• Nenhum resultado encontrado

eles não sabem mais quem são. Eles se definem pelo que fazem, por quem conhecem e pelo que possuem.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "eles não sabem mais quem são. Eles se definem pelo que fazem, por quem conhecem e pelo que possuem."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DESTAQUES DA SEMANA NA CIC

DESTAQUES DA SEMANA NA CIC

13 A 18 DE MAIO DE 2013

ASSESSORIADE IMPRENSA

WWW.CIC-CAXIAS.COM.BR

Os homens precisam redescobrir sua identidade, diz teólogo

Werner Haeuser falou sobre o resgate da alma masculina na reunião-almoço da CIC desta segunda-feira (13) REUNIÃO-ALMOÇO

criadas pelos estudantes do segundo ano do Ensino Médio de sete escolas de Caxias do Sul. As duas primeiras a expor seus produtos na CIC foram a B-Warm Cobertores, que fabrica cobertores com mangas, dos alunos do Cetec, e a Decorlight, que produz luminárias, da Escola Estadual Santa Catarina.

A

forma como os homens lidam com sua solidão, dúvidas, me-dos, sentimentos e fracassos deu o norte para a palestra do teólogo Wer-ner Haeuser, especialista em terapia familiar, sobre o resgate da alma mas-culina, na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (13). Segundo ele, oito em cada dez atendimentos que realiza são de mulheres. A grande dúvida é o que os homens estão fazendo com suas ques-tões internas, ressaltou Haeuser. Para o teólogo, a predominância femi-nina nos consultórios dos terapeutas leva a supor que os homens se refugi-am no silêncio, na omissão ou fugindo de sua verdadeira identidade. De acor-do com Haeuser, a origem acor-do proble-ma está no período pós-Revolução Industrial, que tirou o homem de den-tro de casa e da convivência com os filhos, especialmente com os do sexo masculino. “Até a Revolução Industri-al, quando o trabalho era artesanIndustri-al, a figura do pai era presente na vida dos filhos e eles aprendiam com os mais

velhos”, ressaltou. O homem contempo-râneo é vítima deste novo contexto soci-al e econômico, afirmou. “Por um longo tempo, a relação mãe e filho é mantida intacta, mas a do pai com o filho é rom-pida. A falta de um modelo de masculi-nidade levou o homem a desconsiderar seus sentimentos e a esconder seus pen-samentos. O homem tem que redesco-brir sua identidade”, comentou.

A presença do pai, conforme explicou, é importante tanto para meninos como para meninas. Esta desconexão com a figura paterna pode estar na causa da violência juvenil e da gravidez na ado-lescência. No futuro, as diferenças soci-ais não serão msoci-ais determinadas por ricos ou pobres, mas pelos que tiveram e os que não tiveram o pai presente na infância. “Quantos meninos das próxi-mas gerações terão esta sorte?”

Para Werner Haeuser, todas as pessoas carregam uma ferida paterna, em maior ou menor nível. “A realidade da ferida masculina é violenta, porque sua alma foi violada e a sua verdade emocional foi reprimida”, observou o teólogo. Se-gundo ainda disse, a sociedade tem arre-bentado a alma dos homens e, por con-sequência, eles não sabem mais quem são. “Eles se definem pelo que fazem, por quem conhecem e pelo que possu-em”.

Programa Miniempresa – Iniciado em

março, o Programa Miniempresa come-çou hoje a apresentação das empresas

F ot os : J uli o So are s/O bje tiv a

(2)

com as miniempresas B-Warm

Cobertores e Decorlight. No

próximo domingo (19), todas

as sete escolas participantes do

Programa estarão

comerciali-zando seus produtos em um

almoço de confraternização

que será realizado neste

do-mingo (19), no Salão Paroquial

dos Capuchinhos.

O

superintendente da Área

de Apoio a Projetos

Ino-vadores e Descentralização da

Finep, Alexandre Tanaka (foto),

será o palestrante da

reunião-almoço que a Câmara de

Indús-tria, Comércio e Serviços de

Caxias do Sul (CIC) realiza na

próxima segunda-feira (20).

Ta-naka falará sobre o Plano Inova

Empresa, que está colocando à

disposição das empresas R$32

bilhões para financiar projetos

de inovação. O palestrante é

en-genheiro de Produção pela

UFRJ, pós-graduado pelo MBA

Executivo da Coppead e

especi-alista em Análise de

Investi-mentos pelo IAG-PUC.

BRDE - O Banco Regional de

Desenvolvimento do Extremo

Sul (BRDE) inaugura, na

próxi-ma segunda-feira, seu novo

Espa-ço de Divulgação na Serra

Gaú-cha, localizado na sede da CIC.

A solenidade de abertura do

es-critório acontece às 11h30, pouco

antes da reunião-almoço da CIC,

com as presenças do presidente

do BRDE, Carlos Henrique

Horn; do diretor Administrativo

da instituição, José Hermeto

Ho-ffmann; e de técnicos do banco.

Na oportunidade também será

assinado convênio com a

Associ-ação de Garantia de Crédito da

Serra Gaúcha (GarantiSerra). A

parceria disponibiliza R$ 1

mi-lhão para a associação, o que

am-plia o aporte destinado aos

asso-ciados de micro, pequeno e

mé-dio porte da região do Corede

Serra.

Programa Miniempresa -

Dan-do continuidade à apresentação

das escolas participantes do

Pro-grama Miniempresa, coordenado

em Caxias do Sul pela CIC

Jo-vem, os alunos dos colégios

Ma-dre Imilda e La Salle Carmo

esta-rão expondo os produtos das

mi-niempresas Ecobin e MyFone na

reunião-almoço de segunda-feira.

Na segunda-feira passada (13),

participaram estudantes do Cetec

e Escola Estadual Santa Catarina,

Reunião-almoço da CIC debate Plano Inova Empresa

Superintendente da Finep Alexandre Tanaka é o convidado do evento AGENDA F ot o: Div ulg açã o/Finep

(3)

mado. A expressão: "Empresário de Serviços: Credibilidade, Sensibilida-de e Visão Estratégica" dará o norte para as palestras, oficinas e painéis com nomes de expressão no seg-mento empresarial brasileiro e inter-nacional. O evento é uma realização do Sescon-Serra Gaúcha, SESCON-RS e da Fenacon. Informações e inscrições www.conescap.com.br.

O

s colaboradores das empresas associadas à CIC contarão com valor diferenciado na inscrição da 15ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informa-ções e Pesquisas (Conescap). A parce-ria foi firmada na manhã de segunda-feira (13), em reunião realizada entre o presidente do Sescon-Serra Gaúcha, Tiago De Boni Dal Corno, e a diretora executiva do Sindicato, Thaís Trevi-sol, com o presidente da CIC, Carlos Heinen, e os vices-presidentes Reo-mar Slaviero, Analice Carrer e Celes-tino Oscar Loro. No encontro, o Con-selho Executivo da CIC se colocou à disposição para auxiliar na divulgação

do evento.

Logo depois, na reunião-almoço da CIC, foi divulgado entre os participan-tes a programação da Convenção. Na oportunidade foi passado o vídeo insti-tucional do evento e houve um pronun-ciamento do presidente Tiago em uma das janelas da reunião-almoço. A Conescap é bienal e em 2013 ocorre nos dias 21, 22 e 23 de agosto em

Gra-Seminário na CIC debate oportunidades de negócios entre Brasil e Alemanha

Evento teve por objetivo apontar oportunidades de negócios CIC JOVEM F ot o: J uli o So are s/O bje tiv a

N

esta sexta-feira (17), ocorreu no auditório da CIC o Seminá-rio Bilateral de Comércio ExteSeminá-rior e Investimentos Brasil-Alemanha, que teve por objetivo oferecer ao empresa-riado gaúcho oportunidades de negó-cios entre os dois países. A abertura do evento contou com a presença do vice-presidente de Indústria da CIC, Reomar Slaviero, do diretor-executivo da entidade, Victor Hugo Gauer, e dos diretores de Negócios Internacionais Denise Gallio, Zeli Dambros e Daniel Caravantes.

O evento foi uma iniciativa da Feco-mércio-RS e CIC. Entre os temas

abordados estavam as relações comer-ciais entre Brasil e Alemanha; oportu-nidades de negócios e investimentos, transferência de tecnologia e soluções logísticas para a Alemanha.

Este evento foi uma realização da Fecomércio RS, Câmara Brasil – Alemanha, Kuehne Nagel e CIC. Contou com a parceria de Sindilojas, Sindigêneros e Sirecom e apoio institucional do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores do Rio Grande do Sul, Federação das Câmaras de Comércio Exterior e Representações da República da Alemanha no Brasil.

Firmada parceria entre a 15ª Conescap e CIC

Convenção ocorre de 21 a 23 de agosto, em Gramado

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Fo to : G io van a Sc hm itt/ C IC

(4)

a homenagem de Adminstrador do Ano concedida pela AANERGS à sua família e a todos que estiveram com ele durante a sua trajetória. "Considero este mérito como uma das mais importantes distinções da região e estar na seleta galeria dos homenageados é um incentivo para enfrentar os próximos desafios e conquistar novos horizontes", con-clui.

A

diretoria executiva da Associ-ação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (AANERGS) elegeu o sócio-proprietário da Vidroforte e presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Carlos Heinen, como o Admi-nistrador do Ano 2013. A entrega da homenagem ocorrerá no dia 7 de ju-nho, às 20h, na CIC. O mérito é concedido desde 1992 e homenageia profissionais que tenham destacada função executiva em em-presas ou organizações da área de abrangência da AANERGS. A outor-ga segue os seguintes critérios: ex-pressivos resultados em projetos vol-tados ao setor de atividade; notória atuação e liderança classista; espírito comunitário; contribuição efetiva em serviços relacionados com o desen-volvimento da região; reconhecimento e ilibada reputação e ética.

Perfil

Carlos Heinen nasceu no ano de 1953 em Lajeado. A sua trajetória profissi-onal começou cedo quando aos 11 anos já trabalhava na Prefeitura da cidade. Com 17 anos prestou vestibu-lar para Administração de Empresas na Universidade de Passo Fundo (UPF) e aos 22 anos, após concluir a faculdade, mudou-se para Caxias do

Sul para gerenciar a filial da antiga Genta, empresa do ramo da vidraçaria. Em 1989, depois de trabalhar na matriz da Genta em Porto Alegre, fundou, junto com os irmãos Herberto e Eduar-do, a Vidroforte.

Do foco inicial na fabricação de vidros planos de segurança em sua primeira unidade industrial em Caxias do Sul, a companhia transformou-se numa das mais importantes beneficiadoras de vidros da América Latina com duas unidades industriais na cidade. Depois de duas décadas de dedicação integral a empresa, atualmente Heinen é sócio-proprietário e acionista da Vidroforte. Sempre atuante e dedicado em prol da classe empresarial, Heinen foi diretor de Política Empresarial da CIC de 1999 a 2001 e de 2005 a 2007 e presidente do Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividro) de 2001 a 2004 e na gestão de 2007 a 2010. Também foi diretor da Comissão Social da Festa da Uva 2010 e 2012 e vice-presidente de Indústria da CIC de 2008 a 2011. Atu-almente, é presidente da CIC Caxias do Sul na gestão 2012-2013 e ocupa o cargo de vice-presidente do Sindividro. Casado há 25 anos com Roseli Zurlo Heinen e pai de quatro filhos - Alethéa, Ariane, Marina e Carlos, Heinen dedica

Carlos Heinen é o Administrador do Ano 2013

Homenagem será entregie no dia 7 de junho

(5)

EMPREGADOR 24 e 25 de maio HORÁRIO: 24/05 - 18h30min às 22h30min e 25/05 – 8h30min e 11h30min PPCP – PLANEJAMENTO, PRO-GRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO – MÓDULO II ** 24 e 25 de maio HORÁRIO: 24/05 - 18h30min às 22h30min e 25/05 – 8h30min às 12h e 13h às 17h30min

NORMAS PARA EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e)

25 de maio HORÁRIO: 8h30min às 12h e 13h às

16h30

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA – GESTÃO DE CUSTOS COM FOCO NA

LUCRATIVI-DADE

25 de maio HORÁRIO: 8h30min às 12h30min

O BSC E A TECNOLOGIA EDU-CACIONAL EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO

20 e 21 de maio HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E SEGURANÇA DE

EMPILHADEI-RA - TEORIA E PRÁTICA**

FACILI20, 21 e 22 de maio HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

TRATAMENTO DE NÃO CON-FORMIDADES COM MASP E 8D

– APOIO PARA ISO 9001 E SIS-TEMAS DE GESTÃO

20, 21 e 22 de maio HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

CEP – CONTROLE ESTATÍSTI-CO DO PROCESSO – 2ª EDI-ÇÃO**

20, 21 e 22 de maio HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

FMEA “REVERSO” – APLICA-ÇÃO PRÁTICA – ANÁLISE DE MODO E EFEITOS DA FALHA POTENCIAL **

: 20, 21, 22 e 23 de maio

HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E ESTOQUES**

21, 22 e 23 de maio HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

TELEATENDIMENTO E TELE-VENDAS – O USO DO TELEFONE PARA MANTER E GERAR

NEGÓ-CIOS

20, 21 e 27 de maio HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

TÉCNICAS DE ENTREVISTA – TÉCNICAS PARA IDENTIFICAR

VERDADES E MENTIRAS 22 e 23 de maio HORÁRIO: 19h às 22h30min - BÁSICO DE DEPARTAMENTO PESSOAL 24 de maio HORÁRIO: 8h30min às 12h e 13h às 17h30min ACIDENTES DE TRABALHO – RESPONSABILIDADE LEGAL DO

(6)

dante, major Jorge

Emer-son Ribas. (foto)

O diretor de Projetos,

Inovação e Inteligência

Rogério De Antoni

este-ve no 11º Colloquium

Internacional SAE Brasil

de Freios e Mostra de

Engenharia, no Hotel

Intercity.

No domingo-feira (19)

O presidente Carlos

Hei-nen, o presidente da CIC

Jovem, Patrick

Mezzo-mo, e os demais

inte-grantes do Departamento

de Jovens Empresários

da CIC serão os

anfitri-ões do almoço de

confra-ternização

promovido

em prol do Programa

Miniempresa 2013, no

Salão dos Capuchinhos.

Na segunda-feira (13)

Os diretores de Negócios

Internacionais Plínio

Mio-ranzza, David Pistorello,

Zeli Dambros e Denise

Gallio palestraram na

Se-mana Acadêmica da

Fa-culdade

Anglo-Americano. O evento

edu-cacional debateu a

inter-nacionalização dos

negó-cios nas suas mais

diver-sas perspectivas. Na

oca-sião, houve a mediação da

jornalista Rúbia Frizzo

para fins de melhor

dina-mizar os questionamentos

dos alunos e professores.

(foto)

A contadora da CIC,

Eli-ane Carniel, representou a

entidade na Assembleia

Geral da Associação Trino

Polo.

Na terça-feira (14)

O diretor de

Desenvolvi-mento Sustentável Jorge

Benites participou da

reuni-ão da Cadeia Setorial de

Óleos Lubrificantes, sobre

logística reversa, na CIC.

O vice-presidente de

Servi-ços, Celestino Loro,

presti-giou o coquetel de

inaugu-ração das novas instalações

da Churrascaria Gaudério e

de apresentação do espaço

Ágora

Gastronomia

e

Eventos.

Na quarta-feira (15)

A diretora de

Desenvolvi-mento Sustentável Fabiane

Mafessoni participou do

Encontro Estadual de

Lo-gística Reversa de Óleos

Lubrificantes e Resolução

Conama nº 362, na CIC.

A reunião mensal da

dência da CIC com

Presi-dentes de Sindicatos

Patro-nais ocorreu nas

dependên-cias do 12º Batalhão de

Po-lícia Militar, onde as

lide-ranças empresariais foram

recepcionados pelo

(7)
(8)

Expediente

Presidente - Carlos Heinen Vice-presidente de Indústria - Reomar Slaviero Vice-presidente de Comércio - Analice Carrer Vice-presidente de Serviços - Celestino Loro Edição: Assessoria de Imprensa da CIC Textos e diagramação: Jornalista Marta Sfreddo (MTb 6267)

Contato: (54) 3218-8043 e 3218-8041 imprensa@cic-caxias.com.br www.cic-caxias.com.br | Twitter: @ciccaxiasdosul Fan Page: CICCaxiasdoSul

Referências

Documentos relacionados

O sinal das teclas assim como o sinal de alarme de porta aberta podem ser activados e desactivados, o alarme de temperatura não pode ser desactivado.. Pode seleccionar uma de

8 Botão CAPPUCCINO 29 Tampa do tabuleiro de recolha de pingos 9 Tampa de protecção 30 Bico de distribuição de água quente 10 Bico de distribuição de café ajustável 31 Abertura

I - As decisões do notário são impugnáveis para o tribunal da 1ª instância que for territorialmente competente, enquanto da sentença homologatória da

No referido trabalho discutiu-se a possibilidade de uso desse HTA no modelo concentrado chuva-vazão IPH II como forma de simulação da propagação do volume de água superficial

V – promover e estimular o acesso à produção e ao empreendimento cultu- ral; a circulação e o intercâmbio de bens, serviços e conteúdos culturais; e o contato e a fruição

Considerando a importância da avaliação da qualidade na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), validámos algumas das escalas de opinião dos estudantes

Este estudo teve como objetivo avaliar a influência da embalagem na aceitação de diferentes amostras de cerveja. Entretanto, optou-se por se referir à influência da marca na resposta

Para Iudícibus (2005), a principal função da contabilidade é prestar informações úteis e relevantes para a tomada de decisões, nesse caso, as utilização das