• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Ambiental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Ambiental"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Proposta de Novo Curso

Programa Padrão: Gestão Ambiental

Ênfase (opcional):_______________________________

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESPECIALIZAÇÃO

MBA em Gestão Ambiental

Coordenação Geral e Acadêmica: Prof. Roberto Guimaraes, Doutor

Coordenação Executiva: Profa. Susana Arcangela Quacchia

(2)

APRESENTAÇÃO

A história do ser humano é, na verdade, a história de suas relações com a Natureza. De fato, é do ambiente natural que incorporamos todas as matérias, produtos e serviços ambientais que não apenas permitem o desenvolvimento das atividades necessárias para o bem estar material, estético e espiritual do ser humano; são, na verdade, indispensáveis para a manutenção da vida no Planeta. E é neste mesmo Ambiente que armazenamos os subprodutos, rejeitos e excessos de nossas atividades. O ambiente é desta forma, origem e destino de tudo que nos caracteriza e nos permite ser humanos. O MBA em Gestão Ambiental foi concebido com o foco na inter-dependência entre as necessidades e desejos humanos e os ciclos da natureza; na complexidade do processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas ambientais; e na territorialidade e conflitos inerentes aos desafios socioambientais

Entende-se que às técnicas de controle da poluição se agregaram os instrumentos voltadas a ecoeficiência com ganhos para o ambiente natural e a sociedade. Entretanto, há necessidade de avançar no sentido de incorporar às práticas organizacionais uma visão estratégica das questões ambientais com vistas a reconstruir a forma como os seres humanos se relacionam com a natureza. O MBA em Gestão Ambiental considera ainda que possuir conhecimentos sobre os processos naturais, práticas de gestão ambiental e responsabilidade social, aliados a capacidade crítica para construir ou analisar opções alternativas, são competências diferenciais e que se tornam a cada dia mais essenciais para garantir competitividade no mercado de trabalho.

OBJETIVOS:

(Coordenador Acadêmico deve informar)

O participante do curso ao seu final deverá ser capaz de:

• Identificar e analisar princípios, políticas e práticas voltadas para o desenvolvimento da sociedade; • Comprometer-se com a melhoria organizacional, social e ambiental local;

(3)

PÚBLICO ALVO:

(Coordenador Acadêmico deve informar)

Profissionais do setor empresarial, consultoria e de organizações da sociedade civil como também, formuladores de políticas públicas com formação universitária que atuam ou pretendam atuar na área ambiental ou desejem incorporam a visão ambiental a sua atuação profissional.

METODOLOGIA DO TCC

(Coordenador acadêmico deve informar)

Ao final do curso cada aluno deverá apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC- para graduar-se, conforme exigência da Resolução CNE/CES nº 1, de 08 de junho de 2007.

Neste trabalho o aluno deverá demonstrar ser capaz de aplicar conceitos de gestão empresarial e gestão ambiental a uma realidade escolhida, dedicando tempo à leitura e análise de material bibliográfico, documental e pesquisa de campo, fora de sala de aula.

O trabalho consiste em identificar e analisar um problema de gestão ambiental, estudar alternativas de solução, escolher uma alternativa e defendê-la.

Tratando-se de trabalho acadêmico, é imprescindível a construção de referencial teórico, a partir dos conteúdos ministrados durante o curso e de levantamento de bibliografia adicional. A leitura e interpretação de autores devem ser as bases para a análise do problema e defesa da solução proposta. A pesquisa de campos é parte essencial do TCC.

CARGA HORÁRIA TOTAL: __432_____ horas aula

(4)

Estrutura do Curso

Módulo Gestão Empresarial

Disciplina

Aspectos Comportamentais das Organizações 24

Mapeamento e Análise de Processos Organizacionais 24

Marketing no Cenário Empresarial 24

Negociação e Mediação de Conflitos Socioambientais 24 Jogos de Negócios com Foco na Gestão Ambiental 24 Módulo de Contextualização

Disciplina

Meio Ambiental e Desenvolvimento 24

Conservação e Dinâmica de Sistemas Naturais 24 Políticas Públicas para a Gestão Ambiental 24

Direito Ambiental 24

Economia do Meio Ambiente 24

Ética e Responsabilidade Social 24

Módulo Instrumentos de Gestão Ambiental

Disciplina

Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais 24 Riscos Ambientais: Análise e Gerenciamento 24

Práticas de Gestão Ambiental Empresarial 24

Política e Gestão de Recursos Hídricos 24

Indicadores Socioambientais 24

Mercado de Carbono e Projetos MDL 24

Tópicos Especiais I – Oficina de Trabalho

24 Carga horária total presencial

(5)

Parte Comum

1) Direito Ambiental

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

A crise ambiental e o surgimento do Direito Ambiental. A Constituição Federal e o Meio Ambiente. Competências em matéria ambiental. Política Nacional do Meio Ambiente: conceitos, princípios, objetivos e instrumentos. Alguns instrumentos - zoneamento ambiental, padrões ambientais, licenciamento ambiental. O dano ambiental e estudo do impacto ambiental. O dano ambiental e responsabilidade civil, administrativa e penal dele decorrentes. O acesso à Justiça em defesa do patrimônio ambiental: ação civil pública e ação popular. Termo de Ajustamento de Conduta. A proteção jurídica da biodiversidade: Código Florestal e Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

2) Economia do Meio Ambiente

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Meio ambiente e economia - noções gerais, economia ecológica X economia ambiental. Conceitos básicos: falhas de mercado, externalidades, bens de propriedade comum, Tragédia dos Comuns, análise custo-benefício e taxa de desconto. Noções de valoração econômica do meio ambiente - valor econômico total, valor de uso, valor de opção e valor de existência. Técnicas de valoração - função dose-resposta, custo de reposição, danos evitados, custos de controle, custo de oportunidade, preços hedônicos, custo viagem, valoração contingente. Casos de aplicação.

3) Práticas de Gestão Ambiental Empresarial

Carga Horária: 24 horas Ementa:

(6)

Abordagens e Desafios da Gestão Ambiental Empresarial. Papel dos stakeholders. Modelos de Gestão Ambiental - Produção mais Limpa, Ecoeficiência, Ecodesigns, Modelos Biológicos. Instrumentos de Gestão Ambiental Empresarial - Sistema de Gestão Ambiental, Sistema Integrado de Gestão, Ciclo de Vida de Produtos, Auditorias.

4) Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais - conceitos, etapas, procedimentos e base legal. Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental. Audiências Públicas. Adoção e Prática do Licenciamento e da Avaliação de Impactos Ambientais. Conflitos e Dificuldades.

5) Conservação e Dinâmica de Sistemas Naturais

Carga horária: 24 horas aula Ementa:

Bases teóricas da Ecologia. Processos evolutivos e biogeográficos da biodiversidade, dinâmica de populações e comunidades, manutenção e restauração de ecossistemas. Biologia da Conservação, bases teóricas, manejo e monitoramento, estratégias de conservação para o uso sustentado. Novas concepções para o uso da biodiversidade.

6) Meio Ambiente e Desenvolvimento

Carga Horária: 24 horas-aula Ementa:

Crise do padrão de ocupação do território e formação social. Transição Ecológica e o contexto do Desenvolvimento Sustentável. Padrão de ocupação do território e formação ambiental latino-americana. Formação social e da formação do Estado latino-americanos. Globalização e governabilidade ambiental. Globalização e distinções Norte-Sul da crise ambiental. Desafios globais e regionais da agenda de desenvolvimento. Governabilidade ambiental e regime internacional de comércio. Políticas de meio ambiente e políticas de desenvolvimento sustentável. Paradoxos da agenda internacional de meio

(7)

ambiente. Dimensões de sustentabilidade, atores e critérios de política pública. Conflitos ambientais, papel do Estado e estratégias de negociação.

7) Mapeamento e Análise de Processos

Carga horária: 24 horas aula Ementa:

Visão sistêmica e contingencial. O enfoque da qualidade total e da reengenharia. Conceito de macro-processos, macro-processos, funções. A concepção da organização como cadeia de valor. Metodologia de análise de processos – entendimento do contexto, decomposição dos processos, mapeamento de fluxos, regras, informações e análises específicas. Ferramenta de análise: Levantamento, análise da demanda, análise pelas ferramentas do kaisen, fluxograma, análise de melhorias. Ferramentas eletrônicas de mapeamento dos processos. Medidas de desempenho dos processos. O impacto da gestão por processos na estrutura organizacional.

8) Políticas Públicas para a Gestão Ambiental

Carga horária: 24 horas aula Ementa:

Conceitos de Gestão Ambiental - meio ambiente, qualidade ambiental, sistema ambiental. Instrumentos de Política Ambiental – comando e controle, de mercado, de persuasão. Instrumentos de gestão ambiental pública - planejamento ambiental, licenciamento, estudo de impactos ambientais, auditorias, monitoramento, avaliação ambiental estratégica. Sistema Nacional de Gerenciamento Ambiental. Agenda Ambiental Pública.

9) Riscos Ambientais: Análise e Gerenciamento

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Avaliação de risco ambiental e para a saúde humana: uma nova abordagem no contexto da gestão ambiental. Metodologias de avaliação de risco. Programas de gerenciamento de riscos - o processo de

(8)

tomada de decisão com base na avaliação de risco. Gerenciamento de risco e processos decisórios. Comunicação e percepção de riscos.

10) Ética e Responsabilidade Social

Carga Horária: 24 horas aula Ementa:

Ética e a explicitação de princípios e valores nas organizações. A evolução do debate e o papel social da empresa. A relação com as partes interessadas da empresa. Ação Social e projetos

socioambientais de empresas. Mercado e ação socioambiental. Marketing Social e Consumo Sustentável. Estratégias e Práticas para uma gestão responsável. Indicadores de sustentabilidade. Normas e padrões de RSE utilizadas como ferramentas de gestão.

(9)

Parte Complementar

Obs:

- O coordenador acadêmico deverá marcar com um “X” as disciplinas complementares que farão parte do curso.

- O coordenador acadêmico também deverá informar a carga horária das disciplinas complementares.

( x ) Aspectos Comportamentais das Organizações

Carga Horária: ___24___ Horas-aula Ementa:

O mundo organizacional contemporâneo e sua repercussão na sociedade. Competências interpessoais: importância da comunicação, trabalho em equipe e diferenças individuais. Liderança e motivação. Relações de Poder e influência. Conflitos e resistência às mudanças.

( x ) Jogos de Negócios com Foco na Gestão Ambiental

Carga Horária: ___24___ Horas-aula Ementa:

Análise estrutural da indústria e de cenários econômicos e ambientais globais. Estratégias corporativas. Elaboração de plano estratégico. Análise de riscos e tomadas de decisões tático-operacionais.

Negociação empresarial. Avaliação do desempenho da empresa. Feedback do desempenho individual ou coletivo dos participantes.

( x ) Negociação e Gestão de Conflitos Socioambientais

(10)

Ementa:

Aspectos ambientais como fonte de conflitos. Conflitos globais e locais. Negociação como ferramenta de administração. Tipos de conflito: conflitos de interesse versus conflitos de valores. Gerenciando conflitos: técnicas de mediação de conflitos. Gestão de conflitos para atingir ganhos mútuos.

( x ) Políticas de Gerenciamento de Recursos Hídricos

Carga Horária: 24___ Horas-aula Ementa:

Água e desenvolvimento. Problemática da Água no Mundo e no Brasil. Experiências Européias de gestão de Recursos Hídricos. Política Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos - legislação, objetivos, fundamentos, diretrizes, instrumentos e organização do sistema de gerenciamento. Noções sobre Enquadramento e Uso dos Recursos Hídricos. Processo de Licenciamento de Recursos Hídricos.

( x )

Marketing no Cenário Empresarial

Carga Horária: _24___ Horas-aula Ementa:

Conceitos, origem, evolução e tendências do marketing. Os ambientes de marketing. Oportunidades de mercado. Comportamento do consumidor e a pesquisa de mercado. Segmentação e posicionamento. Geração de valor. Processo estratégico de marketing, marketing de relacionamento e CRM. Marketing de serviços. Endomarketing.

( x )

Indicadores Socioambientais

Carga Horária: _24___ Horas-aula Ementa:

Indicadores socioambientais: funções e dimensões. Componentes de indicadores socioambientais. Sistemas de indicadores: aspectos teóricos e empíricos, análise crítica. Construção de indicadores.

(11)

( x )

Mercado de Carbono e Projetos MDL

Carga Horária: __24__ Horas-aula Ementa:

Processo de Obtenção de Créditos de Carbono e Mercado de Carbono. Mecanismo de

Desenvolvimento Limpo e mercados voluntários. Oportunidades e Riscos das Mudanças Climáticas nos Negócios. Estudos de Casos.

O coordenador acadêmico poderá criar até 3 tópicos especiais, caso seja necessário.

Tópicos Especiais I

Nome da Disciplina: Oficina de Trabalho Carga Horária: 24 horas-aula

Ementa: Processo de tomada de decisão. Análise do Problema. Busca e análise de soluções.

Apresentação de relatórios de pesquisa.

Anexo I

Nome da disciplina

Nome dos professores que podem vir a lecionar

na disciplina

Titulação

Direito Ambiental Fernando Walcacer

Elton Lemos Oscar Graça Couto Miriam Fontenelli

Especialista Doutor Doutor Mestre

Economia do Meio Ambiente Carmen Augusta Varela

Carlos Eduardo Young

Mestre Doutor

Práticas de Gestão Ambiental Empresarial

(12)

Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais

Telma Malheiros Antonio Carlos Gusmão

Doutora Mestre

Conservação e Dinâmica de Sistemas Naturais

Marcia Chame dos Santos

Ricardo Moratelli

Doutora Mestre

Meio Ambiente e Desenvolvimento Roberto Pereira

Guimarães

Doutor

Mapeamento e Análise de Processos Marília Magarão

Fabrício Molica

Mestre Mestre

Políticas Públicas para a Gestão Ambiental

Renato Cader Mestre

Riscos Ambientais: Análise e Gerenciamento

Álvaro Bezerra de Souza Mestre

Ética e Responsabilidade Social Elvira Cruvinel

Glaucia Guarany

Doutora Mestre

( x ) Aspectos Comportamentais das Organizações

Damaris Novo Regina Lago

Mestre Mestre

( x ) Jogos de Negócios com Foco na Gestão Ambiental

Renée Assayag Spinelli Mestre

( x ) Negociação e Gestão de Conflitos Socioambientais

Ana Tereza Spinola Yann Duzert Mestre Doutor ( x ) Políticas de Gerenciamento de Recursos Hídricos Marilene Ramos Moema Ascerald Doutora Doutora

(x ) Marketing no Cenário Empresarial Ricardo Teixeira Mestre

( ) Finanças de Empresas Agnaldo Pereira

Regis Motta

Mestre Doutor

( x ) Indicadores Socioambientais Roberto Guimarães

Susana Feichas

Doutor Mestre

( ) Comunicação Corporativa para o Meio Ambiente

( x ) Mercado de Carbono e Projetos MDL

Christianne Maroun Doutora

( ) Contabilidade Ambiental

(13)

Oficina de Trabalho Vera Lucia de Almeida Correa Susana Arcangela Quacchia Feichas

Mestre Mestre

Referências

Documentos relacionados

As variáveis compostas homogêneas unidimensionais são utilizadas para representar arranjos unidimensionais de elementos de um mesmo tipo, em outras palavras, são utilizadas

A abordagem não cirúrgica atualmente não é um tratamento eficaz a longo prazo para a maioria dos doentes, uma vez que existem diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais

(Adaptado) Sobre a pesquisa e a tabela acima, é correto afirmar que.. a) a quantidade de alunos que não opinaram por nenhuma das três políticas é 12. Sabe-se, também, que o

2HVWXGRWHPRREMHWLYRGHGHOLQHDUSHU¿OHSLGHPLROyJLFRH clínico dos pacientes internados na enfermaria de pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), além

Durante o período que ficaram no viveiro o desenvolvimento foi lento, durante o mês de novembro não houve produção de folhas novas, a produção teve início a partir

Six samples of Arcobacter spp typed by genotypic tests as Arcobacter cryaerophilus (five strains) and Arcobacter butzleri (one strain) were isolated from cows´ milk of that farm..

Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), as informações referentes a cada um de

1 - As medidas disciplinares sancionatórias traduzem uma sanção disciplinar imputada ao comportamento do aluno, devendo a ocorrência dos factos suscetíveis de a configurarem ser