• Nenhum resultado encontrado

Dispõe sobre o Processo Seleção interna Simplificada de Bolsistas PRONATEC Bolsa Formação - Comitê (s) de Qualidade e Ética de Conteúdos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dispõe sobre o Processo Seleção interna Simplificada de Bolsistas PRONATEC Bolsa Formação - Comitê (s) de Qualidade e Ética de Conteúdos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS

REITORIA

Dispõe sobre o Processo Seleção interna Simplificada de Bolsistas PRONATEC – Bolsa Formação - Comitê (s) de Qualidade e Ética de Conteúdos

Edital n.º 1/2014 – PRONATEC – Bolsa Formação

Processo Seleção Interna Simplificada para formação do(s) Comitê(s)

de Qualidade e Ética de conteúdos do Bolsa Formação/PRONATEC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG, pessoa jurídica de direito público, nos termos da lei n.º 11.892 de 29 de dezembro de 2008, organizada sob a forma de autarquia de regime especial, com sede à rua Gabriel Passos, nº 259, centro, Montes Claros, Estado de Minas Gerais, inscrito no CNPJ sob o n.º 10.727.655/0001-10 por intermédio do reitor substituto, Edmilson Tadeu Cassani, no uso de suas atribuições, conferidas pela portaria Nº 445 de 21/09/2012, publicada no Diário Oficial da União no dia 24/09/2012 torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Interno Simplificado de Bolsistas, para atuarem nos Comitês de Qualidade e Ética de Conteúdos, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, subprograma Bolsa Formação – IFNMG.

1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O Objetivo do presente edital é a seleção de profissionais de nível superior para atuarem na função de Apoio às Atividades Acadêmicas e Administrativas no âmbito dos COMITÊS DE

QUALIDADE E ÉTICA DE CONTEÚDOS do BOLSA FORMAÇÃO/PRONATEC, nos termos da

lei nº 12.513/2011.

1.2 - A presente seleção será regida por este Edital e executada pela Coordenação Geral do Bolsa Formação/PRONATEC/IFNMG.

1.3 - As atividades que virem a ser exercidas pelos profissionais no âmbito do PRONATEC não caracterizam vínculo empregatício e os valores recebidos não se incorporam, para qualquer efeito, ao vencimento, salário, remuneração ou proventos recebidos (Lei 12.513/2011, artigo 8º, § 3o ).

1.4 - Toda a comunicação concernente ao presente processo seletivo, independente se de caráter coletivo ou individual, se dará através do sítio http://ifnmg.edu.br/pronatec, na aba TRABALHE CONOSCO, desobrigando o IFNMG de fazê-lo por outros meios de comunicação, exceto por ocasião do disposto no item 6.3.1

(2)

por igual período.

1.6 - Podem candidatar-se às vagas do presente Processo Seletivo Simplificado, qualquer SERVIDOR EFETIVO DO IFNMG, desde que atenda às exigências da vaga.

1.7 – O processo seletivo se dará por meio de avaliação curricular

1.8 – O Servidor poderá candidatar-se para mais de uma função, desde que atenda aos requisitos da vaga

2 – DA FINALIDADE DOS COMITÊS DE QUALIDADE E ÉTICA:

2.1 – Os Comitês de Qualidade e Ética atuarão na revisão e diagramação de Projetos de Cursos e Apostilas no âmbito do Bolsa Formação/PRONATEC.

2.1.1 – Cada Projeto de Curso e sua respectiva apostila serão submetidas a um Comitê de Qualidade e Ética que será composto por:

a) 01 (um) Revisor de Português;

b) 01 (um) Revisor de Legalidade e Ética;

c) 01 (um) Revisor Especialista em Assuntos Educacionais/Pedagógicos d) 01 (um) Diagramador;

e) 01 (um) Revisor especialista do Eixo Tecnológico.

PARÁGRAFO ÚNICO: Os membros de um Comitê de Qualidade e Ética trabalharão de forma individual, respeitando fluxo e procedimentos que serão estabelecidos oportunamente pela coordenação geral do Bolsa Formação – PRONATEC, não havendo, portanto, necessidade de reunião, em um mesmo lugar, dos membros do comitê.

2.2 - Os Comitês de Ética e Qualidade poderão desaprovar total ou parcialmente o material elaborado pelo conteudista caso o mesmo possua qualquer um dos seguintes vícios:

• Inconformidade com as exigências do Edital 01/2013 – Conteudistas;

• Inconformidade do conteúdo desenvolvido em relação ao perfil de egresso pretendido pelo curso;

• Desarmonia entre o projeto de curso e a apostila; • Plágio;

• Apologia a quaisquer atividades ilegais;

• Redação com tom depreciativo ou irônico a qualquer indivíduo, grupos sociais ou empresas. PARÁGRAFO ÚNICO: No caso de identificação de inconformidade sanável do conteúdo submetido à revisão, nos termos do item 2.2, caberá ao membro do comitê de Ética e Qualidade que tenha identificado o vício, estabelecer prazo, ouvindo o coordenador geral do Bolsa Formação – IFNMG, para que o conteudista responsável realize as adequações necessárias.

3 – DAS VAGAS

3.1 – As vagas serão preenchidas conforme o quadro a seguir:

VAGA / Modalidade Nº de vagas

Revisor de Português 07

Revisor de Legalidade e Ética 07

Revisor Especialista em Assuntos Educacionais/Pedagógicos 14

Diagramador 07

(3)

Revisor de Adequação e Qualidade - Eixo tecnológico: Controle e Processos Industriais

02 Revisor de Adequação e Qualidade - Eixo tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

02 Revisor de Adequação e Qualidade - Eixo tecnológico: Gestão de Negócios 02 Revisor de Adequação e Qualidade - Eixo tecnológico: Infraestrutura 02 Revisor de Adequação e Qualidade - Eixo tecnológico: Produção Alimentícia 02 Revisor de Adequação e Qualidade - Eixo tecnológico: Produção Cultural e

Design 02

Revisor de Adequação e Qualidade - Eixo tecnológico: Produção Industrial 02 Revisor de Adequação e Qualidade - Eixo tecnológico: Recursos Naturais 02 Revisor de Adequação e Qualidade - Eixo tecnológico: Segurança 02 Revisor de Adequação e Qualidade – Eixo tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer

02

3.2 – A classificação dentro do limite de vagas não gera obrigação automática de contratação, uma vez que a designação para atuar dentro de uma turma de Comitê de Qualidade e Ética depende de demanda de serviços.

3.3 – Candidatos aprovados além do limite de vagas comporão cadastro de reserva e poderão ser convocados no decurso da validade do presente edital.

4 – DAS OBRIGAÇÕES:

4.1 – Comum a todas as áreas: Concluir a revisão (ou complementação nos casos dos especialistas em assuntos educacionais) e emitir o parecer em até 10 dias corridos após o recebimento de demanda.

4.2 – Revisor de Português: Quando demandado, ler todo Projeto de Curso e respectiva Apostila, realizando no texto, quando necessário, a correção gramatical e melhoramento da coesão textual. Ao fim, emitir parecer, conforme modelo, de aprovação ou desaprovação (justificada) do conteúdo. 4.3 – Revisor de Legalidade e Ética: Quando demandado, ler todo Projeto de Curso e respectiva apostila, apontando, quando ocorrer, quaisquer passagens que resultem em apologia a assuntos considerados ilegais; ofensas às minorias de qualquer tipo; redação com tom depreciativo ou irônico a qualquer indivíduo, grupos sociais ou empresas; manifestações político partidárias e outras consideradas politicamente incorretas. Emitir parecer de aprovação ou desaprovação (justificada) do conteúdo.

4.4 – Revisor Especialista em Assuntos Educacionais: Quando demandado, ler todo o Projeto de Curso e respectiva apostila, verificando, analisando e emitindo parecer relativo de aprovação ou desaprovação (justificada) relativo a coerência entre o Projeto de Curso e sua respectiva apostila. 4.4.1 - Realizar a verificação de originalidade com fins de não permitir a ocorrência de plágio. 4.4.2 - Corrigir e, quando for o caso, redigir a parte geral do projeto de curso.

4.4.3 – Solicitar, quando for o caso, que o desenvolvedor do conteúdo esclareça ou corrija aspectos da parte curricular do projeto de curso.

4.5 - Diagramador: Quando demandado realizar a formatação, diagramação e arte final da apostila, conforme orientações recebidas.

4.6 – Revisor de Qualidade por Eixo Tecnológico (comum a todos os eixos): Verificar se os conteúdos propostos no Projeto de Curso e respectiva apostila direcionam para a formação do perfil de egresso desejado (conforme catálogo nacional de cursos FIC), apontando, via parecer fundamentado, quaisquer necessidades de alteração nos conteúdos; Verificar se o conteúdo

(4)

desenvolvido promove o equilíbrio entre fundamentos teóricos e as dinâmicas, situações de aprendizado através de simulações e ações práticas. Emitir parecer de aprovação ou reprovação (justificado) do conteúdo analisado.

5- DOS REQUISITOS PARA CANDIDATURA:

5.1 – Para evitar conflitos de interesse, é vedada a participação no presente processo seletivo de

candidatos que foram selecionados como CONTEUDISTAS do Bolsa Formação/PRONATEC/IFNMG (Edital 01/2013 – Coordenação Geral do Bolsa Formação)

5.2 – Ocupantes de Funções Gratificadas no âmbito do IFNMG podem se inscrever no presente processo

seletivo;-5.3 – Não há restrição para que bolsistas E-tec se candidatem no presente processo seletivo;

VAGA Requisitos para investidura

Revisor de Português Graduação Letras-Português

Revisor de legalidade e Ética Bacharelado em Direito ou graduandos em direito, desde que cursando do 5º período em diante.

Revisor Especialista em Assuntos Educacionais

Servidores do IFNMG investido em cargo de Especialista em Assuntos Educacionais ou graduado em pedagogia

Diagramador Nível técnico ou superior em áreas afins, ou com experiência prática comprovada de pelo menos um ano.

Revisor de Qualidade - Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde

Graduação em medicina ou enfermagem Revisor de Qualidade - Eixo

tecnológico: Controle e Processos Industriais

Graduação em automação industrial, engenharia mecânica, engenharia da produção, engenharia elétrica ou afins.

Revisor de Qualidade - Eixo tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

Formação de nível superior que habilite o candidato em compreender atividades relacionadas ao planejamento, execução, controle e avaliação de funções de apoio social, pedagógico e administrativo em escolas públicas e privadas e demais instituições. Tradicionalmente são funções que apoiam e complementam o desenvolvimento da ação social e educativa intra e extraescolar.

Revisor de Qualidade - Eixo tecnológico: Gestão de Negócios

Bacharel em administração e áreas afins (gestão, contabilidade, economia)

Revisor de Qualidade - Eixo tecnológico: Infraestrutura

Engenharia Civil, Elétrica ou Arquitetura Revisor de Qualidade - Eixo

tecnológico: Produção Alimentícia

Graduação em Engenharia de Alimentos

Revisor de Qualidade - Eixo tecnológico: Produção Cultural e Design

Qualquer profissional de formação superior habilitado a Compreender tecnologias relacionadas com representações, linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizadas de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas. Abrange atividades de criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento, podendo configurar-se em

(5)

multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e nos projetos de produtos industriais

Revisor de Qualidade - Eixo tecnológico: Produção Industrial

Graduação em automação industrial, engenharia mecânica, engenharia da produção, engenharia elétrica ou afins.

Revisor de Qualidade - Eixo tecnológico: Recursos Naturais

Engenheiro civil, engenheiro ambiental, agrônomo, engenheiro florestal, geografia ou áreas afins.

Revisor de Qualidade - Eixo

tecnológico: Segurança Engenharia de segurança do trabalho ou pós graduação na área Revisor de Qualidade – Eixo

tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer

Formação de nível superior em áreas afins.

6 – DA BOLSA:

6.1 - Os profissionais membros do Comitê de Qualidade e Ética serão remunerados pela análise de cada conteúdo para o qual venham a ser designados.

6.2 – Os membros do comitê de Qualidade e Ética são designados na função de “Apoio as Atividades Acadêmicas e Administrativas” do Bolsa Formação – PRONATEC, portanto sua remuneração é regulada pela portaria CD/FNDE nº4 de 2012, sendo a base de cálculo vigente o valor de R$ 18,00 por hora trabalhada.

6.3 – Os membros do Comitê de Qualidade e Ética receberão por cada demanda concluída, respeitando os valores da tabela a seguir:

VAGA Tempo estimado para

realizar a análise do Projeto de Curso e respectiva apostila.

Valor a ser recebido para cada demanda concluída BASE DE CÁLCULO: R$ 18,00 por HORA

Revisor de Português 20 horas R$ 360,00

Revisor de legalidade e Ética 20 horas R$ 360,00

Revisor Especialista em Assuntos Educacionais

20 horas R$ 360,00

Diagramador 20 horas R$ 360,00

Revisor de Qualidade - Eixo tecnológico: (Para todos os eixos)

20 horas R$ 360,00

6.4 – O tempo estimado no item 6.3 é meramente para parametrizar os valores a receber por demanda concluída, não sendo necessário o cumprimento “in locu” da carga horária.

6.5 – Além da remuneração a que faz jus, o membro do Comitê de Ética e Qualidade, terá seu nome

registrado no Projeto de Curso e respectiva apostila em que tenha atuado, sendo liberado a menção do trabalho desenvolvido no currículo Lattes.

(6)

7 – DO CRONOGRAMA

7.1 – O presente processo seletivo respeitará o seguinte cronograma:

DESCRIÇÃO DATA

Inscrições 24 a 3 de fevereiro/2014 Resultado parcial 4 de fevereiro/ 2014 Recursos (formulário eletrônico) 4 a 5 de fevereiro/2014 Resultado Final - homologação 6 fevereiro/2014

Início das atividades Alguns candidatos selecionados já receberão demanda em 6 de fevereiro.

PARÁGRAFO ÚNICO: Não há impedimentos para que o servidor convocado, ainda que em gozo de férias, realize atividades no âmbito do PRONATEC/Bolsa Formação.

8- DA INSCRIÇÃO e ENVIO DE DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS. 8.1 - As inscrições são gratuitas

8.2 - As inscrições serão realizadas unicamente através do Sítio www.ifnmg.edu.br/pronate c , aba TRABALHE CONOSCO, no período de 24 de janeiro/2014 a 3 de fevereiro de 2014, até as 23 horas e 59 minutos.

8.3– Não será necessário a apresentação de documentos no ato da inscrição.

8.3.1 - O candidato classificado dentro do limite de vagas deverá enviar a documentação que comprove os pontos obtidos no processo classificatório, de forma digitalizada (arquivos em PDF ou JPEG), para o e-mail: “conteudistas@ifnmg.edu.br”, somente no momento em que receber, no e-mail institucional (com cópia na página pública www.ifnmg.edu.br/pronatec), CARTA CONVITE para analisar algum conteúdo.

8.3.2 - A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, eliminará o candidato do processo seletivo, declarando-se nulos todos os atos decorrentes de sua inscrição.

8.4 – A Coordenação Geral do Bolsa Formação não se responsabiliza por danos e problemas decorrentes da demora, interrupção ou bloqueio nas transmissões de dados ocorridos na Internet 9 – DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO:

9.1 – A classificação no presente processo seletivo será feita considerando-se:

Critério máxima

1 - Titulação (Conta-se somente a maior titulação do candidato):

• Pós Graduação Latu Sensu concluída (Especialização) – 10 pontos • Mestrado concluído – 20 pontos;

• Doutorado Concluído – 30 pontos;

30

2 – Participação em comissões do IFNMG, formalmente designado por portaria

do dirigente (Diretor Geral ou Reitor):

• 4 Pontos para cada participação em comissão, sendo possível contabilizar até 10 participações;

40

3 – Tempo de efetivo exercício no IFNMG :

Sendo 0,5 pontos para cada MÊS de efetivo exercício, sendo possível contabilizar até 60 MESES.

(7)

9.2 – Em caso de empate com o mesmo número de pontos serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios para desempatar:

a) Maior pontuação no item 1 (titulação);

b) Maior pontuação no item 2 (participação em comissões);

c) Maior pontuação no item 3 (tempo de efetivo exercício no IFNMG) d) Candidato como maior idade.

10 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 – A Classificação no presente processo seletivo implica apenas em expectativa de direito

10.2 – Os recursos interpostos dentro do prazo e outras situações não previstas neste edital serão julgadas pela coordenação geral do Bolsa Formação.

MONTES CLAROS 24 DE JANEIRO DE 2014

Edmilson Tadeu Cassani

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Deste ponto se direcionam alguns caminhos seguidos pelo pesquisador, que podem ser concebidos como objetivos específicos geradores das amarras necessárias para a sustentação

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de