• Nenhum resultado encontrado

Centro Educacional ETIP MASTER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro Educacional ETIP MASTER"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Centro Educacional

ETIP MASTER

ORIENTAÇÕES DAS ATIVIDADES DOMICILIARES PERÍODO DE RECESSO ESCOLAR

COVID 19

Srs. Pais, responsáveis e/ou queridos alunos,

Informamos que as atividades domiciliares referentes à semana de 16 a 20 de março já se encontram no site do colégio. Cientes do volume de exercícios, conteúdo e dificuldade de impressão, esclarecemos que os alunos que não conseguirem imprimi-las, poderão realizá-las nos cadernos das respectivas disciplinas.

No entanto, solicitamos que se organizem e identifiquem a aula, a data, o conteúdo e a referência conforme o cabeçalho da disciplina.

Observem o exemplo de uma atividade de geografia:

No caderno de geografia, copiem o mesmo cabeçalho (e, de preferência, com caneta colorida):

(2)

Os alunos que optarem poderão transcrevê-los no caderno.

Por último, os professores solicitam a realização de exercícios da apostila. Orientamos a fazê-los no caderno.

Em seguida, anotem no livro que o exercício foi realizado no caderno:

Ressaltamos que as atividades foram enviadas de acordo com a carga horária de cada ano, ou seja, foram programadas para serem realizadas de acordo com o horário no qual os alunos estariam na escola. Desta forma, é fundamental que todos mantenham uma rotina de estudo, se organizem e realizem todas as propostas com empenho e dedicação.

Os professores já estão disponíveis para esclarecimentos de dúvidas através do e-mail: atividades.etip@gmail.com.

Contamos com a colaboração de todos. Atenciosamente,

Equipe Pedagógica

Feito no caderno – 16/03.

(3)

UNIDADE LINO JARDIM

1º e 4º aula 2º feira- Aula 1 e 2

Conteúdo: Sistema Nervoso e Reprodução humana

Referência: Unidade 1 capítulo 1 Capítulo 2.Livro complementar sistema nervoso e caderno.

Olá queridos alunos,

Vamos retomar a explicação!!.

Importante relembrarmos sobre o sistema nervoso e os componentes que fazem o sistema ser realizado, os neurotransmissores, por exemplo, e seus hormônios produzidos, o hormônio dopamina é alterado com o aumento de açúcar no corpo. E como já expliquei, esse hormônio em alta quantidade produzido pelo cérebro, atuará como efeito tóxico. Certo!!.Retomo também que os principais hormônios comandados pelo cérebro e que são responsáveis pela alegria (sensação de prazer) recompensa (satisfação),sono e energia, são respectivamente: Endorfina, dopamina, serotonina, adrenalina. O sistema nervoso está dividido em SNC;SNP – Simpático e Parassimpático.

OBS: No quadro a seguir no que se refere “órgãos efetores”, significa que são órgãos que recebem estímulos do sistema nervoso central,constituído por músculos e glândulas.

Revisão de Conteúdo – Atividade domiciliar Data: 24/03/2020

Período de recesso escolar – COVID 19 Nota:

Disciplina: Ciências Professor(a): Emanuele

Turma: 8º B Nome do aluno(a):

(4)

1- O axônio de um neurônio se liga ao dendrito de outro como fios elétricos que se conectam. Substâncias neurotransmissoras são liberadas pela fenda sináptica e fazem a comunicação. Os diferentes tipos de neurotrasmissores estão relacionados com sensações e comportamento do indivíduo. Em relação a uma atividade aeróbia, o corpo produz uma quantidade de endorfina. Durante e depois da atividade, surgem sensações de prazer associadas a essa substância.

a) Descreva essas sensações e explique e relação com hormônio endorfina.

b) Como o hormônio endorfina é liberado?

2- Qual a relação entre a alta quantidade de açucar com a dopamina.

(5)

4- Escreva as situações de acordo com SNPperiférico – Simpático e Parassimpático.

a) Quando estamos na sala e as luzes são apagadas, nossa pupila sofre alteração_________________________________________________ b) Quando estamos com fome, há aumento de saliva em nossa

boca.____________________________________________________ c) Depois que comemos, nosso estômago fica mais

dilatado._________________________________________________ d) Quando urinamos nossa bexiga esvazia._______________________

5- Observe as figuras que representam um cérebro ouvindo música, o outro meditando(relaxando) e o outro, chorando (triste).E escreva abaixo os possíveis hormônios produzidos pelos neurotransmissores nesses momentos.

(6)

6- Elabore um desenho que represente os neurônios (deverá conter os dendritos, axônios ).

(7)

2ª aula: 8ºB (Clase 1)

Conteúdo: Introducción de Contenido – “Nombre de lugares”

Referência: Lectura dirigida – Unidad 1 – Capítulo 1 (Página 21 e 22)

Queridos Alumnos,

¡Buen día! ¿Cómo están? Te deseo lo mejor

Todavía estamos apoyando que esta situación de Covid 19 se resuelva pronto. Mientras tanto, continuaremos con los estudios en el hogar.

¡Un beso para todos ustedes y no olviden escribir sus dudas para aclararlas en el aula! Que Dios los bendiga a cada uno de ustedes y a sus familias.

Un beso en el corazón.

Maestra: Cíntia

Neste capítulo “Trotamundos” tivemos a oportunidade conhecer um pouco mais sobre a cultura de outros países, bem como Perú que apresenta uma ampla diversidade cultural. Assim foi possível identificar várias coisas relacionadas ao turismo e suas características, dentre elas o nome de alguns lugares e estabelecimentos comerciais no idioma espanhol.

Vamos recordar este tema? Revisión de Conteúdo – Actividad domiciliar

Periodo de recreo escolar – COVID 19

Fecha: 24/03/2020

Profesor(a): Clase de Español

Nombre del alumno(a): Pandilla: 8º B

Concepto:

(8)

¿Qué son las vacaciones?

Vacaciones es una licencia para una ocupación regular o para un viaje o viaje específico, generalmente con fines de recreación o turismo. La gente generalmente toma vacaciones durante fiestas específicas o en festivales o celebraciones específicos. Las vacaciones a menudo se pasan con amigos o familiares.

Viajar es una de las cosas más divertidas que cualquiera puede hacer. ¡Pero para que esto suceda de una manera divertida y colorida es importante familiarizarse con el idioma y la cultura de este lugar! ¡Presta atención a las nuevas palabras y nombres de las tiendas en español!

Leia a tabela com as novas palavras relacionadas a viagem no idioma espanhol e na sequência registre em seu caderno. Não esqueça de fazer o cabeçalho e caprichar na letra!

(9)

Nesta lição você aprendeu sobre os diferentes comércios presente numa cidade normal. Agora leia a tabela com as novas palavras relacionadas aos estabelecimentos comerciais no idioma espanhol e na sequência registre em seu caderno. Não esqueça de fazer o cabeçalho e caprichar na letra!

Español Português

La tienda Loja

El quiosco de periódicos Banca de Jornal El mercado / supermercado Mercado

La panadería Padaria

La librería Livraria

La carniceira Açougue

La tienda de ropas Loja de roupas

La gasolineira Posto de gasolina

La heladería Sorveteria

La peluquería Salão de barbeiro/ cabeleireira

La joyería Joalheria

La farmacia / droguería Farmácia

La agencia de viajes Agência de viagens

La cafetería Cafeteria

El banco Banco

El centro comercial / el mal Shopping

La agencia de autos ( coches ) Agência de veículos

La floristería Floricultura

La pastelería Confeitaria

La óptica Ótica

La taberna / El bar Bar

El restaurante Restaurante

La lavandería Lavanderia

La papeleira Papelaria

La perfumería Perfumaria

(10)

Você Sabe o que é um croqui?

Um croqui costuma se caracterizar como um desenho ou um esboço qualquer. Um croqui portanto, não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua

preservação, diferente de desenhos finalizados.

Sua tarefa agora será criar um “Croqui” de uma cidade!

Você fará um desenho que represente uma cidade vista do alto e na sequência, irá escrever o nome de cada estabelecimento comercial em espanhol. Faça uso de sua criatividade, não esqueça de colorir seu desenho e criar um nome para sua cidade!

Nombre de la ciudad: _________________________________________________________

(11)

Aula 2

Conteúdo: Regionalizações do continente africano

Referência: Apostila de Geografia, caderno 1, unidade 1, capítulo 1, páginas 18 a 21 Bom dia turma!!! Tudo bem com vocês? Espero que sim!!

Ainda mais em um momento como esse, que não só o Brasil, mas o mundo está vivendo, onde o medo, a incerteza, têm tomado conta dos noticiários do dia a dia, mas tenho certeza que sairemos dessa muito mais fortalecidos do que antes. Agora é o momento para que fiquemos juntos daqueles que amamos, nossos pais, nossos irmãos, e por isso vamos que vamos em frente, pra que isso um dia seja somente uma lembrança, apesar de tudo, positiva em nossas vidas.

Agora vamos estudar Geografia pra entender esse mundo!!! Então vamos rever nosso conteúdo.

VAMOS FALAR ENTÃO SOBRE O CONTINENTE AFRICANO.

Como sabemos, o continente africano é em sua maior parte muito pobre. Na verdade lá existem muitos minérios bastante importantes de alto valor mundial como o diamante, por exemplo, mas muitos governos africanos utilizam o dinheiro que ganham nessas vendas, comprando armas para fortalecer seus exércitos, ao invés de usar o dinheiro das vendas desses minérios para investir em educação e saúde, com certeza o quadro deste imenso continente seria outro.

Revisão de Conteúdo – Atividade domiciliar Período de recesso escolar – COVID 19

Data: 24/03/2020

Professor(a): José Marcio Disciplina: Geografia

Nome do aluno(a): Turma: 8ºB

Nota:

(12)

Inclusive, este continente é tão imenso que a ONU divide a África em regiões. Um grande fator geográfico que divide a África em duas partes é o Norte da África e a África Subsaariana. Ou seja, a parte acima do deserto do Saara e a parte abaixo deste deserto.

- Agora descreva a situação dos povos que vivem na África Subsaariana (responder nos cadernos).

- Explique também o que é o Sahel.

Os conflitos na África são basicamente motivados por disputas territoriais; golpes de estados, que geram crises políticas; rivalidades tribais, motivadas por questões étnicas ou religiosas; disputas por água e recursos minerais; e imersão do povo na miséria. Essas motivações são provenientes do processo de colonização do continente, da Guerra Fria, da intervenção de terceiros Estados e de eleições conturbadas.

Agora, faça nos seus cadernos, uma pesquisa sobre um país da África que esteja em guerra civil ultimamente (tem que ter no mínimo 10 linhas de pesquisa).

Cuidem-se e estudem!!!!

Caso necessitem falar comigo, mandem e-mail que eu respondo: marcio.geodal@gmail.com

(13)

UNIDADE LINO JARDIM

Aula 1

Conteúdo: Conjuntos Numéricos – Operações com Racionais Referência: Capitulo 1 – página

Olá Pessoal!! Tudo bem?

Vamos retomar as operações com os números racionais (fração e decimal), hoje veremos as adições e subtrações com denominadores iguais e diferentes.

Abaixo, estarei demonstrando através de exemplos e logo após deixo alguns exercícios para vocês treinarem.

Bom estudo!! Abraços, Profª Kelly

Revisão de Conteúdo – Atividade domiciliar – Conjuntos Numéricos

Período de recesso escolar – COVID 19

Data: 24/03/2020

Professor(a): Kelly Trocolletto Disciplina: Matemática

Nome do aluno(a): Turma: 8ºB

(14)

Denominadores iguais

Se os denominadores da fração são iguais, somamos ou diminuímos os numeradores e conservamos os denominadores.

Exemplos:

Denominadores diferentes

Caso os denominadores sejam diferentes, devemos tirar o MMC entre eles e realizar a proporcionalidade entre as frações. Essa proporcionalidade é feita da seguinte maneira: Dividir o novo denominador (surgido do MMC) pelo antigo denominador, e multiplicar o resultado pelo numerador correspondente.

(15)

1- Encontre os resultados irredutíveis das expressões a seguir.

2- Complete a tabela, com números racionais fracionários, que tornem as igualdades verdadeiras.

(16)

4- Efetue as operações com frações. a) 5 2 10 3 = b) 12 5 2 = c) 15 10 12 5 3 1 = d) 12 5 2 =

Referências

Documentos relacionados

Presidente, e respondendo às indagações do consulente, considerando o regime previdenciário de caráter contributivo e solidário, pautado no equilíbrio financeiro e

– Comutação do primeiro grupo de parâmetros de controle para o segundo grupo quando a velocidade do valor de referência de posição fixa é maior do que o limite. – Comutação

participaram da pesquisa e descrito na Portaria que rege sobre a atuação do coordenador, no que concerne ao DF (DISTRITO FEDERAL, 2020). Para constatar ou refutar a

De posse dos ganhos líquidos recebidos pela sociedade, que foram apresentados no item 3.1, e dos custos da Embrapa estimados para o desenvolvimento e transferência

COMPACTADO; FORMA DE CONSTRUÇÃO DO CONDUTOR FASE REDONDO; MATERIAL DE ISOLAÇÃO DO CONDUTOR FASE POLIETILENO TERMOPLÁSTICO, 70ºC, NAS CORES CINZA, PRETO E VERMELHO; TENSÃO

FILTRO, de linha, para 06 tomadas elétricas 2P + T compatível com padrão nacional, cabo de forca com no mínimo 1,20 m, porta fusível com uma unidade reserva, chave

Em todos os estímulos visuais e em todos os níveis da inteligência visual, o significado pode encontrar-se não apenas nos dados representacionais, na informação

No presente estudo não se procurou dis- tinguir a candidúria como causa direta ou secundária do óbito, porém o trato urinário pode ter sido o sítio de invasão da corrente