• Nenhum resultado encontrado

Definição do Modelo de Processo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Definição do Modelo de Processo"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

www.spider.ufpa.br

Definição do Modelo de Processo

1. Introdução 1.1. Finalidade

Mapear práticas sugeridas (i) pelo Padrão para Gestão de Portfólio do PMI, (ii) pelo Modelo de Referência do MPS.BR e (iii) pela Norma ISO/IEC 12207, no que tange a gestão de portfólio e projetos. Com isto, definir um Framework de Processo para a Gerência de Portfólio de Projetos aderente aos modelos citados

1.2. Escopo

Este documento abordará boas práticas sugeridas para o processo de Gerência de Portfólio de Projetos, processo responsável pela seleção de projetos que melhor atendam as necessidades e objetivos estratégicos das organizações. A partir da análise de documentos oficiais, pretende-se identificar práticas recorrentes em modelos, normas e padrões, oficialmente reconhecidos, no que tange ao processo citado. Ainda parte do escopo deste documento, tem-se a descrição de um Framework de Processo para Gestão de Portfólio de Projetos

1.3. Definições

PMI – Project Management Institute

Portfólio de Projetos – Relação de Projetos que atendem aos objetivos estratégicos da organização PGP – Acrônimo definido neste documento para representar o Padrão para Gerência de Portfólio do PMI GPP – Sigla referente aos resultados esperados do processo de gerência de portfólio de projetos

MPS.BR – Programa de Melhoria do Processo de Software Brasileiro MR-MPS – Modelo de Referência do MPS.BR

(2)

www.spider.ufpa.br 1.4. Referências

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. “NBR ISO/IEC 12207:2009 – Engenharia de Sistemas de Software – Processos de Ciclo de Vida de Software”. Rio de Janeiro: ABNT, 2009.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. “The Standard for Portfolio Management”. Syba: PMI Publishing Division, 2008a. Disponível (para associados) em: <www.pmi.org>.

SOFTEX - Associação Para Promoção Da Excelência Do Software Brasileiro. “Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR) – Guia Geral: 2011”. Disponível em: www.softex.br. 2011a.

SOFTEX - Associação Para Promoção Da Excelência Do Software Brasileiro. “Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR) – Guia de Implementação – Parte 2: Fundamentação para Implementação do Nível F do MR-MPS”. Disponível em: www.softex.br. 2011b.

2. Mapeamento Modelo(s) 2.1. Objetivo do Mapeamento

Este mapeamento objetiva analisar e comparar as práticas definidas para o processo de Gerência d Portfólio de Projetos segundo os Resultados Esperados do modelo MR-MPS, os Resultados Esperados e Tarefas definidos na norma ISO/IEC 12207 e os Processos definidos no Padrão para Gerência de Portfólio do PMI. A partir deste mapeamento pretende-se definir um conjunto de boas práticas que servirão de base para a definição de um framework de processo para apoiar a gestão de portfólio de projetos.

As boas práticas identificadas estão descritas através de cores, representando o grau de compatibilidade entre os modelos citados. Boas práticas em verde são uniformemente difundidas nos três modelos; boas práticas em amarelo apontam conformidade parcial entre modelos, o que significa que está presente em apenas dois modelos ou que o escopo da boa prática difere ligeiramente entre os processos, havendo necessidades de adequações para que a conformidade seja alcançada; e as boas práticas em vermelho indicam que as mesmas estão presentes exclusivamente em um dos modelos apresentados. Legendas de cores são apresentadas após a tabela de mapeamento.

Para facilitar a leitura da tabela de mapeamento, os resultados esperados do Processo de GPP do MPS.BR e as tarefas do referente processo da ISO 12207 são representados na tabela de mapeamento através de seus respectivos códigos. Uma lista contendo a descrição destes elementos é disponibilizada após o mapeamento.

(3)

www.spider.ufpa.br

Para o contexto desta pesquisa, serão mapeadas as práticas do modelo MR-MPS e da norma ISO/IEC 12207, no que tange o processo de Gerência de Portfólio de Projetos. Demais modelos e padrões de gestão de portfólio que não estão diretamente ligados ao desenvolvimento de software, não serão levados em consideração neste momento, porém serão utilizados como base teórica durante a definição do framework a ser proposto.

a) Padrão para Gerência de Portfólio do PMI

a. Objetivo do Modelo/Norma:.O principal propósito do Padrão para Gerência de Portfólio é descrever processos geralmente aceitos associados a gestão de portfólio. Este padrão é uma expansão das informações disponíveis no PMBOK Guide (A Guide to the Project Management Body of Knowledge) e no modelo OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model)

b. Processo/Área de Processo: Gerência de Portfólio

c. Objetivo do Processo/Área de Processo: O propósito do Processo de Gestão de Portfólio de Projetos é iniciar e sustentar projetos adequados, suficientes e necessários a fim de satisfazer os objetivos estratégicos da organização.

Este processo proporciona o investimento de recursos físicos e financeiros adequados, e aprova as autoridades necessárias para o estabelecimento dos projetos selecionados. Realizar qualificação contínua de projetos, a fim de confirmar que eles justificam, ou podem ser redirecionados a justificarem, investimento contínuo.

d. Item a ser Mapeado do Modelo/Norma: Processos da Gerência de Portfólio

e. Objetivo do Item: Requisito, recomendação, ou ação permitida, destinada a contribuir com a realização de um ou mais resultados esperados.

b) ISO/IEC 12207

a. Objetivo do Modelo/Norma: Fornecer um conjunto definido de processos para facilitar a comunicação entre os adquirentes, fornecedores e stakeholders do ciclo de vida de um produto de software.

(4)

www.spider.ufpa.br

c. Objetivo do Processo/Área de Processo: O propósito do Processo de Gestão de Portfólio de Projetos é iniciar e sustentar projetos adequados, suficientes e necessários a fim de satisfazer os objetivos estratégicos da organização.

Este processo proporciona o investimento de recursos físicos e financeiros adequados, e aprova as autoridades necessárias para o estabelecimento dos projetos selecionados. Realizar qualificação contínua de projetos, a fim de confirmar que eles justificam, ou podem ser redirecionados a justificarem, investimento contínuo.

d. Item a ser Mapeado do Modelo/Norma: Tarefas

e. Objetivo do Item: Requisito, recomendação, ou ação permitida, destinada a contribuir com a realização de um ou mais resultados esperados de um processo

c) MR-MPS

a. Objetivo do Modelo/Norma: O Modelo de Referência MR-MPS contém os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender para estar em conformidade com o MR-MPS. Ele contém as definições dos níveis de maturidade, processos e atributos do processo. O MR-MPS está em conformidade com os requisitos de modelos de referência de processo da Norma Internacional ISO/IEC 15504-2.

b. Processo/Área de Processo: Gerência de Portfólio de Projetos

c. Objetivo do Processo/Área de Processo: O propósito do processo Gerência de Portfólio de Projetos é iniciar e manter projetos que sejam necessários, suficientes e sustentáveis, de forma a atender os objetivos estratégicos da organização. Este processo compromete o investimento e os recursos organizacionais adequados e estabelece a autoridade necessária para executar os projetos selecionados. Ele executa a qualificação contínua de projetos para confirmar que eles justificam a continuidade dos investimentos, ou podem ser redirecionados para justificar.

(5)

www.spider.ufpa.br e. Objetivo do Item: Um resultado observável do sucesso do alcance do propósito do processo.

ID

Processos do Padrão para Gerência de Portfólio do PMI

(PGP) R.E. do Processo de Gerência de Portfólio de Projetos do MR-MPS Tarefas do processo de Gestão de Portfólio de Projetos da Norma ISO/IEC

12207

Boas Práticas Justificativa

1 Identificar Componentes GPP 1 6.2.3.3.1.1 Identificar Projetos candidatos Equivalentes no que tange a identificação de

projetos candidatos

2 Categorizar Componentes GPP 1 6.2.3.3.1.1 Categoriza Projetos Candidatos

O processo do PGP é compatível com escopo da no R.E. e da Tarefa, porém não é explicitamente

mencionado em ambas

3 Avaliar Componentes GPP 1 6.2.3.3.1.1 Avaliar Projetos Candidatos Equivalentes no que tange a avaliação/qualificação

de projetos candidatos

4 Selecionar Componentes GPP 1 6.2.3.3.1.1 Selecionar Projetos Candidatos Equivalentes no que tange a seleção de projetos

candidatos

5 Identificar Riscos do Portfólio N.A. 6.2.3.3.1.5 Identificar Riscos do Portfólio

No MR-MPS a identificação de riscos é mencionada no contexto da qualificação dos projetos candidatos (item 3 deste mapeamento),

porém, a nível de projetos.No entanto, possíveis conflitos na alocação de recursos são identificados

no contexto do R.E. GPP 2 e na tarefa 1.5. Na ISO 12207 e no MR-MPS, não há considerações sobre demais riscos que afetam o portfólio como um

(6)

www.spider.ufpa.br

6 Analisar Riscos do Portfólio N.A. N.A. Analisar Riscos do Portfólio Não há equivalente no MR-MPS e ISO/IEC 12207

7 Priorizar Componentes GPP 1 6.2.3.3.1.1 Priorizar Projetos Candidatos Equivalentes no que tange a priorização dos

projetos previamente selecionados.

8 Desenvolver Resposta aos

Riscos do Portfólio N.A. N.A.

Desenvolver Resposta aos

Riscos do Portfólio Não há equivalente no MR-MPS e ISO/IEC 12207

9 Balancear Portfólio GPP 1 6.2.3.3.1.1 Balancear Portfólio

Apesar de não mencionado no guia de implementação do MPS.BR ou na ISO/IEC 12207,

entende-se que o balanceamento do portfólio é compatível com o escopo do R.E. e da tarefa

mencionados.

10 Comunicar Ajustes no Portfólio GPP 8 N.A. Comunicar Mudanças no Portfólio

O processo do PGP e o referido R.E. são equivalentes no tange a comunicação das mudanças no portfólio. Foge ao escopo da ISO

12207

11 Comunicar Ajustes no Portfólio

/ Autorizar Componentes GPP 3 6.2.3.3.1.2

Definir responsabilidades sobre projetos

Há compatibilidade no que tange a identificação de responsabilidades e autonomias sobre projetos.

12 Autorizar Componentes N.A. 6.2.3.3.1.3

Identificar Resultados Esperados dos Projetos

Selecionados

Equivalência entre PGP e ISO 12207 no que tange a definição dos resultados esperados dos componentes selecionados e a definição de marcos

(milesones) e principais entregáveis dos projetos

13 Autorizar Componentes GPP 2 6.2.3.3.1.4 Alocar Recursos para os

Projetos Selecionados

Equivalentes no que tange a alocação de recursos nos projetos selecionados

(7)

www.spider.ufpa.br

14 N.A. GPP 2 6.2.3.3.1.5 Identificar Possíveis Conflitos de

Alocação de Recursos

O R.E. mencionado é compatível com a referida tarefa da ISO/IEC 12207, no que tange a análise de

possíveis pontos de conflito na alocação dos recursos entre múltiplos projetos

15 Autorizar Componentes GPP 4 6.2.3.3.1.6

Definir Marcos e Pontos de Revisão para Acompanhamento

do Projeto

No MR-MPS há R.E. equivalentes no Processo de Gerência de Projetos (GPR 5), onde são estabelecidos marcos e pontos de controle para

projetos. No PGP, uma das saídas do processo referido é a lista de marcos do portfólio (portfólio

milestones), onde são consolidados todos os pontos de controle dos componentes do portfólio e

seus referidos resultados esperados para posteriores revisões

16 Autorizar Componentes N.A. 6.2.3.3.1.7 Autorizar o início dos projetos selecionados

Equivalência entre PGP e ISO 12207 no que tange a autorização do início dos projetos incorporados ao

portfólio.

17 Revisar e Relatar o

Desempenho do Portfólio GPP 4 6.2.3.3.2.1 Monitorar Portfólio

Equivalentes no que tange ao acompanhamento periódico do andamento dos projetos para apoiar

posteriores tomadas de decisão

18 Monitorar e Controlar os Riscos

do Portfólio N.A. N.A.

Monitorar e Controlar os Riscos do Portfólio

Equivalência parcial entre o processo de GPP do MR-MPS e PGP no que tange a tomada de ações para corrigir desvios do portfólio e realização de

(8)

www.spider.ufpa.br

19 Monitorar e Controlar os Riscos

do Portfólio GPP 5 N.A.

Realizar Ações para Corrigir Desvios No Portfólio

Equivalência parcial entre o processo de GPP do MR-MPS e PGP no que tange a tomada de ações para corrigir desvios do portfólio e realização de

ações preventivas.

20 Monitorar e Controlar os Riscos

do Portfólio GPP 6 N.A.

Tratar e resolver conflitos sobre recursos entre projetos

O R.E. GPP 6 prevê a identificação, acompanhamento e resolução de conflitos de compartilhamento de recursos entre multiplos projetos, o que pode ser entendido como um risco

a ser monitorado e controlado no referido processo do PGP. De forma similar, a referida

tarefa da ISO/IEC 12207 procura identificar quaisquer interfaces entre múltiplos projetos que

devem ser gerenciadas ao longo de suas execuções.

21 Balancear Portfólio / Autorizar

Componentes GPP 7 6.2.3.3.2.2

Manter Projetos Em execução que continuam aderentes aos Acordos e critérios de seleção

Os itens são equivalentes no que tange a continuidade, suspensão ou redirecionamento de

projetos conforme recomendações oriundas das revisões. No caso do PGP, a tomada de decisão sobre manter um projeto em execução, parte do

processo de Balancear Portfólio (a partir de informações provenientes da monitoria do desempenho e riscos do portfólio) enquanto o

processo de Autorizar Componentes atua na alocação, manutenção e redirecionamento de recursos entre os projetos mantidos no portfólio.

(9)

www.spider.ufpa.br

22 Balancear Portfólio / Autorizar Componentes GPP 7 6.2.3.3.3.1

Redirecionar, Cancelar ou Suspender projetos que não se

mantenham aderentes aos Acordos e Critérios de Seleção

Os itens são equivalentes no que tange a continuidade, suspenção ou redirecionamento de

projetos conforme recomendações oriundas das revisões. No caso do PGP, a tomada de decisão

sobre Redirecionar, Cancelar ou Suspender projetos, parte do processo de Balancear Portfólio (a partir de informações provenientes da monitoria

do desempenho e riscos do portfólio) enquanto o processo de Autorizar Componentes atua redirecionamento de recursos destes projetos.

23 Monitorar Mudanças na

Estratégia de Negócio GPP 4 N.A.

Identificar mudanças estratégicas que requeiram rebalanceamento do portfólio

Equivalentes no que tange a identificação da necessidade de rebalancear o portfólio em

decorrência de mudanças estratégicas

24 N.A. N.A. 6.2.3.3.3.2

Encerrar projetos conforme acordos e políticas e procedimentos organizacionais

Não há equivalente no processo de GPP do MR-MPS nem em processos do PGP.

Legenda de Cores Utilizadas

Equivalência Total: Uma boa prática apontada pelos três modelos de forma

consonante.

Equivalência Parcial: Uma boa prática presente em apenas dois modelos ou que apresente pequenas divergências entre os

(10)

www.spider.ufpa.br

Sem Equivalência: Uma boa prática sugerida por apenas um modelo.

2.3. R.E. do Processo de Gerência de Portfólio de Projetos do MR-MPS:

GPP 1. As oportunidades de negócio, as necessidades e os investimentos são identificados, qualificados, priorizados e selecionados em

relação aos objetivos estratégicos da organização por meio de critérios objetivos;

GPP 2. Os recursos e orçamentos para cada projeto são identificados e alocados;

GPP 3. A responsabilidade e autoridade pelo gerenciamento dos projetos são estabelecidas; GPP 4. O portfólio é monitorado em relação aos critérios que foram utilizados para a priorização;

GPP 5. Ações para corrigir desvios no portfólio e para prevenir a repetição dos problemas identificados são estabelecidas,

implementadas e acompanhadas até a sua conclusão;

GPP 6. Os conflitos sobre recursos entre projetos são tratados e resolvidos, de acordo com os critérios utilizados para a priorização; GPP 7. Projetos que atendem aos acordos e requisitos que levaram à sua aprovação são mantidos, e os que não atendem são

redirecionados ou cancelados;

GPP 8. A situação do portfólio de projetos é comunicada para as partes interessadas, com periodicidade definida ou quando o portfólio

for alterado.

2.4. Tarefas e Atividades do Processo de Gestão de Portfólio de Projetos da ISO 12207: 6.2.3.3.1 Project initiation. This activity consists of the following tasks:

6.2.3.3.1.1 The organization shall identify, prioritize, select and establish new business opportunities,

(11)

www.spider.ufpa.br

organization.

NOTE Prioritize the projects to be started and establish thresholds to determine which projects will be executed. 6.2.3.3.1.2 The organization shall define accountabilities and authorities for each project.

6.2.3.3.1.3 The organization shall identify the expected outcomes of the projects.

6.2.3.3.1.4 The organization shall allocate resources for the achievement of project objectives.

6.2.3.3.1.5 The organization shall identify any multi-project interfaces that must be managed or supported

by the project.

NOTE This includes the use of enabling systems used by more than one project and the use of common system

elements by more than one project.

6.2.3.3.1.6 The organization shall specify the project reporting requirements and review milestones that

will govern the execution of the project.

6.2.3.3.1.7 The organization shall authorize the project to commence execution of approved project plans,

including the technical plans.

6.2.3.3.2 Portfolio evaluation. This activity consists of the following tasks: 6.2.3.3.2.1 The organization shall evaluate ongoing projects to confirm that:

a) Projects are making progress towards achieving established goals. b) Projects are complying with project directives.

c) Projects are being conducted according to system life cycle plans and procedures.

(12)

www.spider.ufpa.br

implementation, acceptable investment benefits.

6.2.3.3.2.2 The organization shall act to continue or redirect projects that are satisfactorily progressing or

can be expected to progress satisfactorily by appropriate redirection

6.2.3.3.3 Project closure. This activity consists of the following tasks:

6.2.3.3.3.1 The organization shall act to cancel or suspend projects whose disadvantages or risks to the

organization outweigh the benefits of continued investments, where agreements permit this.

6.2.3.3.3.2 After completion of the agreement for products and services, the organization shall act to

close the project per organizational policies and procedures and the agreement.

NOTE 1 The organization ensures that project closure accounts for documentation retention by the organization after

the project is closed.

Referências

Documentos relacionados

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

O período de redemocratização foi consolidado com a edição da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, instrumento jurídico democrático que restaura a

continua patente a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser consequência ser tão insignificante que tal preocupação ainda não se

É nesse cenário que o direito do trabalho vem a suportar maior prejuízo, ao passo que nenhum outro ramo do direito vive tão próximo das manifestações econômicas como o

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior