• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO Nº 01/ BASQUETE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO Nº 01/ BASQUETE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

BOLETIM

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPORTIVA DO RECÔNCAVO DA BAHIA

INFORMATIVO | Nº 01/01 - 2015 | BASQUETE

No Projeto Centro de Referência Esportiva – Bahia, a modali-dade do Basquete iniciou com as ativimodali-dades planejadas para o trimestre, com as três turmas no Ginásio de Esportes. A primeira turma foi transferida para o Ginásio de Esportes e está em formação. No mês de Janeiro os professores aplicaram um plano de ação programado para o mês com a apresentação de atividades abordando sobre a importância dos alimentos na pratica do basquete, suas classificações e valor nutricional. Durante o mês de janeiro também aconteceram alguns encontros com os professores e estagiários participando de

reuniões com os professores Glauco Esteves e João de Deus que ministraram sobre o método construtivista, o esporte educacional e importância dos instrumentos pedagógicos. Foram realizados e construídos novos jogos pelos educandos e professores (Fig-1). As aulas do mês de janeiro foram minis-tradas no Ginásio de Esportes nos horário de 10 às 11h30min turmas (T1), no período da tarde 16h30min as 18h00min (T2) e das 18h00min às 19h30min (T3) no Ginásio de Esportes (Fig. -2).

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Fig. 1 – Formação com os professores Glauco e João de Deus. Fig. 2 - Os professores e discípulos construindo as regras do jogo. Fig. 3 – Os professores e discípulos experimentando o jogo criado.

(2)

BOLETIM

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPORTIVA DO RECÔNCAVO DA BAHIA

INFORMATIVO | Nº 02/01 - 2015 | BOXE

O mês de janeiro o projeto inicio com uma ação que contex-tualizava a conscientização da importância da hidratação e alimentação para uma melhor qualidade de vida relacionada com o meio ambiente, estimulando os alunos a cuidar da saúde e do meio ambiente, Potencializado a responsabilidade social, para contribuírem com um mundo melhor.

Criação do material didático : produção de equipamentos para ser utilizado nas aulas de boxe, pois é uma forma de conduzir os alunos no compromisso contínuo com o projeto e da valorização por meio de ações que contribuam para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

(3)

BOLETIM

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPORTIVA DO RECÔNCAVO DA BAHIA

INFORMATIVO | Nº 03/01 - 2015 | CAPOEIRA

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O mês de Janeiro da modalidade Capoeira com os profes-sores Manolo Moraes, Iago Caldas e Reinaldo Santos ficou marcado pela realização do “Dia da Brincadeira” na Praça da Inocoop em Cruz das Almas no dia 17 de janeiro de 2015 com o objetivo de divulgar o Projeto, interagir e agregar novos alunos para o fechamento das turmas. Foram feitas atividades de corrida, maculelê, roda de capoeira, atividades com bolas, dentre outras.

(4)

BOLETIM

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPORTIVA DO RECÔNCAVO DA BAHIA

INFORMATIVO | Nº 04/01 - 2015 | FUTEBOL

Com base nos acontecidos do mês de janeiro de 2015 no CRERBA, podemos afirmar que foi um mês desafiador, pois neste o tema principal para a roda de saberes era higiene e como fundamentos específicos utilizaríamos o domínio e passe de bola, porém notamos uma grande incidência de alunos envolvidos com as drogas, quer seja no manuseio e utilização ou no convívio com amigos e parentes, vendo isso

conseguim-os conversar sobre conseguim-os malefíciconseguim-os dconseguim-os produtconseguim-os para saúde e a sociedade, notamos avanços nos fundamentos propostos na aula e partindo do ponto que tratamos sobre a higiene corpo-ral durante o dia a dia conseguimos melhorar os hábitos higiênicos no período das aulas pois os próprios alunos trouxe-ram soluções.

(5)

BOLETIM

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPORTIVA DO RECÔNCAVO DA BAHIA

INFORMATIVO | Nº 05/01 - 2015 | FUTSAL

O seguinte documento tem o objetivo de relatar as atividades que aconteceram em Janeiro de 2015 no CENTRO DE REFERÊNCIA ESPORTIVA DO RECÔNCAVO BAIANO (CRERBA). As atividades da modalidade futsal foram iniciadas no dia 02/01/2015 e finalizadas no dia 30/01/2015.

Apesar dos alunos estarem em férias escolares a presença foi de 90% da turma. Com a chegada dos matérias como: bolas, cones e tartarugas tivemos condições de trabalhar nas aulas o domínio psicomotor dos alunos como também jogos que melhoram a força e agilidade.

Neste mês trabalhamos com os temas Alimentação saudável e higiene pessoal, onde colocamos para os alunos a importância de uma boa alimentação, os valores nutricionais dos alimentos, que fazem parte da realidade deles. Criamos a planilha de alimentação (anexo pagina 2) onde cada alimento tem a sua pontuação, e os alunos levam para casa para que os pais marquem diariamente os alimentos consumidos pelos seus filhos durante três semanas. Ao final verificaremos os três alunos que mais pontuarem e premiaremos. A planilha foi um sucesso com grande participação dos pais. Iniciamos também a formação em esporte educacional com os professores Glauco Esteves e João de Deus.

(6)

BOLETIM

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPORTIVA DO RECÔNCAVO DA BAHIA

INFORMATIVO | Nº 06/01 - 2015 | TAEKWONDO

A alimentação é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Em janeiro buscamos abordar a importância da alimentação saudável, principalmente pelo período mais quente (verão) que requer maior atenção para os alimentos que serão ingeridos. Dessa forma esperamos que nossos alunos possam reavaliar o consumo de alimentos nutritivos para saúde do corpo.

INTRODUÇÃO

Verbalizar através da roda de saberes aulas expositivas sobre a diferença de frutas; verduras e legumes em sequência realizamos o plantio de sementes com o uso do material reciclável do kit lanche, os alunos vivenciaram todos os passos para o processo de semeação da nossa primeira mini horta. Além dessas atividades foi realizado jogos e brincadeiras direcionadas para o aprendizado de movimentos específicos da faixa branca 10º gub Kibon donjak com as técnicas de chute (bal ki sul) e técnicas de mão ( son ki sul) do taekwondo

(7)

BOLETIM

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPORTIVA DO RECÔNCAVO DA BAHIA

INFORMATIVO | Nº 07/01 - 2015 | VOLEIBOL

Janeiro, início de ano e a cada mês surgem momentos espe-ciais em nosso projeto e nossa modalidade. Tivemos três momentos especiais para início de ano. Momentos em que nos mostra o trabalho com carinho e muita educação diante de nossas crianças e na comunidade.

Mais uma criança especial foi matriculada no projeto, trata-se de Fabio Trindade Silva, 13 anos e portador de síndrome de

dowan, em outra oportunidade uma apresentação de dança pelo jovem Anderson, que faz parte de um grupo de dança de “hip-hop” na cidade. Culminando nosso sub tema sobre alimentação a presença da nutricionista Marly Silveira esclare-cendo sobre os benefícios da alimentação saudável e os riscos da obesidade.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Hip hop Atividade lúdica com Fabio (especial)

Dança com

(8)

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

BOLETIM

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPORTIVA DO RECÔNCAVO DA BAHIA

INFORMATIVO | Nº 08/01 - 2015 | REDE

A Coordenação de Formação, responsável pela Rede de Parceiros Multiplicadores do Esporte Educacional, tendo como membros os Professores Glauco Esteves e João de Deus Fonseca, programou como ações do mês de Janeiro de 2015 o planejamento e organi-zação do 1º Encontro de Formação e 1º Fórum de Boas Práticas da Rede Bahia, e a formação dos professores e estagiários do Centro de Referência.

Na semana dos dias 05 a 09 de janeiro, o foco das ações do Centro de Formação foi à finalização do Sistema MAIE. Neste período foi feita a revisão das informações e anexo das ações no sistema. Além

disso, planejamos as palestras para atuação na Jornada Pedagógica do município de Cachoeira.

Na semana seguinte, realizamos a formação do Centro de Referên-cia no dia 12/01, onde dialogamos com os professores e estagiários a fim de observar a relação deles com a metodologia do projeto (avaliação diagnóstica). Nesta aula, foi possível perceber a necessi-dade de foco da formação no planejamento das aulas. Nos dias 13 e 14, realizamos as viagens de entrega dos convites para o Evento, obtendo êxito nesta ação. Nos dias 15 e 16, planejamos a prévia dos questionários da pesquisa e as datas para a aplicação.

Na terceira semana do mês (19 a 23/01), realizamos a formação do Centro de Referência no dia 19/01, abordando a estrutura de Plano de Aula proposta pelo projeto. Nos dias 20 a 23, as ações foram divididas entre os membros do Centro de Formação. Dia 20/01, foi o planejamento das aulas da formação da Rede. Nos dias 21 a 23, o Profº Glauco deu continuidade a estas ações, enquanto o Profº João de Deus realizou as viagens para retorno dos convites. Contudo, no dia 23, devido à indisponibilidade de carro da UFRB, foi necessária a viagem de ambos aos municípios.

Na semana final, realizamos a formação do Centro de Referência tratando sobre Seqüências Didáticas no dia 26/01, e no dia 27/01,

houve a reunião para o evento. Estavam presentes na reunião: Profº Glauco, Profº João de Deus, Profª Ivana, Profº Jean Adriano, os senhores Venceslau, Cássio e César e as senhoras Kátia e Joseilza. Nesta reunião, apresentamos as ações do evento e as demandas referentes a cada membro da equipe.

No dia 28/01, participamos da Jornada Pedagógica de Cachoeira com a palestra sobre Esporte Educacional. Nos dias 29 e 30, organi-zamos o material burocrático para o evento, como listas de presença e hospedagem, organização de crachás e pauta da entrevista de rádio, agendada para o dia 03/02.

Referências

Documentos relacionados

Surgem novas formas de pensar o direito que não almejam a universalidade. O estado plurinacional, a interculturalidade e o pluralismo jurídico, tal como são tratados pelos movimentos

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Ganhos na seleção para a produtividade de látex em população natural de Hevea brasiliensis na Reserva Chico Mendes: estudo de caso das IAPs (Ilhas de alta produtividade).. Genetic

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director