• Nenhum resultado encontrado

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS 2013"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria Estadual da Saúde Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde

CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA DO RIO GRANDE DO SUL

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS – 2013

MANUAL DO CANDIDATO

PLANTÃO

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS), Departamento da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), através deste Manual, procura orientar o candidato sobre o processo de seleção de estagiários de nível superior das áreas de Medicina e Medicina Veterinária, com vistas a futura atuação junto ao Plantão de Emergência e demais atividades (fármaco e toxicovigilância, epidemiologia, treinamento, ensino e pesquisa em toxicologia) realizadas neste Departamento. A realização deste processo seletivo, não obrigatório, oportuniza aos interessados, condições de acesso a esta atividade e favorece a identificação dos melhores estudantes segundo nosso perfil de interesse. Os selecionados serão chamados a preencherem as vagas liberadas pelos estagiários do quadro atual, à medida que estes últimos concluírem seu período de estágio (prazo máximo de 2 anos).

Características e Objetivos do Estágio

Os candidatos selecionados terão atribuições relacionadas a consultoria e prestação de informações por via telefônica e/ou outros meios (como comunicação eletrônica de dados) nas 24 horas do dia sobre riscos toxicológicos à saúde relacionados a medicamentos, produtos químicos de uso doméstico, agrícola e industrial e toxinas naturais, com a agilidade e presteza peculiares às situações de urgência.

As informações serão prestadas tanto a serviços e profissionais de saúde, bem como à população em geral, sob supervisão permanente da equipe técnica, de caráter multidisciplinar do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul.

Por fim, também serão treinadas e desenvolvidas habilidades quanto ao reconhecimento e identificação de animais peçonhentos e plantas tóxicas de interesse para a Saúde Pública.

(2)

Requisitos Necessários para Inscrição

Os candidatos a estágio deverão estar regularmente matriculados nas Faculdades de Medicina ou Medicina Veterinária.

Os acadêmicos de Medicina já deverão ter concluído a disciplina de Farmacologia (ou Farmacologia e Toxicologia) e ao menos um (1) semestre de Clínica Médica (ou Medicina Interna); devem estar, no máximo, no 8º semestre (ou equivalente) do curso.

Os acadêmicos de Medicina Veterinária já deverão ter concluído as disciplinas de Farmacologia Veterinária e Semiologia Veterinária e não ter Colação de Grau (Formatura) prevista para antes de julho/2014.

Obs: Serão aceitas inscrições com as disciplinas em curso; os candidatos aprovados nesta situação terão o início das atividades no plantão condicionadas à aprovação nas disciplinas, mediante documento comprobatório.

Inscrições

Serão realizadas exclusivamente, através do site: www.cit.rs.gov.br, limitados aos 120 primeiros inscritos.

Processo de Seleção O processo de seleção consta das seguintes fases: Primeira Fase - Fase Eliminatória

Realização de prova escrita, objetiva, com 40 (quarenta) questões de escolha simples (incluindo 2 questões em língua inglesa) versando sobre conteúdos relacionados a seguir no capítulo – Programa da Prova Escrita.

Segunda Fase - Fase Classificatória

Consta de entrevista coletiva, sendo desconsideradas as notas da primeira fase. Critérios de Avaliação

Prova escrita (de caráter eliminatório):

Serão considerados aprovados, nesta fase, os 50 primeiros candidatos com notas mais altas, excedendo-se este número apenas por empate.

Somente os candidatos aprovados na prova escrita passarão à fase seguinte do processo. Entrevista Coletiva (de caráter eliminatório e classificatório):

Seleciona os candidatos em função do perfil exigido para o desempenho de estágio no Plantão de Emergência. Participam desta fase os candidatos aprovados na prova escrita, em grupos de 10 (dez) candidatos, avaliados por 3 (três) profissionais da equipe do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul e 1 (um) profissional da área de recursos humanos.

Serão consideradas nesta fase: motivação, disciplina, organização, trabalho em equipe, agilidade, atenção, habilidades de comunicação verbal e escrita.

A nota da primeira fase e a avaliação do histórico escolar serão utilizados como critério de desempate após a entrevista coletiva.

(3)

Cronograma do Processo Seletivo e Locais de Realização INSCRIÇÕES

Estarão abertas das 0h01min de 26 de abril de 2013 às 23h59min de 10 de maio de 2013 através do site: www.cit.rs.gov.br .

As vagas de inscrição estão limitadas aos 120 (cento e vinte) primeiros candidatos. PROVA ESCRITA

Será realizada às 15h00min do dia 17 de maio de 2013 (sexta-feira), no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari - CAFF (antigo CAERGS – Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul). Av. Borges de Medeiros, 1501.

Para ingresso no recinto da prova o candidato deverá portar, OBRIGATORIAMENTE: carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto atualizada e deverá trazer prancheta.

Não será permitido ingresso de candidato após o horário previsto de início da prova. O resultado da prova escrita estará disponível no site: www.cit.rs.gov.br e também será afixado no mural de entrada do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul, Rua Domingos Crescêncio, n° 132, 8º andar a partir das 17h00min do dia 20 de maio de 2013 juntamente com os horários das entrevistas para os candidatos aprovados nesta fase.

ENTREVISTAS

Serão realizadas dias 23 e 24 maio de 2013, no auditório do CIT/RS - Rua Domingos Crescêncio, n° 132, 8º andar, Porto Alegre, conforme horários divulgados quando da publicação do resultado da prova escrita.

A entrada na sala de entrevistas ESTÁ CONDICIONADA à apresentação dos seguintes documentos:

Fotocópia da carteira de identidade

- Fotocópia do mais recente comprovante de matrícula

- Fotocópia do Histórico Escolar ou impresso pela INTERNET com assinatura digital - 2 fotos 3x4 recentes, identificadas no verso

O não comparecimento na data e hora indicadas para as entrevistas exclui o candidato do processo seletivo. Não será permitida a troca das datas e/ou horários das entrevistas, e nem o ingresso de candidatos com atraso.

(4)

RESULTADO FINAL

Estará disponível no site: www.cit.rs.gov.br e será afixado no mural de entrada do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul, no 8º andar a partir das 15h00min do dia 27 de maio de 2013.

Admissão dos Candidatos Aprovados

Os candidatos aprovados no processo serão admitidos ao estágio em ordem de classificação e de acordo com as necessidades do serviço.

Os candidatos aprovados admitidos ao estágio terão direito a receber uma bolsa auxílio, mediante convênio com a FDRH, nas condições e valores estipulados por esta instituição. As atividades serão realizadas, preferencialmente, em regime de turno, com mínimo de quatro (4) horas e máximo de doze (12) horas.

A validade da seleção será de um (1) ano, prorrogável a critério da direção do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul.

Revisão de Provas

Após publicado o resultado da prova escrita, o candidato que desejar solicitar revisão deverá fazê-lo através de requerimento próprio, disponível junto ao Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul, das 15h00min às 17h00min do dia 21/05/2013 (terça-feira).

A comissão de seleção deverá se pronunciar definitivamente sobre o pedido no prazo máximo de 24 horas.

Após a publicação do resultado final, os candidatos terão prazo de trinta (30) dias para encaminhamento de quaisquer recursos, através de requerimento próprio.

(5)

Programa da Prova Escrita 1. Medidas Gerais em Toxicologia

- Medidas que diminuem a absorção de intoxicantes. - Medidas que aumentam a eliminação de intoxicantes.

2. Princípios Básicos de Farmacologia: Farmacocinética / Farmacodinâmica

3. Farmacologia e Toxicologia dos seguintes grupos Farmacológicos e/ou Terapêuticos: - Atropina e Derivados

- Agentes Parassimpaticomiméticos - Aminas Simpaticomiméticas

- Hipnóticos, Sedativos e Drogas utilizadas no tratamento psiquiátrico - Antagonistas da Histamina

- Drogas utilizadas no tratamento da epilepsia

- Analgésicos/Narcóticos, Analgésicos/Antipiréticos e Anti-inflamatórios - Digitálicos, Antiarrítmicos, Anti-hipertensivos e Antianginosos

- Drogas utilizadas no tratamento de anemias (sais de ferro) 4. Noções de Toxicologia dos Produtos Industriais

- Metais Pesados (Chumbo, Mercúrio, Arsênico)

- Gases (Monóxido de Carbono, Cianeto e outros gases de importância toxicológica) - Solventes ( Hidrocarbonetos Alifáticos, Aromáticos e Halogenados)

5. Noções de Toxicologia dos Pesticidas

- Inseticidas Organoclorados, Organofosforados, Carbamatos e Piretróides - Herbicidas - Compostos Bipiridilos e outros de importância toxicológica - Raticidas Cumarínicos, Fluoroacetato de Sódio e Estricnina

6. Noções de Toxicologia dos Produtos de Uso Doméstico - Produtos de Limpeza, Higiene e Cosméticos

- Colas e Adesivos, Tintas e Pigmentos

7. Noções de Toxicologia de Animais Peçonhentos - Ofídios - Bothrops, Crotalus e Micrurus

- Aracnídeos - Loxosceles, Foneutria e Lycosa

- Escorpiões, Lagartas Urticantes e outros animais de interesse toxicológico 8. Epidemiologia dos acidentes tóxicos no Rio Grande do Sul.

9. Plantas Tóxicas

10. Toxicologia Veterinária - Medicamentos antiparasitários

- Inseticidas Piretróides, Carbamatos e Carrapaticidas (Amitraz) - Raticidas e Produtos Domissanitários

(6)

Bibliografia Recomendada

A bibliografia recomendada está à disposição na biblioteca do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul, com atendimento especializado entre 13h e 18h. ANDRADE FILHO, A. de; CAMPOLINA, D.; DIAS, M. B. Toxicologia na prática clínica. Belo Horizonte: Folium, 2001. 368 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001. 120 p. http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manu_peconhentos.pdf

CARDOSO, J. L. C. et al. Animais peçonhentos no Brasil: biologia, clínica e terapêutica dos acidentes. 2 ed. São Paulo: Sarvier, 2009. 540 p.

DUNCAN, B. B.; SCHMIDT, M. I.; GIUGLIANI, E. R. J. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 1600 p.

FUCHS, F. D.; WANNMACHER, L. M. B. C. (Ed.). Farmacologia clínica: fundamentos da terapêutica racional. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. p. 973-993.

GOODMAN & GILMAN. The pharmacological basis of therapeutics. 10 ed. New York: Lange Medical Book/McGrw-Hill, 2001. 2148 p.

OLSON, R. R. (Ed.). Poisoning & drug overdose. 5 ed. New York: Lange Medical Book/MacGraw-Hill, 2007. 736 p.

NASI, L. A. (Org.). Rotinas em pronto-socorro. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. 797 p.

RS. SES. FEPPS. Centro de Informação Toxicológica. Toxicovigilância – Toxicologia Clínica: dados e indicadores selecionados Rio Grande do Sul 2009-2010. Porto Alegre, 2011. 81 p.

SPINOSA, H. S.; GÓRNIAK, S. L.; PALERMO-NETO, J. Toxicologia aplicada à medicina veterinária. Barueri: Manole, 2008. 942 p.

Porto Alegre, maio de 2013.

Alberto Nicolella

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O artigo apresenta um procedimento para análise do problema considerando este aspecto, no qual o processo de consolidação do solo mole, causa de seu ganho de resistência, é

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the

Dentre as características empreendedoras pessoais consideradas importantes para quem atua em rede possui: comprometimento, redes de contato, orientação para resultados