, phenolic compounds, flavonoids and ascorbic acid contents in red mombim (Spondias purpurea L.) microencapsulated pulp. Journal of Food, Agroculture & Environment, 13, 24-28.

Turan, F.T.; Cengiz, A.; Sandikçi, D.; Dervisoglu, M.; Kahyaoglu, T. (2016). Influence os ultrasonic nozzle in spray-drying and storage on the properties of blueberry powder and microcapsule. Journal of the Science of Food and Agriculture, 96, 1-15.

Wettasinghe, M., & Shahidi, F. (1999). Evening primrose meal: a source of natural antioxidants and scavenger of hydrogen peroxide and oxygen-derived free radicals. Journal of Agricultural Food Chemistry, 47 (5), 1801-1812.

Referências

Documentos relacionados

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

Estes dois fatores têm sido apontados pela literatura como relevantes para o desenvolvimento de ansiedade e depressão em crianças e jovens (Silk, Steinberg, &amp; Morris,

For each connection arriving the terminal a container flow is established based on the movement of the containers promoted by handling resources from Unload Area to the Central Yard

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

A constatação de que a leptina também é um forte modulador dos níveis endocanabinóides no hipotálamo foi um marco importante na identificação do sistema endocanabinóide