• Nenhum resultado encontrado

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Curso de Administração de Empresas PROJETO DE EXTENSÃO AGENCIA DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL (ORIENTE)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Curso de Administração de Empresas PROJETO DE EXTENSÃO AGENCIA DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL (ORIENTE)"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Curso de Administração de Empresas

PROJETO DE EXTENSÃO

AGENCIA DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL

(ORIENTE)

Responsáveis:

Professor Titular: Andréa de Oliveira

Professor Auxiliar: Cleber Firmino Soares

Belo Horizonte

Dezembro/2006

(2)

Sumário

1 Introdução

3

2

Justificativa 4

3 Descrição

6

4 Previsão de Recursos e Orçamento

10

5 Cronograma de execução

12

Referências Bibliográficas

13

(3)

1 Introdução

A extensão é mediadora da relação universidade/sociedade e proporciona aos profissionais a oportunidade de traduzir para o campo operativo os conhecimentos que as universidades vêm produzindo. Para tanto é necessário que projeto, pesquisa e extensão estejam integrados de forma a propiciar a aproximação da academia com a sociedade, com profissionais que produzam conhecimento científico e técnico, e que tenham habilidades para se socializarem de forma a contribuir para sua autonomia.

Acreditando na extensão como forma de estabelecer um dialogo entre a Universidade e a Sociedade, busca-se encontrar uma forma adequada de comunicação, para garantir o diálogo entre o saber científico, o técnico e o saber popular. Buarque (2006, p. 32) considera que:

O conhecimento científico, tecnológico e artístico gerado na universidade e institutos de pesquisa não são únicos. Existem outras formas de conhecimento surgidas da prática de pensar e de agir dos inúmeros segmentos da sociedade ao longo das gerações que, por não serem caracterizadas como científicas, são desprovidas de legitimidade institucional. Estas práticas estão sendo recuperadas à luz de uma atividade orgânica com a maioria da população.

Segundo a coordenadoria de extensão da UNIMEP (2004) a extensão como dimensão do Processo de Ensino, deve efetivar três objetivos: o primeiro é a formação para o exercício da profissão, que implica na formação pessoal, crítica, científica e técnica dos discentes. O segundo trata do avanço do conhecimento, através da formação dos docentes envolvidos. E o último objetivo passa por garantir que a extensão materialize parcerias com segmentos que buscam subsídios da universidade para melhorar a qualidade de vida e aperfeiçoar e exercitar a democracia plena.

Dentro deste entendimento o projeto da Agencia Oriente efetiva os três objetivos: pois contempla a participação dos discentes e docentes no desenvolvimento das atividades que demandam conhecimento científico e técnico,alem de formação pessoal e crítica. Os docentes (titular e auxiliar) irão materializar parcerias com órgãos de suporte ao negócio da cidade de Nova Lima, como Prefeitura Municipal de Nova Lima, Sebrae-MG, Agencia de Desenvolvimento de Nova Lima, Associação Comercial de Nova Lima, dentre outros, buscando melhorar a qualidade de vida dos usuários/clientes da Agencia, através dos serviços prestados, possibilitando o melhor gerenciamento de seus negócios.

(4)

2 Justificativa

O projeto Agencia Oriente, através das atividades desenvolvidas, atende todos os objetivos orientadores das práticas de extensão definidos no Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Extensão, ao desenvolver suas atividades que englobam, consultoria técnica para abertura e gerenciamento de negócio, acompanhamento de planos de negócio, palestras técnicas, cursos de temas de interesse do micro e pequeno empresário formal e/ou informal da região de Nova Lima. Estas atividades serão desenvolvidas por alunos e professores dos cursos de Administração e Graduação Tecnológica,além de professores externos convidados para temas específicos que se façam necessários ao longo do processo.a saber:

1. Articular o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade, buscando o compromisso da comunidade universitária com interesses e necessidades da sociedade organizada, em todos os níveis (sindicatos, órgãos públicos, empresas, categorias profissionais, organizações populares e outros organismos).

2. Estabelecer mecanismos de integração entre o saber acadêmico e o saber popular, visando uma produção de conhecimento resultante do confronto com a realidade, com permanente interação entre teoria e prática.

3. Democratizar o conhecimento acadêmico e a participação efetiva da sociedade na vida da universidade.

4. Incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social e política, formando profissionais-cidadãos.

5. Participar criticamente das propostas que visem o desenvolvimento regional, econômico, social e cultural.

6. Contribuir para reformulações nas concepções e práticas curriculares.

7. Favorecer a reformulação do conceito de “sala de aula”, que deixa de ser o lugar privilegiado para o ato de aprender, adquirindo uma estrutura ágil e dinâmica, caracterizada pela interação recíproca de professores, alunos e sociedade, ocorrendo em qualquer espaço e momento, dentro e fora dos muros da universidade.

Buscando atingir estes objetivos o projeto pretende alcançar os seguintes resultados: · Comunidade: oferecer à comunidade orientação empresarial e jurídica.

· Parceiros: oportunidade de aproximação da Faculdade com organizações (públicas e privadas) de apoio à atividade empresarial e ao cidadão (SEBRAE-MG, PREFEITURA DE NOVA LIMA, CDL, FIEMG, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE NOVA LIMA, PROCON, OAB-MG, CRA-MG, DENTRE OUTRAS).

· Alunos: oportunidade para estagiar, através da prática do atendimento. A vivência do atendimento pelo aluno dar-se-á pelo cumprimento de um programa de

(5)

“TRAINEE” com a respectiva orientação e acompanhamento de um Professor/Consultor especialista.

· Alunos Empresários e Empreendedores: oportunidade para obter na Universidade orientação e consultoria empresarial, assim como para a criação do próprio negócio. · Empreendedores locais e futuros empreendedores: oportunidade para obter na

Universidade orientação e consultoria empresarial, assim como para a criação do próprio negócio.

· Professores: oportunidade para o exercício da atividade de consultoria orientada. · Coordenação de Curso: oportunidade do exercício da atividade de extensão, bem

como a de transformar fatos reais do atendimento em estudos de casos a serem utilizados nas disciplinas e aplicados em sala de aula.

· Empresa Júnior:

o permitir que a Empresa Júnior participe conjuntamente com a Universidade da gestão da Agência.

o Proporcionar, ao longo do tempo, o desenvolvimento e a consolidação da Empresa Júnior, partindo do pressuposto da captação de possíveis projetos de consultoria que possam surgir do atendimento.

· Centro Universitário:

o Prática da extensão o Visibilidade institucional o Consolidação da marca

o Construção e manutenção de “Banco de Dados” para futuras ofertas de cursos (extensão e especialização).

(6)

3 Descrição

3.1 Agência de Orientação Empresarial (ORIENTE): a agência terá o objetivo de

prestar serviço de orientação e consultoria empresarial, através do atendimento agendado com consultores (professores) especialistas em diversas áreas. O discente poderá participar do atendimento, em um primeiro momento, como estagiário e, em um segundo momento, como consultor júnior.

A agência terá como público-alvo os micro e pequenos empresários de diversos segmentos e os futuros empreendedores, primordialmente da região de Nova Lima.

a) Áreas de Atuação:

· Gestão financeira · Gestão mercadológica · Gestão estratégica

· Gestão com pessoas e equipes · Gestão de suprimentos e logística · Gestão da produção

· Gestão contábil

· Projetos de viabilidade: Plano de Negócios · Orientação Jurídica

b) Metodologia de Trabalho

(7)

c) Interação com o Ambiente AGÊNCIA ORIENTE COMUNIDADE PARCEIROS UNIVERSIDADE EMPRESA JÚNOR ALUNOS PROFESSORES COORDENAÇÃO CURSOS ALUNOS EMPRESÁRIOS E FUTUROS EMPREENDE-DORES EMPRESÁRIOS E EMPREENDEDOR ES LOCAIS

(8)

3.2 Empresa Júnior: os discente serão incentivados a criar a empresa júnior do curso

de Administração. Essa empresa júnior participará da gestão da agência de orientação empresarial (ORIENTE).

A Empresa Júnior é uma Associação Civil sem fins lucrativos* constituída por alunos de nível superior ou técnico com o intuito de aplicar a teoria ministrada em sala de aula, prestando serviços de consultoria e assessoria de qualidade, a um custo reduzido, para empresários, empreendedores e profissionais liberais. Estas atividades são desenvolvidas com o acompanhamento e a orientação de professores e profissionais especializados, promovendo assim, a excelência na preparação e no estímulo da formação profissional.

Uma Empresa Júnior tem caráter multidisciplinar. Isto acontece quando é constituída por alunos de dois ou mais cursos, trabalhando de forma conjunta na efetivação dos projetos. Nesta empresa são formadas equipes com o objetivo de promover a integração e a ampliação do conhecimento geral, o que sustentará a expansão da mesma.

*Entidade constituída pela união de pessoas civis com o intuito de alcançarem um objetivo comum, excluindo a geração de lucro. As associações adquirem personalidade jurídica após a efetuação do registro de seus estatutos em cartório.

3.3 Ciclo de Palestras: evento realizado sistematicamente, com o objetivo de criar um

espaço propício à apresentação de temas emergentes ligados à administração, a gestão empresarial e ao empreendedorismo. O ciclo de palestras será realizado semestralmente e em conjunto com os cursos Superiores em Tecnologia, com data definida no calendário do curso sempre aberto a comunidade empresarial local. Oportunizando que alunos e comunidade possam ampliar seus horizontes e complementar o conhecimento sobre gestão de negócios. Ver modelo em anexo.

3.4 Cursos de Extensão: ofertados sistematicamente a cada semestre, abrangendo

temas de administração, gestão de empresas e empreendedorismo conforme demanda da sociedade local levantada pela Agencia junto aos parceiros.

3.5 Mostra de Trabalhos: a mostra de trabalhos do curso de Administração será um

evento realizado sistematicamente, com o intuito de oportunizar aos alunos empreendedores um espaço onde possam expor, para a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo, as suas idéias de empresas, bem como a suas empresas já criadas. A mostra será realizada semestralmente e em conjunto com os cursos Superiores em Tecnologia, com data definida no calendário do curso. Modelo em anexo.

3.6 Júri dos Planos de Negócios: no primeiro semestre de cada ano será organizado um

(9)

Este júri será integrado por pessoas representativas de diversos segmentos da sociedade para avaliar as melhores propostas de "empresas". É bom ressaltar que os alunos participantes do júri serão premiados. A criação de um Júri para apreciação dos Planos de Negócios é um fator de estímulo e integração dos alunos pré-empreendedores com a comunidade de negócios. O julgamento irá, de preferência, priorizar as idéias de “empresas” que apresentarem maiores condições de viabilização imediata.

3.7 Prêmio Iniciativa Empreendedora: no segundo semestre de cada ano será

organizado o prêmio iniciativa empreendedora. Esse prêmio terá o intuito de proporcionar à comunidade acadêmica e a sociedade civil, como um todo, a oportunidade de apresentar suas idéias de “empresas” a uma comissão, via a elaboração de um plano de negócios. O edital do prêmio encontra-se em anexo, organizar o prêmio nos seguintes critérios: participação, prazos, seleção e premiação.

(10)

4 Previsão de Recursos e Orçamento

Estrutura de Recursos Humanos

· Coordenador geral: 01 (um) professor TI titular do projeto · Coordenador auxiliar: 01 (um) professor TI auxiliar do projeto

o Atribuições:

ƒ seleção e contratação de consultores e alunos bolsistas; ƒ acompanhamento dos relatórios de atendimento; ƒ retorno aos clientes (pós-venda);

ƒ retorno aos consultores; ƒ captação de clientes;

ƒ condução de parcerias estratégicas, inclusive para custear parte do

projeto;

ƒ relacionamento com a empresa júnior; ƒ controle econômico e financeiro;

ƒ garantir os aspectos legais, fiscais e tributários; ƒ contatar palestristas e fechar os temas das palestras; ƒ definir temas de cursos de extensão;

ƒ organizar e divulgar todos os eventos na comunidade. o Remuneração: 270horas/semestrais – Professor TI Titular 180horas/semestrais – Professor TI Auxiliar 450horas semestrais totais

· Alunos Bolsistas: contratação de 02 (dois) alunos bolsistas regime 4horas/diárias. o Atribuições:

ƒ auxiliar o coordenador geral.

· Consultores: contratados através de contrato de prestação de serviços com pessoa jurídica. O consultor receberá suas horas de atendimento mediante a emissão de nota fiscal.

o Remuneração: R$ 20,00 hora/atendimento

o Observação: preferencialmente a contratação deverá dar oportunidade á aqueles professores do Izabela que atuam como consultores.

ƒ Instrutores: contratados para os cursos de extensão. o Remuneração: R$ 30,00 hora/aula

(11)

Estrutura Física

Equipamento Valor Único Valor Mensal

Valor Anual

Sala 40m 2 (mínimo) cedida pelo Centro Universitário no Campus Belvedere ou por algum dos parceiros

Existente na Instituição

03 mesas com adaptação para micro Existente na Instituição

01 mesa redonda de reunião Existente na Instituição

10 cadeiras comuns Existente na

Instituição

03 cadeiras giratórias Existente na Instituição

01 arquivo de aço (pasta suspensa); Existente na Instituição

01 armário madeira para escritório Existente na Instituição

01 mesa para impressora Existente na Instituição

divisórias para isolamento das áreas (box) de atendimento

R$ 1.000,00

03 micro computadores com leitor e gravador de DVD

R$ 6.600,00

01 impressora laser (comodato da SIIM) R$ 500,00 R$ 6.000,00

01 aparelho de fax R$ 600,00

01 aparelho de telefone R$ 50,00

rede e conexão a internet Existente na Instituição

Stands para III e IV Mostra R$ 5.000,00

Folders para divulgação dos eventos R$ 1.000,00

TOTAL ... R$ 8.250,00 R$ 500,00 R$ 12.000,00

ƒ 10 Salas de aula para o III e IV Ciclos de Palestras com data show e/ou PC/TV durante os 2 dias do evento.

ƒ Laboratório de informática para cursos específicos como Excel Empresarial com micros que tenham acesso rápido a internet e drive de CD-Rom.

ƒ Sala de aula para cursos de extensão, de preferência em horários de disponibilidade das mesmas, como manha e tardes, eventualmente noites.

ƒ Link do site do Centro Universitário para a Agencia de forma a disponibilizar palestras, cursos e demais informações relevantes para a comunidade.

(12)

5 Cronograma de execução

Fevereiro 2007:

Contatos com possíveis parceiros para firmar convênio de parceria e estabelecer responsabilidades.

Contato com alunos para incentivar a criação da Empresa Junior dos cursos de Administração e Graduação Tecnológica.

Março 2007:

Criação de banco de dados de empresários formais e informais da região, estabelecimento físico da Agencia.

Lançamento Edital Prêmio Iniciativa Empreendedora.

Abril 2007:

Inicio das atividades de consultoria. Oferta do curso de Excel Empresarial.

Contatos para realização do III Ciclo de Palestra. II Júri de Planos de Negócios.

Maio 2007:

Realização do III Ciclo de Palestras.

Junho 2007:

Realização da III Mostra de Trabalhos.

Balanço das ações do primeiro semestre do projeto.

Agosto 2007:

Planejamento do IV Ciclo de Palestras.

Elaboração do calendário de cursos de extensão a serem ofertados. Continuidade das consultorias.

Setembro 2007:

Publicação do resultado do Premio Iniciativa Empreendedora e premiação Continuidade das consultorias.

Outubro 2007:

Realização do IV Ciclo de Palestras. Continuidade das consultorias.

Novembro 2007:

Realização da IV Mostra de Trabalhos.

(13)

Referências Bibliográficas

BUARQUE, Cristovam. Uma Idéia de Universidade. Brasília: UnB, 1986.

Documento do 4º Encontro Nacional dos Pós-Reitores de Extensão, 1990. [Mimeo] Kit Fundação de Empresas Juniores. Fejemg. 2006.

Perfil da Extensão Universitária no Brasil. Brasília: SESu/MEC, 1995. Programa do Fomento à Extensão Universitária. Brasília: MEC/ SESu, 1995.

Projeto Pedagógico do Curso de Administração do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. 2006

UNIMEP. Em Busca da uma Política Acadêmica. Piracicaba: UNIMEP, 1991. UNIMEP. Política Acadêmica da UNIMEP. Piracicaba: UNIMEP, 1992. UNIMEP. Síntese do 1º, 2º e 3º Fóruns de Extensão. Piracicaba, 90/91/92. Site: www.unimep.com.br. Acessado em 04/12/2006.

(14)

Referências

Documentos relacionados

Suas conclusões foram aprovadas pelo Primeiro Congresso de Língua Cantada, em 1936, em São Paulo, que a pronúncia do português padrão do português do Brasil deveria ter

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

[r]

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

ESTRUTURA QUALIDADE EXPANSÃO MPS.BR INTERNACIO- NALIZAÇÃO DO MSP OBSERVATÓRIO OBSERVATÓRIO PARA OS ESTADOS EXPANSÃO DO OBSERVATÓRIO PARA TICS INTELIGÊNCIA DE MERCADO NISB

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

The aim of this study was to characterize post-stroke patients with regard to motor skills, depressive symptoms and cognitive function, in addition to comparing these three

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a